Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações
Responder
lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca

Mensagem por lobito » 08 dez 2015, 02:07

chorao Escreveu:Eu já fiquei esclarecido sobre isso @lobito. Apenas dá a entender, nos tópicos de quem tem esses problemas, que não foram alertados para tal aquando da instalação (pode ser má interpretação minha)...

Para mim este é um problema de igual importância ao problema das válvulas macias...
Isso é outra questão, cada fabricante de kits tem a sua tecnologia e a sua forma de estar no mercado. Mas o problema das bombas tem-se resolvido (embora não definitivamente como disse), acredito que nestes casos em concreto, mesmo com kits de outro fabricante, se resolva também. O tipo de GPL também é importante, está ser feita um experiência noutro caso com Butano em vez de propano e os resultados são bastante diferentes. Nós por cá é quase 100% propano, um GPL com menor densidade agrava estes problemas e de que maneira.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 08 dez 2015, 02:15

lobito Escreveu:
chorao Escreveu:Eu já fiquei esclarecido sobre isso @lobito. Apenas dá a entender, nos tópicos de quem tem esses problemas, que não foram alertados para tal aquando da instalação (pode ser má interpretação minha)...

Para mim este é um problema de igual importância ao problema das válvulas macias...
Isso é outra questão, cada fabricante de kits tem a sua tecnologia e a sua forma de estar no mercado. Mas o problema das bombas tem-se resolvido (embora não definitivamente como disse), acredito que nestes casos em concreto, mesmo com kits de outro fabricante, se resolva também. O tipo de GPL também é importante, está ser feita um experiência noutro caso com Butano em vez de propano e os resultados são bastante diferentes. Nós por cá é quase 100% propano, um GPL com menor densidade agrava estes problemas e de que maneira.
Onde é que eu já vi isto? ;)
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

rabano126j
Utilizador Junior
Registado: 27 out 2015, 22:52
Distrito onde reside.: Beja
Marca do KIT GPL: ICOM
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Scirocco 1.4 tsi 160
Ano: 2010

Mensagem por rabano126j » 08 dez 2015, 16:38

rara Escreveu:Então e o que diz a FF sobre o resto? Se cheira assim a gás o analisador não acusa? O meu tinha fuga e mamava 16lts, a gastar 9,5/10 parece-me um valor normal para esse motor...

Enviado através de pombo correio turbinado

A FF confirma o cheiro a gás no entanto ainda não conseguiu detetar a fuga..

rabano126j
Utilizador Junior

Mensagem por rabano126j » 08 dez 2015, 16:52

Junglas Escreveu:50% de aumento de consumo, parece-me demasiado. no entanto, e falando de médias, como é que essas médias foram calculadas? Tanto as de gasolina como as de GPL ?

Sobre a luz de EPC, um googling rápido e encontrei de imediato isto :
http://sciroccocentral.co.uk/forum/view ... =2&t=12736

Throttle body sensor needed reset, dealers done it and it was working fine. It did take them a while to work it out after several code clearings and test drives but it got sorted in the end. Hopefully this can help save everyone a bit of time and money!
Fala-se também de knock count e de falhas de ignição.

Se a diferença de consumos (calculados na bomba) é dessa magnitude, a mistura a GPL pode estar demasiado rica, o que causará falhas na detonação (pré-detonação ou mesmo falhas de ignição por falta de comburente) e o consequente alerta de EPC/CEL. Acho que o ideal será mesmo começar por aqui e ver o resultado. A ser mistura demasiado rica, esta solução provavelmente solucionará a luz de EPC/CEL e reduzirá os consumos.

Cheiro a gás na mala... Será mesmo gás? Não será um cheiro a tinta em spray?

Quanto á queixa em tribunal... Acho algo precipitado. Se não estás satisfeito com o trabalho, ou com o sistema, a FF de certeza que te resolve o problema... nem que seja a remoção completa do sistema.
Vais apresentar queixa do quê mesmo? De não estares satisfeito?

Repara que todos por aqui compreendem a tua frustração, mas a via judicial, além de demorada e dispendiosa, não é de forma alguma a melhor solução. Nem tão pouco a mais rápida.

Sendo racional, acho que deves começar por verificar os erros que te causam a luz de EPC/CEL e resolver essa questão. Parece-me que isso irá também resolver parte do consumo excessivo que reportas (e atenção, conforme já foi referido, ignora o consumo do CB e vê as médias calculada na bomba!!!).

Se depois disso continuares com consumos exageradamente elevados e a dificuldade em ligar o carro de manhã, então sim, vê se a opção de remover o sistema de GPL e seres ressarcido do €€€ é viável.

Partir para a solução judicial, além do tempo bem mais alargado para a resolução, irá na melhor das hipoteses culminar com a remoção do sistema de GPL...

Achas que vale a pena os dias perdidos e os honorários dos advogados, para teres o mesmo resultado que terás se tentares resolver as questões, fora do sistema judicial?

Só para esclarecer, eu não tenho qualquer tipo de relação com a FF nem nada que se pareça.
Sou consumidor de GPL há quase 5000 Kms (portanto sou ainda um menino nestas lides) e no meu caso estou muitíssimo satisfeito.

Os consumos estão sensivelmente na mesma (8,5L/100), com ritmos de AE (120-140), em percursos de 50Km de cada vez, com algum trânsito de pára-arranca pelo meio. Esta utilização, a gasolina, resultaria em consumos a rondar os mesmos 8,5L/100.

Não tomes nenhuma decisão precipitada. É o melhor conselho que, penso, todos por aqui te podemos dar.

estes consumos foram calculados por mim.... comecei por calcular o consumo de gasolina (antes de montar o kit gpl) e batia certo com o CB (6l-6,5l/100km) agora a gpl o CB indica 8l/100km o que na realidade gasta 10l/km.. isto com um kit de injeccao liquina que supostamente nao deveria aumentar os consumos desta maneira...

rabano126j
Utilizador Junior

Mensagem por rabano126j » 13 dez 2015, 16:05

boas.. como referido anteriormente o vw scirocco encontra-se na FF desde o dia 7 de dezembro para reparação das anomalias (luz EPC, cheiro a gas, pegal mal a frio). ao que perguntei ao Sr. Fernando se uma semana era suficiente para a reparação, ao k ele me respondeu "com certeza", apos contacto telefonico (no dia 12 de dezembro) o Sr. Fernando diz o carro ja pega bem a frio e substituiu os tubos de GPL atras, e ainda não tem comfirmação a 100% que a fuga de gás desapareceu, mais que quando liga o carro á maquina não gosta dos valores apresentados e pediu mais tempo.. Ora se pa montar um sistema completo sao necessarios 3 dias, para corrigir algumas anomalias 5 dias nao bastam??? vou la deixar o carro mais uma semana (ate 19 de dezembro) para que nao tenham desculpas que foi falta de tempo.. Depois disto se o carro ainda apresentar alguma anomalia vou considerar que a FF não tem competecia para lidar com este carro/kit e pedir a remoção completa e devolução do dinheiro, caso negue partimos para a via judicial pois já gastei mais de 3000€ neste kit e só serviu pa dar chatices e estar constantemente a ficar sem carro...

forunista
Cidadão Virtual
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Mensagem por forunista » 15 dez 2015, 14:34

Como o lobito já disse, a Vialle "suspendeu (aconselhou a suspensão) a venda destes kits".
Primeira situação, se a FF está a instalar kits ICOM, seria porque estes não dariam o tal problema e afinal também dão.
Segunda situação, estes kits dedicados de preço elevadíssimo(quase a diferença de gasolina para gasóleo...já esteve mais longe), que vantagem têm em relação aos kits gasosos ? "Downgrade" do motor ? em que sentido ? Deixa de ter turbo ? Continua a ter turbo, mas perde performance ?

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 15 dez 2015, 14:41

Recordo que a própria vw faz isso, vw passat ecofuel de origem. Tem o 1.4TSI 150cv de injecção directa a gasolina e aplica um kit gasoso a gnv, passando a ser de injecção indirecta a gnv. Fez tb um downgrade.... Penso que estarei correcto.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 15 dez 2015, 14:45

penso que a palavra "Downgrade" quer dizer, aqui, passar de inj. direta liquida a inj. indireta gasosa.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

Braz
Cidadão Virtual
Registado: 20 abr 2005, 20:12
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Mensagem por Braz » 15 dez 2015, 15:05

pcta Escreveu:Recordo que a própria vw faz isso, vw passat ecofuel de origem. Tem o 1.4TSI 150cv de injecção directa a gasolina e aplica um kit gasoso a gnv, passando a ser de injecção indirecta a gnv. Fez tb um downgrade.... Penso que estarei correcto.
Fixed!
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i

forunista
Cidadão Virtual

Mensagem por forunista » 15 dez 2015, 15:08

chorao Escreveu:penso que a palavra "Downgrade" quer dizer, aqui, passar de inj. direta liquida a inj. indireta gasosa.
Eu e a maioria das pessoas que são leigas nesta matéria, o que querem saber é: Instalando o kit gasoso, há desvantagens para o funcionamento e durabilidade do motor ?

Braz, podes dar o teu contributo, já que a Prins instala kits gasosos neste motores ? Acho que não estou a dizer nada de errado.

Braz
Cidadão Virtual

Mensagem por Braz » 15 dez 2015, 15:26

Já muitas vezes o disse aqui, mas fui inúmeras outras vezes "crucificado" pelos users "obcecados" pela injecção líquida/Vialle. Nalguns motores de injecção directa há dificuldades em manter a estabilidade do GPL em estado líquido e, se este vaporiza no circuíto o sistema deixa de funcionar. Os motores TSi, são os que mais problemas têm a este nível. Há outras marcas também...

Quando o problema é o próprio motor e não o sistema GPL e, não havendo soluções práticas, ou financeiramente acessíveis, o "melhor" (atenção para os mais sensíveis, que eu coloquei entre aspas) é, recorrer-se à injecção indirecta vaporizada. Neste caso, além de o kit ser mais barato, mais simples, vêmo-nos livres destes problemas crónicos de funcionar mal e pegar mal a frio. Certo, o carro continuará a consumir gasolina, mas também há quem, por vezes, opte por injectar gasolina num motor de injecção indirecta, para obter lubrificação de válvulas (apesar de eu não aconselhar). A percentagem de gasolina pode rondar os 5 a 10%. Em casos extremos, pode atingir os 20%, mas isto, se andarmos muitas vezes, ou diariamente em pára-arranca. Em regimes médios e velocidades estabilizadas, posso garantir que, num sistema Prins, o consumo de gasolina, poderá andar próximo dos 5%.

Fico satisfeito, depois de tanta "paulada" que levei na cabeça, que finalmente vejam que afinal não estava assim tão errado. Só tenho pena, que na altura que comecei por vos alertar para certas situações, vocês já estavam tão iludidos com os outros kits e andei aqui, sozinho, a remar contra a maré...
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 15 dez 2015, 15:36

Desvantagem talvez nas emissões, consumo de gasolina +-20% para proteger os injectores de gasolina....mas virá alguém mais habilitado que eu....ops, já não foi a tempo....
Última edição por pcta em 15 dez 2015, 15:39, editado 1 vez no total.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

forunista
Cidadão Virtual

Mensagem por forunista » 15 dez 2015, 15:39

Braz, obrigado pela explicação, mas ainda não explicaste se há desvantagens...para além do consumo de gasolina.

1) O sistema gasoso funciona "tal e tal" como um sistema para motores não TSI ? Traduzindo para miúdos, só irá consumir gasolina no arranque ou consome essa percentagem que falaste, constantemente durante o tempo que o motor estiver a trabalhar ?

2) Há desvantagens ? Isto é, deixar de ser um motor de injecção directa, significa menos desempenho ? se sim, quanto ? Menor durabilidade ?...

E 200 kompressor
Cidadão Virtual
Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb

Mensagem por E 200 kompressor » 15 dez 2015, 15:51

Braz Escreveu:A percentagem de gasolina pode rondar os 5 a 10%. Em casos extremos, pode atingir os 20%, mas isto, se andarmos muitas vezes, ou diariamente em pára-arranca. Em regimes médios e velocidades estabilizadas, posso garantir que, num sistema Prins, o consumo de gasolina, poderá andar próximo dos 5%.
Braz esses "caso extremos" referes-te a condução em cidade? Tens a certeza desse valor?

Penso já ter lido que nestes kits em que se altera o motor de injeção direta para indireta a percentagem a baixa rotação pode chegar a consumos a gasolina perto dos 100%.

Braz
Cidadão Virtual

Mensagem por Braz » 15 dez 2015, 16:19

forunista Escreveu:Braz, obrigado pela explicação, mas ainda não explicaste se há desvantagens...para além do consumo de gasolina.

1) O sistema gasoso funciona "tal e tal" como um sistema para motores não TSI ? Traduzindo para miúdos, só irá consumir gasolina no arranque ou consome essa percentagem que falaste, constantemente durante o tempo que o motor estiver a trabalhar ?

2) Há desvantagens ? Isto é, deixar de ser um motor de injecção directa, significa menos desempenho ? se sim, quanto ? Menor durabilidade ?...
O motor estará sempre a consumir gasolina, pois necessita dela para arrefecer os injectores de gasolina que estão colocados no interior dos cilindros onde ocorrem as detonações de combustível.

Passamos a ter um motor que, o GPL é injectado de forma indirecta e vaporizado e a gasolina é injectada de forma directa. As perdas de rendimento que podem advir da passagem para injecção indirecta, são compensadas pela injecção de gasolina. Se conseguimos valores de potência igual ou não, depende de imensos factores, mas consegue-se, pelo menos, uma enorme aproximação do valor de "fábrica".

O funcionamento deste kit é em tudo semelhante ao de um de injecção sequencial, com a diferença de haver necessidade da injecção de gasolina para arrefecer os injectores.

Desvantagens? Assim de repente vejo o consumo de gasolina que é um pouco superior ao que seria num motor de injecção multiponto. Em termos de durabilidade não temos feedback negativo.
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i

Responder