Morte anunciada do GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por pcta » 19 jan 2019, 09:31

Acima de tudo que se faça a transferência de tecnologia para uma menos poluente (na globalidade)...
Os combustíveis gasosos GNV e GPL podem ter este papel de transição...
No entanto, o paradigma do ICE como tracção tem de terminar...
Já existe em testes de estrada fuel cell a GNV.... não sei se é viável ou não, mas nós próximos 5 anos pode mudar muita coisa...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 19 jan 2019, 12:47

Esta transição será muito difícil e deverá ser tratada com "pinças", para que o seu impacto económico seja mitigado...deverá começar primeiro pelos mais ricos (e isso aplica-se tanto a pessoas como a estados) e ser tão gradual quanto possível.

Caso contrário teremos "coletes amarelos" por todo o lado e respetivos movimentos oportunistas...
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 21 jan 2019, 11:38

rdd48856 Escreveu:
18 jan 2019, 23:57
cada vez mais aparecem também com filtro de partículas, um dos cancros dos carros a diesel.
Atenção que os filtros de partículas para motores a gasolina são muito diferentes dos dos motores Diesel, quer pela quantidade e tamanho das partículas, quer pela temperatura dos gases de escape...
Posso ter errado, uma vez que fiz um paralelismo de diesel para gasolina, assumindo que a tecnologia e modo de funcionamento seria similar, considerando que os problemas poderiam ser similares também.
Por cá o GPL está pouco expendido, mas tem pernas para crescer, queiram as pessoas apostar nessa alternativa e o mercado tenha oferta de carros/motores bons para a alteração, mas que de fábrica também aumente a oferta.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por APHenriques » 24 jan 2019, 20:58

A muito esperada redução na diferença de preço entre gasóleo e gasolina está finalmente a acontecer de forma significativa.

Hoje, enquanto abastecia o meu prius reparei que o gasóleo simples estava apenas 7 centimos mais barato que a gasolina.
Foram vários anos com diferenças de 20 centimos.
Atualmente não há qualquer razão para o gasóleo ser mais barato...

A tendência, mesmo em países atrasados como o nosso, é uma queda abrupta da venda dos diesel.
Algumas marcas já nem sabem o que fazer com os carros que tem em stock. Para além dos muitos diesel usados que chegam da Europa e que estão a encher os stands de usados, para os mais distraídos, as marcas estão a fazer grandes campanhas em carros novos diesel.

Seja como for, as vendas de novos a gasolina está a aumentar o que acaba por implicar mais carros disponíveis no mercado para converter.
Mas experimentem ir a um stand de novos a procura de uma VW Sharan a gasolina. Ou de um Hyundai Tucson gasolina... pois, só em Espanha.

Uma coisa é certa... o GPL só tem a ganhar com esta atual tendência.

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por pcta » 24 jan 2019, 22:50

Pois não sei, saem todos com motores de injeção directa...
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 25 jan 2019, 17:43

Parece-me que desta vez a Vialle vai resolver de vez o problema com as injeções diretas...no preço é que para já não vamos ter grandes novidades.

E a Hyundai vende o Tucson a gasolina...só não vende é a versão 1.6 T-GDI, que para rebocar seria a mais apropriada.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por Bifuel » 26 jan 2019, 11:27

É claro que o Diesel está em claro declínio, talvez como nunca antes. O preço do combustível está a aproximar-se rapidamente do da gasolina, mas ainda com vantagens nos consumos. Além disso, carros com maiores envergaduras não venderão ainda tão bem a gasolina como vendiam a gasóleo. SUVs familiares a gasolina gastam bastante mais que os a diesel. Talvez os híbridos venham ajudar a compensar. De resto não vejo grandes movimentações das marcas na aposta do bifuel como fez a Renault recentemente com o Clio. As marcas estão mais viradas para a (semi) electrificação dos modelos.

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 26 jan 2019, 14:40

De resto não vejo grandes movimentações das marcas na aposta do bifuel como fez a Renault recentemente com o Clio.
Não faz sentido que as marcas invistam no desenvolvimento de soluções para combustíveis gasosos quando existem fabricantes com vasta experiência nessa área. Por isso, tal como a Renault fez, recorrem ao outsourcing.

Acontece, e já expliquei várias vezes, que as marcas não podem aceitar vender instalações de origem para motores de injeção direta bifuel gasolina-gpl do tipo injeção gasosa.

E as tentativas iniciais da Vialle e da Prins no desenvolvimento de soluções O.E.M. de injeção líquida para motores de injeção direta para o grupo Renault deram mau resultado, para além de que implicavam a alteração da bomba de gasolina original.

Como quase todos os motores atualmente são de injeção direta não é surpreendente o que aconteceu.

O DirectBlue da Vialle, admitindo que a bomba é fiável com propano, pode ser uma solução para este problema.
O preço do combustível está a aproximar-se rapidamente do da gasolina
Ao contrário do que se possa pensar, e retirando o efeito da recente redução de impostos na gasolina, isso não tem nada que ver com uma diminuição da procura de gasóleo (que até deveria ter um efeito contrário), mas ao facto de haver uma escassez no mercado de crudes pesados(Canadá e Venezuela, por exemplo) mais adequados à produção de gasóleo e um excesso relativo de crudes leves com origem nos E.U.A., mais adequados à produção de gasolina.
As marcas estão mais viradas para a (semi) electrificação dos modelos.
Sim, as marcas sabem que para sobreviver têm que, simultaneamente, produzir carros baratos para a classe média e reduzir as emissões de CO2. Conseguir isso sem o Diesel implica a adoção dos sistemas de 48V (recuso chamar híbridos a soluções destas, embora sejam positivas na mesma).
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 30 jan 2019, 17:22

Independentemente de o diesel morrer a prazo, assim como dos restantes combustíveis fosseis, o que tenho a certeza é que cada vez mais gosto dos carros elétricos, excepto no custo de aquisição e no demorado tempo de "encher o depósito".
Esquecendo os eléctricos, há alguns carros a gasolina que são raros e que não me importava nada de adquirir algum deles, como por exemplo o Opel Corsa D 1.4 16v, que é uma raridade, raríssimo até em Espanha.
O diesel, como disse em respostas anteriores, acredito que não vai desaparecer com a rapidez que se achou iria acontecer, pois há quem ande a trabalhar para atrasar a sua "extinção"...!!!
Esta semana já li uma noticia, na qual avançavam que as cidades poderiam entretanto proibir a circulação de veículos a diesel, nomeadamente na Alemanha, em que o assunto chegou a tribunal. Não é novidade esta intenção, mas em Portugal, quando é que será que esta novidade é lançada para a rua e como sempre, independentemente da capacidade económica de cada um, particular ou empresas, uma medida destas avança?
Se por acaso funcionar como a zona de poluição reduzida em Lisboa, pouco ou nada vai influenciar, pois o controlo parece quase nulo, vê-se carros dos mais variados anos a circular.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 30 jan 2019, 22:41

E eu cada vez gosto mais dos híbridos a GPL....a tecnologia está madura, o abastecimento é rápido, posso comprá-los, bem como as baterias de substituição, são praticamente limpos....
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 01 fev 2019, 10:35

rdd48856 Escreveu:
30 jan 2019, 22:41
E eu cada vez gosto mais dos híbridos a GPL....a tecnologia está madura, o abastecimento é rápido, posso comprá-los, bem como as baterias de substituição, são praticamente limpos....
Híbridos da Toyota ou Lexus certamente, pois estes sim estão com tecnologia bem amadurecida, mais que comprovada.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por Bifuel » 01 fev 2019, 11:12

lmml Escreveu:Independentemente de o diesel morrer a prazo, assim como dos restantes combustíveis fosseis, o que tenho a certeza é que cada vez mais gosto dos carros elétricos, excepto no custo de aquisição e no demorado tempo de "encher o depósito".
Concordo. Mas muito provavelmente isso vai melhor a curto prazo.
lmml Escreveu: Esta semana já li uma noticia, na qual avançavam que as cidades poderiam entretanto proibir a circulação de veículos a diesel, nomeadamente na Alemanha, em que o assunto chegou a tribunal. Não é novidade esta intenção, mas em Portugal, quando é que será que esta novidade é lançada para a rua e como sempre, independentemente da capacidade económica de cada um, particular ou empresas, uma medida destas avança?
Se por acaso funcionar como a zona de poluição reduzida em Lisboa, pouco ou nada vai influenciar, pois o controlo parece quase nulo, vê-se carros dos mais variados anos a circular.
Paris e Madrid já apontaram para 2025 o fim do Diesel na cidade. Certamente outras cidades também têm ou terão planos idênticos.
Em Lisboa centro é proibido circular com veículos anterior a 2000. Claro que estas medidas só têm efeitos práticos (como outra qualquer) se houver fiscalização.

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 01 fev 2019, 16:32

Híbridos da Toyota ou Lexus certamente
A Ford utiliza um sistema muito parecido ao HSD desenvolvido a partir de uma partilha de patentes com a Toyota(a Ford forneceu patentes sobre motores Diesel à Toyota), aqui:

https://www.razaoautomovel.com/2019/01/ ... tor-diesel

A GM tem um sistema muito parecido que utiliza nos seus híbridos nos E.U.A(incluindo os Volt), como expliquei aqui:

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... 07#p236596

Os novos sistemas da Honda também nada têm que ver com o IMA.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 02 fev 2019, 14:51

E apesar da muito reduzida oferta de carros a GPL de origem, estes representaram em 2018 0,84% do total dos novos ligeiros de passageiros, um aumento de 7,83%.

Já os carros a gasolina representaram 40,9% (+21,5%), com os Diesel a representarem 51,7% (- 14,4%).
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 29 mar 2019, 09:29

Acho relativamente estranho (posso estar errado), que marcas como a Mercedes, apostem no gás natural, tanto para ligeiros, como pesados de mercadorias, como passageiros, mas o GPL não tenha qualquer tipo de abordagem. Será por o GPL ser um derivado do petróleo e o gás natural..., ser natural?
Acho igualmente estranho que continue a haver marcas com modelos a GPL, mas os mesmos insistentemente não sejam vendidos em Portugal.
Também acho estranho, mas menos, o modo como está estruturado o IUC no 2ª escalão de cilindradas, 1251cc a 1750cc, assim como o 2ª escalão de emissão de CO2, pois apanha as melhores cilindradas (motores com alguma capacidade, mas já potências significativas) para o Tugas, normalmente com pouca capacidade para um belo motor, como por exemplo um 2.0cc ou mais...!!!
Assim, o GPL continua de forma injusta com mercado limitado, pelas limitações apresentadas aos interessados.
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