Reparação substituição equipamento tartarini

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações
Responder
MrToxy
Recém-chegado
Registado: 11 jan 2020, 09:37
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla XLi 1.3
Ano: 1996

Reparação substituição equipamento tartarini

Mensagem por MrToxy » 13 jan 2020, 11:26

Olá a todos,
Tenho um Toyota corolla de 96 com uma centralina tartarini (deixo foto para que consigam identificar melhor)
WhatsApp Image 2019-11-15 at 09.58.01.jpeg
De repente o sistema de gás deixou de trabalhar, o que acontece é que quando tento mudar para gás, ouço aquele "estalo" na mudança do depósito e logo a seguir o painel (onde seleciono entre gás e gasolina) desliga-se.
Com isto decidi levar o carro a uma oficina, o que não foi de todo fácil visto haver poucas pessoas na minha zona a trabalhar com GPL e dado à idade do equipamento (13 anos sensivelmente) ninguém tinha o programa para fazer diagnóstico.
Lá encontrei alguém que me disse que a centralina estaria avariada, o preço de uma nova seriam 581€ mais IVA ou uma reconstruída, 281€ mais IVA,
a somar ainda a mão de obra uns 70€.

A primeira opção está completamente fora de questão porque ultrapassa o valor comercial do carro sem GPL, pelo que nunca iria recuperar este investimento, a segunda não é terrível mas existe a forte possibilidade de a régua de injetores estar a avariada o que elevaria o custo total para cerca de 500€ também.

Nisto fiz aqui uma pesquisa pelo fórum e encontrei este site com diversas opções https://nagaz24.com/ecu-apos-s-ecu-apos-s-ecu-apos-s/ mais especificamente esta versão da mesma marca que o meu equipamento https://nagaz24.com/centrala-tartarini- ... -komputer/ ficariam-me muito mais barata do que uma reconstruída.

A minha dúvida prende-se com 3 fatores:

1) O site é de confiança, alguém conhece ou ouviu falar?
2) Caso decida comprar esta centralina, a mesma é plug & play, ou seja, basta ligar e fica a trabalhar ou é necessário algum tipo de configuração adicional? se sim existe algum instalador que o pudesse fazer pagando a mão de obra obviamente?
3) Como saber se é compatível, ou se existe a necessidade de trocar alguma coisa como injetores e etc?

Muito obrigado desde já
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Reparação substituição equipamento tartarini

Mensagem por PauloAns » 13 jan 2020, 15:38

1) Não conheço o site, mas suponho que seja de confiança. A polónia tem uma grande cultura de GPL
2) Terá sempre de afinar o sistema (configurar)
3) sem ser mesmo um técnico, só por tentativa erro, imagino eu....
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 13 jan 2020, 17:13

Se tem esse orçamento do instalador (70€ de mão de obra, mais peças), talvez nem precise de encontrar outro.

Pergunte-lhe se poderia fazer também a programação/afinação de uma centralina "em branco", e em quanto mais ficaria essa operação.

MrToxy
Recém-chegado

Mensagem por MrToxy » 14 jan 2020, 08:57

j_verne Escreveu:
13 jan 2020, 17:13
Se tem esse orçamento do instalador (70€ de mão de obra, mais peças), talvez nem precise de encontrar outro.

Pergunte-lhe se poderia fazer também a programação/afinação de uma centralina "em branco", e em quanto mais ficaria essa operação.
Aqui a questão é que o valor total apresentado pelo instalador ultrapassa o valor comercial do veículo, daí tentar encontrar outra solução que me permita pelo menos recuperar o investimento.

MrToxy
Recém-chegado

Mensagem por MrToxy » 14 jan 2020, 08:59

PauloAns Escreveu:
13 jan 2020, 15:38
1) Não conheço o site, mas suponho que seja de confiança. A polónia tem uma grande cultura de GPL
2) Terá sempre de afinar o sistema (configurar)
3) sem ser mesmo um técnico, só por tentativa erro, imagino eu....
Obrigado pela resposta a todos os pontos que mencionei.

Em relação a "tentativa e erro" deduzo que isto seja impossível de fazer sem o software correto não?

Já agora, tem algum conhecimento dos preços praticados (em média) para configuração de uma Centralina?

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagem por PauloAns » 15 jan 2020, 10:40

O tentativa erro, é precisamente por falta do software, ou seja, é ir gastando dinheiro até acertar, mas sabendo que precisa sempre de ser afinado, pode ser um poço sem fundo.
Não faço ideia dos preços, lamento.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 15 jan 2020, 13:46

MrToxy Escreveu:
j_verne Escreveu:

Aqui a questão é que o valor total apresentado pelo instalador ultrapassa o valor comercial do veículo, daí tentar encontrar outra solução que me permita pelo menos recuperar o investimento.
Precisamente por isso é que seria boa ideia procurar uma usada (ou de outra proveniência) e perguntar a esse instalador de faz a programação da mesma.

A programação, sendo feita por quem sabe, não deverá ser muito complicada...

MrToxy
Recém-chegado

Mensagem por MrToxy » 15 jan 2020, 15:36

j_verne Escreveu:
15 jan 2020, 13:46
MrToxy Escreveu:
j_verne Escreveu:

Precisamente por isso é que seria boa ideia procurar uma usada (ou de outra proveniência) e perguntar a esse instalador de faz a programação da mesma.

A programação, sendo feita por quem sabe, não deverá ser muito complicada...
Portanto além daquela centralina que mencionei encontrei a mesma que tinha em segunda mão, cerca de 100€ ou seja, a diferença de 40-50 entre uma centralina com 13 anos e usada e uma recente e nova, isto leva-me a questionar um pouco a tal centralina tartarini evo.

Existe algum sitio onde possa averiguar a qualidade do equipamento?
Será pior do que a centralina que se avariou?

PS: liguei hoje para CUCO, representante da marca me portugal e disseram-me para levar lá o carro.
Agora neste caso necessito entender qual as duas opções a melhor.

De qualquer forma qualquer uma delas fica-me mais barata do que as soluções oferecias pelo instalador original

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 20 jan 2020, 10:22

https://www.lpgshop.co.uk/?setCurrencyId=2
Dá para ter uma ideia de preços ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

MrToxy
Recém-chegado

Mensagem por MrToxy » 20 jan 2020, 11:28

pcta Escreveu:
20 jan 2020, 10:22
https://www.lpgshop.co.uk/?setCurrencyId=2
Dá para ter uma ideia de preços ...
é de confiança este site? os preços são excelentes, o único problema é serem de marcas que não faço a minima ideia onde encontrar instalador.

Em termos de compatibilidade é preciso olhar para o quê sabe dizer-me? ou onde posso encontrar alguma informação relativa a isto

Cumprimentos

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 20 jan 2020, 23:31

Pois não sei da confiança, dei apenas um exemplo para poder comparar e se tem alguma centralina igual à sua.
Quanto ao resto, acho que deve encontrar um instalador de confiança, muitas vezes poupa-se na farinha e gasta-se no farelo.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

MrToxy
Recém-chegado

Mensagem por MrToxy » 27 jan 2020, 11:18

pcta Escreveu:
20 jan 2020, 23:31
Pois não sei da confiança, dei apenas um exemplo para poder comparar e se tem alguma centralina igual à sua.
Quanto ao resto, acho que deve encontrar um instalador de confiança, muitas vezes poupa-se na farinha e gasta-se no farelo.
Neste caso, seria do meu interesse conseguir comprovar a compatibilidade de modo a na realidade poupar algum dinheiro.
Como tinha referido, fazer este tipo de compra pelo instalador acabar por nem ser uma opção devido aos altos preços praticados tendo em conta que passariam o valor do carro, algo que nunca iria recuperar.

A forma mais simples que tenho para continuar a ser viável o uso do carro seria encomendar uma destas centralinas e reprogramá-la num instalador

Responder