Auris TS Híbrido a GPL - primeiras impressões e dúvidas de um leigo

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
tmpcp
Recém-chegado
Registado: 30 nov 2021, 10:27
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS Hybrid
Ano: 2015

Auris TS Híbrido a GPL - primeiras impressões e dúvidas de um leigo

Mensagem por tmpcp » 13 jan 2022, 23:31

Boa noite

Venho de um Toyota Yaris 1.4 d4d, que despachei com muita pena minha, mas pelo aumentar da família e, sobretudo, pelos problemas que o filtro de partículas já me estava a dar (carro de 2014 tinha +/- 89.000kms) troquei por um Toyota Auris TS Híbrido de 2015 com 79.000kms. Dado que consegui um bom preço pela nova máquina, e visto que no local onde resido (Alcácer do Sal) existem muitas subidas/descidas, com cerca de 30kms diários (ficava a cerca de €120 de gasolina todos os meses) optei por instalar GPL, neste caso na FrontFuels que não fica longe do sítio onde moro. No primeiro depósito de cerca de 32l (ficou a €30) consegui fazer quase 600kms. O que noto, no entanto, é que o ponteiro da gasolina também tem vindo a baixar. Por exemplo: no início desta semana, meti €10 de gasolina (aprox 1/4 de depósito) e neste momento é quinta-feira e encontro-me com 1/8 de depósito. Por este ritmo, mais dois-três dias estou na reserva outra vez... Importa referir que as temperaturas bem frescas por estes dias podem ter sido determinantes para que isto aconteça. Pergunto se é normal?
Outra coisa é a inconstância no contador (bóia) do GPL. Quando meti os tais 30l, o medidor ficou cheio (4 traços) mesmo levando em conta que o depósito tem 60l. Durante uma semana, foi uma montanha russa de medições - ora andou pelos 4-3 traços, ora andou com um traço verde ou vermelho, consoante o estado de espírito da bóia... Pergunto se é normal? :)
Para terminar, a instalação não contemplou kit de lubrificação de válvulas, mas visto que vou fazer a revisão dos primeiros 1.500kms na FrontFuels pretendo instalar nessa altura pois não quero correr riscos. É a melhor opção?

Todas as opiniões construtivas serão bem recebidas :)

Biju
Cidadão Virtual
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Re: Auris TS Híbrido a GPL - primeiras impressões e dúvidas de um leigo

Mensagem por Biju » 14 jan 2022, 10:49

Boa opção.
Qual o kit GPL que tem instalado?

JedyKnight
Utilizador
Registado: 05 jun 2012, 20:51
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSI
Marca do Veículo: Alfa Romeo
Modelo: Giulietta
Ano: 2011

Mensagem por JedyKnight » 14 jan 2022, 23:52

tmpcp Escreveu:
13 jan 2022, 23:31
Boa noite

Venho de um Toyota Yaris 1.4 d4d, que despachei com muita pena minha, mas pelo aumentar da família e, sobretudo, pelos problemas que o filtro de partículas já me estava a dar (carro de 2014 tinha +/- 89.000kms) troquei por um Toyota Auris TS Híbrido de 2015 com 79.000kms. Dado que consegui um bom preço pela nova máquina, e visto que no local onde resido (Alcácer do Sal) existem muitas subidas/descidas, com cerca de 30kms diários (ficava a cerca de €120 de gasolina todos os meses) optei por instalar GPL, neste caso na FrontFuels que não fica longe do sítio onde moro. No primeiro depósito de cerca de 32l (ficou a €30) consegui fazer quase 600kms. O que noto, no entanto, é que o ponteiro da gasolina também tem vindo a baixar. Por exemplo: no início desta semana, meti €10 de gasolina (aprox 1/4 de depósito) e neste momento é quinta-feira e encontro-me com 1/8 de depósito. Por este ritmo, mais dois-três dias estou na reserva outra vez... Importa referir que as temperaturas bem frescas por estes dias podem ter sido determinantes para que isto aconteça. Pergunto se é normal?
Outra coisa é a inconstância no contador (bóia) do GPL. Quando meti os tais 30l, o medidor ficou cheio (4 traços) mesmo levando em conta que o depósito tem 60l. Durante uma semana, foi uma montanha russa de medições - ora andou pelos 4-3 traços, ora andou com um traço verde ou vermelho, consoante o estado de espírito da bóia... Pergunto se é normal? :)
Para terminar, a instalação não contemplou kit de lubrificação de válvulas, mas visto que vou fazer a revisão dos primeiros 1.500kms na FrontFuels pretendo instalar nessa altura pois não quero correr riscos. É a melhor opção?

Todas as opiniões construtivas serão bem recebidas :)
Se queres ter a certeza que não é o frio, liga o carro e espera os minutos necessarios para passar para GPL. Não te esquecas que se comecas andar com o carro a frio, ele gasta bem mais .. ainda por cima se começares logos esses kms são feitos a gasolina. A não ser que tenhas um kit de injecção liquida, ele no inverno vai gastar sempre mais.
Tens um deposito de 60l e so metes 30? algo esta mal ai. Digo eu que o normal seria +-42l. Tens a certeza que é de 60l? Ele a subir e descer é normal, porque é literalmente uma boia .. e o gpl também "flutua" a medição conforme a temperatura.
Eu sou sempre a favor de lubrificação ..precisando ou não, mal não faz. Mete é electronica..

Pdroliveira
Utilizador
Registado: 21 ago 2019, 12:27
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle Si
Modelo: Auris Hibrida

Mensagem por Pdroliveira » 15 jan 2022, 13:44

Se for um sistema Gasoso, conta gastar de gasolina entre os 0,5 a 1 litro aos 100 kms.
Não ligues ás luzes do depósito do GPL.
Enche o depósito de GPL até ao máximo e valida os kms que faz, mas como um depósito de 60 litros brutos, consegues colocar aproximadamente 50 litros, esses 50 litros consegues sempre + de 700 kms .
Em relação ao kit de lubrificação é sempre aconselhável, não se perde por ter.
Eu no meu coloquei o Kit de lubrificação eletrónica com bomba da V Live custou 195€.

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

tmpcp
Recém-chegado
Registado: 30 nov 2021, 10:27
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Modelo: Auris TS Hybrid

Mensagem por tmpcp » 17 jan 2022, 15:55

Biju Escreveu:
14 jan 2022, 10:49
Boa opção.
Qual o kit GPL que tem instalado?
Ando há dias à procura do papel com os componentes instalados, mas não os encontro em lado nenhum. LPGTech diz alguma coisa? :smile:
JedyKnight Escreveu:
14 jan 2022, 23:52
Se queres ter a certeza que não é o frio, liga o carro e espera os minutos necessarios para passar para GPL. Não te esquecas que se comecas andar com o carro a frio, ele gasta bem mais .. ainda por cima se começares logos esses kms são feitos a gasolina. A não ser que tenhas um kit de injecção liquida, ele no inverno vai gastar sempre mais.
Tens um deposito de 60l e so metes 30? algo esta mal ai. Digo eu que o normal seria +-42l. Tens a certeza que é de 60l? Ele a subir e descer é normal, porque é literalmente uma boia .. e o gpl também "flutua" a medição conforme a temperatura.
Eu sou sempre a favor de lubrificação ..precisando ou não, mal não faz. Mete é electronica..
A gasolina aguentou o fim de semana todo na reserva, isto porque lá liguei a máquina uns minutos antes de arrancar, poupando-me bastante gota nos primeiros quilómetros. Tenho feito todos os dias e, ao que parece, faz toda a diferença. Quando arranco, já vai a GPL. Quanto ao depósito sim, meti 30l porque não quis meter mais, mas na oficina disseram que o limite do depósito são 80% dos 60l... Quando estiver cheio, o depósito tem um mecanismo que suspende automaticamente o abastecimento. A situação da boia, já vi que a mesma oscila bastante até em subidas/descidas, mas vivo bem com isso :smile:
O kit que tenho instalado é de Injeção Sequencial Gasosa. Info do instalador:
"O kit de injeção sequencial, é totalmente controlado eletronicamente, o que permite uma melhor regulação da mistura ar/combustível (mais rendimento e melhores consumos). A entrada do combustível é feita no coletor de admissão (antes da cabeça do motor) evitando assim os retornos de chama “raters”. Este sistema foi fabricado tendo em conta as novas normas Euro 5."
Pdroliveira Escreveu:
15 jan 2022, 13:44
Se for um sistema Gasoso, conta gastar de gasolina entre os 0,5 a 1 litro aos 100 kms.
Não ligues ás luzes do depósito do GPL.
Enche o depósito de GPL até ao máximo e valida os kms que faz, mas como um depósito de 60 litros brutos, consegues colocar aproximadamente 50 litros, esses 50 litros consegues sempre + de 700 kms .
Em relação ao kit de lubrificação é sempre aconselhável, não se perde por ter.
Eu no meu coloquei o Kit de lubrificação eletrónica com bomba da V Live custou 195€.

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
A ideia é mesmo por o kit de lubrificação, no meu caso fica em mais €200... Compensa se evitar quaisquer danos futuros à máquina.

Responder