Diferenças GPL Espanha e PT

Queixas, reclamações, comentários e localizações de Postos de Abastecimento .
Responder
magnat2
Utilizador Junior
Registado: 22 fev 2019, 10:09
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC Sequent 56
Marca do Veículo: BMW
Modelo: BMW 320Ci
Ano: 2001

Diferenças GPL Espanha e PT

Mensagem por magnat2 » 26 nov 2019, 08:28

Olá bom dia a todos :)
Como podem ver pela minha assinatura tenho um bmw 320ci, com kit BRC, o carro tem funcionado bem até hoje, sem problemas de maior, mas de ha uns meses para cá, principalmente desde que começou o frio a luz do check engine (CEL) acendia com o erro de gases fora dos parametros normais (erro que dava no programa), apagava a luz e, em algumas vezes num dia, noutras apenas em algumas horas a luz voltava a acender, o carro continuava a trabalhar e andar bem mas dava me a impressão que andava menos talvez, mas a porcaria da luz andava me a irritar.
Não entendia o porque de no inverno passado tambem apanhei frio e o carro nunca acendia a luz, então revi tudo, filtros, filtro de ar, etc e nada, apagava a luz e dali a pouco volta a acender.
De salientar que desde o inicio que coloquei o kit eu sempre abasteci em Espanha na Repsol, visto que vivo em Espanha e fica me mais perto, mas ultimamente tinha ido meter a portugal porque me ficava a caminho do ginasio, eu nunca me tinha apercebido da relação disso com a CEL.
Este fim de semana abasteci em Espanha, com a luz acesa, dali a 10 ou 15kms a luz apagou e até hoje não voltou a acender o que me veio a confirmar que o problema é mesmo do GPL e não do carro.
Alguem já teve algum problema parecido?
Alguem até pode dizer que provavelmente o carro precisa de afinar, que estará mto rico de mistura, dai a CEL, mas eu não queria mesmo mexer porque o carro comporta-se mm mto bem, não noto diferença nenhuma entre :GPL: e gasolina, e queria que continuasse assim :)
Tenho um conhecido com um carro igual ao meu e um kit Prins e ele diz que nota mta diferença entre :GPL: e Gasolina, no meu não noto nada.
Consumos são 11/12l aos 100 de :GPL: , 44 litros que é o deposito cheio dá para 350 kms.
As vossas opiniões são bem vindas!
Cumprimentos a todos,
Última edição por magnat2 em 26 nov 2019, 09:02, editado 1 vez no total.
BMW 320Ci e46 Motor M54B22
BRC Sequent 56
https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=19&t=18135&p=254952#p254952

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Diferenças GPL Espanha e PT

Mensagem por rdd48856 » 26 nov 2019, 08:40

Pode atestar o carro com GPL Espanhol e afiná-lo com esse GPL...esse problema é conhecido.

Também pode afinar o carro com metade do depósito GPL Espanhol e metade Português, assim a probabilidade de acender a CEL é menor.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

magnat2
Utilizador Junior

Mensagem por magnat2 » 26 nov 2019, 09:01

Não tinha pensado nisso, boa ideia.
Eu não sabia que isso acontecia, só me apercebi agora porque me aconteceu a mim :)
Quando foi o carro para afinar levava GPL espanhol sim, vou ter que fazer meio/ meio e voltar lá para afinar.
Obrigado rdd!
BRC Sequent 56

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 27 nov 2019, 11:47

Casos como o seu é aconselhável explicar ao instalador antes da instalação o tipo de utilização e a utilização mista dos 2 tipos de GPL. Dessa forma o instalador se for consciente propõe um equipamento Auto adaptável, de preferência por OBD.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

magnat2
Utilizador Junior

Mensagem por magnat2 » 09 dez 2019, 09:42

lobito Escreveu:
27 nov 2019, 11:47
Casos como o seu é aconselhável explicar ao instalador antes da instalação o tipo de utilização e a utilização mista dos 2 tipos de GPL. Dessa forma o instalador se for consciente propõe um equipamento Auto adaptável, de preferência por OBD.
Boas Lobito.
Acho que me fica mais comodo continua a abastecer em espanha :) Com o GPL da Repsol em Portugal o carro em frio tambem era mto inconstante, ia se sempre abaixo e deixar o carro a aquecer de manha a GPL nem pensar, com o daqui de Espanha o carro parece que está a trabalhar a gasolina, ponho o a trabalhar de manha mesmo com este frio, dali a 30 ou 40 segundos salta para GPL e continua a trabalhar como um relogio, não gosta é de acelerões rapidos em GPL a frio, mas isso tambem nao tenho costume fazer por isso não me incomoda.. Mas fico perplexo com a diferença de qualidade do combustivel de Espanha para Portugal, no meu caso noto imenso..
Desde que voltei a atestar com GPL Espanhol acabou a CEL, o carro trabalha mto melhor a todos os niveis.
Está visto que quando o BMW come o que gosta anda bem mais bem disposto :D
Cumprimentos para todos!
:ymhug:
BRC Sequent 56

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 10 dez 2019, 12:03

Mas fico perplexo com a diferença de qualidade do combustivel de Espanha para Portugal
Isso já é debatido por aqui desde 2004.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » Ontem, 11:16

Esses sintomas são indicativos que a mistura para o nosso GPL está um pouco pobre ou, também muito provável, é que os trims se ajustem ao GPL de Espanha e depois quando anda com o nosso demora algum tempo a ajustar-se.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

magnat2
Utilizador Junior

Mensagem por magnat2 » Hoje, 08:28

rdd48856 Escreveu:
10 dez 2019, 12:03
Mas fico perplexo com a diferença de qualidade do combustivel de Espanha para Portugal
Isso já é debatido por aqui desde 2004.
Sim, pode ser, mas eu antes, durante e depois da conversão andei mto pelo site a recolher informações visto ser o meu primeiro carro a GPL, e não vi informação nenhuma a respeito, sinceramente não tinha ideia que a diferença pudesse ser tão grande.
Sim, vi alguns posts a dizer que o GPL em Portugal tem mais butano, ou propano, mas ao ponto de interferir com o funcionamento do motor não sabia.
De todas as formas, para mim pessoalmente nao é grande problema, era problema andar sempre com a porcaria da CEL ligada, mas desde que voltei a meter gpl em Espanha nunca mais acendeu.
BRC Sequent 56

magnat2
Utilizador Junior

Mensagem por magnat2 » Hoje, 08:35

lobito Escreveu:
Ontem, 11:16
Esses sintomas são indicativos que a mistura para o nosso GPL está um pouco pobre ou, também muito provável, é que os trims se ajustem ao GPL de Espanha e depois quando anda com o nosso demora algum tempo a ajustar-se.
O problema comigo agravou se depois de fazer uns 4 ou 5 depositos com GPL PT, antes a luz acendia de tempos a tempos, por ultimo acendia num par de horas, como a mim não me estorva meter gpl em Espanha, e o carro trabalha tão bem com ele de momento vou deixar andar tal como está, se um dia calhar ir por Viana do Castelo em horario util faço uma visita ao instalador para ver se ele dá um jeito..
Coisa rara pelo que vejo foi que o meu carro nunca precisou de voltar a afinar, veio perfeito depois da conversão, e tirando esse problema da diferença do GPL até hoje tem sido uma experiencia super positiva :)
Deposito cheio (44l = 28 euros +/-), ande como ande faz sempre 350 kms, medias de 12l aos 100, já nem ligo as luzes do comutador, é atestar, por o conta a zero e andar, já sei que aos 350 tenho que ir a bomba de novo :)
BRC Sequent 56

Responder