Astra GTC 2.0turbo 200cv , kit GPL OPTIMA NANO

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
JeronimoGTC
Recém-chegado
Registado: 03 dez 2022, 20:34
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra GTC 2.0turbo
Ano: 2005

Astra GTC 2.0turbo 200cv , kit GPL OPTIMA NANO

Mensagem por JeronimoGTC » 03 dez 2022, 20:56

Viva.
Tenho um Astra h GTC 2.0turbo, 200cv, com kit GPL instalado, da marca OPTIMA NANO, com kit de lubrificação de valvulas incluido .
Nao entendo muito desta matéria, mas pelo pouco que li, parece um sistema de boa qualidade.

No entanto tenho algumas dúvidas:
1- dá,me ideia que quando circula a GPL o carro parece notoriamente mais lento, nao parecendo ter os 200cv, algo que não seria expectável com os sistemas de GPL modernos. Será mesmo assim?

2- uma reprogramação da centralina, ainda que bastante ligeira, influenciaria negativamente o funcionamento a GPL?

Obrigado

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Astra GTC 2.0turbo 200cv , kit GPL OPTIMA NANO

Mensagem por pcta » 05 dez 2022, 08:44

Esse motor é de injeção directa?
Para uma condução normal, não deve notar diferença entre os combustíveis.
Quando quiser apertar ... use a gasolina.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por mpsfilho » 05 dez 2022, 22:32

JeronimoGTC Escreveu:
03 dez 2022, 20:56
Viva.
Tenho um Astra h GTC 2.0turbo, 200cv, com kit GPL instalado, da marca OPTIMA NANO, com kit de lubrificação de valvulas incluido .
Nao entendo muito desta matéria, mas pelo pouco que li, parece um sistema de boa qualidade.

No entanto tenho algumas dúvidas:
1- dá,me ideia que quando circula a GPL o carro parece notoriamente mais lento, nao parecendo ter os 200cv, algo que não seria expectável com os sistemas de GPL modernos. Será mesmo assim?

2- uma reprogramação da centralina, ainda que bastante ligeira, influenciaria negativamente o funcionamento a GPL?

Obrigado
Olá @JeronimoGTC Bem-vindo.
Em principio quase de certeza que o motor não será DI,. também não é de estranhar se perder alguma potencia relativamente para a gasolina.

No meu entender o motor já tem prestações de sobra e não precisará de "vitaminas" no entanto, acrescento que, se o propósito é o de grandes "cavalgadas" o GPL não se coaduna com esse propósito, ou seja, o GPL é para economizar, quando quiseres acelerar aconselho que o faças a gasolina, ou, caso contrário, terás um motor com menor durabilidade.
Agora, se nos puderes informar com quantos km já conta esse motor? assim como, quais os consumos que faz a gasolina e a GPL? ou seja, fala-nos mais sobre pormenores do carro e do sistema :GPL: e depois vai perguntando por algo que tenhas duvidas que nós dentro do possível iremos ajudar a esclarecer.
Boa sorte com a máquina e desculpa a minha frontalidade :-D

,

JeronimoGTC
Recém-chegado
Registado: 03 dez 2022, 20:34
Distrito onde reside.: Braga
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Astra GTC 2.0turbo
Ano: 2005

Mensagem por JeronimoGTC » 06 dez 2022, 18:44

Boa tarde.
Obrigado pelas respostas.
O carro anda de facto muito bem, e apenas fiz o teste GPL vs Gasolina para perceber a realidade.
Para grandes aceleradelas, sera obviamente melhor usar a gasolina.

Ainda nao consigo perceber bem os consumos, mas para terem ideia, com 20eur de GPL faço mais ou menos 270km, 80% estrada nacional, a cumprir os limites.

O motor é o famoso Z20ler da Opel, reconhecido pela sua fiabilidade e performance.
Tem, atualmente, cerca de 200mil km.

Obrigado

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: ALEX-IDEIA
Marca do Veículo: Jaguar
Modelo: F-PACE 30T
Ano: 2018

Mensagem por lobito » 12 dez 2022, 19:59

Boas. Em principio não deveria sentir essa falta de potência a GPL, pode passar pelo instalador e verificar os mapas de gás e gasolina a ver se estão coincidentes.

Responder