Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rdd48856 » 24 out 2019, 11:44

Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.
Isso seria surpreendente, a única explicação seria um aumento do peso de tal forma grande que ultrapassasse as reduções inerentes ao menor conteúdo em Carbono do GPL.
Na versão a bifuel, o consumo a gasolina apresenta um maior valor de CO2 do que na versão gasolina normal.
Se é isso que está a ser dito(julgava que não) então é uma verdade de La Palice e não tem nada que ver com o assunto em questão.

Se for útil, por uma questão de contabilização das emissões de CO2, podem colocar um depósito de gasolina mais pequeno e homologar o carro como monofuel, se não o fizeram é porque não é relevante.

Aliás de acordo com as novas regras o peso também é tido em conta(dá direito a desconto nas emissões de CO2) e por essa via se calhar mesmo a gasolina as emissões são menores(para efeitos do que aqui estamos a falar que é a contabilização do CO2 por fabricante e não para efeitos de IUC).

Não seria surpreendente é que, pelo contrário, as marcas estejam a reter os modelos que mais irão contribuir para a redução das emissões médias para 2020, ano em que começam a ser contabilizadas, e a despachar os que terão um impacto negativo.
com o facto de ficar desactivado o sistema de pára/arranca do motor quando convertido a GPL
Existem soluções técnicas para isso, por exemplo injeção líquida.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 331
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rafsantos » 24 out 2019, 14:02

hard Escreveu:
24 out 2019, 10:30
rafsantos Escreveu:
23 out 2019, 22:04
rdd48856 Escreveu:
22 out 2019, 23:44
Não é CO, é CO2.

E se os veículos a gasolina conseguem cumprir os a GPL também....
Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.
No Astra 1.4T MY2018 não é verdade, no certificado de conformidade CE vem os seguintes valore:

As homologações são:
Nivel emissões Euro 6 W

Emissões:
Gasolina:
Urbano CO2 175g 7.6l
Extra Urbano CO2 115g 5.0l
Combinado CO2 137g 5.9l

GPL:
Urbano CO2 163g 10.0l
Extra Urbano CO2 100g 6.2l
Combinado CO2 123g 7.6l
Num carro bifuel conta para efeitos de imposto o consumo a gasolina e não o GPL, e tal como atrás mencionado os motores convertidos produzem mais co2 que o mesmo motor não convertido.

rafsantos
Utilizador Frequente
Mensagens: 331
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Sim

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rafsantos » 24 out 2019, 14:06

rdd48856 Escreveu:
24 out 2019, 11:44
Estás enganado, os veículos a GPL de fábrica tem todos um valor de co2 superior ao mesmo motor só a gasolina.
Isso seria surpreendente, a única explicação seria um aumento do peso de tal forma grande que ultrapassasse as reduções inerentes ao menor conteúdo em Carbono do GPL.
Na versão a bifuel, o consumo a gasolina apresenta um maior valor de CO2 do que na versão gasolina normal.
Se é isso que está a ser dito(julgava que não) então é uma verdade de La Palice e não tem nada que ver com o assunto em questão.

Se for útil, por uma questão de contabilização das emissões de CO2, podem colocar um depósito de gasolina mais pequeno e homologar o carro como monofuel, se não o fizeram é porque não é relevante.

Aliás de acordo com as novas regras o peso também é tido em conta(dá direito a desconto nas emissões de CO2) e por essa via se calhar mesmo a gasolina as emissões são menores(para efeitos do que aqui estamos a falar que é a contabilização do CO2 por fabricante e não para efeitos de IUC).

Não seria surpreendente é que, pelo contrário, as marcas estejam a reter os modelos que mais irão contribuir para a redução das emissões médias para 2020, ano em que começam a ser contabilizadas, e a despachar os que terão um impacto negativo.
com o facto de ficar desactivado o sistema de pára/arranca do motor quando convertido a GPL
Existem soluções técnicas para isso, por exemplo injeção líquida.
Válvulas duras em detrimento de válvulas macias aumentam logo os consumos, e como é sabido estes motores são alterados para válvulas duras, daí um maior consumo a gasolina e consequente aumento de co2.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rdd48856 » 24 out 2019, 14:16

Válvulas duras em detrimento de válvulas macias aumentam logo os consumos
Qual é o racional da afirmação?
Num carro bifuel conta para efeitos de imposto o consumo a gasolina e não o GPL
Então mas estamos a falar de impostos(determinados por cada governo nacional, de acordo com as suas políticas) ou de metas de emissões a nível da U.E. (que era supostamente a razão do cancelamento dos bi-fuel)?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
hard
Cidadão Virtual
Mensagens: 1078
Registado: 11 abr 2005, 15:37
Distrito onde reside.: Aveiro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 850 GLT
Ano: 1996

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por hard » 24 out 2019, 14:33

Não estamos a comparar a mesma coisa, pois no caso do Astra a versão a gasolina tem Start/Stop , e a bifuel não, e há um ligeiro incremento de peso nesta.
Só vejo essa razão e aqui vemos a hipocrisia do nosso sistema fiscal, pois dão a desculpa que podemos andar a gasolina, mas também podemos desligar o start/stop.

Por exemplo quando comprei o meu se tivesse pneus de 17'' o ISV agravava +-500€ devido ao incremento de CO2

Num catalogo alemão do Astra Sedan que tinha aqui temos:

1.4T gasolina Start/Stop CO2 130-138
1.4T gasolina automatico CO2 150-159
1.4T GPL Manual CO2 gasolina 137-146
gpl 123-131
Volvo 850 GLT 1997 - Landi Omegas
Opel Astra Sedan 1.4T GPL 2018 - instalação de fabrica

iopq
Utilizador
Mensagens: 113
Registado: 20 nov 2005, 17:17
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Meriva 1.4T Flexfuel
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por iopq » 31 out 2019, 17:25

Só passei por aqui para informar que passei na Dacia de Telheiras - Lisboa e estava lá um Duster Bi-fuel 1.6 para venda, bem giro por acaso, castanho.
E pelo que vi de relance no monitor do vendedor ainda há uns quantos em stock pelo país.
Falou-me em 20700€, se bem me lembro.

Passei para perguntar do Duster 1.0 TCE 100cv, já estão encomendados chegam no final de janeiro 2020, versão Confort por 17000€.

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9555
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por rdd48856 » 31 out 2019, 18:48

Ótimas notícias...quer dizer que, tal como eu esperava, não há qualquer desinvestimento no GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mpsfilho
Cidadão Virtual
Mensagens: 1285
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por mpsfilho » 31 out 2019, 19:15

rdd48856 Escreveu:
31 out 2019, 18:48
Ótimas notícias...quer dizer que, tal como eu esperava, não há qualquer desinvestimento no GPL.
E se nos stands os houver para entrega imediata irão vender-se muito bem, mas, se for verdade que chegam apenas em Janeiro então o titulo deste tópico está correto.
Nesta fase do ano eles deverão chegar congelados com o frio e, só o "aquecimento global" os fará descongelar um pouco :D

iopq
Utilizador
Mensagens: 113
Registado: 20 nov 2005, 17:17
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Meriva 1.4T Flexfuel
Ano: 2014

Re: Dacia Duster - Novas encomendas congeladas

Mensagem por iopq » 31 out 2019, 22:04

Desculpem lá, não me expliquei bem, ainda há Dusters a Bi-fuel 1.6.
Os Duster 1.0 TCE 100cv só a gasolina em Janeiro, eles ainda não têm informação oficial sobre a versão Bi-fuel com esse motor para o Duster.
Na Dacia francesa ainda têm Dusters 1.6 em stock.

Responder