Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?
- lobito
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Vou apenas esclarecer algumas coisas que foram escritas e que não correspondem à realidade para que não restem dúvidas. Vou falar apenas sobre a Vialle que é a que posso falar:
A questão do arrefecimento do depósito foi colocada pelo @IvoOliveira, não é uma situação que se tenha de fazer. Repito, há dezenas de carros idênticos ou mesmo iguais a funcionar bem exactamente com o mesmo equipamento. É verdade que o retorno do gpl sobre pressão aumenta a temperatura do GPL, não é a bomba que provoca esse efeito. mas quantos carros com kits de GPL gasoso já tiveram dificuldade em abastecer nos dias mais quentes, principalmente quando vão a Espanha no primeiro abastecimento? Há vários factores que contribuem para o aumento da temperatura no depósito.
Quanto aos diesel, pois é bom que fiquem a saber que tiveram mesmo problemas com o aquecimento do depósito e do gasóleo, alguns incendimento espontâneo em plena autoestrada não foram e são (ainda esta semana passei por um BMW série 5 diesel a arder com toda a força na A3, antes da entrada da A4, provavelmente não fui o único deste forum que viu). Ao contrário do que alguns users sugerem, não vim aqui fazer esse tipo de publicidade, ao contrário, caso fosse um carro a GPL, não estou certo que tal não aconteceria mesmo não compreendendo o porquê. O que fizeram a dada altura foi colocar um radiador para arrefecimento do gasóleo na linha de retorno ao depósito, normalmente colocado debaixo do carro.
São usados componentes do carro para que seja este a gerir todo o processo de alimentação de combustível. Tal não seria possivel de outra forma ou teríamos o mesmo que nos kits gasosos, downgrade do motor. Como colocar um injector de GPL na dentro camara de combustão é inexequível como devem calcular.
Mas nos kits da Vialle são alterados alguns componentes como os vedantes dos injectores (por uns preparados para os dois combustíveis) e a bomba de alta pressão destes motores do grupo VAG também é alterada.
Já aqui expliquei que a Vialle (e sei que não é a única) testa cada modelo durante meses e pelo menos uns 20.000 km. Se a unidade(s) ensaiada(s) funcionam bem, o equipamento é colocado no mercado, senão não. Já vi a GPL com Vialle, BMWs (em 2013), MB, Renault, nenhum deste até agora foram colocados no mercado. No caso dos BMW e MB são precisamente componentes do carro que dão problemas e por isso tentem encontrar soluções. Dizer que os fabricantes não têm cuidado ou não dão importância aos problemas não é correcto.
Por fim e quanto aos fabricantes deverem testar para todo o tipo de GPL, seria como obrigar aos fabricantes de automóveis a fabricar o mesmo motor com as mesmas características para a Europa e América Latina. Se em Portugal utilizássemos o gasóleo e gasolinas usadas no Brasil, por exemplo, dariam imensos problemas com toda a certeza. A diferença do nosso GPL para o usado no resto da Europa é como passar duma gasolina 98 para uma 92 ou 93. A ideia de fazer equipamentos ou calibrações especificamente para Portugal, se quiséssemos dar uma volta pela Europa como fazíamos? Eles é que estão certos, não nós.
E é isto que se deveria discutir e exigir, uma GPL para utilização Auto onde o que pagamos por quantidade de energia fosse o mesmo de verão e de inverno (o litro pesasse o mesmo dentro de determinados limites como acontece noutros outros países).
A questão do arrefecimento do depósito foi colocada pelo @IvoOliveira, não é uma situação que se tenha de fazer. Repito, há dezenas de carros idênticos ou mesmo iguais a funcionar bem exactamente com o mesmo equipamento. É verdade que o retorno do gpl sobre pressão aumenta a temperatura do GPL, não é a bomba que provoca esse efeito. mas quantos carros com kits de GPL gasoso já tiveram dificuldade em abastecer nos dias mais quentes, principalmente quando vão a Espanha no primeiro abastecimento? Há vários factores que contribuem para o aumento da temperatura no depósito.
Quanto aos diesel, pois é bom que fiquem a saber que tiveram mesmo problemas com o aquecimento do depósito e do gasóleo, alguns incendimento espontâneo em plena autoestrada não foram e são (ainda esta semana passei por um BMW série 5 diesel a arder com toda a força na A3, antes da entrada da A4, provavelmente não fui o único deste forum que viu). Ao contrário do que alguns users sugerem, não vim aqui fazer esse tipo de publicidade, ao contrário, caso fosse um carro a GPL, não estou certo que tal não aconteceria mesmo não compreendendo o porquê. O que fizeram a dada altura foi colocar um radiador para arrefecimento do gasóleo na linha de retorno ao depósito, normalmente colocado debaixo do carro.
São usados componentes do carro para que seja este a gerir todo o processo de alimentação de combustível. Tal não seria possivel de outra forma ou teríamos o mesmo que nos kits gasosos, downgrade do motor. Como colocar um injector de GPL na dentro camara de combustão é inexequível como devem calcular.
Mas nos kits da Vialle são alterados alguns componentes como os vedantes dos injectores (por uns preparados para os dois combustíveis) e a bomba de alta pressão destes motores do grupo VAG também é alterada.
Já aqui expliquei que a Vialle (e sei que não é a única) testa cada modelo durante meses e pelo menos uns 20.000 km. Se a unidade(s) ensaiada(s) funcionam bem, o equipamento é colocado no mercado, senão não. Já vi a GPL com Vialle, BMWs (em 2013), MB, Renault, nenhum deste até agora foram colocados no mercado. No caso dos BMW e MB são precisamente componentes do carro que dão problemas e por isso tentem encontrar soluções. Dizer que os fabricantes não têm cuidado ou não dão importância aos problemas não é correcto.
Por fim e quanto aos fabricantes deverem testar para todo o tipo de GPL, seria como obrigar aos fabricantes de automóveis a fabricar o mesmo motor com as mesmas características para a Europa e América Latina. Se em Portugal utilizássemos o gasóleo e gasolinas usadas no Brasil, por exemplo, dariam imensos problemas com toda a certeza. A diferença do nosso GPL para o usado no resto da Europa é como passar duma gasolina 98 para uma 92 ou 93. A ideia de fazer equipamentos ou calibrações especificamente para Portugal, se quiséssemos dar uma volta pela Europa como fazíamos? Eles é que estão certos, não nós.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Quanto ao propano 100% concordo. No resto que se cobrem ao kg como nas botijas e não ao litro (mas assim já não seria como no resto da europa). Há anos que debatemos o mesmo mas o mercado GPL- auto ainda não cresceu o suficiente para obrigar o monopólio a mudar.lobito Escreveu:E é isto que se deveria discutir e exigir, uma GPL para utilização Auto onde o que pagamos por quantidade de energia fosse o mesmo de verão e de inverno (o litro pesasse o mesmo dentro de determinados limites como acontece noutros outros países).
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns 
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Ivo tens mensagem privada, acho que temos solução para o arrefecimento do depósito.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Bom dia,
respondi apenas agora, estes últimos dias não me deram tempo para nada.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
"LiquidSi works well in extreme conditions. High or low temperatures, the autogas mix or humidity do not affect performance."lobito Escreveu: ...
Por fim e quanto aos fabricantes deverem testar para todo o tipo de GPL, seria como obrigar aos fabricantes de automóveis a fabricar o mesmo motor com as mesmas características para a Europa e América Latina. Se em Portugal utilizássemos o gasóleo e gasolinas usadas no Brasil, por exemplo, dariam imensos problemas com toda a certeza. A diferença do nosso GPL para o usado no resto da Europa é como passar duma gasolina 98 para uma 92 ou 93. A ideia de fazer equipamentos ou calibrações especificamente para Portugal, se quiséssemos dar uma volta pela Europa como fazíamos? Eles é que estão certos, não nós.
E é isto que se deveria discutir e exigir, uma GPL para utilização Auto onde o que pagamos por quantidade de energia fosse o mesmo de verão e de inverno (o litro pesasse o mesmo dentro de determinados limites como acontece noutros outros países).
Fonte: http://www.vialle.nl/en/liquidsi
Presumo que a estratégia seja a mesma para o LPDi, senão tem de estar especificado as condições de funcionamento.
Isto aplica-se a qualquer kit de qualquer marca.
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- lobito
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
O LiquidSi, tal como o LPi, é um sistema para motores de injecção indirecta que utiliza no GPL só componentes do sistema e nenhum do carro.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Voltei de férias e estou a ler os comentários que não tinha lido.
É isto que ainda não tinha visto dizer. Se aparece aqui um utilizador que está inclinado para o kit da Vialle e o motor do carro é um VAG 1.2 ou 1.4, há que alertá-lo para o que se pode passar com o comportamento do motor após convertido. 90% é bom, mas se calhar nos 10%, poderá ter a vida num "inferno" e os quase 3000(!!!!) euros que pagou na conversão, ainda lhe vão sair bem mais caras. Será que os 10% que não têm estes problemas do Ivo e do Alves, não têm mesmo nenhum problema ?lobito Escreveu: No grupo VAG (e só neste) detectou-se este problema em alguns carros (há centenas, senão milhares convertidos). Esta alteração da bomba e da estratégia resolveu em 90% ou mais dos carros que tinham o problema do arranque a frio
Tudo é tudo ou tudo exclui retirarem o kit e devolução do dinheiro pago por ele ?lobito Escreveu: Só tenho que lamentar uma vez mais estas situações e que em colaboração com o instalador tudo estamos a fazer para tentar solucionar definitivamente.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Boa tarde, estou a pensar adquirir um carro a gasolina e converter o mesmo em gpl, contudo denoto uma falta de informação atualizada, e parece-me que os foruns não são tão frequentados quanto eram á alguns anos atrás...
O Veiculo em questão seria um Seat leon 1.4 tsi de 2006, 70.000km, deparei-me logo com os problemas levantados nas instalações nestes motores, pelo que queria opiniões sinseras de quem já tem experiência nestes motores...
mais ainda eu sou do distrito de viana(arcos de valdevez), gostaria de saber onde recomendam que se faça a instalação aqui no minho, como deve ser e a bom preço... e quanto poderá ficar?
em ultimo reparei na existencia de dois sistemas, aspiração ou injeção liquida e gostaria de saber atualmente quais seria a melhor escolha...
grato
O Veiculo em questão seria um Seat leon 1.4 tsi de 2006, 70.000km, deparei-me logo com os problemas levantados nas instalações nestes motores, pelo que queria opiniões sinseras de quem já tem experiência nestes motores...
mais ainda eu sou do distrito de viana(arcos de valdevez), gostaria de saber onde recomendam que se faça a instalação aqui no minho, como deve ser e a bom preço... e quanto poderá ficar?
em ultimo reparei na existencia de dois sistemas, aspiração ou injeção liquida e gostaria de saber atualmente quais seria a melhor escolha...
grato
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Em relação aos motores de injeção direta os kits são desenvolvidos especificamente para determinadas referências de centralinas/motores,
por isso só com esta referência é que é possível saber se há kit.
Os dois tipos de sistemas disponíveis para motores de injeção direta são: injeção líquida e injeção gasosa.
No primeiro caso o GPL entra no estado líquido pelo próprio injetor de gasolina, no segundo caso o GPL é injetado no estado gasoso no coletor de admissão, deixando o motor de funcionar a GPL em injeção direta.
Mas para já o primeiro problema a resolver é saber se há kit para esse motor. De quantos cavalos é o motor?
por isso só com esta referência é que é possível saber se há kit.
Os dois tipos de sistemas disponíveis para motores de injeção direta são: injeção líquida e injeção gasosa.
No primeiro caso o GPL entra no estado líquido pelo próprio injetor de gasolina, no segundo caso o GPL é injetado no estado gasoso no coletor de admissão, deixando o motor de funcionar a GPL em injeção direta.
Mas para já o primeiro problema a resolver é saber se há kit para esse motor. De quantos cavalos é o motor?
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
hernani18, viva.
Caso não tenha conhecimento sobre o assunto e não tenha acompanhado este, e outros tópicos acerca do assunto, atenção que alguns motores VAG 1.2 e 1.4 TSI (que é o seu caso), têm tido problemas(uns mais graves do que outros) com kits de injecção directa. Leia este tópico, embora já conte com 19 páginas. É um conselho.
Caso não tenha conhecimento sobre o assunto e não tenha acompanhado este, e outros tópicos acerca do assunto, atenção que alguns motores VAG 1.2 e 1.4 TSI (que é o seu caso), têm tido problemas(uns mais graves do que outros) com kits de injecção directa. Leia este tópico, embora já conte com 19 páginas. É um conselho.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
@forunista, convém referir também o resto do panorama...
Não sendo eu um apologista dos kits de injeção gasosa, a verdade é que em relação a esses kits apenas têm aparecido aqui no fórum uns casos esporádicos de injetores danificados ao fim de muitos milhares de quilómetros.
Não sendo eu um apologista dos kits de injeção gasosa, a verdade é que em relação a esses kits apenas têm aparecido aqui no fórum uns casos esporádicos de injetores danificados ao fim de muitos milhares de quilómetros.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
rdd48856, "o resto do panorama" que disseste, eu desconhecia (acerca do que se passa nos TSI com instalações de injecção gasosa).
hernani18, há neste forum vários utilizadores com carros com motores 1.2 e 1.4 TSI. Fiz um apanhado há uns tempos porque também eu tenho um TSI e não cheguei a instalar kit devido aos problemas que tem havido.
Se pesquisar pelos DBs destes carros, irá encontrar o historial deles.
8/2015: DB SEAT Ibiza ST 1.2 Tsi 105cv (alvesjc): LPDi da vialle =>Front Fuels
2011: Seat Altea Xl 1.2 Tsi (neverhide75): Prins DLM 2.0 => Mastergás
2011: DB _ Skoda Octavia 1.2 TSI - Kit VIALLE LPDI by Front_Fuels (PEREIRA83): VIALLE LPDI => Front Fuels
2012: Skoda Octavia 1.4TSI Vialle LPDI (IvoOliveira) => Front_Fuels
2012: DB _ AUDI A3 SPORTBACK 1.4 TSI - Kit VIALLE LPDI (SrSniper) => Front Fuels
2012: Seat AlteaXL 1.4 TSI 2008 VIALLE (skydivingpt) => FrontFuels
2011: Seat Altea XL 11/11 1.2 TSI VIALLE (migangsantos) => Automaso - Rio Tinto
2013: Skoda Yeti 1.2 TSI - LPDi by FF VIALLE (AgA) => FrontFuels
hernani18, há neste forum vários utilizadores com carros com motores 1.2 e 1.4 TSI. Fiz um apanhado há uns tempos porque também eu tenho um TSI e não cheguei a instalar kit devido aos problemas que tem havido.
Se pesquisar pelos DBs destes carros, irá encontrar o historial deles.
8/2015: DB SEAT Ibiza ST 1.2 Tsi 105cv (alvesjc): LPDi da vialle =>Front Fuels
2011: Seat Altea Xl 1.2 Tsi (neverhide75): Prins DLM 2.0 => Mastergás
2011: DB _ Skoda Octavia 1.2 TSI - Kit VIALLE LPDI by Front_Fuels (PEREIRA83): VIALLE LPDI => Front Fuels
2012: Skoda Octavia 1.4TSI Vialle LPDI (IvoOliveira) => Front_Fuels
2012: DB _ AUDI A3 SPORTBACK 1.4 TSI - Kit VIALLE LPDI (SrSniper) => Front Fuels
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
Olá,
Ainda sobre a composição do GPL (Propano/Butano).
Estou intrigado, pelo que tenho lido por aqui, o GPL em Portugal deveria conter uma determinada % de Butano para um bom funcionamento dos nossos motores, mas, pelos vistos não tem?.
A minha perplexidade é a seguinte: eu pensava que as petrolíferas não o faziam por questões de economia, mas, hoje deparei-me com o preço do gás de garrafa há venda numa grande superfície comercial a ser vendido o Butano ao mesmo valor do Propano.
Ainda sobre a composição do GPL (Propano/Butano).
Estou intrigado, pelo que tenho lido por aqui, o GPL em Portugal deveria conter uma determinada % de Butano para um bom funcionamento dos nossos motores, mas, pelos vistos não tem?.
A minha perplexidade é a seguinte: eu pensava que as petrolíferas não o faziam por questões de economia, mas, hoje deparei-me com o preço do gás de garrafa há venda numa grande superfície comercial a ser vendido o Butano ao mesmo valor do Propano.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
O propano engarrafado é que está caro, não é o butano que está barato.
Essa garrafa tem cerca de 22 litros de GPL, agora veja a quanto sai ao litro!
De uma forma geral (há 2 ou 3 meses do ano em que isso se inverte) o preço do butano é maior.
Essa garrafa tem cerca de 22 litros de GPL, agora veja a quanto sai ao litro!
De uma forma geral (há 2 ou 3 meses do ano em que isso se inverte) o preço do butano é maior.
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Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca
É isso rdd,
Se fosse comprado há garrafa neste caso ficava a 1€ o litro uma vez que a garrafa com 13kg (equivalente a 22l) está neste estabelecimento a ser vendido a cerca de 22€ a garrafa.
Eu não quis dizer que o de garrafa é barato! quis sim dar a entender que se as petrolíferas não adicionam uma percentagem de butano ao GPL auto é porque não querem, e é incompreensível uma vez que o preço há saída da refinaria será idêntico ao propano.
Curioso! há dias vi um Senhor a encher garrafas de gás numa bomba de GPL, eu perguntei-lhe em quanto lhe ficava cada garrafa? ele disse que ficava a cerca de metade do valor, não fosse a Lei não o permitir que eu também arranjava um adaptador próprio e faria o mesmo.
Se fosse comprado há garrafa neste caso ficava a 1€ o litro uma vez que a garrafa com 13kg (equivalente a 22l) está neste estabelecimento a ser vendido a cerca de 22€ a garrafa.
Eu não quis dizer que o de garrafa é barato! quis sim dar a entender que se as petrolíferas não adicionam uma percentagem de butano ao GPL auto é porque não querem, e é incompreensível uma vez que o preço há saída da refinaria será idêntico ao propano.
Curioso! há dias vi um Senhor a encher garrafas de gás numa bomba de GPL, eu perguntei-lhe em quanto lhe ficava cada garrafa? ele disse que ficava a cerca de metade do valor, não fosse a Lei não o permitir que eu também arranjava um adaptador próprio e faria o mesmo.