Qual o melhor GPL?

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Jeronimo81
Recém-chegado
Registado: 10 nov 2014, 12:11
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 1.6 GTI
Ano: 2002

Qual o melhor GPL?

Mensagem por Jeronimo81 » 14 nov 2014, 09:03

Bom dia malta...

tenho algumas dúvidas relativamente à existência (ou não) de diferenças entre as várias marcas de GPL existentes no nosso país...
eu tenho carro a GPL há apenas uma semana, e daí decidi perguntar a vossa opinião sobre o melhor GPL para meter no meu carro (Peugeot 206 1.6 GTI) ...

eu tenho abastecido aqui na zona entre Braga e Ponte de Lima, na bomba da ESSO (a 0.63 €) ou na BOMBAGÁS (0.62 €) ...os preços são bem mais acessíveis que na REPSOL (0.75 €)...a minha dúvida é:

- VAelrá mesmo a pema pagar mais caro? será que notam diferenças e "rende" mais?

Vocês como utilizadores comuns e experientes em GPL , talvez me possam esclarecer...obrigado ;)

adolpho_4ppl
Utilizador Junior
Registado: 16 mar 2010, 16:06
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do Veículo: Seat
Modelo: LEON 1.6
Ano: 2007

Re: Qual o melhor GPL?

Mensagem por adolpho_4ppl » 14 nov 2014, 10:40

Dependendo das bombas repsol , mas normalmente o gpl da repsol rendeu-me no máx. 5% em km´s (testado por mim comparando com jumbo e galp) mas não justifica diferenças de 10ct´s/lt...
eu abasteço onde é mais barato...

rara
Cidadão Virtual
Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Mensagem por rara » 14 nov 2014, 11:03

Jeronimo81 Escreveu:Bom dia malta...

tenho algumas dúvidas relativamente à existência (ou não) de diferenças entre as várias marcas de GPL existentes no nosso país...
eu tenho carro a GPL há apenas uma semana, e daí decidi perguntar a vossa opinião sobre o melhor GPL para meter no meu carro (Peugeot 206 1.6 GTI) ...

eu tenho abastecido aqui na zona entre Braga e Ponte de Lima, na bomba da ESSO (a 0.63 €) ou na BOMBAGÁS (0.62 €) ...os preços são bem mais acessíveis que na REPSOL (0.75 €)...a minha dúvida é:

- VAelrá mesmo a pema pagar mais caro? será que notam diferenças e "rende" mais?

Vocês como utilizadores comuns e experientes em GPL , talvez me possam esclarecer...obrigado ;)
A malta ajuda e tal, mas tens de ser tu a "descobrir" isso, daqui a uns tempos já tens uma ideia do quanto gasta o teu carro, até lá, e atenção que isto é apenas um conselho, atesta em qq sitio e segue, senão vais ficar maluco.... :D :D

Eu fiz isso no meu, e andava a coçar a cabeça, e ali é -5cts e faz mais 8kms e o caneco, passava mais tempo a fazer contas do que a conduzir... 8-} 8-}

Agora que já sei quanto gasta, é chegar e abastecer, leva 65litros, a partir dos 430kms é lucro... :ymparty: :ymparty:

Regra geral, o Gpl da Repsol tem tendencia a ser melhor, mas já tens umas quantas bombas com a marca Repsol em que o gpl não é Repsol... :(
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!

timfusion
Cidadão Virtual
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Lexus
Modelo: GS300

Mensagem por timfusion » 14 nov 2014, 11:21

Só não abasteço Repsol, quando realmente não tem jeito...

Outro dia fui até a Gueifães, experimentar o gas da Gasprocar da bomba cepsa...deu menos 30 km de autonomia :shock:
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micro|PicassoBRC|S70Micro|MeganePrins| Primera Prins |Sharan 1.8T Prins|SafranePrins|Galaxy/VECTRA/Lexus GS300 OPTIMA

rara
Cidadão Virtual

Mensagem por rara » 14 nov 2014, 11:41

timfusion Escreveu:Só não abasteço Repsol, quando realmente não tem jeito...

Outro dia fui até a Gueifães, experimentar o gas da Gasprocar da bomba cepsa...deu menos 30 km de autonomia :shock:
E o preço quanto foi? :-? :-?

Vou tentar imitar o BlueCat, vamos lá ver como me safo:

Gpl Galp São João da Talha : preço 0.714€
Gpl Repsol 2a Circular : preço 0.759€

Considerando o já conhecido consumo com Galp, vamos comparar com o da Repsol,usando o custo por km se perceber melhor a coisa:

Com Galp, metendo os 65litros,ficava a 46.41€ - faz 433kms, média de 15Lts - custo por km 0.107€.
Com Repsol, os mesmo 65litros, 49.33€ - ??

Vemos portanto uma diferença de 2.92€ entre Galp e Repsol, a cada deposito.

Fazendo as continhas, para a Repsol no meu caso, contra os 433kms da Galp, com Repsol tinha de fazer 461km só para empatar as contas, para valer a pena tinha de fazer acima de 461kms... o que me parece muito. 65litros, 461kms, ficava com média de 14,09 e uns trocos... :-? :-?

Não considerei os descontos de -6cts que tenho em ambos os postos pq ia dar a mesma diferença,mas se na Galp de Vale de Figueira usar os -10cts do Continente, a Repsol tinha de penar muito para lá chegar... :ymparty: :ymparty:

Resumidamente, contra os 433kms Galp, precisava de 493kms Repsol, com média de 13.1Lts... 8-} 8-} 8-}

Cada caso é um caso, analizem e vejam se vos compensa...

Jeronimo81
Recém-chegado
Registado: 10 nov 2014, 12:11
Distrito onde reside.: Braga
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 1.6 GTI

Mensagem por Jeronimo81 » 14 nov 2014, 12:10

realmente há que analisar.... o meu depósito leva 40 litros e faço cerca de 450km com ele... não é muito mau mas podia ser melhor...

No entanto, nas bombas que referi atesto o depósito com cerca de 25 euros (na Repsol com 25 euros meto 33,5 litros, ou seja, menos 6 litros )

fazendo as contas, com o GPL "barato" fica o custo por KM a 0.0555 €...não me parece mau, tendo em conta que o meu carro é um 206 1.6 GTI

...melhor, so s tentar melhorar a média... mas não devo conseguir menos de 9 a GPL....

IceWolF
Cidadão Virtual
Registado: 26 nov 2008, 15:10
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 2 1.6 16v

Mensagem por IceWolF » 14 nov 2014, 12:20

Jumbo ou Repsol (original), é a mesma coisa.... vêm ambos de Espanha, com as mesmas concentrações....

Repsol Nacional, é distribuído por um instalador Nacional, é quase igual ao Espanhol, não sei a origem dele, mas o rendimento é idêntico.

Galp, no meu carro nem pensar, parece que fica com menos de metade da potência, e gasta o dobro do combustível, até que a mim dava-me jeito, devido ao desconto para o continente. O instalador disse-me que em principio resolvia-me esse problema quando fosse a revisão dos 15 mil km's, para levar o depósito cheio com GPL da Galp, e resolvia o problema...

É que Galp, usa 100% propano, e Repsol/Jumbo, tem mistura de butano..... por norma isso reflecte-se no preço final (butano é mais caro do que propano), mas para mim compensa, tenho desconto de 5 centimos da Repsol, aqui na zona subiu para 0.739, fica-me a 0.689l de GPL, quando tenho depósito para chegar a Guimarães, já que vou lá ver os sogros de 15 em 15 dias, aproveito e abasteço no Jumbo de lá, que neste momento está a 0.599l.

rara
Cidadão Virtual

Mensagem por rara » 14 nov 2014, 13:00

IceWolF Escreveu:Galp, no meu carro nem pensar, parece que fica com menos de metade da potência, e gasta o dobro do combustível, até que a mim dava-me jeito, devido ao desconto para o continente. O instalador disse-me que em principio resolvia-me esse problema quando fosse a revisão dos 15 mil km's, para levar o depósito cheio com GPL da Galp, e resolvia o problema...
Faz o que o FF fez ao meu, equipara as coisas,por isso é que o meu a gota bebe 10 e a Gpl 15.... :ymparty: :ymparty:

Se meter Repsol acordam mais 20cvs, mas assim não é justo para o tractores... =)) =))

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por rafsantos » 16 nov 2014, 00:13

Então o GPL do Jumbo é Repsol? Como é possivel ter assim um preço tão baixo?

IceWolF
Cidadão Virtual
Registado: 26 nov 2008, 15:10
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 2 1.6 16v

Mensagem por IceWolF » 16 nov 2014, 10:32

Não digo que seja Repsol...

Mas vêm do mesmo País.... Espanha, onde lá existem normas para a composição do GPL, e tem que levar Butano a mistura, assim como quase em toda a Europa.... Portugal é a excepção do costume, e as grandes, como Galp, BP e algumas outras, usam propano puro, sem mistura de Butano, e é aí que está a diferença...

Existem alguns postos Repsol que usam GPL de origem Nacional, ou seja, quem os abastece é alguém ali dos lados de Ovar (aka Cucu penso eu), que não sei de onde vem o GPL dele, mas também deve vir de Espanha, visto que o rendimento é +- o mesmo.

sousal
Cidadão Virtual
Registado: 22 ago 2008, 20:28
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Berlingo/clio/C1
Ano: 2006

Mensagem por sousal » 16 nov 2014, 12:44

Jeronimo81 Escreveu:realmente há que analisar.... o meu depósito leva 40 litros e faço cerca de 450km com ele... não é muito mau mas podia ser melhor...

No entanto, nas bombas que referi atesto o depósito com cerca de 25 euros (na Repsol com 25 euros meto 33,5 litros, ou seja, menos 6 litros )

fazendo as contas, com o GPL "barato" fica o custo por KM a 0.0555 €...não me parece mau, tendo em conta que o meu carro é um 206 1.6 GTI

...melhor, so s tentar melhorar a média... mas não devo conseguir menos de 9 a GPL....
Ainda é cedo para fazeres essas contas.
Mesmo quando tiveres uma ideia mais certa do consumo este varia a cada depósito, depende de mais factores, temperatura, pressão da bomba etc.
Mesmo a meter no mesmo local existem diferenças de consumos.
Citroen C1 -3,6€
Citroen Berlingo 2 -5,4€
Renault Clio III -4,8€
Custo de GPL / 100km.

Eric
Utilizador Junior
Registado: 01 jan 2012, 22:09
Marca do Veículo: Rover
Modelo: 400 Saloon
Ano: 1999

Mensagem por Eric » 28 jun 2015, 15:44

Vou desenterrar este tópico porque também ando com umas dúvidas sobre a qualidade do GPL.
Ainda ando a GPL há 1000 e poucos kms mas da primeira vez que abasteci, na Galp da Quinta do Paizinho em Carnaxide, parece que fiz mais kms (489.4km com 38l). Tinha visto noutro tópico um utilizador a dizer que o GPL da Galp fazia com que o carro gastasse menos porque tinha mais butano. Afinal é o contrário? @-) Ainda só usei Galp e BP porque tenho desconto nestas duas e também foi porque calhei a passar nessas bombas.

Outra dúvida que tenho é o abastecimento em si, acho que só desta última vez que abasteci na BP é que abasteci até à bomba parar mas mesmo assim o primeiro LED já apagou por volta dos 74 km. Na primeira vez na tal Galp apagou depois dos 100km. Pode ter sido de apanhar mais trânsito ontem.
Há algum "truque" para o abastecimento ser mais rápido? É que eu estive cerca de meia hora a carregar no botão :))

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003

Mensagem por powerslave » 28 jun 2015, 16:10

Quando estavas a abastecer não parou um corolla atrás de ti? :-?

Ao fim do abastecimento e nessa bomba em particular, quando a válvula do depósito dispara, a mangueira dá um ligeiro salto (também é audível um trabalhar diferente da bomba) e o abastecimento torna-se bastante mais lento. Depois da válvula "disparar" não vale a pena estar a insistir pois estás a forçar meter gás para além dos 80% de capacidade útil do depósito... para além de apanhares uma seca medonha ;)

Da última vez que abasteci, foi nessas bombas e estava um rover à minha frente, o meu abastecimento demorou uns 10 minutos no máximo ;)
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 107744km @ 8,17 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

Eric
Utilizador Junior
Registado: 01 jan 2012, 22:09
Marca do Veículo: Rover
Modelo: 400 Saloon
Ano: 1999

Mensagem por Eric » 28 jun 2015, 16:24

Parou! :D Roguei-te tantas pragas! Ahahaha!

Não notei nada de diferente na bomba, pensei que parasse mesmo. Como não parava, deixei ir até aos €25 para ser conta certa.
Obrigado pela dica, vou estar mais atento da próxima vez :)

Henri
Recém-chegado
Registado: 26 jun 2015, 04:09
Marca do Veículo: Suzuki

Mensagem por Henri » 29 jun 2015, 22:58

Aqui perto em canelas tem a Prio que hoje estava a 0.571, pergunto: já alguém abasteceu Prio e notou alguma diferença positiva/negativa?

Responder