Morte anunciada do GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por mpsfilho » 02 ago 2018, 22:11

j_verne Escreveu:
02 ago 2018, 21:51
Não há 'vontades' políticas neste caso, há a necessidade de obter receita.

Que ninguém duvide disso, assim que o GPL deixar de ser combustível de nicho, passará a ter impostos como os outros (provavelmente vai ficar a meio caminho entre uma situação e outra).
E essa sim poderia coincidir com o titulo deste tópico.

Por isso eu continuo a insistir, quanto menos visibilidade o :GPL: tiver melhor! assim está muito bom :-$ .

Apenas necessitamos que adicionem um pouco de Butano e "não se fala mais no assunto" temos bombas em quantidade razoável, somos uma minoria! quero lá saber, estarmos contentes e satisfeitos é o que interessa :-D .

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 03 ago 2018, 07:25

Vá, não façam muito alarido a ver se não se lembram de que o GPL existe :-

sergioadriao
Utilizador Frequente
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT

Mensagem por sergioadriao » 03 ago 2018, 14:50

j_verne Escreveu:
02 ago 2018, 21:51
Não há 'vontades' políticas neste caso, há a necessidade de obter receita.

Que ninguém duvide disso, assim que o GPL deixar de ser combustível de nicho, passará a ter impostos como os outros (provavelmente vai ficar a meio caminho entre uma situação e outra).
Nem mais... Qualquer produto ou serviço que tenha uma procura rigida, ou está sujeito a taxa de impostos elevada, ou pior, aos impostos ainda se juntam monopolio ou cartelização, que no final ainda penaliza mais. Veja-se o gas de consumo domestico... já viram bem o preço de uma garrafa de gas??!!
De resto, para subir preços, seja pela via diracta ou através de impostos, tudo serve de desculpa... ou porque faz mal á saude, ou porque o preço está alinhado com os restantes paises, ou o que entrou na moda desde alguns anos atrás, que é o "utilizador pagador"... E o pior é que na mentalidade cá do burgo, quando não nos toca directamente até batemos palmas.... esquecendo que num "ecossistema fechado", o que afecta os outros vai acabar por nos bater á porta...

Enfim, politiquices á parte, de certa forma ainda bem que o GPL auto anda a passar pelos pingos da chuva... resta saber até quando.
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,92Lt/100+ 0,52Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408

Audi A4 2.0Tdi (B9) 5,01Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,17Lt/100

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 07 ago 2018, 22:59

Nesta discussão há algo que está a passar ao lado...é o chamado "fator cagaço"...tenho vários amigos e conhecidos que recusam liminarmente ter um carro a GPL, isso é um limitador ao crescimento da adesão(e dos preços).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Bifuel
Utilizador Junior
Registado: 08 dez 2017, 14:24
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Kit
Marca do Veículo: Renault

Mensagem por Bifuel » 08 ago 2018, 06:20

Cangaço porquê? Se se for por ignorância.
rdd48856 Escreveu:Nesta discussão há algo que está a passar ao lado...é o chamado "fator cagaço"...tenho vários amigos e conhecidos que recusam liminarmente ter um carro a GPL, isso é um limitador ao crescimento da adesão(e dos preços).

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21

Mensagem por jlmf1 » 08 ago 2018, 18:42

Pode não ser por “ignorância”, o cagaço ou canganço. :smile:
Noutras paragens a determinada altura e durante alguns meses conduzi um carro de empresa a gás natural.
Durante as primeiras semanas andei “preocupado”, apesar de antecipadamente conhecer teoricamente o sistema e existirem na empresa desde há alguns anos veículos gás natural.
Evitava pensar no depósito de gás, mas dei por mim a praticar uma condução ainda mais defensiva. :smile:
Nunca existiu qualquer problema com a frota neste âmbito, mesmo se houve alguns acidentes de circulação.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce

Mensagem por mpsfilho » 08 ago 2018, 19:36

Por falarem em "cagaços" relativos ao gás, por acaso já apanhei alguns e tenho muito respeito por este combustível, sendo que já apanhei alguns sustos mas, não com o que trago no carro, mas, sim com o que tenho sempre presente em casa.

O esquentador já me pregou alguns e o fogão também, não digo que esteja 100% tranquilo com o do carro no entanto, os de casa a que me refiro considero-os bem mais perigosos e poluentes.

Quando falo em poluição é porque parte dos gases queimados pelo fogão ou pelo esquentador ficam dentro de casa, enquanto que no carro vão directamente para o exterior.

Relativamente há gasolina, no carro não me sinto mais seguro com esta do que com o gás, e em casa tenho menos receio de ter 2 garrafas de gás do que um recipiente com apenas 2 ou 3 litros de gasolina.

Nos carros quando o depósito é no exterior como o meu ainda mais seguro me sinto.

Entretanto existe um liquido muito precioso que é a água ( a água é vida) no entanto, até "esta" infelizmente já matou muita gente. :-?

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 ago 2018, 23:34

Se se for por ignorância.
Ignorância não será porque eu já expliquei muito bem como é que os sistemas funcionam e os diversos mecanismos de segurança...digamos que é uma fobia como outra qualquer.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Bifuel
Utilizador Junior
Registado: 08 dez 2017, 14:24
Marca do KIT GPL: Kit
Marca do Veículo: Renault

Mensagem por Bifuel » 09 ago 2018, 05:53

rdd48856 Escreveu:
Ignorância não será porque eu já expliquei muito bem como é que os sistemas funcionam e os diversos mecanismos de segurança...digamos que é uma fobia como outra qualquer.
Acho deve haver ignorância sim. Quem se informar sabe que o depósito de GPL é muita mais resistente que o depósito de gasolina ou gasóleo. É em aço reforçado.
Aliás, num acidente, a única coisa que fica intacta é o depósito.
Sinceramente, não entendo esse medo. Onde estão os casos?

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 09 ago 2018, 08:07

Bifuel Escreveu:
09 ago 2018, 05:53
rdd48856 Escreveu:
Acho deve haver ignorância sim. Quem se informar sabe que o depósito de GPL é muita mais resistente que o depósito de gasolina ou gasóleo. É em aço reforçado.
Aliás, num acidente, a única coisa que fica intacta é o depósito.
Sinceramente, não entendo esse medo. Onde estão os casos?
Pelos vistos há casos

https://www.youtube.com/watch?v=ObLFHojyLpE

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 09 ago 2018, 08:11

Sinceramente não tenho qualquer problema em andar com o meu carro, nem penso nisso. A minha esposa até estava mais reticente quanto ao carro a GPL e agora lá anda toda contente com o Crossland. Também nunca me referiu medos ou receios em andar com o carro.

RicardoToyota
Utilizador
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Mensagem por RicardoToyota » 09 ago 2018, 16:32

Penso que esse caso foi de um veiculo a gas natural e não se sabe que tipo de instalação estava ali feita...
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 10 ago 2018, 00:21

Esse vídeo já foi aqui visto e revisto. É um abastecimento de Gás Natural feito no Brasil em que o posto de abastecimento tinha uma pressão que excedia o máximo suportado pelo depósito do carro.

bbrjto
Utilizador Frequente
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagem por bbrjto » 10 ago 2018, 07:47

Quando existem esses casos de explosões de carros, são sempre fora da Europa. Ex: Brasil, Rússia...

Lembrem-se que as normas europeias são muito apertadas, com sistemas de segurança redundantes, que tornam um acidente destes impossível.

Crash test com GPL:
https://www.youtube.com/watch?v=30wQpqc4nU0

Lgvafonso
Utilizador Frequente

Mensagem por Lgvafonso » 10 ago 2018, 08:03

Pelos vistos há, alegadamente, na europa (Bélgica):

https://www.youtube.com/watch?v=5uvXtlxzZTg

Nenhum sistema será 100% à prova de acidentes, mas acredito que a probabilidade seja mesmo muito baixa.
A mim não me tira o sono!

Responder