Consumo excessivo a GPL

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações
Responder
franciscoserrao
Recém-chegado
Registado: 09 dez 2022, 10:16
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Fiesta Cayman
Ano: 1994

Consumo excessivo a GPL

Mensagem por franciscoserrao » 09 dez 2022, 10:24

Bom dia a todos.
Pelo facto de ter de fazer muitos kms semanalmente, decidi converter o meu velhinho Ford fiesta a GPL.
Apesar da idade (1994) tem sido um carro super fiável e com um comportamento muito estável, com um registo de problemas praticamente nulo.
A gasolina fazia consumos muito bons (6 ou 6.5), mas dado o preço da gasolina decidi que o gpl seria uma opção a considerar.
Informaram-me que o melhor instalador da minha zona (Ribatejo) era a USSE GPL ao pé de Óbidos. Foram impecáveis na instalação e em poucos dias tinha o carro a GPL.
Contudo aí começaram os problemas. Para começar o carro começou a não querer pegar e ir abaixo constantemente sempre que parava (o problema era no comutador entre gasolina e gpl). Depois o principal e ainda não resolvido, o consumo.
Com um depósito de 37 litros não consigo fazer mais de 400 km (quase sempre menos), o que dá um consumo de 9 e tal a GPL.
Queixei me ao instalador e quando foi a revisão dos 1500 km ele supostamente afinou o sistema, mas continua tudo na mesma.
Um carro que faz 6 a gasolina, está a fazer mais de 9 no mesmo percurso e tipo de condução. O mecânico do instalador diz que o normal é fazer mais (20 por cento), mas isto ultrapassa largamente a percentagem.
O que será? Haverá algum problema?

Farfalho
Cidadão Virtual
Registado: 17 nov 2014, 23:48
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLK 230 Kompressor
Ano: 1999

Re: Consumo excessivo a GPL

Mensagem por Farfalho » 18 fev 2023, 23:10

Olá!

Sei que se passaram uns meses porém cá vai o meu contributo.

Tive um R19 1.4e (monoponto) que converti a GPL após 2012 (não sei precisar quando).
Também tive um depósito tórico externo (lugar da roda suplente) e não conseguia fazer mais de 400 km. Era difícil chegar aos 400 km até.
O carro pesava menos de 1t, 1.4l com cerca de 70cv, injecção monoponto electrónica. Cerca de 9l é o que fazia.
No ínicio ainda consegui cerca de 7l mas era combustível a menos.

Ora bem, isto tudo para perguntar o peso, a cilindrada, a potência do veículo, tipo de injecção e de instalação feita. Isto porque o GPL em Portugal tem uma mistura mais fraca do que em outros países (Espanha, por exemplo). Aliando isso ao facto de ter menos potencial energético será necessário mais acelerador para ter prestações semelhantes.

Se não estou em erro, a USSE é representante da BRC em Portugal e com bastante experiência. Será uma questão de acompanhar e acertar o mapa dentro da possibilidade.

Como se passou algum tempo desde esta publicação pergunto-lhe se houve desenvolvimentos. Se sim, quais?

Responder