Ajuda - Novato a GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
JorgeC
Recém-chegado
Registado: 26 dez 2019, 14:07
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei

Ajuda - Novato a GPL

Mensagem por JorgeC » 26 dez 2019, 14:19

Viva,

Em primeiro lugar um bem-haja a todos os membros do fórum - principalmente aqueles que deram um saltinho a este tópico para me dar uma ajuda.

Neste momento estou a pensar em trocar de carro e pensei no GPL como uma opção pois faço, pelo menos, uma média de 1500 km mensais.

Verifico que o Diesel está no médio prazo pelas horas da morte e queria um carro para durar uns 7 anos.

O primeiro carro que me apareceu foi o Sandero Stepway. Já ouvi falar mesmo maravilhas desde carro, contudo, pelo que percebi esgotou a quota de mercado para 2019. Estava também um pouco acima daquilo que pretendo gastar no carro - 13.000€ - mas como era carro novo e já bifuel de origem fica ela por ela.

Neste momento tenho 3 carros em vista:
Ford Fiesta 1.0 Ecoboost 100cv
Nissa Micra 0,9 90cv
Seat Ibiliza 1.0 EcoTSI 95cv

Já alguem tem experiencia com estes carros? Todos os inputs são positivos.

Assim, algumas últimas dúvidas:
-Qual o melhor sistema para os carros em questão?
-Têm alguma outra solução dentro do mesmo valor para um carro com até 2 anos e 30.000 km?
-Por fim, ao efetuarmos a instalção GPL o carro fica 100% a GPL? Isto porque faço viagens com regularidade para o interior e por vezes não é facil encontrar um ponto de abastecimento com GPL. Assim, a minha ideia era mesmo um bi-fuel.

Obrigado desde já pela disponibilidade.
Qualquer dúvida perguntem que ajudo!

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Ajuda - Novato a GPL

Mensagem por pcta » 28 dez 2019, 15:23

Boas, tenha em atenção os motores de injeção directa a gasolina.... precisam de kit dedicado, mais caro e em muitos modelos nem existe.
Neste motores a poupança será menor, pois necessitam de gastar alguma gasolina (kits gasosos), os de injeção líquida DI são muito caros.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 28 dez 2019, 15:38

Qualquer carro novo a GPL ou convertido fica sempre bi-fuel. Tem um interruptor que permite inclusive escolher qual o combustivel que quer utilizar.

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 28 dez 2019, 22:19

JorgeC Escreveu:
26 dez 2019, 14:19

-Por fim, ao efetuarmos a instalção GPL o carro fica 100% a GPL? Isto porque faço viagens com regularidade para o interior e por vezes não é facil encontrar um ponto de abastecimento com GPL. Assim, a minha ideia era mesmo um bi-fuel.
Bem-vindo, ao forum :)

Sim, ficas sempre com um Bi-Fue! independente de comprares com GPL de fábrica ou instalado cá fora.

Se gostas do Sandero e se a cota para 2019 está esgotada o 2020 está mesmo há porta.

Com GPL de fábrica normalmente a autonomia é mais reduzida, com as instalações feitas cá fora podes aplicar um maior reservatório, eu por exemplo tenho uma autonomia a GPL para cerca de 700 km :-D

JorgeC
Recém-chegado
Registado: 26 dez 2019, 14:07
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por JorgeC » 29 dez 2019, 22:02

Obrigado desde já pelas respostas!

De facto tinha essa dúvida, mas já verifiquei que felizmente não tem qualquer problema em estar convertido a GPL pois existe sempre a opção de gasolina.

Quanto aos carros em questão. Pessoalmente estou bastante agradado com o Fiesta.

Alguém conhece/tem este motor e pode dar opinião sobre o mesmo?

Responder