Focus SW Ecoboost vs Auris TS HSD

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
iopq
Utilizador
Registado: 20 nov 2005, 17:17
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Meriva 1.4T Flexfuel
Ano: 2014

Focus SW Ecoboost vs Auris TS HSD

Mensagem por iopq » 03 dez 2019, 23:23

Olá a todos.

Estou a pensar voltar ao GPL após mais de 10 anos de ter vendido a minha Audi A4 1.6 GPL, vou acompanhando ultimamente o fórum mas sobretudo leio e aprendo.
Está na hora de substituir a minha Laguna Break 1.9 dCi de 2004 que já conta com 314 mil km, que se portou bem desde que a comprei em 2010, excelente relação preço/qualidade, tendo em conta que a comprei a preço de retoma da Renault ao anterior proprietário que conhecia.

Não quero perder muito espaço de bagagem e dado que na gama da Laguna não se encontra quase nada a gasolina, fui eliminando hipóteses e fiquei indeciso entre Focus SW 1.0 125cv e a Auris TS 1.8 HSD de 2017/8.
Já li vários diários de bordo de Auris TS HSD e Focus SW que há aqui no fórum e sei que são carrinhas diferentes, mas no essencial quero uma carrinha com algum espaço, segura, fiável e me dê a menor despesa possível nos próximos anos (fator principal!) porque há sítios bem melhores onde gastar dinheiro.
Fiz as contas que apresento na imagem abaixo.

focus_auris4.jpg

Percursos: curtos na cidade de Lisboa, passeios de fds, 15000 km/ano.
Tentei exagerar nos consumos da Focus SW e aliviar na Auris TS, mas mesmo assim não vejo compensar comprar a Auris TS a médio prazo, e não me quero meter em Auris TS com mais anos e mais km na casa dos 15k-16k€.

Pontos fortes (minha opinião)
Focus SW - motor turbo (habituado a tipo de condução), jante 16", preço (pode até ficar menos de 15000€).
Auris TS - caixa automática, menos peças de desgaste (embraiagem, correia, etc), tecnologia mais moderna.

Pontos fracos (na minha opinião)
Focus SW - mais peças de desgaste.
Auris TS - preço.

Agradeço as vossas opiniões e bitaites! :clap: :clap:
Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL

Re: Focus SW Ecoboost vs Auris TS HSD

Mensagem por Biju » 04 dez 2019, 09:16

Na minha opinião, já que entrou com valor do seguro, eu metia tambem o valor do IUC.

O motor elétrico da Auris substitui amplamente o turbo da focus.

Atenção que automatico nao é bem a mesma coisa da e-cvt.

Talvez fazer um teste drive antes possa ajudar.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 04 dez 2019, 19:25

Bom essas contas estão um pouco "furadas", em percurso urbano não acredito que a Focus faça 7 litros de gasolina, mesmo a Auris deve ir mais para 5,5. Não está também a contar com o consumo residual de gasolina, que também é diferente como veremos.

No preço da conversão está a comparar "alhos com bugalhos", não esquecer que o motor da Focus é de injeção direta, o que muda muita coisa, assim:

Conversão com kits gasosos:

Focus - 2100€(sem lubrificação) mas mantém um consumo de gasolina de cerca de 1 litro.

Auris - 1400€(sem lubrificação), consumo de gasolina de cerca de 0,5 litros.

Conversão com kits de injeção líquida:

Focus - 3000€(sem lubrificação)

Auris - 1900€(já com lubrificação)

Depois na Auris a preocupação principal é a bateria(garantia de 10 anos com quilometragem ilimitada), enquanto no Focus é a embraiagem bimassa(sem garantia).

Convinha também ir ver o custo da manutenção ordinária em ambos os casos, que na Focus deve ser aproximadamente o dobro.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

iopq
Utilizador

Mensagem por iopq » 05 dez 2019, 19:00

Biju Escreveu:
04 dez 2019, 09:16
Na minha opinião, já que entrou com valor do seguro, eu metia tambem o valor do IUC.
Focus SW - 100€, Auris TS - 204€.
Biju Escreveu:
04 dez 2019, 09:16
Atenção que automatico nao é bem a mesma coisa da e-cvt.
Talvez fazer um teste drive antes possa ajudar.
Experimentei um Lexus ct200h na Toyota e o vendedor disse-me que o sistema era idêntico à Auris e gostei da condução.
Sei das diferenças de caixa automática e e-cvt, a mim o que me interessa é não andar sempre a meter e tirar mudanças, já não tenho paciência no dia-a-dia.
rdd48856 Escreveu:
04 dez 2019, 19:25
Bom essas contas estão um pouco "furadas", em percurso urbano não acredito que a Focus faça 7 litros de gasolina, mesmo a Auris deve ir mais para 5,5. Não está também a contar com o consumo residual de gasolina, que também é diferente como veremos.
Segui os consumos do @davidfocus, mas mesmo que aumente o Focus SW para 7,5 L e o Auris TS para 5,5L a diferença de €€€ mantém-se nos 2,84€/100km a gasolina.
rdd48856 Escreveu:
Conversão com kits de injeção líquida:
Focus - 3000€(sem lubrificação)
Auris - 1900€(já com lubrificação)
Segui-me pelo preço da conversão do C-HR do @lpway de um pouco mais de 2000€ com LiquidSI by Vialle com lubrificação, relativamente ao Focus SW sei que tem de ser kit dedicado, fiquei com a impressão que 2300€ já era kit líquido, mas assim vou corrigir para 3000€.
rdd48856 Escreveu:
Convinha também ir ver o custo da manutenção ordinária em ambos os casos, que na Focus deve ser aproximadamente o dobro.
Para a manutenção ordinária do Auris TS estou a seguir os valores do post do @lpway. (149€ + 230€ + 149€ + 260€ + 149€ + 400€ ...)
Relativamente ao Focus SW, a Ford já tem manutenção com preços fechados por 109€ (mudança óleo e filtros e outras verificações), agora relativamente a peças de desgaste, numa expetativa de ficar com o carro 10 anos (150 mil km), conto mudar 1 embraiagem (Ford- 590€-2 peças ou 715€-3 peças (não sei qual dos dois é o kit de embraiagem), mas numa loja de peças online custa 182€), 1 ou 2 kits distribuição+bomba de água (Ford-445€, 250€ online). Claro que sabemos que pode haver ajustes de preços nas diferentes oficinas Ford.

Fazendo estes ajustes aos preços dos kits líquidos, dá uma diferença de cerca de 4000€ entre Focus SW e Auris TS ambas com kit líquido e essa diferença parece-me dar para muito GPL/gasolina e reparações que possam vir.
Mas o que é certo é que as Auris TS Freestyle estão muito bem conseguidas a nível de design e equipamento.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 05 dez 2019, 22:35

Há ainda a questão dos kits para motores de injeção direta ainda não estarem com o mesmo nível de refinamento do que os de injeção indireta.

Eu cheguei a pensar também num Ecoboost, mas acho que globalmente o Auris HSD deixa-me mais descansado.

De qualquer forma tem aqui: viewtopic.php?f=41&t=17044

um user que optou por uma Auris 1.2 Turbo, seguindo a mesma lógica de raciocínio(menos valor face ao híbrido). Este kit é gasoso.

Dá para ter uma ideia dos consumos(o motor não é o mesmo, é um 4 cilindros, mas é parecido).

O HSD do CHR é mais desenvolvido do que o do Auris, os consumos(em carros iguais) são menores.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

iopq
Utilizador

Mensagem por iopq » 07 dez 2019, 20:10

Obrigado pela ajuda.
Entretanto apareceu um Meriva 1.4T Flexfuel que me agradou (€€€), e já ando à procura de posts à cerca deste motor aqui pelo fórum.
Sei que tem a desvantagem da centralina estar bloqueada, mas o representante Landirenzo tem filial aqui em Lisboa.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 08 dez 2019, 23:10

O representante da LandiRenzo nada consegue fazer em relação a essa centralina...do ponto de vista do GPL o problema mais frequente que alguns desses carros Opel a Gpl de origem têm apresentado é o vaporizador....

Responder