Ajuda na compra a veículo a GPL usado

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
manu3
Recém-chegado
Registado: 19 nov 2020, 09:52
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Ajuda na compra a veículo a GPL usado

Mensagem por manu3 » 20 nov 2020, 10:21

Boas,

Estou a pensar comprar um carro a GPL. Vi um Honda accord de 1999 a gpl de 150 cv, 2150 de cilindrada, com 360 000 kms.
Tem instalação de GPL homologado já de dístico verde .

Tenho algumas questões:
  • O GPL dá-se bem com esta cilindrada toda? E com este carro?
  • Com esta cilindrada ainda pago um bom IUC, é possível pagar menos ISV e IUC por comprar um carro com menores emissões de CO2?
  • Como descubro se é a injeção líquida ou gasosa?
  • Conhecem/recomendam algum mecânico que faça uma revisão rapidinha ao carro? (Zona Lisboa/Santarém) Gostava de o levar a uma oficina para obter opinião de alguém especializado antes de o comprar.
  • Tenho um mecânico que pode ir comigo ver o carro mas ele não percebe de GPL. Vale a pena?
  • Se comprar o carro, depois faz sentido fazer revisão/manutenção num mecânico que não seja GPL (e a parte do GPL fazer noutro mecânico que entenda de GPL) ou faço só no mecânico GPL?
  • Como verifico se está tudo legal e em ordem com o GPL?
  • Como confirmo que é mesmo GPL e não é por ex. GNC?
  • Mais algumas dicas extra na parte do GPL? (Por ex. ver afinação das válvulas GPL, etc...)

Obrigado desde já

KarismatikPT
Utilizador Junior
Registado: 05 nov 2020, 14:00
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Ajuda na compra a veículo a GPL usado

Mensagem por KarismatikPT » 21 nov 2020, 19:51

Boas,

Ainda sou novo nestas andanças do gpl, pelo que haverá ppl com muito mais experiência para te responder acerca das questões do gpl. Quanto às outras questões:

Com esta cilindrada ainda pago um bom IUC, é possível pagar menos ISV e IUC por comprar um carro com menores emissões de CO2?
ISV só é pago em carros novos ou para legalizar carros importados...
Quanto ao IUC, vai a este link e faz uma simulação. O CO2 só entra nas contas do IUC para carros a partir de 2007, julgo eu...
https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc/

Tenho um mecânico que pode ir comigo ver o carro mas ele não percebe de GPL. Vale a pena?
Vale SEMPRE a pena levar mecânico. Apesar de ter kit gpl, o motor não deixa de ser a gasolina. Além de que o olho e ouvido treinado pode sempre detectar problemas, ainda para mais com o carro a ter já 21 anos e 360000km...

Se comprar o carro, depois faz sentido fazer revisão/manutenção num mecânico que não seja GPL (e a parte do GPL fazer noutro mecânico que entenda de GPL) ou faço só no mecânico GPL?
As revisões são diferentes e têm timings diferentes, pelo que tenho lido por aqui as revisões gpl são de 20 em 20mil kms. A revisão do motor, em princípio é mais frequente, de 5 em 5 ou de 10 em 10mil. Mas se deres uma vista de olhos nos vários diários de bordo(DB) aqui do fórum vais ficar a par do assunto.

Agora na minha opinião não é um bom negócio comprar um carro com 21 anos e 360000kms... Mas se gostas do carro e estiver em bom estado força nisso.
Espero ter ajudado. :)

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 21 nov 2020, 19:57

Carro com essa Idade, motor Honda que tem válvulas macias, mesmo com kit de lubrificação....eu não arriscaria.
Também com essa cilindrada ... iria gastar de 12 litros para cima.... lá se vai a poupança do gpl.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 21 nov 2020, 23:19

Honestamente, eu procuraria outro carro.
21 anos são anos a mais...
360.000 km também são km a mais...

Boa sorte com a procura ;-)

Edit: numa segunda leitura constatei que me desviei às perguntas, que eram sobre o GPL...
As dúvidas relativas ao GPL esclarecem-se da mesma forma que as relativas ao carro em si. Consulta da documentação legal do veículo, e verificação das designações (ou números de série) dos equipamentos.
Um mecânico dá sempre jeito, mas na ausência de um especializado em GPL pode sempre perguntar em que oficina eram feitas as revisões ao sistema e pedir o contacto para os consultar. Se tiver dificuldades em obter essa informação do vendedor, já é mau sinal...

Responder