Olá a todos!

Esta é a sala para apresentações, e troca de mensagens entre a comunidade. ! Os Tópicos São Limpos Automaticamente caso em 7 dias que não haja respostas nas mensagens.!
Responder
RodrigoSousa
Recém-chegado
Registado: 08 jul 2019, 08:53
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 528i e39
Ano: 1998

Olá a todos!

Mensagem por RodrigoSousa » 08 jul 2019, 09:12

Saudações!

Sou o Rodrigo Sousa, 21 anos, do distrito do Porto, sou estudante de Engenharia Automóvel no Instituto Politécnico de Leiria e acabei de entrar numa das maiores aventuras da minha vida!

Adquiri recentemente um BMW e39 528i de 1998, um carro com um motor de sonho pelo qual já me babo à MUITOS anos :-D :-D
Apesar de adorar o bicho, tenho perfeita noção da renda que ele se pode tornar se fizer muitos quilómetros, e como tal estou seriamente a ponderar converter o veículo a GPL, o que num país onde a diferenças de preços entre gás e gasolina é tão abismal como 1€ por litro, para mim só tem nexo lógico considerar a conversão, até porque, para os aceleras meter turbos e intercoolers no valor de 2000€ faz sentido, porque não uma conversão à economia por valores ainda mais inferiores, retendo grande parte (senão a totalidade) dos míticos 193cvs que o excelente M52b28 é capaz de realizar!

O veículo em questão é o orgulhoso detentor de mais de 340000 quilómetros, tendo sempre sido assistido de 20000 em 20000 quilómetros, de acordo com o livro de revisões a algumas faturas do antigo dono!
O carro parece encontrar-se muito bom de saúde e pelos quilómetros, é seguro acessar que foi bem mantido e relativamente estimado (como qualquer carro com a idade e quilómetros que este possui, já pede uma bocado de amor, que vale não é muito necessitado! :lol: :lol: )
Estou a ponderar, antes de proceder à conversão a gpl, realizar uns testes à compressão dos cilindros e injetores, o carro já foi levado a máquina de diagnóstico e acusa um sensor da árvores de cames arruinado (nada muito intensivo a nível de trabalho, visto ser eu e mais uns amigos que a partir de agora iremos realizar as manutenções ao carro).
O carro irá ser para levar para a cova comigo, visto não ter pretensões de me desfazer dele tão cedo. A verdade é que comprei um série 5 de luxo, pelo valor de míseros comercias, no entanto peças para este encontram-se com relativa abundância e a preços bem acessíveis em comparação!
O carro não consome óleo, deita fumos, ou aquece, logo o prognóstico até agora é bastante positivo, mas quero certificar-me que ele fica na estrada durante bons e largos anos, portanto agora é mãos à obra, e fazer um bocado de ginástica à carteira.

Como tal decidi-me juntar a este fórum para realizar uma escolha informada e cuidadosa, espero com a vossa ajuda manter o meu veículo durante muitos anos e fazer também um diário de bordo uma vez que este se encontre convertido.
Até lá só me resta chatear-vos um bocadinho o juízo para retirar algumas dúvidas da minha muito acelarada cabeça ahah

Cumprimentos!
Rodrigo Sousa

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Contacto:

Re: Olá a todos!

Mensagem por chorao » 08 jul 2019, 09:30

Olá bem-vindo. O GPL é sempre uma boa opção nesses carros pois não precisas andar muito para reaveres o investimento. Atenção que os consumos vão aumentar de 25 a 30%
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

RodrigoSousa
Recém-chegado

Mensagem por RodrigoSousa » 08 jul 2019, 09:43

Ainda assim compensa! Que consumos achas que conseguia com uma condução bem moderada (isto já a gpl)?
Já tive a ler um diário de bordo de um membro deste fórum com um veículo igual ao meu (apocalypse ou uma coisa assim, desculpa se me enganei desde já), e ele diz conseguir consumos de 12-14. O que se fores a ver bem, já poupas metade do dinheiro, no equivalente a gasolina.
O carro é guloso, mas bem... a qualidade pagasse, não adianta pensar o contrário!

powerfull
Cidadão Virtual
Registado: 22 fev 2015, 22:43
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: GOLF mk4 1.6
Ano: 1999

Mensagem por powerfull » 08 jul 2019, 10:38

Bem vindo
GPL

RodrigoSousa
Recém-chegado

Mensagem por RodrigoSousa » 08 jul 2019, 11:32

Obrigado powerfull! És daqui de perto, conheci uma menina das tuas terras (A bandida neves xDD)

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 08 jul 2019, 23:25

Teóricamente um bom motor para colocar GPL.
Tive um 318IS E36 que fez +- 400mil dos quais uns +-350mil a GPL.
Em primeiro ande uns bons kms a gasosa, para conhecer o carro/motor, assim pode notar algo de diferente após a conversão.
Sendo um 6cilindros em linha (acho que não estou enganado) a conversão é mais cara...
Médias, mais 30% do consumo a GPL, diria uns 15 a 16 litros aos 100.
Boa sorte, já foi ao banco do ed E?
Última edição por pcta em 09 jul 2019, 07:58, editado 1 vez no total.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

powerfull
Cidadão Virtual
Registado: 22 fev 2015, 22:43
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: GOLF mk4 1.6
Ano: 1999

Mensagem por powerfull » 09 jul 2019, 06:27

RodrigoSousa Escreveu:Obrigado powerfull! És daqui de perto, conheci uma menina das tuas terras (A bandida neves xDD)
Boas ..sou do seixal setubal!!!..

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk

GPL

RodrigoSousa
Recém-chegado

Mensagem por RodrigoSousa » 09 jul 2019, 14:20

powerfull, comprei o carro aí!! pensei que tivesse lido Pombal xD

RodrigoSousa
Recém-chegado

Mensagem por RodrigoSousa » 09 jul 2019, 14:27

pcta, ainda não mas um dia vou falar com o Nuno Pires a ver se me deixa lá por a fera!
Também andas-te cá a estudar?

Pois ainda tenho de ver isso, vou fazer uns 2000kms com ele a gasolina, ver o diagnóstico, em principio se compensar, antes de comverter a gpl, ainda sou menino de ir buscar um e39 530i a inglaterra e dar o swap.
Pelo que estou a ver até agora já são:
-Sensor da árvore de cames.
-Sensor do tanque do combustível (ainda tenho um quarto de depósito e a luz da reserva já acende, este é que vai ser uma golpada na carteira se tiver de comprar)

Depois, ver sondas lambda e maf, que melhora sempre os consumos. A cena é que como as centralinas Siemens deste motor são picuinhas, sensores da concorrência são muitas vezes rejeitados, logo já deves estar a imaginar o que vai ser para trocar isto!
Mas um dia de cada vez, e se dicidir fazer o swap, ainda arranjo um 320i sem motor com documentos, e vai este lá para dentro e fica carro de brincadeiras ahahah

Enfim, graças a deus que ainda tenho tempo para ganhar dinheiro, que apesar se serem veiculos muito fixes e tal... SÃO UMA RENDA!

Responder