Conversão Honda Civic vlll 1.4 ivtec

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Moderador: rdd48856

Nuno TD
Utilizador Junior
Registado: 13 mar 2009, 02:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 break 1.8 xsi
Ano: 1999

Conversão Honda Civic vlll 1.4 ivtec

Mensagem por Nuno TD » 10 dez 2020, 16:51

Boa tarde.
Após muita pesquisa e dúvida, liguei para um instalador gpl que opera com landirezzo Evo.
Disse não ser necessário a instalação de um lubrificante de válvulas, uma vez que apartir das 3/3500 rotações será injectada gasolina para fazer o arrefecimento da câmara de combustão. Visto que na maior parte dos quilómetros eu não vou a essas rotações, nem gasolina extra é gasta, existe um problema e uma necessidade de lubrificação? Ou apenas em rotações mais altas existe essa necessidade, já coberta pela injeção de gasolina?
É que torna mais em conta a instalação e também o consumo do próprio lubrificante.
Apenas afinar válvulas com uma periocidade maior, é o exigido para evitar dissabores.

magnat2
Utilizador
Registado: 22 fev 2019, 10:09
Distrito onde reside.: Viana do Castelo
Marca do KIT GPL: BRC Sequent 56
Marca do Veículo: BMW
Modelo: BMW 323Ci
Ano: 2001

Re: Conversão Honda Civic vlll 1.4 ivtec

Mensagem por magnat2 » 10 dez 2020, 18:26

Bemvindo :)
Não é por nada, mas na minha opinião, sendo um Honda, aconselhava te a colocar o lubrificante, mesmo em conjunto com a injecão de gasolina..

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 10 dez 2020, 19:07

Fiquei sem perceber se o carro já estará a GPL?

@NunoTD,vejo que já levas 11 anos de Fórum e eu ainda sou novato, por isso, isto é como "ensinar a missa ao cura" é que, a pergunta também poderia ser feita ao contrário.
Ou seja: estando o carro com Kit de lubrificação não seria necessário em alta carga passar automaticamente para gasolina a partir de x rotações?, por acaso é isso que muitos utilizadores fazem, ao usar os dois sistemas.

Mas de fato tu já te aconselhaste e muito bem com um instalador, e se este diz que só a gasolina será suficiente não serei eu que vou desmenti-lo, o Profissional é ele e deverá saber do que fala.

Por ultimo, não quererias dizer antes afinar válvulas com uma periocidade menor?

Nota: podias criar um DB e assim teríamos mais certezas na troca de informação sobre o teu pópó, não? :)

Nuno TD
Utilizador Junior

Mensagem por Nuno TD » 10 dez 2020, 19:52

Obrigado pelas respostas.
Eu ando com calma sem grandes acelaracoes/rotações, daí estar na dúvida se seria suficiente a lubrificação por gasolina. Se andasse a abrir, não questionaria e punha logo o lubrificante automático.

Não o tenho instalado ainda...estou a reunir condições para tal, mas quero fazer da melhor forma, para mais tarde não haver lugar a arrependimentos😉
Tens razão quanto á periocidade menor...efeitos de quem acorda cedo😂

Quando o tiver transformado, farei sim um DB

Nuno TD
Utilizador Junior

Mensagem por Nuno TD » 10 dez 2020, 19:52

Obrigado pelas respostas.
Eu ando com calma sem grandes acelaracoes/rotações, daí estar na dúvida se seria suficiente a lubrificação por gasolina. Se andasse a abrir, não questionaria e punha logo o lubrificante automático.

Não o tenho instalado ainda...estou a reunir condições para tal, mas quero fazer da melhor forma, para mais tarde não haver lugar a arrependimentos😉
Tens razão quanto á periocidade menor...efeitos de quem acorda cedo😂

Quando o tiver transformado, farei sim um DB

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 10 dez 2020, 20:46

Nuno TD Escreveu:
10 dez 2020, 19:52

Eu ando com calma sem grandes acelaracoes/rotações, daí estar na dúvida se seria suficiente a lubrificação por gasolina. Se andasse a abrir, não questionaria e punha logo o lubrificante automátic
Ao contrário, se andares a abrir é que é conveniente que comute automaticamente para gasolina em altas cargas/rotações.

Nuno TD
Utilizador Junior

Mensagem por Nuno TD » 10 dez 2020, 22:51

mpsfilho Escreveu:
10 dez 2020, 20:46
Nuno TD Escreveu:
10 dez 2020, 19:52

Eu ando com calma sem grandes acelaracoes/rotações, daí estar na dúvida se seria suficiente a lubrificação por gasolina. Se andasse a abrir, não questionaria e punha logo o lubrificante automátic
Ao contrário, se andares a abrir é que é conveniente que comute automaticamente para gasolina em altas cargas/rotações.
Exacto, mais o flashlube como proteção extra.
Mas sou calmo a conduzir, daí a dúvida se vale a pena o investimento. O instalador diz que não é necessário.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 11 dez 2020, 00:36

A lubrificação por gasolina acaba por ficar mais caro do que por óleo (não é óleo, mas chamemos-lhe assim) próprio.

Com o passar do tempo (e km), o que começou por ser barato vai ficar caro... Acrescentando a isso o facto de ser um Honda, eu avançaria mesmo para a lubrificação por flashlube.

Já agora, qual é o valor (por alto) do orçamento para a conversão?

Nuno TD
Utilizador Junior

Mensagem por Nuno TD » 11 dez 2020, 06:43

Mas a lubrificação a gasolina só ocorre apartir das 3/3500 rotações, eu andando abaixo disso, por exemplo a 90 km/hora, não haverá esse consumo...mas também não existe lubrificação....
Mas pelo que tenho lido, o problema com as válvulas, é mesmo em situações de carga ou alta rotação. Ou estou errado?
Num consumo de 6 a gasolina e suponhamos 8 a gpl, quanta gasolina iria gastar? Mais um litro aos 100?
Eu também fui com a ideia de instalar o flashlube quando liguei a perguntar por preços, mas o homem quase jurou a pés juntos que não havia necessidade, que o óleo é caro, montagem mais cara... é só afinar válvulas mais cedo do que a Honda aconselha e etc.
Fico na dúvida...pois ele era beneficiado em instalar o mesmo...ganharia mais..
O valor é de 1300, kit landirezzo Evo.

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 11 dez 2020, 15:46

Eu só ficaria descansado com lubrificação a gasolina se o carro passasse a gastar 2 litros a mais aos 100 km... E isso arruinaria a poupança. Por isso avançaria sempre para o óleo.

Na lubrificação por gasolina há algumas variáveis a ter em conta:
- qual é a quantidade de gasolina que é suficiente para arrefecer a câmara de combustão?
- se o carro injectar 10% de gasolina (tipicamente quase um litro, para um carro com 1400-1600 CC), é suficiente? É que já estamos a falar de 0,75€ a mais (comparando com GPL) por cada 100 km...
- esses 10% de gasolina, são 10% de gasolina mais 90% de GPL em todas as combustões nos cilindros? Ou são 100% gasolina numa combustão, e 0% nas nove combustões seguintes? Nem todos os kits fazem os 90%+10%, e caso não façam mantêm a proteção necessária??

O afinar as válvulas mais cedo não é uma vantagem, mas sim uma necessidade. E se por ventura elas chegarem ao limite da sua afinação já não há nada a fazer (embora seja uma situação a que é extremamente difícil de chegar).

Nuno TD
Utilizador Junior

Mensagem por Nuno TD » 11 dez 2020, 19:16

Pelo que me foi dito, apartir da rotação atrás dita, os ciclos de gasolina acompanham a subida de rotação com um acréscimo no débito, arrefecendo melhor a câmara de combustão.
Em termos de gasto de gasolina e numa utilização normal, sem abusos, o que gastaria por mês para arranques, por exemplo 10 euros, com esta lubrificação, mais 3 ou 4 euros... portanto creio ser mais em conta que o flashlube.
Atenção que não estou a defender este método, mas sim a reproduzir o que me foi informado. Só me está a escapar o porquê de afirmarem isso com convicção, ao invés de tentarem "impingir" o lubrificante, ganhando assim na venda, montagem e o próprio lubrificante em si.
Hoje liguei para o instalador da margem sul para ouvir uma segunda opinião e foi também o mesmo que o anterior. Sendo um instalador reputado, não vou duvidar...mas quanta mais informação recolher, melhor.

Onde anda o pessoal dos Hondas sem lubrificante?😂😂

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 11 dez 2020, 19:55

A lubrificação por gasolina é mais cara do que por flashlube.

Esse é um ponto que não se discute.

mpsfilho
Cidadão Virtual

Mensagem por mpsfilho » 11 dez 2020, 20:18

j_verne Escreveu:
11 dez 2020, 19:55
A lubrificação por gasolina é mais cara do que por flashlube.

Esse é um ponto que não se discute.
Neste ponto eu também concordo.

Embora a diferença não seja muito significativa.
Pelo menos no meu caso, gasto cerca de 95 cêntimos a cada 100 km considerando o valor de cada litro a 1,35€, ou seja, o meu DI está com uma média de 0,7 l aos 100 e pelos vistos o novo sistema 3.0 DI da Prins consome ainda menos, inferior a 0,5 l.

Por acaso não sei se é moda mas os instaladores estão cada vez mais a aconselhar a lubrificação por gasolina em carros atuais, no caso deste Honda não me pronuncio por falta de experiencia, mas pelos vistos a moda também parece que está a pegar, esperemos pelos resultados.

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 11 dez 2020, 21:10

Pois, a questão é mesmo essa. Essa moda é recente, e não há dados que comprovem a sua eficácia.

Depois quando há barraca, a culpa nunca é da falta de lubrificação, é sempre de um "defeito qualquer que nunca está relacionado com o GPL"...

0.7 litros de gasolina aos 100 sempre gastaram os meus carros, sem qualquer lubrificação por gasolina. Claro que não estamos a falar de kits de injeção líquida ou directa, mas creio que também não vai ser o caso deste Honda...

O apelo da lubrificação por gasolina não é a economia ou a segurança nos resultados. É a simplicidade.

Os instaladores gostam porque não têm que instalar mais um depósito, tubagens e cablagem de controlo. Depois também não têm que afinar o débito do óleo, nem aturar clientes insatisfeitos porque aquilo está a gastar demais (ou a menos).

Os utilizadores gostam porque não têm que se preocupar com mais um fluído para manter a nível nos seus carros, e também não sentem a fatura na altura de comprar o óleo (apesar de ser mais barato que a gasolina, o custo com esta última é diluído e não se nota).

Não há mais nenhuma vantagem (pelo menos que eu tenha presente, do que tenho lido por aqui...).

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 11 dez 2020, 21:17

mpsfilho Escreveu: Neste ponto eu também concordo.

Embora a diferença não seja muito significativa.
Pelo menos no meu caso, gasto cerca de 95 cêntimos a cada 100 km considerando o valor de cada litro a 1,35€, ou seja, o meu DI está com uma média de 0,7 l aos 100 e pelos vistos o novo sistema 3.0 DI da Prins consome ainda menos, inferior a 0,5 l.
(...)
Não sei se a diferença é assim tão pequena...

Peguemos nesses 95 cent aos 100 km. Não sei qual é o consumo de GPL, mas este Honda vai gastar cerca 9 litros.

Usando flashlube, iria gastar 9 ml de óleo (um ml de óleo por litro de GPL) nesses 100 km. A 25 eur por litro, temos 2.5 cêntimos por ml. 9 ml são 22.5 cêntimos.

É menos de um terço do custo da lubrificação por gasolina (é precisamente 1/4, mas vamos meter essa margem de segurança na argumentação)...

Responder