problemas a legalizar GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Responder
1NunoHenriques
Recém-chegado
Registado: 19 fev 2020, 18:17
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Não Sei
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza
Ano: 2008

problemas a legalizar GPL

Mensagem por 1NunoHenriques » 19 fev 2020, 18:31

Olá a todos, a ver se alguém me pode ajudar no que fazer com esta questão.
Há um ano e meio, comprei um carro na Alemanha com o combustível a gasolina e GPL, tudo legal nos documentos alemães.
Foi à Inspeção D em Portugal e passou tudo certo com o GPL também. Contratei um individuo para me legalizar o carro a GPL também. Esse indivíduo legalizou, mas nunca me devolveu o livrete original alemão nem as folhas da legalização, só me enviou um Doc em PDF (que vai em anexo) e deu o novo livrete através de um intermediário. Nunca mais o vi e desapareceu.

quando fui à 2ª inspeção fico a saber que o carro não está legalizado a GPL no livrete Português. (Já sei que devia ter olhado para o livrete para ver se estava OK, não aconteceu, e também nunca mais consegui falar com a pessoa que me legalizou. Era Brasileiro e acho que foi embora)
Tentei agora contratar uma empresa que trata disso e disseram-me hoje que a Alemanha alterou o livrete mas não rectificou a homologação geral, a homologação que consta no livrete e9*2001/116*0041*29 é gasolina . ISTO É POSSÍVEL? E que preciso de um Certificado de instalação do sistema de alimentação a GPL (emitido nos termos do anexo I da Portaria 207-A/2013, de 25 de junho, por entidade reconhecida para o efeito).

Acontece que fui a um instalador mal trouxe o carro para Portugal, ainda antes da legalização para ele ver isso, e ele disse-me que a marca que estava lá, não era reconhecida em Portugal, embora fosse na Alemanha e tinha de instalar tudo novamente. Isto é possível? não estamos na comunidade europeia.
Sabem como ou onde posso resolver isto, para obter esse documentos que é tb um termo de responsabilidade?
Agradeço qualquer ajuda para resolver isto, que ja ando há um ano a tentar resolver.

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Viatura a GPL?: Não

Re: problemas a legalizar GPL

Mensagem por PauloAns » 20 fev 2020, 10:35

Não percebo porque é que é preciso legalizar o GPL à parte do carro. Se o carro vinha legal....
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

tentone
Utilizador Junior
Registado: 18 out 2018, 10:31
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio IV
Ano: 2018

Mensagem por tentone » 20 fev 2020, 11:35

Provavelmente é uma questao de mexer papelada, tente procurar um instalador que tenha disposição para acompanhar o carro a inspeção obrigatoria.

No livrete de GPL no meu caso pelo menos vem la os numeros de serie dos componentes de GPL e tudo, mas a nivel legal o que temos no ultimo decreto de lei acerca de GPL e completamente baseado em normas europeias.
Características dos veículos alimentados a Gás de Petróleo Liquefeito ou Gás Natural Comprimido e Liquefeito

1 — Os veículos que utilizem GPL ou GN devem garantir um nível de segurança adequado, devendo, para o efeito, obedecer às prescrições técnicas fixadas no Regulamento ECE/ONU n.º 67 ou no Regulamento ECE/ONU n.º 110, da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

2 — Os sistemas de alimentação de GPL e GN devem garantir um nível de segurança adequado do veículo, sendo consideradas como garantes desse nível as aprovações de instalações de sistemas de alimentação concedidas:
a) Por qualquer dos Estados Membros da União Europeia, em respeito pela legislação referida na alínea seguinte e pela legislação da União Europeia, ou;
b) Por países terceiros, em conformidade com os Regulamentos ECE/ONU n.os 67 e 110 do “Acordo Relativo à Adoção de Disposições Técnicas Uniformes Para Veículos, Equipamentos e Componentes Que Podem Ser Montados e ou Usados, e às Condições de Reconhecimento Mútuo de Aprovações Concedidas Com Base Nessas Disposições”, da CEE/ONU.

3 — Os proprietários dos veículos alimentados a GPL ou GN devem assegurar que os mesmos reúnem condições para circular em segurança, nos termos do disposto no presente regulamento, não constituindo risco para os restantes utentes da via pública, nomeadamente por motivos relacionados com o respetivo sistema de alimentação

fdp576
Recém-chegado
Registado: 18 fev 2020, 15:23

Mensagem por fdp576 » 20 fev 2020, 18:46

São assuntos complicados......

1NunoHenriques
Recém-chegado
Registado: 19 fev 2020, 18:17
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza
Ano: 2008

Mensagem por 1NunoHenriques » 26 fev 2020, 10:48

Pois não entendo, como no livrete alemão dizia que era a GPL, de depois cá, dize, que embora dissesse que era a GPL o numero de homologação que está no livrete corresponde a carro a gasolina e não GPL. Ter que ir a um instalador para pedir o documento, provavelmente vai ter custos, não sei se elevados ou não, pois é como se fossem documentos de instalação nova e tenho de ir fazer a inspeção D novamente porque já passaram mais de 6 meses. enfim...
Alguém conhece um instalador de confiança que me possa fazer isso na zona de grande Lisboa? Carcavelos?

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50

Mensagem por PauloAns » 26 fev 2020, 10:54

CM Pedro, Abóboda.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --