Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações
Responder
forunista
Cidadão Virtual
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Mensagem por forunista » 30 set 2015, 13:43

Os kits GPL evoluíram e a injecção liquida apareceu com vantagens significativas face aos gasosos, apesar do preço.

Os motores TSI estão aí há já alguns anos. Algumas marcas dedicaram-se à produção de kits de injecção liquida, com mais ou menos sucesso. BRC, Prins, Vialle, são algumas marcas onde já encontramos este tipos de kits.

Pelo testemunho de alguns utilizadores do fórum, ficámos a saber que a marca Vialle é das mais conhecidas neste tipo de kits, mas está longe de deixar satisfeitos alguns que optaram por esta marca. Pelos vários testemunhos, um dos problemas surge na ignição. Se uma das vantagens anunciada destes sistema é de ligar o carro já a GPL, a verdade é que para muitos, não é uma realidade. (1) Esta situação, quando acontece, é nos motores 1.2 e 1.4 do grupo VAG.

Por outro lado, a Prins é menos conhecida e perante problemas de ignição nos kits de injecção liquida, coloca como possível solução, optar pelo sistema gasoso, não tirando partido a 100% destes motores.

Criei este tópico para tentar centralizar a questão dos TSI's e porque, tal como eu, pensarão em qual dos kits instalar, dado que os TSI's estão aí.

Se alguma coisa que tenha dito sobre estas marcas de kits não esteja correcta, agradeço a correcção e emendo este texto(caso ainda seja possível).

Agradeço igualmente que, quem queira dar o seu contributo com conhecimento de causa, lembre-se que tal como eu, vários utilizadores podem olhar para este tópico como o esclarecimento que faltava para avançarem(ou não) para uma instalação.

Está aberta a participação.

EDIT:
(1) Informação adicionada
Última edição por forunista em 01 out 2015, 10:28, editado 2 vezes no total.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca

Mensagem por pcta » 30 set 2015, 17:16

Os kits gasosos em motores de injecção directa transformam o motor em injecção indirecta a gpl, até aqui não é problema. Para não estragarem a ponta do injector obriga a injectar gasolina numa percentagem entre 10% e 20% por questões de segurança. Embora haja instaladores que dizem que chaga 5% :-? Se não estou em erro ao ralenti funciona quase exclusivamente a gasolina.

Os kits de injecção liquida específicos teoricamente os únicos 100% compatíveis com um motor de injecção directa a gasolina. Como o sistema usa a bomba de alta pressão do carro para o circuito de gpl pode haver aqui em algumas situações algum problema.

Resumindo, tendo já um TSI ..... quase de certeza que lhe colocaria um kit especifico injecção liquida.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

rabano126j
Utilizador Junior
Registado: 27 out 2015, 22:52
Distrito onde reside.: Beja
Marca do KIT GPL: ICOM
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Scirocco 1.4 tsi 160
Ano: 2010

Mensagem por rabano126j » 27 out 2015, 22:58

Boas pessoal.. tenho o meu vw scirocco 1.4 tsi 160cv na FrontFuels a montar um kit da ICOM de injeccao liquida, está lá a 9 dias.. todos os dias inventam desculpas e nunca mais têm o carro pronto.. na minha opinião parece me k o instalador esta com algum problema e nao me quer dizer.. alguem tem um sistema destes instalado? Feedback?

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 30 out 2015, 10:08

Esse instalador tem bom feedback, que tal ir lá para se inteirar da situação...

nuno75
Utilizador Junior
Registado: 19 nov 2015, 10:04
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: ICOM JTG HP
Modelo: SCIROCCO TSI 1.4 160
Contacto:

Mensagem por nuno75 » 19 nov 2015, 10:38

rabano126j Escreveu:Boas pessoal.. tenho o meu vw scirocco 1.4 tsi 160cv na FrontFuels a montar um kit da ICOM de injeccao liquida, está lá a 9 dias.. todos os dias inventam desculpas e nunca mais têm o carro pronto.. na minha opinião parece me k o instalador esta com algum problema e nao me quer dizer.. alguem tem um sistema destes instalado? Feedback?
Boas rabano (não sei se és o rapaz do scirocco branco com quem eu falei na Frontfuels),

Eu também tenho um vw scirocco 1.4 tsi 160cv e instalei há cerca de 15 dias também um kit da ICOM de injeccao liquida, depósito de 67L (55 úteis) pois segundo o Sr. Fernando, a vialle descontinuou a fabricação para este motor (CAVD). Segundo palavras dele, o kit da ICOM é melhor do que o da Vialle.

A instalação decorreu normalmente, em 3 dias, e o sistema ficou a funcionar bem, com performances impecáveis. Entretanto há 4 dias o carro começou a ter dificuldade em pegar a frio. Reportei a situação à frontfuels que por sua vez contactou o fabricante italiano. Aguardo resposta.

Quando tiver tempo inicio o meu DB aqui no fórum.

Cump.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/729888.html

rabano126j
Utilizador Junior
Registado: 27 out 2015, 22:52
Distrito onde reside.: Beja
Marca do KIT GPL: ICOM
Modelo: Scirocco 1.4 tsi 160

Mensagem por rabano126j » 05 dez 2015, 16:08

Boas.. sim sou o rapaz do scirocco branco.. o meu levou 11 dias a montar... justificação? primeiro a bomba de alta pressão atrasou-se, depois o carro não conseguia abastecer (tava com um fio desligado).. tudo ok, fui entao buscar o carro, passados 60km tive de voltar para tras porque a luz "EPC" não parava de acender e o carro perdia a força, tendo de passa lo para gasolina pa ele arrancar, passados mais ou menos 6/7km a luz voltava a acender e outra vez a mesma coisa, voltei a frontfuels.. mudou-se as velas e fez-se uma nova afinação, parecia td ok... mas quando o veiculo circula com uma acelaração constante a luz (ao fim de 20/30km) volta a acender, o veiculo faz alguns soluços e depois volta a apagar a luz... no entanto se circular constantemente a acelarar e a travar (80-120km/h) a luz não acende...
2ºproblema - CHEIRO A GAS no porta bagagens, pelo que se deduz ser uma fuga, no entanto a frontfuels nao detecta nenhuma fuga e diz k o kit ta bem montado, mas que cheira, isso cheira e não é pouco..
3º problema- PEGA MAL a frio, mas quando digo mal é mesmo mal, chegando ao ponto de quase esgotar a bateria quando está uma semana parado...

como sou uma pessoa de fazer longas viagens, consigo fazer consumos mt bons, isto é viagens de 250km e muitas vezes 700km num fim de semana sempre em estrada a velocidade constante 80-90km/h, raramente chego aos 100km/h.. com a gasolina conseguia consumos de 6l/100km agora a GPL faz 9,5-10l/100km, ora se não é a fuga entao gasta mesmo mt... o meu antigo carro a diesel gastava menos... com o dinheiro que gastei o scirocco a diesel tinha sido melhor compra...

no proximo dia 7 de dezembro vou la deixar o carro se o problema não ficar resolvido, apresentarei queixa em TRIBUNAL...

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 06 dez 2015, 12:03

Não sei se será necessário ir tão longe... Em último caso, se desejares mesmo abandonar a ideia do GPL, podes sempre pedir que te deixem o carro como ele estava antes da instalação, com a devida devolução do dinheiro...

rara
Cidadão Virtual
Registado: 25 out 2005, 13:22
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Mensagem por rara » 06 dez 2015, 12:12

Então e o que diz a FF sobre o resto? Se cheira assim a gás o analisador não acusa? O meu tinha fuga e mamava 16lts, a gastar 9,5/10 parece-me um valor normal para esse motor...

Enviado através de pombo correio turbinado
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!

mastersoul
Cidadão Virtual
Registado: 01 ago 2008, 00:27
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Marca do KIT GPL: Landi-Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Corsa 1.2 FlexFuel
Ano: 2012

Mensagem por mastersoul » 06 dez 2015, 14:23

Porque é que os instaladores continuam a insistir em converter estes carros(1.4 TSI) se sabem que eles acabam por dar problemas com fartura? Não acredito que não saibam!

No fim o cliente está à espera de uma coisa e sai-lhe outra completamente diferente. Quando se converte um carro para gás é, porque a partida se faz muitos quilómetros e não se tem tempo para andar a correr para a oficina.

Se não se pára com isto, a fama que o GPL tinha a uns anos atrás regressa outra vez em força.
Quer converter o seu carro para GPL? Procure aqui! -> http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=16025

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 06 dez 2015, 15:27

Já me tinha ocorrido precisamente a mesma coisa, Mastersoul. Para quê insistir nestes motores?...

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 06 dez 2015, 15:35

Nem o meu aspirado deu esses problemas todos....
Resolve lá isso da melhor forma.

robalomoinho
Utilizador
Registado: 19 fev 2015, 19:17
Marca do KIT GPL: brc
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: picasso 1.6
Ano: 2001

Mensagem por robalomoinho » 06 dez 2015, 18:59

Têm que despachar os kits que têm em stock :)

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 06 dez 2015, 19:15

se o problema não ficar resolvido, apresentarei queixa em TRIBUNAL...
Isso tem todo o ar de ser um problema de mistura....os corretores não conseguem compensar e acende a luz. Se estiver sempre a variar a velocidade está em open-loop e o problema não ocorre.

Agora pode queixar-se de tudo o que quiser exceto dos consumos. Não acredito que baixe mais do que umas décimas. Por isso antes de avançar para tribunal e de se expor ao ridículo sugiro as seguintes leituras:

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=16139

e
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... owerunit=2
No fim o cliente está à espera de uma coisa e sai-lhe outra completamente diferente.
São precisos 2 para dançar o tango. Não acredito que o cliente não saiba, nesta altura do campeonato que está a correr um risco. Eu quando foi do meu Punto podia ter instalado um aspirado e não o fiz, sabendo que estava a ser uma cobaia, porque queria fazer o que era mais correto.

O instalador tem procurado arranjar soluções, neste caso mudando a marca do kit, para um problema que se vai tornar cada vez maior, porque a injeção direta não volta para trás.
Nem o meu aspirado deu esses problemas todos....
A ECU da gasolina tem uma relação com um kit aspirado equivalente à do marido que está a ser enganado todos os dias e acha que tudo está perfeito.

Desde que a mistura não saísse fora dos limites da inflamabilidade estava tudo bem...HCs, CO, NOx...que é isso?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Junglas
Utilizador Frequente
Registado: 21 set 2007, 23:03
Marca do KIT GPL: Vialle Liquid Si

Mensagem por Junglas » 06 dez 2015, 20:21

50% de aumento de consumo, parece-me demasiado. no entanto, e falando de médias, como é que essas médias foram calculadas? Tanto as de gasolina como as de GPL ?

Sobre a luz de EPC, um googling rápido e encontrei de imediato isto :
http://sciroccocentral.co.uk/forum/view ... =2&t=12736

Throttle body sensor needed reset, dealers done it and it was working fine. It did take them a while to work it out after several code clearings and test drives but it got sorted in the end. Hopefully this can help save everyone a bit of time and money!
Fala-se também de knock count e de falhas de ignição.

Se a diferença de consumos (calculados na bomba) é dessa magnitude, a mistura a GPL pode estar demasiado rica, o que causará falhas na detonação (pré-detonação ou mesmo falhas de ignição por falta de comburente) e o consequente alerta de EPC/CEL. Acho que o ideal será mesmo começar por aqui e ver o resultado. A ser mistura demasiado rica, esta solução provavelmente solucionará a luz de EPC/CEL e reduzirá os consumos.

Cheiro a gás na mala... Será mesmo gás? Não será um cheiro a tinta em spray?

Quanto á queixa em tribunal... Acho algo precipitado. Se não estás satisfeito com o trabalho, ou com o sistema, a FF de certeza que te resolve o problema... nem que seja a remoção completa do sistema.
Vais apresentar queixa do quê mesmo? De não estares satisfeito?

Repara que todos por aqui compreendem a tua frustração, mas a via judicial, além de demorada e dispendiosa, não é de forma alguma a melhor solução. Nem tão pouco a mais rápida.

Sendo racional, acho que deves começar por verificar os erros que te causam a luz de EPC/CEL e resolver essa questão. Parece-me que isso irá também resolver parte do consumo excessivo que reportas (e atenção, conforme já foi referido, ignora o consumo do CB e vê as médias calculada na bomba!!!).

Se depois disso continuares com consumos exageradamente elevados e a dificuldade em ligar o carro de manhã, então sim, vê se a opção de remover o sistema de GPL e seres ressarcido do €€€ é viável.

Partir para a solução judicial, além do tempo bem mais alargado para a resolução, irá na melhor das hipoteses culminar com a remoção do sistema de GPL...

Achas que vale a pena os dias perdidos e os honorários dos advogados, para teres o mesmo resultado que terás se tentares resolver as questões, fora do sistema judicial?

Só para esclarecer, eu não tenho qualquer tipo de relação com a FF nem nada que se pareça.
Sou consumidor de GPL há quase 5000 Kms (portanto sou ainda um menino nestas lides) e no meu caso estou muitíssimo satisfeito.

Os consumos estão sensivelmente na mesma (8,5L/100), com ritmos de AE (120-140), em percursos de 50Km de cada vez, com algum trânsito de pára-arranca pelo meio. Esta utilização, a gasolina, resultaria em consumos a rondar os mesmos 8,5L/100.

Não tomes nenhuma decisão precipitada. É o melhor conselho que, penso, todos por aqui te podemos dar.

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 07 dez 2015, 09:59

Lá voltamos ao mesmo ..... :(
Quem coloca o seu carro a gpl tem que tirar também um curso de mecânica? Ou será que deveria ser normal, instala, faz a afinação e ficaria a trabalhar sem problemas. É isto que se pede a um sistema/kit/conversão, nem todos têm conhecimentos/paciência/tempo para andar nas oficinas :(

Sendo estes kits para motores de injecção directa o ultimo "grito" em tecnologia, não vejo onde possa estar tanta dificuldade tecnológica em tudo funcionar bem :( Afinal não é uma área assim tão complexa.
Como em tudo na vida, há situações que não correm pelo melhor e depois aparecem problemas que nem dizem respeito ao kit mas que aparecem a gpl. A tão falada bomba de alta pressão que segundo consta pode dar problemas a gpl, recordo que não foi desenvolvida para este fim, foi pensada (bem ou mal) para trabalhar a gasolina.
1)Neste tipo de sistemas, penso que deveriam ter uma linha própria independente da da viatura, ligando apenas próximo do injector. Já sei poderia ser mais caro, talvez, mas muitos dos problemas seriam evitáveis e com a massificação os preços baixavam.
2)Kits universais para injecção directa, com funcionalidade de auto adaptação/ajuste a cada motor, penso que não deve ser complicado, pois há áreas cientificas bem mais complicadas.
Enfim, acho que o busílis aqui não é a Engenharia, "penso eu de que" ...

Quanto à situação em concreto, não tomes medidas precipitadas, tenta resolver a bem e com um pouco de paciência, ir para tribunal vais gastar o preço de um automóvel.
Às vezes pode ser uma coisa fácil de resolver.

Fico alarmado, quando se afirma que 9/10L aos 100kms é o normal para este motor, bom o meu de 1993 fazia 10L e com tecnologia de à 20 anos atrás :shock: E não venham dizer que poluía mais, gostava de ver numa situação real. Cheguei a medir na inspecção os gases a trabalhar a gpl e dizia o inspector, que "há carros novos a gasolina a poluir bem mais" :)

Responder