Comutação gasolina para gpl

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
mecp
Utilizador Junior
Registado: 26 abr 2009, 14:16
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Ford
Modelo: fiesta
Ano: 2000

Comutação gasolina para gpl

Mensagem por mecp » 03 abr 2016, 18:11

Boa tarde,

A comutação de gasolina para gpl do meu carro quando o motor está frio (exº de um dia para o outro),demora uns 4 minutos.Mesmo durante o dia estando o carro parado mais de uma ou duas horas,a comutação demora uns 2 minutos.Não será muito tempo?.Não se poderá afinar o sistema para comutar a temperatura mais baixa,ou haverá
prejuizo para o funcionamento do carro a gpl. Agradeço a quem me elucide sobre este assunto.

Obrgº

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Comutação gasolina para gpl

Mensagem por j_verne » 03 abr 2016, 20:32

A comutação para GPL depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor, daí a demora adicional com tempo frio (e de manhã).

É um parâmetro que pode ser regulado, mas não convém diminuir muito sob pena de mau funcionamento...

Num instalador vê-se isso facilmente, e logo dizem se dá para baixar ou não ;-)

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 04 abr 2016, 23:55

O sistema (que não sei qual é) deve dar para diminuir esses tempos. Mas 4 minutos desconfio que a água (redutor) está é a custar muito a aquecer, verifique isso. Pode ter o termóstato aberto e não sabia (antes de converter para GPL). Mesmo que só passe aos 35º, 4 minutos para uma temperatura exterior que ronda os 8-12º acho muito.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 05 abr 2016, 08:28

Convem dar indicação sobre o tipo de sistema...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

mecp
Utilizador Junior

Mensagem por mecp » 07 abr 2016, 09:48

Bom dia,

A instalação é recente foi à 15 dias.O kit instalado é o optima com injetores barracuda.De manhã tiro o carro da garagem ,fica em relantim enquanto fecho portas garagem,depois tiro o carro para a rua,fica ao relantim enquanto fecho o portão exterior,sigo viagem e só depoisde uns 400 metros é que passa a gpl.O carro fica de noite na garagem.O carro é um fiesta mk7 1.25 trend
do ano 2011.O anterior carro que tive a gpkl era fiesta 1.25 do ano 2000,e tinha um kit Brc 24 sequente e comutava em 1 a 2 minutos. Aos 2000 km vou fazer a revisão e quero ver se o instalador me consegue reduzir o tempo de comutação para gpl quando o motor estiver frio.Será que consegue-se sem prejudicar o funcionamento a gpl?

Obrg

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por chorao » 07 abr 2016, 09:59

mecp Escreveu:Aos 2000 km vou fazer a revisão e quero ver se o instalador me consegue reduzir o tempo de comutação para gpl quando o motor estiver frio.Será que consegue-se sem prejudicar o funcionamento a gpl?

Obrg
com 64 posts acho que tu já sabes a resposta acecca de prejudicar... mas pergunta ao instalador pois tb gostava de saber se nesses kits dará para mexer no tempo/temperatura de comutação
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

lobito
Cidadão Virtual

Mensagem por lobito » 08 abr 2016, 10:12

Eu continuo a achar que é do aquecimento do redutor, ou por o termostato estar aberto ou alguma falta de circulação de água. Os kits da Optima têm algoritmo de compensação de temperatura quando o GPL estar mais rico a frio (lêem a temperatura do próprio GPL e não só da água), por isso podem passar em pouco tempo para GPL, com 30º ou menos já comutam sem problemas.
Também pode ser um parâmetro na programação. Mas pode passar pelo instalador antes dos 2000 km, se o instalador é quem julgo que seja são 5* e vêm isso no momento.

O tempo que demora com o tirar da garagem, andar os 400 metros, são quê, 3 minutos, mais?

mecp
Utilizador Junior

Mensagem por mecp » 08 abr 2016, 13:10

Boa tarde Lobito,

O instalador é autogaspower de Rui Pereira,na Varziela/Vila do Conde.
O funcionamento do carro a gpl esta igual ao funcionamento a gasolina, mas acho que a comutação com o motor frio depois de muitas horas parado,demora muito tempo a passar para gpl
(3 a 4 minutos) ,o meu carro anterior o fiesta 1.25 ano 2000 kit seguencial Brc demorava metade do tempo.Não sei se será assim mesmo ou se precisa de alguma afinação.

miguelito207
Recém-chegado
Registado: 26 abr 2016, 20:52
Marca do KIT GPL: optima nano
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 207 1.4 95 cv
Ano: 2008

Mensagem por miguelito207 » 27 abr 2016, 22:30

Boas, eu tenho um pegeot 207 com um kit optima nano recentemente ,e ele comuta em 1 /2 minutos,penso que seja mesmo programaçao

Paulo1
Utilizador Junior
Registado: 22 dez 2019, 11:52
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: LANDYRENZO
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: EOS 1.4 122 cv
Ano: 2009

Mensagem por Paulo1 » 08 mar 2020, 17:13

j_verne Escreveu:
03 abr 2016, 20:32
A comutação para GPL depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor, daí a demora adicional com tempo frio (e de manhã).

É um parâmetro que pode ser regulado, mas não convém diminuir muito sob pena de mau funcionamento...

Num instalador vê-se isso facilmente, e logo dizem se dá para baixar ou não ;-)
Boas,
Também estou problemas na comutação. Normalmente de manhã não tenho problemas. Após 2 minutos, faz a comutação (por norma). O problema é se faço um pequeno percurso (ida ao café, por exemplo), ele faz a comutação, e depois paro o carro. 5 minutos depois, arranco, e já não faz a comutação.

Alguma ideia o que poderá ser? Sistema Landirenzo 2017

Obg

lobito
Cidadão Virtual

Mensagem por lobito » 08 mar 2020, 17:28

O tempo de comutação depende da programação e da temperatura do redutor, é este parâmetro que determina quando o sistema (gasoso) passa para GPL. Se um carro tiver o termostato furado (muitas vezes fazem isto quando este componente avaria), então mesmo que a programação esteja a comutar aos 35º, por exemplo, o motor demora muito a chegar a essa temperatura.

Paulo1
Utilizador Junior
Registado: 22 dez 2019, 11:52
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: LANDYRENZO
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: EOS 1.4 122 cv
Ano: 2009

Mensagem por Paulo1 » 08 mar 2020, 17:32

lobito Escreveu:
08 mar 2020, 17:28
O tempo de comutação depende da programação e da temperatura do redutor, é este parâmetro que determina quando o sistema (gasoso) passa para GPL. Se um carro tiver o termostato furado (muitas vezes fazem isto quando este componente avaria), então mesmo que a programação esteja a comutar aos 35º, por exemplo, o motor demora muito a chegar a essa temperatura.
Mas ele faz a comutação bem, a facilmente de manhã....ao fim de 3 minutos. O problema é se paro o carro (a meio da viagem para tomar um café), e depois quando volto, já não comuta....é estranho. Depois a meio da tarde pego no carro, e pode fazer a comutação quase de imediato. Mas tb pode não fazer...é um comportamento estranho....

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 08 mar 2020, 22:28

É de facto estranho, e por isso deverá ter que ser diagnosticado num instalador...

Creio que não adianta estar a tentar adivinhar, quando o diagnóstico pode até ser fácil...

lobito
Cidadão Virtual

Mensagem por lobito » 09 mar 2020, 17:06

Isso realmente já não tem muita lógica, passe pelo instalador para ver se ele consegue simular essa situação.

Responder