GPL PRECO

Divulgação de Noticias e Informações sobre o site AUTOGAS.PT
Responder
Renault19
Utilizador Frequente
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: GPL PRECO

Mensagem por Renault19 » 12 fev 2020, 23:01

E Espanha que sempre teve o GPL mais caro, neste momento tb já começa a ficar mais barato. Em Badajoz abriu uma bomba que o tem a 0,59 €.

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por chorao » 13 fev 2020, 14:00

odraciR Escreveu:
09 fev 2020, 19:19
Será q tem a ver c a cotação internacional do GPL?
basta leres. tem a ver com a lei da oferta e procura. é inverno.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

odraciR
Utilizador Junior
Registado: 07 set 2019, 17:04
Marca do KIT GPL: LiquidSi by Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: C-HR 1.8 Hybrid
Ano: 2018

Mensagem por odraciR » 13 fev 2020, 19:30

Sim, é verdade, c o tempo frio cresce a procura de GPL p div finalidades: auto e sobretudo aquecimento.
Mas, tb acho que tem a ver c a cotação, pq por exemplo a m/ fatura de gás o preço unitário do consumo de gás propano que vem discriminado na fatura tem subido da seguinte forma:

set/2019 = € 3,650 m3
dez/2019 = € 3,8140 m3 <=> aumento de 4,5%
jan/2020 = € 3,9200 m3 <=> aumento de 2,8%

aumento acumulado de jan20/set19 = 7,3%

e isto com certeza tem a ver c a cotação internacional da matéria-prima no "mercado"

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 14 fev 2020, 10:06

drawzerRB Escreveu:
12 fev 2020, 16:14
Tem a ver com nenhum de nós fazer barulho pois somos uma minoria...
Vai ser o proximo combustivel a levar com porrada carbónica.
Por não se fazer barulho?
Se fosse essa a razão, os preços da gasolina e gasóleo não estariam como estão!

NoveL
Utilizador Junior
Registado: 23 set 2018, 15:20
Marca do Veículo: Honda
Modelo: CIVIC 1.8 SPORT
Ano: 2006

Mensagem por NoveL » 17 fev 2020, 09:51

Supostamente os preços desceram esta semana novamente... no entanto o Jumbo ainda não actualizou, vamos aguardar por amanha que normalmente é a Terça.

joaodias69
Utilizador Junior
Registado: 07 out 2011, 13:00
Distrito onde reside.: Porto

Mensagem por joaodias69 » 19 mar 2020, 10:08

Já há GPL a 58 cent...

Sent from my LEX722 using Tapatalk

mariozix
Utilizador Junior
Registado: 04 mai 2019, 21:29
Marca do KIT GPL: LPGTech
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A4 B6 1.6i
Ano: 2002

Mensagem por mariozix » 19 mar 2020, 11:17

Passei ontem na Repsol da 2 circular e os preços do GPL não baixaram! Continuam a 0,739€

VitorMSA
Utilizador Junior
Registado: 06 set 2016, 21:52
Distrito onde reside.: Braga
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto EVO
Ano: 2010

Mensagem por VitorMSA » 19 mar 2020, 11:23

joaodias69 Escreveu:Já há GPL a 58 cent...

Era bom que na zona de Braga também estivesse a esse preço... [IMG]//uploads.tapatalk-cdn.com/202003 ... d0ed6d.jpg[/IMG]

Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 19 mar 2020, 12:29

mariozix Escreveu:
19 mar 2020, 11:17
Passei ontem na Repsol da 2 circular e os preços do GPL não baixaram! Continuam a 0,739€
Pois... então onde pára "a lei da oferta e da procura?" esta frase feita a mim nunca me convenceu, ou seja, pela procura actual devido a estar tudo parado por causa do corona os combustíveis em geral era para estarem quase dados...

Relativamente ao GPL também estou céptico há frase que normalmente se utiliza, que é sempre o fator do inverno e do verão... não digo que essa também não seja um dos fatores mas, não é o único, podemos juntar a este a ganancia e a falta de concorrência.

Veja-se por exemplo o que acontece ao longo do ano em Santo Tirso, que, devido a uma cooperativa ali existente que, normalmente pratica preços sem ganancia de GPL da Repsol, o Auchan, é onde pratica os preços mais baixos, não fosse a cooperativa e logo veriam...

Vão ao sitio on-line da DGEG e vejam se não é assim como digo... e isto normalmente tem acontecido ao longo dos últimos anos.

Neste momento, o Auchan, em Santo Tirso, vende a 0,579 e a cooperativa a 0,588, então porque razão o Grupo Auchan não pratica os mesmos preços no resto do Pais como normalmente faz com os seus produtos em todas as lojas??? porque não tem lá concorrentes/cooperativas... vejam a disparidade de preços! chama-se a isto aniquilar a concorrência para, depois Reinar e vender com lucros acrescidos...

Outro exemplo em conforme a "lei da oferta e procura" não funciona... desde que a gasolina para motores 2T passou a ter uma procura residual, os preços dispararam chegando a custar 2 euros cada litro! mas, então como a procura é pouca os preços não deveriam cair? não é essa a lógica de que alguns apregoam? muitos mais exemplos poderia dar e provar que o que impera era e é apenas a lei da ganancia... mas, não quero prolongar este desabafo, digo apenas que muitas das justificações são desculpas em que maioritariamente eu não acredito.

joaodias69
Utilizador Junior
Registado: 07 out 2011, 13:00

Mensagem por joaodias69 » 19 mar 2020, 12:44

VitorMSA Escreveu:
joaodias69 Escreveu:Já há GPL a 58 cent...

Era bom que na zona de Braga também estivesse a esse preço... [IMG]//uploads.tapatalk-cdn.com/202003 ... d0ed6d.jpg[/IMG]

Enviado do meu Mi 9T através do Tapatalk
Eu ponho a 58 em Sto Tirso e 61 em Paços.
Quando tenho de pôr em Braga tenho desconto Deco, fica a 62/63

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por toze23 » 19 mar 2020, 22:20

mpsfilho Escreveu:
19 mar 2020, 12:29
...
Outro exemplo em conforme a "lei da oferta e procura" não funciona... desde que a gasolina para motores 2T passou a ter uma procura residual, os preços dispararam chegando a custar 2 euros cada litro! mas, então como a procura é pouca os preços não deveriam cair? não é essa a lógica de que alguns apregoam? muitos mais exemplos poderia dar e provar que o que impera era e é apenas a lei da ganancia... mas, não quero prolongar este desabafo, digo apenas que muitas das justificações são desculpas em que maioritariamente eu não acredito.
Erro comum a perceber o que se quer dizer com a lei da oferta e da procura.

A procura da gasolina 2T cai -> preço cai (a oferta ainda se mantém). Isto é o que cobre a lei da oferta e da procura, é uma análise estática da realidade.

A realidade: A procura da gasolina 2T cai -> preço cai (oferta ainda igual) -> margens de vendedores reduzem-se ou torna-se negativas -> alguns vendedores desistem do produto -> redução de oferta com a mesma procura -> preço sobe ---> vendedores tentam estabilizar o preço onde lhes permita maximizar o lucro.

Porque os preços descem com a concorrência?
Porque o vendedor para maximizar lucros tem de vender mais quantidade e só o consegue fazer com um preço inferior.
Existe uma alternativa para os vendedores que é oferecer um produto melhor (aos olhos dos clientes) por um preço superior que são os combustíveis com aditivos.

Independentemente de teorias económicas, uma coisa é sempre verdade, só se vende combustível a 2€ porque há quem esteja disposto a pagar-lo.
A GALP/BP/etc. só vende combustível mais caro mesmo quando estão perto de bombas de hipermercado porque há quem esteja disposto a pagar-lo.
GPL a 0,74€ só se vende porque há quem esteja disposto a pagar-lo.

NoveL
Utilizador Junior
Registado: 23 set 2018, 15:20
Marca do Veículo: Honda
Modelo: CIVIC 1.8 SPORT
Ano: 2006

Mensagem por NoveL » 20 mar 2020, 10:17

O GPL não anda face ao Petróleo e por acaso é algo que está indiferente aqui ao COVID19.

O mesmo tem também as características de ser mais barato no verão do que no inverno devido à sua densidade.

Por agora, não me esquenta muito, vou aproveitando para ir metendo Gasolina assim às mijinhas já que mesmo a GPL gasto sempre 15€ (2 em 2 meses) e não tenho andando com o carro (teletrabalho).

Mas pensa a longo prazo, os combustíveis não vão ficar assim para sempre, assim que quarentenas acabarem e voltar tudo a querem produzir e a trabalhar a 200% vamos voltar a ver o diesel a quase 1,5€ e o gasolina a quase 1,8€ e o nosso querido GPL lá andará nos seus 58-62 cents.

forunista
Cidadão Virtual
Registado: 14 fev 2007, 14:49
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Mensagem por forunista » 27 mar 2020, 09:10

toze23 Escreveu:
19 mar 2020, 22:20
A realidade: A procura da gasolina 2T cai -> preço cai (oferta ainda igual) -> margens de vendedores reduzem-se ou torna-se negativas -> alguns vendedores desistem do produto -> redução de oferta com a mesma procura -> preço sobe ---> vendedores tentam estabilizar o preço onde lhes permita maximizar o lucro.
Há bombas a fechar a torto e a direito ?
Na fronteira com Espanha deve estar a ser uma maravilha(ao contrário), agora que os carros não podem ir abastecer em Espanha a preços mais baratos, têm de abastecer em Portugal e gramar com o preço mais elevado.

Pdroliveira
Utilizador Junior
Registado: 21 ago 2019, 12:27
Marca do KIT GPL: Vialle Si
Modelo: Auris Hibrida
Ano: 2015

Mensagem por Pdroliveira » 08 jul 2020, 22:11

Não sei o que se passou com o preço do Gpl na zona de Santo Tirso, na auchan no espaço de uma semana aumentou 8 cêntimos. Passou dos 0,519€ para os 0,599€, não é normal.

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

Consumos Só Gasolina - http://www.spritmonitor.de/es/detalle/1067435.html
Consumos GPL- https://www.spritmonitor.de/en/detail/1111200.html

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 08 jul 2020, 22:30

Acho que o Jumbo subiu em todo o lado. Agora tenho um indicador para abastecer. O Jumbo aqui subiu a semana passada e no fim de semana la fui abastecer na Galp. Esta semana subiu a Galp.
Edito para dizer que me parece que neste momento o Jumbo igualou o preço pelo país. 0,599

Responder