Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações
Responder
powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003
Contacto:

Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca

Mensagem por powerslave » 07 dez 2015, 10:36

pcta Escreveu: Fico alarmado, quando se afirma que 9/10L aos 100kms é o normal para este motor, bom o meu de 1993 fazia 10L e com tecnologia de à 20 anos atrás :shock: E não venham dizer que poluía mais, gostava de ver numa situação real. Cheguei a medir na inspecção os gases a trabalhar a gpl e dizia o inspector, que "há carros novos a gasolina a poluir bem mais" :)
Oh pcta, tu sabes mais (e melhor) que isto. Sabes bem que um aspirado pode ser castrado muito para além do razoável ao contrário dos sistemas actuais, também deves saber que bastava andares a avacalhar com o parafuso da "maf" para que ficasse a poluir 1/10 do que era permitido para a norma onde se enquadrava com o carro a circular a gasolina, a GPL, o valor das emissões que iriam registar seria imbatível fosse com que carro fosse.
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 103372km @ 8,13 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 07 dez 2015, 10:48

powerslave Escreveu:
pcta Escreveu: Fico alarmado, quando se afirma que 9/10L aos 100kms é o normal para este motor, bom o meu de 1993 fazia 10L e com tecnologia de à 20 anos atrás :shock: E não venham dizer que poluía mais, gostava de ver numa situação real. Cheguei a medir na inspecção os gases a trabalhar a gpl e dizia o inspector, que "há carros novos a gasolina a poluir bem mais" :)
Oh pcta, tu sabes mais (e melhor) que isto. Sabes bem que um aspirado pode ser castrado muito para além do razoável ao contrário dos sistemas actuais, também deves saber que bastava andares a avacalhar com o parafuso da "maf" para que ficasse a poluir 1/10 do que era permitido para a norma onde se enquadrava com o carro a circular a gasolina, a GPL, o valor das emissões que iriam registar seria imbatível fosse com que carro fosse.
;)

Pois, por isso ele andava sp afinado para o meu tipo de condução e parecia um relógio ... durou +- 350mil sem problemas de válvulas e levou alguns bons aquecimentos em AE.
Quando queria puxava bem q.b. e não gastava por aí além, no entanto admito que tb que não seria o ideal para quem não gosta de perder uns bocaditos de volta do carro, daí os kits terem evoluído e muito. Longe de mim recomendar um aspirado a alguem nos dias de hoje :evil:
Os carros tb, mas a gastar o mesmo e poluir menos (no papel) :shock:
Última edição por pcta em 07 dez 2015, 10:52, editado 1 vez no total.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 07 dez 2015, 10:52

@pcta, não tenho muito tempo, mas como não me consegui conter aqui vai...

Então é assim:

Às 2ªs, 4ªs e 6ªs é isto:
o ultimo "grito" em tecnologia
Às 3ªs e 5ªs isto:
não é uma área assim tão complexa.
Ao fim de semana isto:
Kits universais para injecção directa, com funcionalidade de auto adaptação/ajuste a cada motor, penso que não deve ser complicado,
Não faz a mais pequena ideia do que está a escrever, pois não?
o meu de 1993 fazia 10L e com tecnologia de à 20 anos atrás
Errado com a tecnologia de 50 ou 60 anos atrás...por isso é que não dava "problemas", percebe...o carro dos Flintstones também não dá!
E não venham dizer que poluía mais
Claro, como se atrevem a contradizer afinal uma pessoa tão bem informada.
gostava de ver numa situação real
Olhe que não...já chega a VW.
Cheguei a medir na a medir na inspecção os gases a trabalhar a gpl
Quais gases, e em que condições? (A pergunta, como se depreende do que está para trás, é, obviamente, retórica)
há carros novos a gasolina a poluir bem mais
O que só atesta da qualidade da formação dos inspetores...essa rivaliza com a do inspetor do carro do @Farfalho, que dizia que o carro devia gastar o mesmo a GPL que o que gastava a gasolina.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 07 dez 2015, 11:07

Às vezes fico com a ideia de que Engenharia tb não é o seu forte e não se consegue distinguir entre descrição e o pensar no que seria possível, só assim as coisas avançam :-o
Pois não sei se seria possível um kit auto adaptável a injecção directa, não trabalho na área, mas pelos vistos o meu amigo já sabe que não é possível, trabalho facilitado para os engenheiros de desenvolvimento, pois já não perdem horas por esse caminho....muitas vezes o que parece não é. Porque não trabalha numa empresa de desenvolvimento, de certeza que teriam muito a ganhar e o amigo tb.
Não vá por aí pelos gases, pois se está assim tão bem informado deve saber como na industria se chegam a esses maravilhosos valores actuais independente do combustível.
E já agora, não referencie tanto a wikipédia, como sabe não é uma boa base cientifica, os users do forum merecem fontes bibliográficas fidedignas, como enciclopédia aberta que é pode conter incongruências ;)

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 07 dez 2015, 11:42

Referencio a Wikipedia quando sei que o que lá está é verdadeiro por questões de economia de tempo...

De resto se alguém aqui referencia fontes credíveis (não inspetores de IPO), quando tal é necessário, esse alguém sou eu...
não trabalho na área
Nota-se, a sua área é mais a dos bitaites...
Porque não trabalha numa empresa de desenvolvimento,
Gosto da minha profissão, esforço-me todos os dias para fornecer boas bases científicas que permitam aos futuros consumidores distinguir o que é "informação" e o que são "bitaites".

De resto, a contribuição que procuro dar à resolução dos problemas do GPL-Auto é totalmente pro bono e se está à espera que a exponha aqui é melhor esperar confortavelmente sentado.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 07 dez 2015, 11:56

Costuma-se dizer, em terra de cegos quem tem um olho é rei. Sem desprimor para os users do fórum no qual me incluo e para os cegos (para os quais o meu trabalho pode ser útil...tb pro bono).
E por aqui me fico .....

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 07 dez 2015, 12:11

em terra de cegos quem tem um olho é rei
Foi mais ou menos essa a sensação que tive há 11 anos(tirando a parte do rei) quando cheguei a estas bandas, com grande surpresa minha...de resto se quiser ver as minhas mensagens dessa altura rapidamente chegará a essa conclusão.

Agora já sinto que tenho um pouco mais de 1 olho.

Mas não é disso que estamos aqui a discutir, mas sim da leviandade com que se fazem afirmações, sem qualquer sustentação...um olho pode ser útil...o pior é quando se acha que se tem os dois olhos e se escreve como se se tivesse nenhum...

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 07 dez 2015, 13:03

Algumas das afirmações do @pcta são verdade (reportadas à época) a da menor poluição é que não.
Sabemos que os sistemas de GPL foram obrigados a evoluir quer pela concorrência entre si que pela evolução do setor automóvel...

Mas pelo que se vê pelo forum, instalar um kit GPL não é um mar de rosas (algumas vezes) e acho que o consumidor deve estar informado em relação a isso... Não penso que comprar um kit GPL devesse ser considerado como uma lotaria...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

pcta
Cidadão Virtual

Mensagem por pcta » 07 dez 2015, 13:45

chorao Escreveu:Algumas das afirmações do @pcta são verdade (reportadas à época) a da menor poluição é que não.
Sabemos que os sistemas de GPL foram obrigados a evoluir quer pela concorrência entre si que pela evolução do setor automóvel...

Mas pelo que se vê pelo forum, instalar um kit GPL não é um mar de rosas (algumas vezes) e acho que o consumidor deve estar informado em relação a isso... Não penso que comprar um kit GPL devesse ser considerado como uma lotaria...
Não é necessário contextualizar à época, claro que os carros de hoje poluem menos, os kits evoluíram tecnologicamente, era o que faltava. Mas podemos comer tudo o que nos colocam à frente ou questionar, será que a poluição realmente foi o factor mais importante? Também se colocarmos testes de utilização real de estrada, qual o beneficio do avanço da tecnologia em termos globais de poluição (carro vs kit), será que o avanço real foi assim tanto.
Que eu saiba o motor usado não é das décadas de 50 ou 60....mas do século passado, claro com melhorias. Polui e bem.
Como já referi antes, hoje em dia não passa pela cabeça de ninguém colocar um aspirado.

Bmiguelpaiva
Utilizador
Registado: 05 mar 2009, 18:28
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo 1.2

Mensagem por Bmiguelpaiva » 07 dez 2015, 23:24

pcta Escreveu:
chorao Escreveu:Algumas das afirmações do @pcta são verdade (reportadas à época) a da menor poluição é que não.

Não é necessário contextualizar à época, claro que os carros de hoje poluem menos, os kits evoluíram tecnologicamente, era o que faltava. Mas podemos comer tudo o que nos colocam à frente ou questionar, será que a poluição realmente foi o factor mais importante? Também se colocarmos testes de utilização real de estrada, qual o beneficio do avanço da tecnologia em termos globais de poluição (carro vs kit), será que o avanço real foi assim tanto.
Que eu saiba o motor usado não é das décadas de 50 ou 60....mas do século passado, claro com melhorias. Polui e bem.
Como já referi antes, hoje em dia não passa pela cabeça de ninguém colocar um aspirado.
Depende,eu instalei o meu com um sistema Optima aspirado e provavelmente irei fazê-lo novamente num futuro próximo.....poupo cerca de 400€ e não notei quebras nenhumas na potência do carro,e atenção que eu tenho um modesto 1.2L.

Sent from my iPhone using Tapatalk

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 08 dez 2015, 01:29

Acho que se estão a confundir ou misturar as coisas neste tópico.

Os problemas que alguns users aqui se queixam, não tem, a ver com a tecnologia, ou falta dela, dos kits de injecção liquida para motores de injecção directa. Houve um grande evolução e este tipo de Kits serão realmente os mais indicados para este tipo de motores.

Do que se trata aqui é de motores específicos, do grupo VW, os 1.2 e 1.4 Tsi. Não tem a ver com a tecnologia do kit (que é idêntica à usada em outros modelos e marcas, como Ford, Hyundai, kia, e mesmo outros motores do grupo VAG, funcionam sem problemas. Trata-se dum problema mecânico dum componente destes motores, a bomba de alta pressão. Esta bomba também dá problemas a gasolina, quantos motores destes já partiram por causa de gasolina misturada no óleo, precisamente devido à perda de combustível pela referida bomba?
Isto é uma coisa, outra é com GPL este problema da perda através da bomba, faz com que o GPL vaporize e o motor custe a pegar. Ou seja, a gasolina parece que está tudo bem, a GPL qq pequena fuga nota-se logo. Isto quanto ao custar a pegar, outros problemas podem ou não ser deste componente, é outra discussão.
A Vialle não descontinuou os kits para os 1.2 e 1.4 Tsi, suspendeu (aconselhou a suspensão) a venda destes kits para estes motores devido a este problema, o que foi seguido em todos os países, que eu saiba. Continua a tentar encontrar uma forma de resolver ou minimizar (já que o componente mecânico é do fabricante) o problema, mas enquanto não há solução definitiva não aconselha a distribuição.
Por enquanto a solução que existe aparentemente é temporária, tal como se o carro estiver a gasolina (e aí só comprando bomba nova), mas a GPL como já disse nota-se antes. Há dezenas destes motores convertidos em Portugal com o LPDi, quando o problema surge repara-se a bomba.
Da mesma forma, tem kits prontos para outros modelos e marcas mas que não os comercializa devido a que a GPL esses problemas são antecipados, por exemplo motores com injectores piezoeléctrico. Existem kits (da Vialle) para alguns motores com este tipo de injectores, desde inicio de 2013 (eu próprio andei num desses carros a GPL) mas que nunca foram comercializados. Os próprios fabricantes já começaram a utilizar outro tipo de componentes nos novos modelos.
A constante mudança e descontinuidade de motores por parte dos fabricantes de automóveis dificulta muito a evolução destes kits dedicados e, na maioria dos casos, economicamente inviável. Espero que a tecnologia (dos fabricantes de automóveis) estabilize para permitir que os fabricantes de Kits possam acompanhar.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 08 dez 2015, 01:38

Bmiguelpaiva Escreveu:
Depende,eu instalei o meu com um sistema Optima aspirado e provavelmente irei fazê-lo novamente num futuro próximo.....poupo cerca de 400€ e não notei quebras nenhumas na potência do carro,e atenção que eu tenho um modesto 1.2L.

@Bmiguelpaiva,

O kit que instalou é de injecção sequencial gasosa, não aspirado. julgo que se quis dizer que não é injecção liquida.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Bmiguelpaiva
Utilizador

Mensagem por Bmiguelpaiva » 08 dez 2015, 01:41

Exactamente Lobito

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 08 dez 2015, 01:49

Eu já fiquei esclarecido sobre isso @lobito. Apenas dá a entender, nos tópicos de quem tem esses problemas, que não foram alertados para tal aquando da instalação (pode ser má interpretação minha)...

Para mim este é um problema de igual importância ao problema das válvulas macias...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

Bmiguelpaiva
Utilizador

Mensagem por Bmiguelpaiva » 08 dez 2015, 01:54

chorao Escreveu:Eu já fiquei esclarecido sobre isso @lobito. Apenas dá a entender, nos tópicos de quem tem esses problemas, que não foram alertados para tal aquando da instalação (pode ser má interpretação minha)...

Para mim este é um problema de igual importância ao problema das válvulas macias...
A questao da desinformação dos clientes é uma culpa repartida entre ambos,os instaladores não o fazem e o cliente nao se informa previamente se o carro será compatível ou não e se dara problemas.

Responder