Kit Europe gas eg premo 4

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações
Joaovalente542
Recém-chegado
Registado: 26 dez 2020, 23:34
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Europe gas ep
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insignia
Ano: 2010

Kit Europe gas eg premo 4

Mensagem por Joaovalente542 » 27 dez 2020, 22:03

Boas
Adquiri uma carrinha insígnia 1.6turbo de 2010 com 130mil, já com GPL instalado desde os 60mil.
O antigo dono colocou um kit Europgas eg promo 4, e embora esteja ainda dentro da garantia, tem me dado algumas dores de cabeça.
Cheiro no habitáculo a gás todas as manhãs, umas vezes mis forte outras menos...
Em troca de velocidades, se acelerar mais o motor parece que se engasga. A gasolina não tem esse problema.
Já levei ao instalador, o qual afinou/reprogramou, ficou melhor mas não resolveu, quanto ao cheiro diz não ter fugas, mas continua a cheirar ao gás na habitáculo.
As minhas questões são:
É normal o cheiro ao gás no habitáculo?
É normal o motor engasgar quando "aceleramos" mais?
Kit Europgas, onde posso encontrar informação sobre ele e instaladores a trabalharem com ele...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Kit Europe gas eg premo 4

Mensagem por j_verne » 29 dez 2020, 20:59

Não. E não. Nada disso é normal.

Atenção a esse motor, temos por cá outro tópico de uma insígnia com ele, em que o mesmo precisou (do que me lembro) de ser reconstruído por causa dum "insignificante" filtro PCV... Mais uma vez, afirmo isto sem grandes certezas nos detalhes, mas aconselho vivamente a leitura. Se calhar o problema até começou com esses sintomas.

Relativamente ao representante do kit, nem sequer tinha ouvido falar nessa marca. Creio que o melhor será procurar, junto do fabricante, quem é o representante.

Boa sorte!

KarismatikPT
Utilizador Junior
Registado: 05 nov 2020, 14:00
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por KarismatikPT » 29 dez 2020, 22:01

Penso que com a resposta do j_verne está tudo dito. Nada disso é normal...
Quanto a informação sobre o kit, vais ao google... :D
Vá, pega lá o link do site da marca:
https://europegas.pl/es/

Agora essa marca tb nunca tinha visto. E pelo que procurei, terás muita dificuldade de encontrar quem trabalhe com ela... :sad: No entanto aqui no fórum há um clio com um kit dessa marca, pelos vistos instalado em Coimbra. Tenta falar com o autor do tópico para saber qual é o instalador. Segue link:
viewtopic.php?t=17877

Quanto ao carro é uma beleza, muito bonito mesmo, então a carrinha... =p~ Havia uma a gpl de 2010 com 220cv cá em Braga à venda, um sonho... Mas tive de ser racional e optei por gastar mais uns (bons) euros e comprar um Dacia Duster novo. Como faço muitos kms precisava de um carro 0 km ou com mt poucos, com pouca manutenção e gastos razoáveis... A Insignia tem manutenção cara e gasta mt, essa que vi gastava sem esforço 12/13l aos 100. Lá se ia a poupança em :GPL: Claro que os dois nem são comparáveis, a Insignia é mt mais "carro", mais confortável e dá-te outro estatuto. :)) Não é toda a gente que pode ter um topo de gama... :D

Joaovalente542
Recém-chegado

Mensagem por Joaovalente542 » 30 dez 2020, 13:26

j_verne Escreveu:
29 dez 2020, 20:59

Atenção a esse motor, temos por cá outro tópico de uma insígnia com ele, em que o mesmo precisou (do que me lembro) de ser reconstruído por causa dum "insignificante" filtro PCV... Mais uma vez, afirmo isto sem grandes certezas nos detalhes, mas aconselho vivamente a leitura. Se calhar o problema até começou com esses sintomas.

Relativamente ao representante do kit, nem sequer tinha ouvido falar nessa marca. Creio que o melhor será procurar, junto do fabricante, quem é o representante.

Boa sorte!

Obrigado
Pode me ajudar a encontrar esse tópico, para te ter perceber melhor

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03

Mensagem por pcta » 30 dez 2020, 23:21

viewtopic.php?f=9&t=15308&hilit=Insignia
Penso que a partir da página 5 ...

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 31 dez 2020, 01:26

pcta Escreveu:viewtopic.php?f=9&t=15308&hilit=Insignia
Penso que a partir da página 5 ...
Obrigado pcta! ;-)

Joaovalente542
Recém-chegado

Mensagem por Joaovalente542 » 31 dez 2020, 07:31

[quote=KarismatikPT post_id=265297 time=1609279281 user_id=15955]
[/quote]

Obrigado pela ajuda @karismatimpt 😊
Vou consultar a tentar intender se existe mais representantes.
Quanto à carrinha também vi uma igual a essa 2.0 de 200 CV deixaram me de olho cheio e parecia que o consumo não seria assim tão diferente desta.
No quadrante está marca 10.4l/100km, acredito que a gás pelo que já calculei que ronde os 12l, mas vá com o peso dela acho justificável. A diesel nunca faria a baixo de 6.5 - 7l. Fica ela por ela😊
Escolhi esta pelos poucos kms, e pelo preço claro, essa 2.0 seria mais uns 4 a 5mil euros.
Acho a carrinha confortável, embora tenha uma jante que lhe retira conforto, mas dá uma aspeto brutal 😍😁.
Deixo te os parabéns pelo Dacia, também acho o carro bastante bonito, e com km a 0 é outra loiça 😉
Vou tentar deixar uma foto..

Joaovalente542
Recém-chegado

Mensagem por Joaovalente542 » 31 dez 2020, 07:34

A fotografia teve de ser aaim devido ao tamanho...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Joaovalente542
Recém-chegado

Mensagem por Joaovalente542 » 31 dez 2020, 07:42

Bem voltei a ir ao instalador, e trouxe a carrinha ontem.

-quanto à possível fuga e cheiro não habitáculo não detectaram nada, apenas sugidade(literalmente merda) por baixo, colada no escape, forras e guarda-lamas. Vou levar a carrinha à lavagem para despistar esses cheiros 🙄😔

-quanto à não resposta certa do motor, o instalador afinou o kit e ficou melhor, questionei se seria normal o sistema ficar desafinado (porque o antigo dono à dois meses substituiu o filtro de gás e foi afinado o kit), e o mesmo disse que a centralina deste kit, é "inteligente" e adapata-se à condução, pelo que o antigo dono conduzia de uma forma e um de outra😬🙄🤔🤔, assim embora seja inteligente, não é o qb para se adaptar à condutores diferentes!
Nem sei que diga.
Vocês que conhecem melhor os sistemas a GPL, o que me dizem?

KarismatikPT
Utilizador Junior
Registado: 05 nov 2020, 14:00
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por KarismatikPT » 01 jan 2021, 22:01

A carrinha nessa cor fica muito bonita e as jantes ainda reforçam o aspecto desportivo. Tá 5*****, sim senhor.

Quanto à "sujidade", fonix... O anterior dono andava a espalhar estrume com a carrinha? De qq das formas, não me parece que o cheiro venha daí, mas nunca se sabe...
Não poderá vir do AC esse cheiro? Na minha antiga Fiat Marea, quando ligava o AC depois de largo tempo sem o usar, ele deitava um cheiro nauseabundo durante as 1as vezes que o tornava a usar...

Quanto à centralina, não te consigo ajudar pois ainda sou verde nisto do gpl. Há pessoal aqui no fórum que te pode dar umas luzes acerca disso, é só esperar um pouco que eles já te respondem.

Joaovalente542
Recém-chegado

Mensagem por Joaovalente542 » 03 jan 2021, 08:39

j_verne Escreveu:
29 dez 2020, 20:59

Atenção a esse motor, temos por cá outro tópico de uma insígnia com ele, em que o mesmo precisou (do que me lembro) de ser reconstruído por causa dum "insignificante" filtro PCV...
Boa sorte!
Bem, obrigado pela ajuda, depois de a demorada leitura e tentar perceber tudo o que se passou, acabei por ficar assustado😏😔
Se fosse hoje não comprava!
Como já estou nela, vou andar com a pestana mais aberta, o motor para já não tem sisntomas igual,
Mas claro com o que vi naquele tópico, vou andar muito mais atento.

Infelizmente os carros estão a perder a fiabilidade toda, aquele motor ficou novo mas foram mais de 3mil biscas...
Nada que já não me surpreenda, também já gastei isso num serie 1 n47 por canta da corrente..
Os carros já não são feitos para durar 😔

Mas não é isso que interessa aqui.

Para semana vou levar a carrinha a lavar e trocar filtros de habitáculo a ver se despistou o cheiro, que estes últimos dias não têm aparecido.

Quanto ao kit, já percebi por outros tópicos que o sistema gasoso que lubrifica a gasolina, consome alguma gasolina, conseguem me dizer que quantidade é normal?
Obrigado e um excelente 2021😊

Joaovalente542
Recém-chegado

Mensagem por Joaovalente542 » 03 jan 2021, 08:44

KarismatikPT Escreveu:
01 jan 2021, 22:01
A carrinha nessa cor fica muito bonita e as jantes ainda reforçam o aspecto desportivo. Tá 5*****, sim senhor.

Quanto à "sujidade", fonix..
A carrinha faz o trajeto por aldeias e estradas de campo, facilmente atropela um monte de mer**.
Mas o cheiro não é igual ao do gás, podes nos estar a confundir, vou lavar e trocar filtro de habitáculo.

Quanto ao kit vou mesmo aguardar alguém que me explique se isso é possível.
Ela a gasolina comporta se impec..

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03

Mensagem por pcta » 04 jan 2021, 16:56

Não vale a pena ficar assustado com o tópico, em todos os motores/marcas há problemas, pode ter sido o caso.
Vá a um instalador que conheça/trabalhe com essa marca e peça para verificar e afinar.
Quanto às lubrificação com gasolina é possível, as quantidades injetadas depende o kit, percursos realizados, carga do motor, etc ...

Segundo a Borel, se o código do seu motor for o A16LET, não necessita de lubrificação de válvulas, para andamentos "normais"...
https://www.borel.fr/faisabilites/vehic ... ?marque=22

E 200 kompressor
Cidadão Virtual
Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb

Mensagem por E 200 kompressor » 04 jan 2021, 19:45

Muito cuidado com as válvulas desse carro
Sou o autor do tópico que falam acima
O motor não foi reconstruído uma vez mas sim 2 e já estava a estourar outra vez quando a despachei.
Felizmente quase há um ano que não lhe ponho os olhos em cima
As válvulas não têm touches hidráulicas, isto é, requerem regulação. São as tais válvulas que para mudar as pastilhas é necessário desmontar o motor quase todo.
Atenção que pouca gente sabe afinar essas válvulas e muitas oficinas nem ferramentas para o efeito têm.
Esqueça a lubrificação
http://www.metanoauto.com/modules.php?n ... sc&start=0
Vou-lhe dar um conselho de amigo acerca desse carro:
Se quer manter alguma sanidade mental
Fuja

alvarenga
Utilizador Junior
Registado: 21 out 2016, 10:33
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Insignia 1.6T 180cv
Ano: 2012

Mensagem por alvarenga » 18 jan 2021, 14:09

@Joaovalente542 não vale a pena sofrer por antecipação, mas é importante resolver os problemas que identificou e não deixar arrastar.
Enquanto não resolver os problemas o meu conselho é não puxar pelo motor e fazer poucos quilómetros se possível.
Pelo que relata, a gasolina o motor funciona bem, por isso o sistema GPL deve estar muito desafinado e/ou com problemas na instalação.
É muito importante também fazer a medição das folgas das válvulas (para ter uma base de comparação), atenção aos níveis (óleo, refrigeração) e a qualquer comportamento estranho.

Aproveito para desmistificar a má fama que o Insignia 1.6 Turbo (A16LET) ganhou por causa do tópico acima referido.

Eu tenho um carro Opel Insignia 1.6 Turbo 180cv (A16LET) que comprei a gasolina e converti para GPL. Tenho um sistema LiquidSi da Vialle, injeção líquida, exatamente como tinha a carrinha Insignia do tópico atrás referido.
Também tive os meus altos e baixos, mas resumindo a minha experiência posso dizer que todos os problemas foram resolvidos. Conta agora com mais de 50.000km a GPL e não tive os problemas apresentados no tópico da carrinha Insignia, muito menos o motor reconstruido. A peça mais cara que levou após a conversão foi a bobina de ignição, mas pode ter sido coincidência pois é uma peça de desgaste.

Resolvidos os problemas, o meu carro tem um comportamento melhor a GPL que a gasolina. Adoro o carro e fica super económico.

Em qualquer carro convertido para GPL é importante estar atento a certos sintomas, não é só nesta motorização.
Também é importante distinguir problemas que o motor já tinha, daqueles que surgiram após a conversão para GPL. É que, por vezes, o problema já estava no motor, mas só é identificado após a conversão para GPL, porque há maior atenção sobre este.

Relativamente ao tópico da carrinha Insignia. Daquilo que me recordo, o motor já tinha um problema de consumo excessivo de óleo que existia desde "novo", tanto que levou até um turbo novo ao abrigo da garantia do fabricante.
Falar depois das coisas acontecerem é sempre mais fácil, mas serve de aprendizagem. Quando o motor "estourou" e foi para reparação, foi apontada como causa provável a passagem de óleo da cabeça para um dos cilindros, pelas guias das válvulas.

O proprietário da carrinha teve muito azar, porque após a reconstrução do motor foram identificados outros problemas e o problema do consumo de óleo persistiu.
O problema do desgaste prematuro das válvulas foi identificado somente depois da reconstrução do motor, não significa que não existisse antes.
Em suma, entrou numa espiral de problemas que ninguém conseguia resolver.

Os touches do A16LET são sólidos, ou seja, não têm afinação automática. Este tipo de touches é usual em motores que atingem elevadas rotações e potência.
O fabricante recomenda a verificação (e afinação se necessário) das válvulas aos 150.000km. Ou seja, é um procedimento necessário mesmo a gasolina.
A correção das folgas não é com troca de pastilhas, é mesmo necessário trocar os touches existentes por outros de tamanho adequado. Não é um procedimento que qualquer oficina faça, mas não é preciso desmontar metade do motor. É preciso remover a tampa do motor e as árvores de cames de escape e admissão.
Não é defeito deste motor, foi construído assim. Conheço o caso de uma Toyota 1.4 que precisou deste mesmo procedimento.

Isto é um tópico que daria muito que falar, mas no final acho que não se deve atribuir culpas exclusivamente ao motor. Na minha opinião, o motor desta Insignia já tinha problemas antes da conversão, que ninguém conseguiu resolver e se agravaram com uma conversão GPL que tem muito que se lhe aponte. A afinação do sistema GPL também pode não ter sido a mais adequada.

Relativamente aos problemas do "Joaovalente542". Eu também tive inicialmente os problemas que menciona, como cheiro a gás no habitáculo (e até exterior) e o motor engasgar quando "aceleramos" mais. Consegui resolver todos os problemas.

Quanto ao cheiro a gás, acontecia em duas situações:
1 - Com o motor desligado: para tentar resolver o instalador instalou uma válvula anti-retorno e trocou vários injetores do GPL ao abrigo da garantia, que vieram com defeito e estavam com "fuga";
2 - Quando puxava/acelerava mais: este problema só foi resolvido mais tarde com uma afinação cuidada do sistema GPL e alguns pormenores na instalação. Tudo indica que o sistema GPL estava muito desafinado, injetava pouco GPL em determinados regimes, noutros estava a injetar demasiado GPL que não era queimado. Também foi identificado o coletor de admissão mal apertado, que também podia estar a deixar escapar algum GPL.

Quanto ao problema de engasgar quando "aceleramos" mais, também foi resolvido com uma afinação cuidada do sistema GPL e alguns pormenores na instalação.

Espero que os problemas se resolvam, tem aí uma carrinha muito interessante.

Responder