Morte anunciada do GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
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timfusion
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por timfusion » 29 mar 2019, 10:38

Esse aumento de vendas de carros a gasolina, futuramente representará o aumento de carros a GPL.
Creio que a conversão em usados supera muito os novos já convertidos.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 29 mar 2019, 10:55

Se já estivessem devidamente espalhados pelo mercado, com fiabilidade comprovada, "kits GPL" para os motores de injecção directa, o problema de se ir para motores mais pequenos, tipo 1.2cc, já não se colocava, pois a maioria dos motores novos são turbo, com boa elasticidade, boa potência e bom binário, assim como os kits poderia começar a ser vendidos com preços menos altos, face aos dos motores de injecção indirecta.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por timfusion » 29 mar 2019, 11:27

Os engenheiros das várias marcas de kits com certeza estão trabalhando sem cessar para produzir equipamentos para essa nova geração de motores.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 30 mar 2019, 21:36

Será por o GPL ser um derivado do petróleo e o gás natural..., ser natural?
Já expliquei isto várias vezes, o GPL é quase tão "natural" como o gás natural.

Não é à toa que os Italianos chamam ao gás natural "metano".

O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves e outras gases(CO2, por exemplo), que têm que ser retirados antes de este ser comercializado.

Um desses gases é precisamente o propano.

Assim atualmente cerca de 70% do propano consumido a nível mundial é proveniente do processamento do gás natural.

O gás natural tem todavia vantagem em termos de CO2 em relação ao GPL do tanque à roda, assim, e uma vez que ao contrário do GPL os carros a gás natural de fábrica têm muitas vantagens sobre as conversões, as marcas apostam mais neste gás.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lobito » 05 abr 2019, 09:50

Não sei se este é o tópico certo mas pareceu-me o mais adequado para este texto do Standvirtual:https://comprasegura.standvirtual.com/c ... t=04042019
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por pcta » 05 abr 2019, 10:42

Sítio certo, no entanto quem escreveu, copiou de forma errada.
Nas vantagens, tem que o GPL emite -60% de CO2 que o diesel... errado.
Nas vantagens, tem que o motor a GPL dura mais... errado.
Quanto às desvantagens apontadas, na verdade já não se colocam...

GPL sim, mas se se pensar que por ser mais barato, em média acaba por se andar mais que o necessário (basta ler alguns comentários), lá se diminui a vantagem ambiental.
Neste momento ando a diesel, mas fazendo o total de kms mensais pelos litros gastos...deve andar nos 2 litros/100kms...como? Carpooling :)
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lobito » 05 abr 2019, 11:15

"Quem compra carro a diesel é para fazer muitos km" isto é o que se ouve normalmente. Por isso dizer que converter um carro a GPL vai-se fazer mais kms, pode ser verdade mas mesmo assim continua menos poluente.
A parte das "partículas nocivas" que o diesel é super campeão, foi ignorada por alguma razão?
Os 60% a menos de CO2 também acho que não seja correto, os 10% em relação à gasolina já é. De qualquer forma se os combustíveis fossem taxados com verdade, o gasóleo emite 2,6 kg de CO2 por litro, a gasolina 2,6 e o GPL 1,7 (propano). Ora por que raio o gasóleo em Portugal e outros países Europeus (e só mesmo na europa) paga menos ISP do que a gasolina? è a velha discussão do "combustível profissional". Se a justiça fiscal fosse aplicada nem era preciso leis para proibirem os diesel nas cidades.
Outra estupidez é um profissional que opte por um caro a gasolina, menos poluente, não possa deduzir o IVA do combustível. O caso escandaloso dos híbridos que os taxistas e Uber só compram se for logo à partida para converter a GPL (o que não é mau para o GPL, mas injusto, extremamente injusto).
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por pcta » 05 abr 2019, 11:41

Não foi ignorado, apenas não referi porque todos já conhecem...
Eu não defendo nenhum combustível, pois todos são poluentes...
O GPL praticamente não paga ISP....
Defendo limites ambientais nas emissões para valores abaixo dos indicados pela OMS e não o sector automóvel...com um período de transição curto para esses limites.
Venceria (sem batota) a melhor tecnologia... e muitos ficariam surpresos ...

Há muitas leis em PT que não têm ponta por onde se lhe pegue, essa das deduções é uma, a das portagens é outra, a do IUC, e.... poderia estar todo o dia a enumerar...
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por hard » 05 abr 2019, 15:47

Em Espanha está-se a verificar um "boom" nas vendas de veiculos novos a gpl, em 2018 quase quadriplicaram e janeiro deste ano triplicaram em relação a janeiro de 2018, segundo um vendedor da Opel em Barcelona, 90% dos corsas vendidos em Barcelona são a gpl.

A razão é muito simples as autoridades espanholas criaram etiquetas ambientais, em cidades como Madrid e Barcelona criaram zonas em que proibem veiculos de circular, com exceção dos que têm a classificação Eco e Cero, a Eco para carros a GPL (euro IV para cima nas conversões, ou novos), hibridos plugin até 40Km autonomia, ou hibridos normais, e também a gás natural. Os cero para 100% electricos.
Além de poderem circular nessas zonas com a etiqueta eco ou cero, também têm descontos em estacionamento, se não estou em erro pode chegar aos 40%, e na Catalunha descontos em portagens em algumas AE.

Com estas medidas om gpl está com um crescimento enorme em 2018 foram matriculados 17088 carros, e em só em janeiro deste ano 2113, muitas marcas vendem novos de origem ou convertem-nos antes de matricular e sem perder a garantia.

fontes:
http://www.dgt.es/es/seguridad-vial/dis ... 16te.shtml
https://www.eleconomista.es/ecomotor/mo ... dades.html
https://intereconomia.com/empresas/moto ... 0226-2001/
Volvo 850 GLT 1997 - Landi Omegas
Opel Astra Sedan 1.4T GPL 2018 - instalação de fabrica

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 08 abr 2019, 10:03

Acho que seria um bom exemplo a seguir por Portugal, em vez de penalizaram/taxarem de forma absurda qualquer carro no ato de compra.
A nível elétrico, os avanços são fantásticos, segundo as notícias que vão aparecendo, fazendo acreditar que o elétrico vai ganhar mercado de forma muito mais rápida que o esperado.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 08 abr 2019, 10:32

A nível elétrico, os avanços são fantásticos,
E os custos associados também...os carros e as baterias continuam caros, apesar dos fabricantes perderem dinheiro com eles.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por lmml » 08 abr 2019, 10:46

rdd48856 Escreveu:
08 abr 2019, 10:32
A nível elétrico, os avanços são fantásticos,
E os custos associados também...os carros e as baterias continuam caros, apesar dos fabricantes perderem dinheiro com eles.
Maior produção, ajuda a reduzir custos. Podem não descer tanto como o esperado, mas vão descer certamente.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 08 abr 2019, 10:56

A ver vamos, para já a Nissan aumentou os custos da bateria do Leaf.
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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por powerslave » 08 abr 2019, 12:35

pcta Escreveu:
05 abr 2019, 10:42
GPL sim, mas se se pensar que por ser mais barato, em média acaba por se andar mais que o necessário (basta ler alguns comentários), lá se diminui a vantagem ambiental.
Neste momento ando a diesel, mas fazendo o total de kms mensais pelos litros gastos...deve andar nos 2 litros/100kms...como? Carpooling :)
Tens que começar a ler todos os comentários 😄 também há muitos que não andam mais por isso, andam só o indispensável.
Dois litros para 100km... num transporte público, numa scooter ou numa bicicleta fazias menos 😉
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 107744km @ 8,17 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

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Re: Morte anunciada do GPL

Mensagem por rdd48856 » 08 abr 2019, 13:27

também há muitos que não andam mais por isso, andam só o indispensável.
Isso já eu referi várias vezes....esse efeito (do combustível mais barato), mesmo quando existe, desaparece rapidamente, à medida que os condutores se habituam à nova normalidade.

Além de que todas as outras estratégias, carpooling incluído, permanecem inteiramente válidas.
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