motores recentes aptos para conversão gpl

Divulgação de Noticias e Informações sobre o site AUTOGAS.PT
nunofrc
Utilizador
Mensagens: 185
Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por nunofrc » 27 nov 2016, 23:58

Boa noite a todos!

Uma vez que estamos numa fase em que as marcas estão a apostar em motores gasolina pequenos e turbinados, até parecem boas notícias para quem procura carros para conversão gpl. No entanto grande parte destes novos motores são de injecção directa pelo que a conversão já não é assim tão simples.

Crio este tópico com o objectivo de facilitar a procura de motores que possam ser convertidos e tentar fazer um repositório de todos os motores recentes para eliminar confusões sobre quais são de injecção directa e injecção indirecta.

Peço ajuda a todos os utilizadores para que dêm o seu contributo.



LISTA DE MOTORES :

RENAULT/NISSAN/DACIA
Motor 0.9 Tce
injecção indirecta
Clio IV, captur

Motor 1.2 Tce (D4FT)
Injecção indirecta
CLIO 3

Motor 1.4 Tce
Injecção indirecta
Megane 3

Motor 1.2 Tce
Injecção directa
Há kit disponível (injeção gasosa)
Clio IV, megane 4

Motor 1.6 Tce
Injecção directa
Não há kit disponível
MEGANE 4

1.0 SCe e 1.6 SCe
Injeção indireta

FIAT / ALFA ROMEO / LANCIA
Motor 1.4t t-jet e multiair
Injecção indirecta
Fiat bravo, Fiat grand Punto, fiat 500, AR Giulietta, AR Mito, Lancia Delta

Motor 0.9T multiair 2 cilindros
Injecção indirecta
Fiat Grande Punto, Fiat 500, AR Mito

Hyundai/Kia

1.6 GDI e 1.6 T-GDI
Injeção direta(há kit disponível)

1.0 T-GDI
Injeção direta(há kit disponível, injeção gasosa)

OPEL
Motor 1.4t A14NET
injecção indirecta
Opel Astra J e H, Opel Mokka, opel Zafira, opel insígnia

Motor 1.6t A16LET
Injecção indirecta
Opel Astra J e H, Opel Mokka, opel Zafira, opel insígnia

Motor 1.0t SIDI
injecção directa
Há kit disponível(injeção gasosa)
Opel corsa E, Astra K, Mokka

Motor 1.4t SIDI
Injecção directa
Não há kit disponível
Opel corsa E, Adam, Mokka, Astra K, Insignia


Motor 1.6t SIDI
Injecção directa
Há kit disponível(Injeção gasosa)
Opel Astra k, Insignia


VW
Motor 1.0 tsi
motor injecção directa
Há kit disponível
VW, Seat, Skoda

Motor 1.2 tsi
motor injecção directa
Há kit disponível
VW, Seat, Skoda


Motor 1.4 tsi
motor injecção directa
Há kit disponível
VW, Seat, Skoda



FORD
Motor 1.0 ecoboost 100cv, 125cv
Injecção directa
Há kit disponível
Ford focus, Fiesta



PEUGEOT /CITROËN / BMW

Motor 1.2 puretech 110 e 130cv
Injecção directa
Ha kit disponivel (injeção gasosa)
208, 2008, 308, c3, c4, mini


Motor 1.6 THP
Injeccao directa
Há kit disponivel(injeção gasosa)
208, 308,

TOYOTA
Motor 1.2t
Injecção directa
Auris
Não há kit disponível

Híbridos
Injeção indireta



Aceitam se ajudas e opiniões ;)



Enviado do meu F3111 através de Tapatalk
Última edição por nunofrc em 04 dez 2016, 22:32, editado 6 vezes no total.

nunofrc
Utilizador
Mensagens: 185
Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por nunofrc » 28 nov 2016, 00:06

Para completar, a grande diferença entre motores é que os motores de injecção indirecta ou multiponto são convertidos com kits GPL 'genéricos' ou seja, um kit genérico seja ele gasoso ou líquido pode ser instalado em qualquer motor de injecção indirecta, salvo claro algumas excepções. Já para motores de injecção directa, existem kits desenvolvidos específicamente para cada motor de injecção directa.

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

nunofrc
Utilizador
Mensagens: 185
Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por nunofrc » 28 nov 2016, 00:11

Lista de motores:

RENAULT
Motor 0.9 Tce
injecção indirecta
Clio IV, captur

Motor 1.2 Tce (D4FT)
Injecção indirecta
CLIO 3

Motor 1.4 Tce
Injecção indirecta
Megane 3

Motor 1.2 Tce
Injecção directa
Não há kit disponível
Clio IV, megane 4



FIAT / ALFA ROMEO / LANCIA
Motor 1.4t t-jet e multiair
Injecção indirecta
Fiat bravo, Fiat grand Punto, fiat 500, AR Giulietta, AR Mito, Lancia Delta

Motor 0.9T multiair 2 cilindros
Injecção indirecta
Fiat Grande Punto, Fiat 500, AR Mito



OPEL
Motor 1.4t A14NET
injecção indirecta
Opel Astra J e H, Opel Mokka, opel Zafira, opel insígnia

Motor 1.6t A16LET
Injecção indirecta
Opel Astra J e H, Opel Mokka, opel Zafira, opel insígnia

Motor 1.4t SIDI
injecção directa
Não há kit disponível
Opel Astra K, Opel Mokka

Motor 1.0t SIDI
Injecção directa
Não há kit disponível
Opel corsa E, opel adam



VW
Motor 1.4t tsi
motor injecção directa
Há kit disponível
VW, Seat, Skoda



FORD
Motor 1.0 ecoboost
Injecção directa
Há kit disponível
Ford focus, Fiesta



Peugeot



Toyota



Aceitam se ajudas e opiniões ;)


Enviado do meu F3111 através de Tapatalk
Última edição por nunofrc em 01 dez 2016, 01:57, editado 4 vezes no total.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9455
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por rdd48856 » 28 nov 2016, 09:56

O.K., Nuno quando tiver um tempinho ajudo-o.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
FssSantos
Cidadão Virtual
Mensagens: 546
Registado: 17 fev 2010, 17:54
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 T5
Ano: 1997

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por FssSantos » 28 nov 2016, 16:38

Muito interessante o tópico...

Vou acompanhar e perceber quais os novos modelos aptos para o GPL

nunofrc
Utilizador
Mensagens: 185
Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por nunofrc » 28 nov 2016, 20:01

Acho que seria bom colocar todos os motores numa só resposta (acho que é assim que se chama) para não estar a espalhar ao longo de todo o tópico e ser difícil procurar.. O problema é que acho que não é possível todos os utilizadores editarem a mesma resposta.. Os moderadores do fórum não conseguem mudar isso?

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

andrecouto01
Utilizador Junior
Mensagens: 73
Registado: 27 dez 2015, 21:29
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla
Ano: 1991

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por andrecouto01 » 28 nov 2016, 22:52

Os híbridos da Toyota parece que também se dão bem com gpl. Tópico muito interessante e a acompanhar :)

Avatar do Utilizador
Farfalho
Cidadão Virtual
Mensagens: 706
Registado: 17 nov 2014, 23:48
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Renault
Modelo: 19 1.4e RTI
Ano: 1994

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por Farfalho » 29 nov 2016, 10:59

É uma boa ideia e passar a um guia de referência rápida (com todas as vantagens e desvantagens que se pode incorrer) quando se pensa em mudar a viatura e manter-se no GPL.
Renault 19 1.4e RTI '94

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9455
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por rdd48856 » 29 nov 2016, 13:18

Como disse assim que tiver disponibilidade vou fazer isso mesmo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
Mensagens: 3788
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por pcta » 29 nov 2016, 20:13

Alguns links uteis para conversão de motores actuais de inj. directa, e não só:
brc, http://www.brc.it/pdf/lista_privati_en.pdf
prins, http://www.prinsautogas.com/download_at ... e_list.pdf
viall24, http://www.vialle24.de/verfuegbarkeit.php

existem outras marcas...
Coloco ainda, o link de referencia http://www.borel.fr/faisabilites/vehicu ... es-gpl.php
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9455
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por rdd48856 » 29 nov 2016, 21:35

@nunofrc edite o 1ºtópico com os motores que eu passo para fixo e depois vamos adicionando a esse tópico.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mariosilvaf
Utilizador Junior
Mensagens: 47
Registado: 10 abr 2010, 15:03
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Chevrolet
Modelo: Spark
Ano: 2011

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por mariosilvaf » 30 nov 2016, 00:53

A pertinência deste tópico também pode ajudar a perceber porque após a alteração legislativa no gpl (distico, estacionamento), que eram potenciais entraves à adesão ao gpl, a aderência não subiu significativamente. Ainda existem entraves- tipo de motor, nº de postos de abstecimento, valor comercial de retoma- que desincentivam uma maior adesão ao gpl.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9455
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por rdd48856 » 30 nov 2016, 09:33

O nº de postos de abastecimento nunca foi tão grande e continua a aumentar, o estacionamento nunca foi tão fácil, a diferença percentual entre o preço do GPL e dos outros combustíveis também nunca foi tão grande(e isso veio para ficar)...

O problema maior é mesmo a disponibilidade de motores para converter, por um lado pela Dieselização, e por outro, pela injeção direta.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

nunofrc
Utilizador
Mensagens: 185
Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por nunofrc » 01 dez 2016, 01:21

rdd48856 Escreveu:O nº de postos de abastecimento nunca foi tão grande e continua a aumentar, o estacionamento nunca foi tão fácil, a diferença percentual entre o preço do GPL e dos outros combustíveis também nunca foi tão grande(e isso veio para ficar)...

O problema maior é mesmo a disponibilidade de motores para converter, por um lado pela Dieselização, e por outro, pela injeção direta.
Acho que é pouco disso sim.. O povo português só quer diesel e por causa disso as marcas aqui em Portugal não apresentam diversidade em motores gasolina.. Mas também os motores a gasolina de injecção directa vieram dificultar.. ou não.. O tsi do grupo VW já tem kit mas mesmo assim a marca não comercializa novo a GPL, pelo menos que eu saiba.. Por isso quem vai comprar carro novo quase não tem opções e mesmo usado as pessoas tentam aderir a estes novos turbinados em que as ofertas são poucos e os kits poucos.. Eu acho estranho é ainda não haver solução para a maior parte dos motores injecção directa..

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

nunofrc
Utilizador
Mensagens: 185
Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Re: motores recentes aptos para conversão gpl

Mensagem por nunofrc » 01 dez 2016, 01:22

rdd48856 Escreveu:@nunofrc edite o 1ºtópico com os motores que eu passo para fixo e depois vamos adicionando a esse tópico.
Ok obrigado [OK HAND SIGN]

Enviado do meu F3111 através de Tapatalk

Responder