Porque as marcas não apostam nos veículos a GPL?

O Sítio ideal para a desbunda ... :)
(Uma Necessidade de uma comunidade em crescimento)

Moderador: FLP

Responder
Tyrrel
Recém-chegado
Registado: 04 nov 2019, 13:56
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Porque as marcas não apostam nos veículos a GPL?

Mensagem por Tyrrel » 04 nov 2019, 14:15

Boas.

Sou um rookie aqui no Convívio mas,

Tenho lido as mais variadas opiniões sobre tudo o que tem saído à cerca de carros elétricos, a fuel-cell, híbridos, semi-híbridos, diesel e gasolina e contonuo a espantar-me o porquê das marcas automóveis não apostarem em carros a GPL ou Gás Natural com um pequeno depósito para gasolina, ao contrário do que acontece agora, em que os bi-fuel trazem um depósito de 30 litros para o GPL no local da roda sobressalente e um depósito normal para gasolina.

Estando provado que a queima do GPL é bastante limpa, não seria natural que numa sociedade moderna, enquanto ainda estão praticamente em sistema embrionário os carros eletricos e a fuel-cell, fosse criado um período de transição com carros e camiões e quiçá aviões movidos a GPL ou a GN?

Parece que ninguém tem dúvidas que os carros elétricos são um brinquedo caro para o comum dos automobilistas e muito mais ainda para quem não faz mais de 40 a 50 kms/dia. Que a duração das baterias está muito longe daquilo que apregoam, além de que embora a eletricidade seja limpa, o método de produção das baterias e da própria eletricidade na MAIOR PARTE DO MUNDO é extremamente poluidor, com uma pégada ecológica gigante e que vai ao arrepio de tudo o que se escreve sobre descarbonização do planeta.

Posto isto deixo a pergunta: PORQUE NÃO CARROS A GPL/GN NUM PERÍODO DE 10 a 15 anos até que sejam convenientemente desenvolvidos os carros verdadeiramente elétricos?

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Porque as marcas não apostam nos veículos a GPL?

Mensagem por rdd48856 » 04 nov 2019, 23:16

A gás natural há por essa Europa fora, em Portugal a oferta é pouca, porque a obrigação de fazer uma inspeção específica ao siste,a de gás aquando da IPO , associada à rede pouco extensa de postos torna opção pouco atrativa.

Eu defendo(e assino por baixo) exatamente o que diz no seu último parágrafo.

E acrescento, como é possível continuarmos a utilizar combustíveis fósseis em aplicações estacionárias, quando estes podem desde já ser substituídos sem grandes investimentos(eu próprio não utilizo combustíveis fósseis em casa há mais de 15 anos), enquanto forçamos a sua proibição em aplicações onde são de muito mais difícil substituição.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Porque as marcas não apostam nos veículos a GPL?

Mensagem por toze23 » 09 nov 2019, 19:47

A UE parece-me ter uma estratégia de divulgar e a fomentar os carros a Gás Natural (GN). Em Portugal inclusive existem vários benefícios para empresas que usem veículos a GN que me parece que não existem para GPL.

"redução na Tributação Autónoma para 7,5%, 15% e 27,5% nos três escalões, redução do Imposto sobre Veículos para 40%, dedução de 50% no IVA pago pelas empresas na aquisição destas viaturas até 37.500€ e 50% no IVA destes combustíveis."
Fonte: https://www.publico.pt/2019/08/05/fugas ... el-1882216

Para além disso tanto o GPL e GN tem um grande "incentivo" em imposto.
Existem carros inclusive com motorização apenas a GN. Em veículos pesados também existem alguns exemplos a GN. (Desconheço sobre GPL).

Ou seja, alguma coisa existe... o problema deste mercado é que não existe uma estratégia clara.
Aposta-se em GPL, GN e EVs ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo faz-se de conta que não se está a matar o gasóleo.
Os consumidores/eleitores ao mesmo tempo querem 0 mudanças porque dependem muito do mercado em segunda mão para compra ou abater custos.

Temos um mercado minado para não se mudar nada. Marcas não sabem o que esperar, não querem mudar. Governo não sabe ou não quer estratégias claras. Os consumidores não querem qualquer mudança.

Responder