Olá a todos

Esta é a sala para apresentações, e troca de mensagens entre a comunidade. ! Os Tópicos São Limpos Automaticamente caso em 7 dias que não haja respostas nas mensagens.!
Responder
DMPedro82
Recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2019, 12:01
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla SW 1.4
Ano: 2004

Olá a todos

Mensagem por DMPedro82 » 29 jul 2019, 14:12

Boa tarde a todos, descobri este grupo enquanto procurava informações sobre manutenção de uma viatura a GPL.
Acho que nestas coisas ter referências é sempre importante.

Procurávamos uma carrinha familiar quando encontrámos em 2017 a nossa Corolla de 03/2004 já com kit Lovato instalado. Sabemos que não é o melhor em comparação com o BRC, mas já cumpria os requisitos técnicos do regulamento ECE/ONU nº67 e através de uma inspeção extraordinária mudámos para o selo verde, tendo a assistência sido feita nos últimos 2 anos na FrontFuels, também por recomendação e que durante esses anos recomendámos a outras pessoas também.

O ano passado a experiência de uma simples manutenção e verificação de uma luz de avaria no motor foi para lá de péssima, tendo a carrinha que nunca gastou óleo passado a gastar, mas isso são outros 500.
Entendemos então que o melhor é mudar mas quem conhecemos recomenda-nos Santarém, o que fica longe da nossa área de residência (Seixal).

Procuramos recomendações para fazer, daqui a 2000 kms, uma revisão por parte de um profissional que entenda de sistemas GPL.

Agradeço as vossas opiniões.

:)

Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6071
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Olá a todos

Mensagem por PauloAns » 29 jul 2019, 15:53

Cuco Autogás no Prior Velho.
Falem com o Dário.
Não percebo a necessidade de ir a Santarém.
Atenção que essa corolla deve precisar de lubrificação de válvulas. Custa-me a crer que não lhe tivessem dito isso ainda.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1047
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Olá a todos

Mensagem por mpsfilho » 29 jul 2019, 17:44

Andei algum tempo com uma Ford Focus com um sistema Lovato e fiquei com boa impressão sobre o sistema, não notei falhas nem perda de potencia relativamente há gasolina, apenas a passagem para GPL era um pouco demorada.

DMPedro82
Recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2019, 12:01
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla SW 1.4
Ano: 2004

Re: Olá a todos

Mensagem por DMPedro82 » 30 jul 2019, 10:16

PauloAns Escreveu:
29 jul 2019, 15:53
Cuco Autogás no Prior Velho.
Falem com o Dário.
Não percebo a necessidade de ir a Santarém.
Atenção que essa corolla deve precisar de lubrificação de válvulas. Custa-me a crer que não lhe tivessem dito isso ainda.
Olá Paulo. Obrigada pela informação.
Não é uma questão de necessidade, foi uma recomendação por parte de um mecânico onde levamos outro carro (VW), e como nos fica "fora de mão" optámos por perguntar aqui na zona que mais recomendações existem.
Quanto à lubrificação de válvulas também pesquisámos amiúde na Internet e o ano passado falámos disso ao Sr. Fernando da FrontFuels que nos respondeu que não era preciso e que aumentava o débito de gasolina para o mesmo efeito.
Por essas e por outras não ponho lá mais os pés (em todas as revisões trocou o filtro de gasolina e viemos a saber a semana passada que não havia necessidade nenhuma, por exemplo, mas há outras tropelias).

Obrigada

DMPedro82
Recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2019, 12:01
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla SW 1.4
Ano: 2004

Re: Olá a todos

Mensagem por DMPedro82 » 30 jul 2019, 10:18

mpsfilho Escreveu:
29 jul 2019, 17:44
Andei algum tempo com uma Ford Focus com um sistema Lovato e fiquei com boa impressão sobre o sistema, não notei falhas nem perda de potencia relativamente há gasolina, apenas a passagem para GPL era um pouco demorada.
Olá mpsfilho,
Foi o que nos disseram, que em comparação com o BRC Lovato era de menor qualidade, no entanto até ao ano passado não tivemos quaisquer queixas, nem mesmo essa lentidão que fala. Tem estado tudo certinho, pelo que não posso fazer outra coisa se não recomendar :)

Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6071
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Olá a todos

Mensagem por PauloAns » 30 jul 2019, 10:26

Usar gasolina como alternativa ao lubrificante especifico, é uma solução mais prática e que tem impacto imediato. Há pessoas que preferem gasolina, outras o lubrificante. Sabemos que o lubrificante bem calibrado deverá funcionar bem, mas não há provas ainda que a alternativa (com gasolina) não funcione.
Não terá sido a troca do filtro do sistema de GPL?
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

DMPedro82
Recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2019, 12:01
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla SW 1.4
Ano: 2004

Re: Olá a todos

Mensagem por DMPedro82 » 30 jul 2019, 10:36

PauloAns Escreveu:
30 jul 2019, 10:26
Usar gasolina como alternativa ao lubrificante especifico, é uma solução mais prática e que tem impacto imediato. Há pessoas que preferem gasolina, outras o lubrificante. Sabemos que o lubrificante bem calibrado deverá funcionar bem, mas não há provas ainda que a alternativa (com gasolina) não funcione.
Não terá sido a troca do filtro do sistema de GPL?
A média de consumos aumentou de 5.8 para 6.2, 6.4 (segundo o computador de bordo) MAS desde a última revisão está também a consumir óleo, o que não acontecia antes da última revisão. Quando perguntámos o porquê não nos responderam. Foi só não sei e como já estávamos descontentes resolvemos esperar pela próxima revisão (esta) para mudar de mecânico e saber o que se passa. Será pelo aumento do débito? Não faço ideia.

Não Paulo. Em todas as revisões pedimos que os filtros fossem da Toyota e demos essa autorização sabendo que encareceria a factura, mas era (e é a nossa preferência) pelo que todos os anos eram os dois trocados (leia-se facturados pelo menos lol).
Desta vez, como daqui a 2000 kms faz a revisão dos 125000 fomos nós à Toyota e fomos questionados sobre a última mudança e respondemos que de acordo com o mecânico trocamos todos os anos aquele filtro, e fomos esclarecidos que não há necessidade de substituir todos os anos. Sempre a aprender ;)

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1047
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Olá a todos

Mensagem por mpsfilho » 30 jul 2019, 17:58

DMPedro82 Escreveu:
30 jul 2019, 10:36


A média de consumos aumentou de 5.8 para 6.2, 6.4 (segundo o computador de bordo) MAS desde a última revisão está também a consumir óleo, o que não acontecia antes da última revisão. Quando perguntámos o porquê não nos responderam. Foi só não sei e como já estávamos descontentes resolvemos esperar pela próxima revisão (esta) para mudar de mecânico e saber o que se passa. Será pelo aumento do débito? Não faço ideia.
Esses consumos são a GPL? é que estou a achar pouco, esse carro deveria gastar entre 7 a 8 l a cada 100 km.

E a gasolina quanto está a consumir a cada 100 km em simultâneo com o GPL?.

Quanto ao consumo de óleo é estranho agora ter passado a gastar, uma simples revisão ao sistema não deveria influenciar o consumo deste.

Também não é habitual o filtro de gasolina ser substituído nos instaladores, apenas os de GPL, fase gasosa de amiúde e fase liquida com maior intervalo, a não ser que este instalador também exerça mecânica e as revisões (mudanças de óleo) também aqui sejam efectuadas.

Sobre o profissionalismo deste instalador tenho ouvido falar bem, no entanto nem sempre se acerta e é muito difícil agradar a todos, o sistema de lubrificação de facto gera polémicas, uns gostam mais por gasolina outros por sistema lubrificador que pode ser manual ou electrónico, existem por aqui alguns companheiros que usam os dois sistemas em simultâneo :)

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9278
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Olá a todos

Mensagem por rdd48856 » 02 ago 2019, 00:42

Se, como julgo, esse motor tiver afinação por pastilhas a lubrificação só com gasolina é capaz de não ser boa ideia.

A única maneira do motor ter passado a gastar óleo com uma revisão é ter passado a haver uma pequena fuga de óleo em alguma junta, mas pode também não ter nada que ver com a revisão.

O importador da Lovato agora é o Pedro Marto em Porto de Mós. Pergunte por um instalador Lovato aqui na zona.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

DMPedro82
Recém-chegado
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2019, 12:01
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla SW 1.4
Ano: 2004

Re: Olá a todos

Mensagem por DMPedro82 » 05 set 2019, 08:45

rdd48856 Escreveu:
02 ago 2019, 00:42
Se, como julgo, esse motor tiver afinação por pastilhas a lubrificação só com gasolina é capaz de não ser boa ideia.

A única maneira do motor ter passado a gastar óleo com uma revisão é ter passado a haver uma pequena fuga de óleo em alguma junta, mas pode também não ter nada que ver com a revisão.

O importador da Lovato agora é o Pedro Marto em Porto de Mós. Pergunte por um instalador Lovato aqui na zona.
Bom dia, obrigada pela resposta. Infelizmente na Cuco Autogás não assistem kits Lovato. De maneira que tenho que procurar outro mecânico.

Porto de Mós já me fica fora de mão...

Obrigada na mesma :)

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9278
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Olá a todos

Mensagem por rdd48856 » 05 set 2019, 22:44

Não percebeu, eu disse-lhe para perguntar ao importador em Porto de Mós, quem é que assiste Lovato na zona de Lisboa.

Creio que a Front Fuels assiste, por exemplo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Responder