Qual o melhor GPL?

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Re: Qual o melhor GPL?

Mensagem por chorao » 21 fev 2018, 14:18

para comparares tens de atestar fora da prio e ver se aumentam os consumos. mas, a ser verdade, podem sempre mudar a composição do GPL no próximo cisterna que lá vá. A lei permite-lhes.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

IvoOliveira
Utilizador
Registado: 11 mar 2011, 02:51
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.4TSI
Ano: 2009

Mensagem por IvoOliveira » 21 fev 2018, 14:42

Também atesto no Jumbo de Coina, moro mesmo aqui ao pé.

@chorao acabando este depósito vou seguir a tua sugestão e voltar a atestar no Jumbo, para comparar a coisa.

joaodias69
Utilizador Junior
Registado: 07 out 2011, 13:00
Distrito onde reside.: Porto

Re: Adaptadores GPL, Adeus Portugal, olá Espanha

Mensagem por joaodias69 » 21 fev 2018, 21:57

Entre BP, Golp, Cepsa, Gasprocar e Jumbo, não vejo grandes diferenças, então abasteço na Cepsa com desconto Deco+.

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 21 fev 2018, 22:29

@IvoOliveira, infelizmente o conhecimento que vamos tendo sobre a composição do nosso GPL é empírico ou oficioso.

O butano e o propano são armazenados em esferas diferentes, para fazer a mistura é necessário equipamento específico.

Tanto quanto sei apenas as instalações herdadas da Shell têm esse equipamento, porque a Shell, devido à experiência que tinha na Holanda, fazia questão em vender mistura.

A Shell vendeu o negócio à Repsol e passou a ser só esta empresa e a OZ (que partilha o uso das instalações) a ter essa possibilidade.

Estas instalações localizam-se na Banática. E isto é confirmado porque o único posto de GPL do país que vende comprovadamente mistura(em Tentúgal) é abastecido a partir dai.

Não sei se em Matosinhos existem instalações similares...não acredito que a Prio tenha equipamento para fazer mistura, mas pode estar a ser abastecida a partir da Banática.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

IvoOliveira
Utilizador
Registado: 11 mar 2011, 02:51
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.4TSI
Ano: 2009

Mensagem por IvoOliveira » 22 fev 2018, 01:35

rdd é mesmo por estas questões que identificas-te que estou a achar está situação estranha.
Já vou no segundo depósito, em postos diferentes da Prio, e a alteração de comportamento mantém-se.

Será que se o propano for de qualidade superior aos restantes, é possível notar este tipo de diferença?

ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual
Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce

Mensagem por ricardo_fcr2005 » 28 fev 2018, 00:10

Eu vou ao que vender mais barato, seja gpl ou gasolina. Se não ficar satisfeito com o comportamento do motor deixa-se de usar aquela marca. Até hoje só deixei de usar bombas específicas por não terem pressão suficiente para encher o depósito. Principalmente em Espanha :mrgreen:
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html

timfusion
Cidadão Virtual
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Lexus
Modelo: GS300
Ano: 2002

Mensagem por timfusion » 28 fev 2018, 05:17

Eu sempre gostei da Repsol, mas neste carro atual tenho feito vários testes entre o GPL do Jumbo e o da Repsol e tenho feito os mesmos kms. E não sinto diferença no comportamento do carro.

Esse kit optima corrige as eventuais diferenças entre os combustíveis e muito provavelmente seja isso.

... Ou então, o próprio jumbo recebe combustível com a mesmo percentual de butano que o da Repsol
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micro|PicassoBRC|S70Micro|MeganePrins| Primera Prins |Sharan 1.8T Prins|SafranePrins|Galaxy/VECTRA/Lexus GS300 OPTIMA

alexandrade
Recém-chegado
Registado: 07 abr 2018, 18:17
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: .
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLK 200K
Ano: 2003

Mensagem por alexandrade » 07 abr 2018, 18:31

Olá a todos.

Comprei um Mercedes CLK 200K com KIT montado recentemente na Gasmotor, no Cartaxo.

As primeiras vezes que atestei o carro foi na bomba do Jumbo de Alfragide, porque claro está, é a mais barata da zona.

Notei que começou a acender a luz do motor, sensor lambda se não me engano. No inicio apenas quando "puxava" por ele, mas depois já nem apagava.

Falei com o mecânico que montou o kit. Disse-me para deixar de usar GPL de "marca branca", pois eram de qualidade duvidosa e que mais valia gastar um pouco mais.

Desde então só uso GALP ou Repsol. A dita luz do motor nunca mais acendeu. Isto deve querer dizer qualquer coisa.

Entre estas duas marcas, não noto grande diferença nos consumos. Normalmente opto pela GALP por causa do desconto do Continente.

Cumprimentos

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 07 abr 2018, 22:37

Disse-me para deixar de usar GPL de "marca branca", pois eram de qualidade duvidosa e que mais valia gastar um pouco mais.
Treta concentrada, o Jumbo é atualmente abastecido pela Galp(que ganhou o concurso de fornecimento), e a bomba de Alfragide é das mais novas do país, por isso nem se quer se põe a questão de haver óleo no GPL proveniente da bomba, o que pode acontecer em postos mais antigos e com fraca manutenção.

Qual é o kit de GPL?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

alexandrade
Recém-chegado
Registado: 07 abr 2018, 18:17
Marca do KIT GPL: .
Modelo: CLK 200K
Ano: 2003

Mensagem por alexandrade » 08 abr 2018, 13:22

Viva,
tenho instalado um LANDI RENZO, Injecção múltipla Seq., 4 cil. Turbo

Pois, eu sei que eles não têm marca própria. A minha pergunta é, se o GPL que vai para o Jumbo é o mm que vai para as bombas da GALP.

Já não abasteço no Jumbo há uns 4-5 meses e entretanto já pode ter mudado a qualidade do GPL.

Uma coisa é certa e não me parece coincidência, a luz do motor nunca mais acendeu, nem com Galp nem com Repsol.

Cumps

bbrjto
Utilizador Frequente
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagem por bbrjto » 08 abr 2018, 14:19

É possível haver diferenças entre um posto da galp e um que é alimentado pela repsol? Neste caso na cooperativa agrícola, que tem marca repsol.
Noto melhores consumos neste posto mas não sei se é apenas coincidência

spit
Utilizador
Registado: 14 mar 2011, 10:35
Marca do KIT GPL: Micromise
Modelo: CLK 200 Kompressor
Ano: 2008

Mensagem por spit » 08 abr 2018, 18:08

alexandrade Escreveu:Olá a todos.

Comprei um Mercedes CLK 200K com KIT montado recentemente na Gasmotor, no Cartaxo.

As primeiras vezes que atestei o carro foi na bomba do Jumbo de Alfragide, porque claro está, é a mais barata da zona.

Notei que começou a acender a luz do motor, sensor lambda se não me engano. No inicio apenas quando "puxava" por ele, mas depois já nem apagava.

Falei com o mecânico que montou o kit. Disse-me para deixar de usar GPL de "marca branca", pois eram de qualidade duvidosa e que mais valia gastar um pouco mais.

Desde então só uso GALP ou Repsol. A dita luz do motor nunca mais acendeu. Isto deve querer dizer qualquer coisa.

Entre estas duas marcas, não noto grande diferença nos consumos. Normalmente opto pela GALP por causa do desconto do Continente.

Cumprimentos

Se nota dif. entre combustíveis de dif. marcas, neste caso com a luz do motor a acender também é fácil de resolver: o mecânico que afine o motor para o combustível mais fraco(marca branca , ou o que seja) e assim fica com o carro em condições para qualquer marca de gaz seja ela boa ou má.
Já agora, qual era o erro que dava quando acendia a luz do motor?
Estes motores são bons para gpl mas têm de ser muito bem afinados, ou seja, requerem alguma paciência do instalador para ficarem em condições.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 abr 2018, 20:44

e entretanto já pode ter mudado a qualidade do GPL.
Não se registaram alterações nos últimos 3 ou 4 meses...provavelmente a centralina foi alterando os corretores.
É possível haver diferenças entre um posto da galp e um que é alimentado pela repsol
@bbrjto, teoricamente sim, a Repsol tem condições técnicas para o fazer...

bbrjto
Utilizador Frequente
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagem por bbrjto » 09 abr 2018, 10:30

Ok, então nos postos da Repsol não é simplesmente o mesmo camião da galp que vem encher o posto exactamente com o mesmo gás que todos os outros. Existe um abastecimento da própria Repsol que faz a sua própria mistura a partir dos seu depósitos e embora em principio seja essencialmente a mesma coisa, possa ser ligeiramente melhor que a de outros postos, certo? A prio imagino que seja a mesma coisa.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 09 abr 2018, 20:03

É possível que por questões de logística pontualmente possa haver partilha de GPL, mas essa não é a regra.

Voltando aos primórdios do GPL-Auto em Portugal, a Shell, de acordo com a longa experiência acumulada na Holanda, onde praticava mistura que variava entre 70% de propano e 30% de butano no Inverno e 60% de butano e 40% de propano no Verão, adquiriu equipamento para fazer a mistura antes de a colocar nos camiões.

Basicamente uma parte era proveniente das esferas de butano e a outra das esferas de propano e depois era mistura, de acordo com a mistura pretendida. A Esso que partilhava as instalações (e que abastecia muitos postos de instaladores também o podia fazer).

A BP e a Galp que detinham em parceria enormes cavernas de armazenamento de propano em Sines que lhes permitiam tirar partido da variação sazonal dos preços (compravam no Verão e vendiam no Inverno) nunca manifestaram o mínimo interesse em fazer mistura.

A Shell foi comprada pela Repsol (que também já tinha GPL-Auto) e os técnicos tentaram continuar a política da Shell, com sucesso variável. Mais recentemente apareceu um esclarecimento da Repsol a dizer que já não praticava mistura.

Por sua vez a OZ comprou a Esso (e os direitos a utilizar o equipamento que permite fazer mistura).

Basicamente é isto.

Responder