Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

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mpsfilho
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por mpsfilho » 07 out 2019, 22:15

Eu por acaso estaciono em parques mesmo com essa afixação de proibição e nunca tive problemas, e caso alguém me chateie eu vou argumentar que o posso fazer até prova em contrário, mas, o tó que uso é o verde e por isso é mais difícil de detectar, no entanto, pergunto:

Alguém por aqui já pagou alguma coima por causa disso? caso tenha acontecido qual foi a entidade que passou o auto?.

toze23
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por toze23 » 08 out 2019, 18:02

A postura de "nunca tive" problemas é um risco que eu não gosto de tomar.

Acho também que ninguém o devia fazer por duas razões:
a) o problema não se resolve
b) se houver problemas (p.e. incêndio num veículo, que embora raro acontece com todos tipos de carros) vai dar problemas a todos

Isto só se resolve pelos meios oficiais e pressionando os donos dos parques.
Por isso, façam como eu, mandem emails às entidades donas dos perguntar (para ele terem noção que há clientes com carros GPL), depois a pedir às mesmas para se adaptarem e por fim aos organismos oficiais alguma acção para solucionar o problema.

Eu ainda estou na fase do perguntar e os donos dos parques ainda dizem que não se pode. Se a coisa não começar a rolar vou meter pressão na câmara do Porto pois limitar o estacionamento a duas horas até funciona se as pessoas poderem usar os outros parque... que no caso do GPL não podem.

jlmf1
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por jlmf1 » 08 out 2019, 18:37

Outra questão é a saga com os seguros se acidente existir e consequente apuramento de responsabilidades a que normalmente estes são alérgicos e esgotam sempre a hipótese de bodes expiatórios.

Se um sinistro surge e seja apurado que determinado utilizador do parque nele estacionou um veículo proibido por lei ou pelo regulamento próprio ao mesmo e devidamente advertido por sinalização, penso que vai ser um problema que rapidamente passa para a área criminal.

mpsfilho
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por mpsfilho » 08 out 2019, 18:49

toze23 Escreveu:
08 out 2019, 18:02
A postura de "nunca tive" problemas é um risco que eu não gosto de tomar.

Acho também que ninguém o devia fazer por duas razões:
a) o problema não se resolve
b) se houver problemas (p.e. incêndio num veículo, que embora raro acontece com todos tipos de carros) vai dar problemas a todos

Isto só se resolve pelos meios oficiais e pressionando os donos dos parques.
Por isso, façam como eu, mandem emails às entidades donas dos perguntar (para ele terem noção que há clientes com carros GPL), depois a pedir às mesmas para se adaptarem e por fim aos organismos oficiais alguma acção para solucionar o problema.

Eu ainda estou na fase do perguntar e os donos dos parques ainda dizem que não se pode. Se a coisa não começar a rolar vou meter pressão na câmara do Porto pois limitar o estacionamento a duas horas até funciona se as pessoas poderem usar os outros parque... que no caso do GPL não podem.
Pois eu creio que no caso de incendio os depósitos de gasolina serão bem mais perigosos que os de GPL.

Quanto aos parques de estacionamento, uma grande parte deles apesar de terem afixadas as proibições estas só se aplicam ao tó azul, eu vou continuar a estacionar nos que continuam com a proibição afixada mas que são ventilados naturalmente ou de forma forçada.

Se eventualmente vier a ser multado irei contestar e depois se verá qual a norma vencedora, se a dos parques ou a dos veículos que estão autorizados para o efeito. :-?

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chorao
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por chorao » 08 out 2019, 19:43

mpsfilho Escreveu:
08 out 2019, 18:49
Se eventualmente vier a ser multado irei contestar e depois se verá qual a norma vencedora, se a dos parques ou a dos veículos que estão autorizados para o efeito. :-?
se o parque não tem condições de ventilação ninguém te dará razão. Não existe isso de "infringi a lei obrigado"
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

mpsfilho
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por mpsfilho » 08 out 2019, 22:10

chorao Escreveu:
08 out 2019, 19:43
mpsfilho Escreveu:
08 out 2019, 18:49
Se eventualmente vier a ser multado irei contestar e depois se verá qual a norma vencedora, se a dos parques ou a dos veículos que estão autorizados para o efeito. :-?
se o parque não tem condições de ventilação ninguém te dará razão. Não existe isso de "infringi a lei obrigado"
Claro @chorao, é precisamente isso que eu digo no paragrafo anterior, ou seja, se houver ventilação natural ou forçada e havendo afixação de proibição eu ignoro a proibição e estaciono e, se for multado eu contesto, não disse que estacionaria em parques não ventilados.

Existem parques que simplesmente ignoram a portaria mesmo sendo ventilados, alguns por desconhecimento outros por outros motivos.

rdd48856
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por rdd48856 » 08 out 2019, 23:11

Diria mesmo mais, em Tavira há um parque no 1ºandar e aberto dos lados com a proibição de estacionar!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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skullz1995
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por skullz1995 » 09 out 2019, 10:48

mpsfilho Escreveu:
08 out 2019, 22:10
chorao Escreveu:
08 out 2019, 19:43
mpsfilho Escreveu:
08 out 2019, 18:49
Se eventualmente vier a ser multado irei contestar e depois se verá qual a norma vencedora, se a dos parques ou a dos veículos que estão autorizados para o efeito. :-?
se o parque não tem condições de ventilação ninguém te dará razão. Não existe isso de "infringi a lei obrigado"
Claro @chorao, é precisamente isso que eu digo no paragrafo anterior, ou seja, se houver ventilação natural ou forçada e havendo afixação de proibição eu ignoro a proibição e estaciono e, se for multado eu contesto, não disse que estacionaria em parques não ventilados.

Existem parques que simplesmente ignoram a portaria mesmo sendo ventilados, alguns por desconhecimento outros por outros motivos.
Faz-me lembrar o parque do pingo doce onde vou em Benavente, parque no 1º andar ventilado naturalmente e simbolo de proibição a gpl enfim, rídiculo .
Deixo a questão no ar alguém ja a fez mas também tenho curiosidade,
Já alguem foi multado por estacionar em local indevido? Se foi qual o valor da multa?

rdd48856
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por rdd48856 » 09 out 2019, 11:47

O valor da multa é de 250 a 1250€, para:
Os veículos alimentados a GPL cujos componentes não tenham sido aprovados e instalados de acordo com o regime a que se refere o artigo 3.º


Conheço um caso de 2006 em que houve uma denúncia por estacionamento indevido num parque comum de um condomínio.

A polícia foi chamada ao local.
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toze23
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por toze23 » 09 out 2019, 18:42

skullz1995 Escreveu:
09 out 2019, 10:48
Faz-me lembrar o parque do pingo doce onde vou em Benavente, parque no 1º andar ventilado naturalmente e simbolo de proibição a gpl enfim, rídiculo .
Curiosidade, já perguntou ao Pingo Doce porque querem perder clientes?
Devia ser pergunta que fariam a si próprios mas até gostava de saber a resposta, se é medo pela norma ser vaga - o que será suficientemente arejado? - ,ou descuido, ou nunca consideram o assunto, ou desleixo?

Entretanto mandei para lá a pergunta.

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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por mpsfilho » 09 out 2019, 19:55

toze23 Escreveu:
09 out 2019, 18:42

Entretanto mandei para lá a pergunta.
Parece que já estou a ver a resposta... muito possivelmente eles nem conhecerão a portaria e dirão que se está afixado a proibição será essa a que prevalece.
E se perguntar ás autoridades fiscalizadoras (policia ou seguranças) a resposta será idêntica, no entanto, eu já uma vez confrontei um policia e ele ficou de boca aberta e disse que desconhecia a portaria e o meu carro ficou estacionado no local, o policia nada mais disse nem implicou ou passou qualquer auto.

Quanto a mim essa pergunta só pode ser bem respondida por um jurista com conhecimentos na matéria.

rafsantos
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por rafsantos » 09 out 2019, 22:07

Aquele sinal de proibido GPL que existe nas entradas não têm qualquer validade pois o mesmo não existe aos olhos do código da estrada. O único aviso válido será um placar informativo a informar que o edifício não cumpre os requisitos mínimos de ventilação e esses eu nunca vi em lado nenhum.
Claro que isto só se aplica a quem tem o dístico verde, os outros já sabem que é proibido estacionar em subterrâneos.

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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por skullz1995 » 10 out 2019, 07:49

toze23 Escreveu:
09 out 2019, 18:42
skullz1995 Escreveu:
09 out 2019, 10:48
Faz-me lembrar o parque do pingo doce onde vou em Benavente, parque no 1º andar ventilado naturalmente e simbolo de proibição a gpl enfim, rídiculo .
Curiosidade, já perguntou ao Pingo Doce porque querem perder clientes?
Devia ser pergunta que fariam a si próprios mas até gostava de saber a resposta, se é medo pela norma ser vaga - o que será suficientemente arejado? - ,ou descuido, ou nunca consideram o assunto, ou desleixo?

Entretanto mandei para lá a pergunta.
Tenho que a fazer sem dúvida

skullz1995
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por skullz1995 » 10 out 2019, 07:50

rafsantos Escreveu:
09 out 2019, 22:07
Aquele sinal de proibido GPL que existe nas entradas não têm qualquer validade pois o mesmo não existe aos olhos do código da estrada. O único aviso válido será um placar informativo a informar que o edifício não cumpre os requisitos mínimos de ventilação e esses eu nunca vi em lado nenhum.
Claro que isto só se aplica a quem tem o dístico verde, os outros já sabem que é proibido estacionar em subterrâneos.
Ok então tendo eu o dístico verde posso estacionar em qualquer lado basicamente ou não ?

rafsantos
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Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Mensagem por rafsantos » 10 out 2019, 15:26

skullz1995 Escreveu:
10 out 2019, 07:50
rafsantos Escreveu:
09 out 2019, 22:07
Aquele sinal de proibido GPL que existe nas entradas não têm qualquer validade pois o mesmo não existe aos olhos do código da estrada. O único aviso válido será um placar informativo a informar que o edifício não cumpre os requisitos mínimos de ventilação e esses eu nunca vi em lado nenhum.
Claro que isto só se aplica a quem tem o dístico verde, os outros já sabem que é proibido estacionar em subterrâneos.
Ok então tendo eu o dístico verde posso estacionar em qualquer lado basicamente ou não ?
Eu estaciono, o meu veiculo cumpre com a legislação, agora se o parque cumpre ou não serão eles que tem de informar através de sinalização adequada e não um sinal de proibição inexistente.

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