Gás, Gasolina ou Gasóleo, para o carro e churrasco (qual o mais saudável?)

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Gás, Gasolina ou Gasóleo, para o carro e churrasco (qual o mais saudável?)

Mensagem por mpsfilho » 29 dez 2019, 22:24

Caros companheiros,

Porque actualmente ainda existem muitos que estão de pé atrás com o GPL venho fazer algumas comparações.

Já existem muitos churrascos alimentados a Gás e na restauração até usam maçarico com este combustível para queimarem um pouco determinados pratos,imaginem a utilização de gasolina ou de gasóleo para este procedimento, qual seria o sabor e a respectiva poluição ao queimar estes dentro de casa?.

Posto isto com esta simplicidade, o Gás será o menos poluente e menos prejudicial para a saúde com certeza, isto a ser verdade na utilização doméstica também o será na utilização da locomoção dos nossos veículos.

A ser assim porque é que os construtores, Governantes e defensores da Natureza não apostam mais nesta receita?

rafsantos
Utilizador Frequente
Registado: 16 nov 2013, 11:25
Distrito onde reside.: Coimbra

Re: Gás, Gasolina ou Gasóleo, para o carro e churrasco (qual o mais saudável?)

Mensagem por rafsantos » 29 dez 2019, 22:40

Enquanto se olhar para os combustíveis só pelo co2 emitido, o GPL será sempre tão poluente com os outros dois.

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 30 dez 2019, 10:30

Em grelhadores exteriores ... já tive vários a gás.
Em grelhadores pequenos é eletricidade.
Lenha ou carvão nem pensar.
Eu sou do campo, mas fico irritado com a malta da cidade que vem de fim de semana para as casas da aldeia e a primeira coisa que faz é acender lareiras a lenha e grelhadores a carvão... vêm com os neurónios todos queimados e vêm encher as aldeias de fumo.
isto sem falar nos fumarentos diesel que trazem...

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por pcta » 30 dez 2019, 15:27

Olhando do ponto de vista apenas do CO2 (erradamente) o diesel é o que menos emite.
Os novos não já não são fumarentos ... esse é precisamente o problema ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 02 jan 2020, 22:53

Outra evidencia que eu noto.

Em termos técnicos de medições nada posso concluir, mas, em termos de olfacto e visual sim, ou seja, na minha garagem existe um a gasóleo um a gasolina e um gasolina/GPL, ao sair, o que me deixa o ar mais irrespirável e algum fumo é o a gasóleo. quanto aos outros dois na saída são muito idênticos uma vez que saem os dois a gasolina.

A grande diferença noto-a na entrada, primeiro o gasóleo é o que me transtorna mais, a seguir o de gasolina pode estar o dobro do tempo a trabalhar sem me afectar muito a nível de cheiro e nada de fumo, e o GPL é o que eu melhor suporto por mais tempo com o motor ligado.

Tenho a noção que todos são de marcas e cilindradas diferentes mas, mesmo quando algum familiar entra na minha garagem com carros de baixa cilindrada o de gasóleo deixa sempre o ar mais irrespirável.

Responder