Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Novidades dos Fabricantes, e outras informações...

Moderador: rdd48856

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por rdd48856 » 09 abr 2019, 22:58

Vamos aguardar, sei que a Vialle foi sondada por algumas marcas, e como disse, o desenvolvimento muito rápido do kit para este motor pela Prins também é suspeito.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 283
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por Renault19 » 10 abr 2019, 21:49

Tem de ser verdade. Como vou andar sem o suplente? :D

Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6171
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por PauloAns » 11 abr 2019, 08:43

Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por rdd48856 » 11 abr 2019, 10:13

Não...isso é a notícia sobre a versão a gasolina.

Novidade seria um motor de injeção direta a GPL de origem com kit de injeção gasosa (ou mesmo líquida, porque desde o Hyundai IX35 que não se vê tal coisa).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
davidfocus
Utilizador Frequente
Mensagens: 295
Registado: 28 mar 2006, 04:32
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins DLM 2.0
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.0 M1DA SW
Ano: 2013

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por davidfocus » 17 abr 2019, 19:44

Informação aqui em Madrid do concessionário Renault /Dacia, é que o Duster vai ser inicialmente comercializado com o mesmo 1.6 da versão glp anterior.
Este motor sofreu algumas alterações técnicas e alguns melhoramentos, de forma a beneficiar o consumo, a potência e o binário, no entanto está algo no segredo dos Deuses.
Fala-se em parcerias, mas neste momento é muito cedo para falar se vão optar por uma parceria como a Ford fez na Polónia com a Prins ou outra opção.
O Juan disse que tudo depende do preço final do carro, uma vez que a Dacia quer manter uma relação Low Cost com o mercado. Poderá haver noticias até ao final do ano. Tudo que se possa falar neste momento é na versão glp 1.6.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por rdd48856 » 19 abr 2019, 22:04

@davidfocus, muito obrigado pelas informações de nuestros hermanos...vá aparecendo por cá.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 283
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por Renault19 » 14 mai 2019, 08:32

Ora aqui fica, se não uma noticia, mais um rumor:

A produção do Dácia Duster GPL vai parar dois meses.
Especula-se a retirada do motor 1.6, que tem dado problemas de aceleração espontânea sem comando:

E o desejo confessável de ver o 1.3 a gpl:
Aqui:

https://www.motorbox.com/auto/magazine/ ... e-nel-2020

Agora há uma reflexão: Se os italianos querem tanto o 1.3 a GPL, (quando o Duster 1.6 custa lá cerca de 12.000 euros), o que faria se Duster custasse como cá: cerca de 19.000 euros.

Avatar do Utilizador
davidfocus
Utilizador Frequente
Mensagens: 295
Registado: 28 mar 2006, 04:32
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins DLM 2.0
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.0 M1DA SW
Ano: 2013

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por davidfocus » 14 mai 2019, 09:46

Então, já que estamos ainda na fase dos rumores, em Espanha circulam dois: o primeiro é sobre a parceria da Prins e da Renault e o segundo é sobre um segundo motor de 1.5 com base neste novo 1.3, para substituir o velho e bêbado 2.0. Mas são apenas zuns zuns. :-

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 283
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por Renault19 » 13 jul 2019, 22:58

Bem, ainda não se sabe sobre o 1.3, mas parece que o novo 1.0 tce de 100 CV a GPL está confirmado no novo Renault Clio:
Aqui:
https://www.quechoisir.org/actualite-re ... ns-n67779/

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 283
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por Renault19 » 24 jul 2019, 21:56

Ora finalmente!

Parece começar agora a cimentar-se a ideia do motor 1.3 TCE vir a ser a alternativa "GPL" ao 1.6. E vai ser breve...
Aqui fica fresquinha a noticia de um site (bem informado sobre a DACIA - dizem) que até há pouco tempo afirmava que não:

https://www.youtube.com/watch?v=HfTJOxbI2eU

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por rdd48856 » 25 jul 2019, 00:37

Pois eu não estou tão otimista.

O que se sabe, para já, é que o 1.6 atmosférico poderá não dar conta do recado em matéria de emissões(de CO2, digo eu).

E por isso a única solução seria o 1.3 de injeção direta.

Ora de ser a única opção possível até ser mesmo opção vai um longo caminho.

Portanto ou a Dácia instala um sistema gasoso (e em matéria de emissões não sei como ficaremos) ou a única opção será o sistema(ainda por comercializar em série) da Vialle, que não será barato, um dos habituais trunfos da Dácia.

Não estou a gostar.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 283
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por Renault19 » 25 jul 2019, 13:26

Se a Renault fizer o MOTOR 1.0 com a versão de injecção (in)directa de 100 Cv para o Clio a GPL (que deve ser o 1.3 sem um cilindro), também pode fazer o motor 1.3 de injecção indirecta.

Vamos a ver!! é capaz de haver novidades em breve.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por rdd48856 » 26 jul 2019, 00:11

Ou eu estou muito enganado ou o motor 1.0TCE a gasolina é de injeção indireta, e por isso não necessita de uma versão especial (que implicaria uma alteração completa do mesmo) para GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
davidfocus
Utilizador Frequente
Mensagens: 295
Registado: 28 mar 2006, 04:32
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins DLM 2.0
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.0 M1DA SW
Ano: 2013

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por davidfocus » 31 jul 2019, 19:41


Avatar do Utilizador
davidfocus
Utilizador Frequente
Mensagens: 295
Registado: 28 mar 2006, 04:32
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins DLM 2.0
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.0 M1DA SW
Ano: 2013

Re: Novo motor renault 1.3 130cv a GPL de fábrica

Mensagem por davidfocus » 31 jul 2019, 20:02

Este motor já está a dar provas de robustes no mercado brasileiro, onde os combustíveis, no caso da gasolina, têm uma elevada percentagem de (etanol +- 25%), estando no caso adaptado para funcionar a etanol puro. Ou seja, muito facilmente poderá funcionar a E85 nos países onde está disponível esse combustível, que é o caso da França.
Já há também alguns modelos equipados com este motor, convertidos a gás natural com sucesso.
No Brasil está disponível a versão deste motor com comando variável e sem comando variável de abertura de válvulas. Manutenção barata e peças baratas é o argumento de venda principal. Se bem que a Dacia no Brasil é comercializado com o logo Renault e começa na base com um modelo que só existe nos países de economia emergente: o Renault Kwid, de projeto indiano, tem uma carroçaria reforçada no mercado brasileiro, resistindo bem às ruas, estradas e gasolinas de má qualidade que caracterizam a realidade do nosso país irmão, onde já tive a oportunidade andar com um como carro de serviço. Para a cidade serve muito bem, na estrada é anémico em tudo que se possa imaginar. Mas chegava aonde os outros chegavam (por vezes com muita dificuldade :-) :-) :-))

Responder