TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

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odraciR
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 11 nov 2019, 12:05

Bdia Lpway!

Obrigado pela sua pronta resposta. Se me poder fornecer essas referências seria ótimo!
Em tempos, também, cheguei a fazer as primeiras revisões da minha TOYOTA D4D, em Alfragide, perto do Centro Comercial Alegro.
Atualmente faço-as em Rio de Mouro e foi aqui que me deram aquele preço, o dobro do que refere!
Afinal quantas TOYOTAs existem?...

Relativamente ao Hybrid Assistant vs Hybrid Reporter, estou a pensar comprar, primeiro, o OBDLink LX igual ao seu e depois vou explorar a "coisa" que, suponho, após alguma utilização vamos familiarizando-nos com as suas funcionalidades. Ontem estive a ver na Amazon e o preço deste equipamento fica por aprox. € 66,35 conforme PrntScrn abaixo:
https://www.amazon.es/ScanTool-427201-h ... 799&sr=8-5

Obrigado @PauloAns pela informação prestada e pela possibilidade de exportar os dados p Excell. Isto hoje em dia no que toca à informática, é quase tudo possível...

Um abraço e obrigado mais uma vez.

odraciR
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 30 nov 2019, 01:11

Tal como tive oportunidade de mencionar no D.B do @Lpway agradeço-lhe ter disponibilizado as referências das peças da bagageira. Até agora não tenho conseguido obter um preço semelhante para as mesmas peças e referências. Contudo, vou continuar a procurar e continuo sem perceber o motivo, por exemplo, para a diferença de preço entre a guarnição esquerda €16,84 face ao preço da guarnição direita €40,50!

Entretanto recebi esta semana o OBDLink LX adquirido na Amazon. Estou a aprender a utilizá-lo, bem como a interpretar os dados. É muita informação.
Consigo ver os relatórios e gráficos no telemóvel (através do Hybrid Reporter) mas quando envio o relatório p a m/ cx de correio os gráficos perdem-se. Também ainda não consegui perceber como exporto os dados p Excel.

Estou a ganhar coragem para ver se ainda antes do final do ano avanço com a conversão.

Abraços

odraciR
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 03 dez 2019, 00:45

Estou quase a entregar o carro para a conversão, mas, surgiu-me uma dúvida de última hora e para a qual solicito que, se possível, me esclareçam:

É ponto assente que vou optar pela injeção líquida Kit GPL Vialle LiquidSI

Relativamente ao sistema de lubrificação de válvulas estava inclinado para instalar o Kit de lubrificação electrónica V-Lube Sequent Valve + (plus), igual ao do @Lpway, mas, em contacto com um instalador fui aconselhado por este a instalar apenas o kit eletrónico com bomba, também, da marca V-Lube.

O que acham? Valerá a pena gastar mais perto de €100 e optar por instalar o sistema electrónica V-Lube Sequent Valve + (plus)?
Se me puderem dar as vossas opiniões, agradeço.

Também ficou mais ou menos assente que a gasolina entra às 4000 RPM.

Veem necessidade de tratar de mais algum detalhe?
Obrigado.

lpway
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por lpway » 03 dez 2019, 07:34

Viva!

A minha escolha explica-se com a documentação que encontrei do próprio doseador e deste pedaço do tópico por onde comecei.

Seria interessante perceber o porquê desse conselho, quais as razões que o levam a inclinar-se mais para um do que para outro, sem esse informação não podemos confirmar ou rebater.

Abraço!
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

rdd48856
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por rdd48856 » 03 dez 2019, 20:38

Se fosse hoje iria para o sequencial...não confio na aranha para fazer a divisão do fluxo.
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sparrow
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por sparrow » 03 dez 2019, 23:17

Se puder partilhar o valor em que vai ficar a conversão agradeço.

Quando eu puder avançar para a conversão da minha Auris HSD o valor deve ser equivalente.

odraciR
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 04 dez 2019, 12:23

Vamos ver se consigo explicar a informação que me foi fornecida sobre a diferença do sistema de lubrificação de válvulas eletrónico Sequent Plus (+), face ao sistema também eletrónico, mas, com bomba:

a) Enquanto o 1º tem 4 saídas na própria Centralina que depois faz a distribuição para cada uma das válvulas,

b) O 2º equipamento tem apenas 1 saída, só no centro do coletor, sendo que o que o instalador depois faz é acrescentar 1 divisor com 4 saídas.

Não sei se consegui transcrever exatamente a diferença entre os dois equipamentos, mas, penso q é isto o q o instalador me disse, bem como sendo a solução b) menos onerosa acabaria por fazer o mesmo efeito da solução a).

Se os especialistas me poderem aconselhar acerca de qual equipamento será melhor optar, agradeço.

@sparrow: pela conversão tenho um orçamento a variar entre € 2.000 a € 2.100

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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por lpway » 04 dez 2019, 14:25

odraciR Escreveu:
04 dez 2019, 12:23
a) Enquanto o 1º tem 4 saídas na própria Centralina que depois faz a distribuição para cada uma das válvulas,
Esta distribuição é feita tendo como parâmetros de entrada os estados dos injectores GPL, quer isto dizer que apenas o tubo associado ao injector GPL que está a injectar naquele momento debita óleo de lubrificação para a câmara de combustão, os restantes não debitam porque os injectores não estão activos.
odraciR Escreveu:
04 dez 2019, 12:23
b) O 2º equipamento tem apenas 1 saída, só no centro do coletor, sendo que o que o instalador depois faz é acrescentar 1 divisor com 4 saídas.
Não havendo regulação da distribuição do líquido pelos 4 tubos não se pode saber se os cilíndros estão a ser lubrificados todos por igual ou se, por influência da posição dos tubos, da gravidade, da temperatura, etc etc uns tubos levam mais líquido de lubrificação que outros.
A lubrificação acontece independentemente dos tempos de combustão, ou seja, é injectada lubrificação por exemplo quando a válvula de escape está aberta o que não faz sentido nenhum.

Sabemos que devemos gastar 100mL de óleo por cada 100L de GPL, com a opção a) sabemos que esse rácio acontece da forma mais eficiente possível porque o óleo é gasto apenas nas câmaras onde a mistura de combustível e ar está a entrar para fazer a combustão. Com a opção b) parte desses 100mL não serão usados para lubrificação porque, como disse antes, podem estar a entrar quando a câmara quando esta está a expelir os gases de escape ou a fazer a combustão.

O melhor é o a) sem sombra de dúvida. Se compensa a diferença? Não sei... existem por aí muitos milhares de kms feitos com distribuidores em aranha ou mesmo manuais... Acho que é mesmo uma questão de "fé" ou de carteira mais que uma questão pragmática.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por rdd48856 » 04 dez 2019, 18:59

É mais complicado do que isso...

Pelo que percebi o instalador está a comparar "alhos com bugalhos".

Uma coisa é a existência ou não de bomba...os sistemas sem bomba, mesmo eletrónicos, dependem do vácuo do motor para aspirarem o lubrificante, por isso não podem ser utilizados em motores sobrealimentados, e o doseamento, mesmo em motores atmosféricos, não é tão preciso.

Outra coisa é o número de saídas do doseador, pode ser uma (sistema monoponto) ou várias(sistema multiponto).

Na situação a) temos um sistema multiponto sem bomba, enquanto na situação b)temos um sistema monoponto com bomba.

Resumindo, nenhum dos dois resolve completamente o problema.

Na situação a), como o sistema não tem bomba, basta haver uma pequena assimetria no vácuo de cada um dos coletores para o doseamento não ser uniforme.

Na situação b), como não existe um controlo independente para cada cilindro, o doseamento é correto até ao coletor ou até à aranha, mas a partir dai nada garante que seja simétrico.

Junte os dois sistemas e tem o que eu recomendei: um sistema multiponto com bomba, que seria uma situação c)

Aqui(saliento o +pump): http://www.v-lube.com/produkte/lpg-cng- ... quent-plus.

Entre a situação a) e a b) venha o diabo e escolha, embora me pareça que talvez ainda assim a a) seja melhor.
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 05 dez 2019, 16:20

Peço desde já desculpa se lancei alguma confusão sobre este tema, ou se fui eu que transmiti mal o que o instalador me disse, o que se calhar foi o mais provável, mas, face às explicações do @Lpway e do @rdd48856, as quais desde já agradeço, parece-me obvio que a opção a) é claramente melhor e mais eficiente que a opção b), pelos motivos apontados, o que para um leigo como eu na matéria é percetível.

Mas desculpem lá a m/ ignorância.
Face ao relato do @rdd48856 fiquei com a ideia de haver ainda uma opção melhor, denominada "ELECTRONIC VALVE SAVER KIT SEQUENT PLUS (+ PUMP)", mas, pergunto:
O sistema/equipamento indicado acima pelo @rdd48856
http://www.v-lube.com/produkte/lpg-cng- ... quent-plus

Não é igual ao indicado também acima pelo @Lpway?
electronic_valve_saver_sequent_plus_EN (1).pdf
É que parece-me que sim, pois ambos têm o mesmo nome!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

lpway
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por lpway » 05 dez 2019, 16:21

Sim, é a mesma coisa ;)
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por rdd48856 » 05 dez 2019, 22:40

É, mas não é o indicado pelo instalador, pois este é sequencial com bomba.

E não há confusão, há mesmo esses sistemas todos.
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por rdd48856 » 06 dez 2019, 09:31

O que o instalador parece estar a referir é este, que é sequencial mas não tem bomba e por isso é mais barato:

http://www.v-lube.com/produkte/lpg-cng- ... it-sequent
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por lobito » 06 dez 2019, 10:43

Acho que o instalador está a propor ambos com bomba (até porque ao que parece pretende limitar o funcionamento a GPL quando acabar o aditivo ou não houver reposição, pelo menos é uma das condições que a Toyota impõe), um sequencial e outro com uma saída mas com divisor para os 4 cilindros. Para perceber, sempre que diga "Plus" é com bomba e estes serão sempre os mais indicados. Quanto aos sequenciais, injetam por um canal de cada vez, ou seja a quantidade de aditivo administrada é superior à vez em cada cilindro mas não respeita propriamente a sequencia de abertura dos cilindros. Ambos estão diretamente ligados aos tempos de injeção dos injetores de GPL mas não á sequencia.
imaginem uma certa quantidade de aditivo, por exemplo 4ml que é administrado ao motor num período de 4s (interpretem isto academicamente os valores não são estes). No caso do sequencial, a cada segundo e sequencialmente (daqui o nome) 1 ml em cada cilindro. No cado duma saída com distribuidor, é administrado 1 x 1ml a cada segundo divido pelos 4 cilindros.
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Re: TOYOTA C-HR 1.8 Híbrido - odraciR

Mensagem por odraciR » 09 dez 2019, 00:50

Tiradas as dúvidas sobre qual o sistema de lubrificação de válvulas a instalar, já me decidi em avançar com a conversão da minha viatura.
Irei entregá-la para a próxima semana.
Sendo assim irei optar por instalar:

- Kit GPL Vialle LiquidSI;
- Kit de lubrificação Electronic Valve Saver Sequential PLUS (+ PUMP) da V-LUB;
- O Bocal de abastecimento será em principio fixo;
- O depósito será um de 44 L brutos.

Espero ter tomado uma boa opção, da qual não me venha a arrepender!
Agradeço todos os contributos recebidos, especialmente ao @Lpway, @rdd48856 e @lobito.

Abraços!

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