Primeiras questões sobre kit Optima Nano

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
B3H4ppY
Recém-chegado
Registado: 02 nov 2019, 00:25
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Optima Nano
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio III 1.2 tce
Ano: 2008

Primeiras questões sobre kit Optima Nano

Mensagem por B3H4ppY » 02 nov 2019, 00:49

Boa noite.

Desde já gostaria de agradecer e parabenizar todos os membros deste grupo pelo excelente trabalho tem desenvolvido pela comunidade GPL!

Posto isto, gostaria de obter algumas opiniões sobre o meu caso.
Passo a explicar: No final do mês passado decidi finalmente instalar um kit GPL no meu Renault Clio III 1.2 tce (100cv de 2008), tenho este carro desde os 16mil Km mas só ganhei “coragem” de o por a GPL aos 137mil Km (muito devido aos inúmeros mitos e contos relativos ao GPL)..

A oficina escolhida foi a ARL na zona industrial de Canelas (Vila Nova de Gaia). E lá foi-me proposto o kit OPTIMA NANO com injectores BARRACUDA e também dito, que para o meu motor e válvulas não seria necessário instalação do sistema de lubrificação de válvulas.

Agora o que me faz realmente fazer este post.
1° Acham mesmo que não será necessário instalar esse kit de lubrificação?

2° Sabem-me dizer quantos litros de gasolina o carro gasta enquanto anda a GPL? É que eu noto o ponteiro da gasolina a baixar mesmo quanto o carro está do a GPL.. é normal? Ainda fiz poucos quilómetros (+/-500km), mas prevejo que para um depósito de GPL gaste +/-20€ de gasolina.. (faço 50km por dia dos quais 40 em AE). Estará dentro da vossa média?

Muito obrigado!

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Primeiras questões sobre kit Optima Nano

Mensagem por rdd48856 » 02 nov 2019, 15:26

1º - Tenho um carro exatamente com o mesmo motor...a menos que faça trajetos quase exclusivamente urbanos será necessária lubrificação...de qualquer forma comece por verificar desde já a folga das válvulas.

Daqui a 20000Km repita o procedimento. Se não diminuir muito, então pode prescindir da lubrificação, mas convém continuar a verificar as folgas pelo menos a cada 30 ou 40000Km).

2º - Essa diminuição da gasolina é fictícia. A solução que eu encontrei foi atestar o depósito, enquanto ele estiver acima de meio vai atualizando de vez em quando para o nível correto. A alternativa é a colocação de um emulador.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

B3H4ppY
Recém-chegado
Registado: 02 nov 2019, 00:25
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Optima Nano
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio III 1.2 tce
Ano: 2008

Mensagem por B3H4ppY » 02 nov 2019, 16:55

rdd48856 Escreveu:
02 nov 2019, 15:26
1º - Tenho um carro exatamente com o mesmo motor...a menos que faça trajetos quase exclusivamente urbanos será necessária lubrificação...de qualquer forma comece por verificar desde já a folga das válvulas.

Daqui a 20000Km repita o procedimento. Se não diminuir muito, então pode prescindir da lubrificação, mas convém continuar a verificar as folgas pelo menos a cada 30 ou 40000Km).

2º - Essa diminuição da gasolina é fictícia. A solução que eu encontrei foi atestar o depósito, enquanto ele estiver acima de meio vai atualizando de vez em quando para o nível correto. A alternativa é a colocação de um emulador.
Obrigado pela resposta.

Sim, afinal é fictícia a descida do nível do depósito. Após pesquisa sobre emuladores do nível do depósito, encontrei este vídeo br:

https://youtu.be/1YDWxyPV3LY

A mim resultou, passou de quase na reserva, para mais de meio depósito..

Para a semana vou ter que marcar a revisão dos primeiros Mil Km exigida pela marcar e vou perguntar porque não instalaram o emulador.. e ver se me instalam um.. não me faz muito sentido andar com “troques” para adivinhar o nível de gasolina..

Sabem-me dizer se a verificação das válvulas é um procedimento complicado e dispendioso ou nem por isso?

Obrigado!

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 02 nov 2019, 18:21

Não é dispendioso, mas tem que ser feito com o carro frio, por isso é necessário deixar o carro na oficina....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Responder