Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

brunofps
Recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: 22 out 2019, 14:18
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por brunofps » 22 out 2019, 14:45

Boas,

Estava a sondar o Dacia Duster Bi Fuel.
Corri 2 stands da marca e nos 2 os vendedores disseram-me que a marca não está nem a deixar orçamentar novas viaturas nem a aceitar novas encomendas de carros Bi Fuel até janeiro de 2020 devido às alterações da legislação do GPL.

Isto é verdade? Procurei na internet por notícias relacionadas com isto e não encontrei nada.

Obrigado.

Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 6171
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por PauloAns » 22 out 2019, 16:17

alteração da legislação?
Estrezanda a conversa de vendedor.
para a próxima perguntar que alteração, se o GPL vai finalmente a ser de borla, só para puxar conversa....
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rdd48856 » 22 out 2019, 16:54

Parece-me que isso está relacionado com a mudança de motores...vão passar para o 1.0 TCE.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5205
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por lobito » 22 out 2019, 23:09

rdd48856 Escreveu:
22 out 2019, 16:54
Parece-me que isso está relacionado com a mudança de motores...vão passar para o 1.0 TCE.
Também me parece mais isso, não está em discussão nenhuma nova legislação do GPL.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 331
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rafsantos » 22 out 2019, 23:14

É possível que o vendedor se esteja a referir aos novos limites de co que os veículos a GPL não conseguem cumprir, e que aumenta muito o valor dos impostos.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rdd48856 » 22 out 2019, 23:44

Não é CO, é CO2.

E se os veículos a gasolina conseguem cumprir os a GPL também....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 285
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por Renault19 » 23 out 2019, 09:19

Pois e entretanto,
A DACIA vai colocar o motor 1.3 (com uma versão de 100Cv) na LODGY

https://www.youtube.com/watch?v=aiz9ARRaT2Q

Ficava bem melhor este motor no DUSTER que o 1.0.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rdd48856 » 23 out 2019, 12:04

Pois ficava...mas em termos fiscais e de conversão para GPL, não era tão bom....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 331
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rafsantos » 23 out 2019, 22:04

rdd48856 Escreveu:
22 out 2019, 23:44
Não é CO, é CO2.

E se os veículos a gasolina conseguem cumprir os a GPL também....
Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.

skullz1995
Utilizador Junior
Mensagens: 39
Registado: 15 set 2019, 05:49
Distrito onde reside.: Santarém
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Modelo: Sandero 0,9
Ano: 2019

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por skullz1995 » 23 out 2019, 23:43

brunofps Escreveu:
22 out 2019, 14:45
Boas,

Estava a sondar o Dacia Duster Bi Fuel.
Corri 2 stands da marca e nos 2 os vendedores disseram-me que a marca não está nem a deixar orçamentar novas viaturas nem a aceitar novas encomendas de carros Bi Fuel até janeiro de 2020 devido às alterações da legislação do GPL.

Isto é verdade? Procurei na internet por notícias relacionadas com isto e não encontrei nada.

Obrigado.
Comprei recentemente um sandero bi fuel e falei com 3 vendedors de stands da marca diferente e o que me disseram foi que agora encomendar só para o ano, por causa do novo motor que vai sair o 1.0

Avatar do Utilizador
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 369
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por Lgvafonso » 24 out 2019, 07:14

rafsantos Escreveu:
23 out 2019, 22:04
rdd48856 Escreveu:
22 out 2019, 23:44
Não é CO, é CO2.

E se os veículos a gasolina conseguem cumprir os a GPL também....
Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.
Exacto. É algo de que me lembro perfeitamente de quando andava de volta do site da Opel a fazer configurações para o Crossland. Os valores de CO2 eram ligeiramente superiores na versão GPL.

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 331
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rafsantos » 24 out 2019, 08:51

E os motivos são o peso superior e as alterações do motor.

Renault19
Utilizador Frequente
Mensagens: 285
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por Renault19 » 24 out 2019, 09:48

As maiores emissões no Crossland a GPL prendem-se essencialmente com o facto de ficar desactivado o sistema de pára/arranca do motor quando convertido a GPL.

Voltando ao tema, eu ainda acredito que a DACIA venha a colocar o motor 1.3 no DUSTER, como o vão colocar na LODGY, mesmo que seja o motor de 100 Cv.
Quanto à conversão a GPL, talvez este motor 1.3 - versão de 100CV - seja mesmo de injeção indirecta, e portanto fácil de converter.

Avatar do Utilizador
hard
Cidadão Virtual
Mensagens: 1078
Registado: 11 abr 2005, 15:37
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 850 GLT
Ano: 1996

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por hard » 24 out 2019, 10:30

rafsantos Escreveu:
23 out 2019, 22:04
rdd48856 Escreveu:
22 out 2019, 23:44
Não é CO, é CO2.

E se os veículos a gasolina conseguem cumprir os a GPL também....
Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.
No Astra 1.4T MY2018 não é verdade, no certificado de conformidade CE vem os seguintes valore:

As homologações são:
Nivel emissões Euro 6 W

Emissões:
Gasolina:
Urbano CO2 175g 7.6l
Extra Urbano CO2 115g 5.0l
Combinado CO2 137g 5.9l

GPL:
Urbano CO2 163g 10.0l
Extra Urbano CO2 100g 6.2l
Combinado CO2 123g 7.6l
Volvo 850 GLT 1997 - Landi Omegas
Opel Astra Sedan 1.4T GPL 2018 - instalação de fabrica

Avatar do Utilizador
Lgvafonso
Utilizador Frequente
Mensagens: 369
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por Lgvafonso » 24 out 2019, 11:17

hard Escreveu:
24 out 2019, 10:30
rafsantos Escreveu:
23 out 2019, 22:04
rdd48856 Escreveu:
22 out 2019, 23:44
Não é CO, é CO2.

E se os veículos a gasolina conseguem cumprir os a GPL também....
Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.
No Astra 1.4T MY2018 não é verdade, no certificado de conformidade CE vem os seguintes valore:

As homologações são:
Nivel emissões Euro 6 W

Emissões:
Gasolina:
Urbano CO2 175g 7.6l
Extra Urbano CO2 115g 5.0l
Combinado CO2 137g 5.9l

GPL:
Urbano CO2 163g 10.0l
Extra Urbano CO2 100g 6.2l
Combinado CO2 123g 7.6l
Não é da comparação entre o consumo de gasolina e GPL do mesmo carro que se está a falar. A questão está no mesmo modelo na versão apenas a gasolina e a versão bifuel. Na versão a bifuel, o consumo a gasolina apresenta um maior valor de CO2 do que na versão gasolina normal.

Responder