Dacia duster 1.3 130cv com kit PRINS

Esta é a sala para apresentações, e troca de mensagens entre a comunidade. ! Os Tópicos São Limpos Automaticamente caso em 7 dias que não haja respostas nas mensagens.!
Responder
afpereira
Recém-chegado
Registado: 26 jul 2020, 09:59
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Dacia duster 1.3 130
Ano: 2019

Dacia duster 1.3 130cv com kit PRINS

Mensagem por afpereira » 26 jul 2020, 10:15

Bom dia, sou nova nestas andanças e tenho algumas dúvidas...

Adquiri um duster de 12/2019 e instalei o kit GPL marca Prins esta semana que passou só que estou com algumas dúvidas...

Sendo motor de injeção direta está sempre a consumir gasolina, o tecnico disse-me 10 a 20% de gasolina...

Antes do GPL os consumos andavam a rondar os 6L/100, após a instalação do GPL está nos 7.8L/100, isto a gasolina...

Suponho que com o GPL o consumo de combustível diminuisse, o que me parece que não é isso que está a acontecer, porque além da gasolina o GPL tambem está a ser consumido...
Neste momento bebe mais gasolina do que sem o kit :-?
Na altura o técnico falou-me de qualquer coisa de leituras nao reais no computador de bordo, mas começo a ficar assustada porque se a quantidade de gasolina nao está correta nunca sei que gasolina tenho :-?

Alguém me pode ajudar?

Onrigada

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Re: Dacia duster 1.3 130cv com kit PRINS

Mensagem por Biju » 27 jul 2020, 22:05

Boa noite. Vai por aí alguma confusão.
O consumo que neste momento vê no carro é fictício, uma vez que o computador de bordo do carro nao consegue "saber" se está a circular a gasolina ou a gpl. Normalmente há a tendencia a ser apresentado um consumo superior ao real a gasolina, mas nem sempre.
Deve-se guiar na mesma pelo mostrador do deposito da gasolina para saber a quantidade de gasolina que tem. Acho que nos Dacia apresenta sempre o nivel correcto sem ser necessário instalar um emulador, mas quem tem Dacia já dará o seu contributo.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Dacia duster 1.3 130cv com kit PRINS

Mensagem por j_verne » 28 jul 2020, 07:20

Bom, não sei se será normal ter um maior consumo de gasolina no computador de bordo (CB)... Nos kits tradicionais a afinação é feita de tal forma a que a centralina do carro não necessite de fazer ajustes aos valores de abertura dos injectores aquando do funcionamento a GPL, e nesse caso o consumo (apresentado no CB) não aumentaria.

Se a centralina tem a necessidade de corrigir os valores dos tempos de injeção, levando ao aparecimento de um aumento (virtual) de consumo no CB, é porque o kit necessitará de fazer uma afinação adicional... Mas isto tudo em teoria, claro. Na prática a coisa é mais complicada e podem sempre notar-se alterações no CB.

Quanto tempo tem o kit? Se é uma instalação nova é normal ter que afinar... Normalmente aos 1500km...

Responder