Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

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j_verne
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por j_verne » 27 jan 2020, 23:04

Sim, mas uma coisa é silêncio fora do carro, outra completamente diferente é silêncio a bordo... :-D

mpsfilho
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por mpsfilho » 28 jan 2020, 10:30

j_verne Escreveu:
27 jan 2020, 23:04
Sim, mas uma coisa é silêncio fora do carro, outra completamente diferente é silêncio a bordo... :-D
Isso também depende do carro, eu já conduzi um toyota Hibrid e mesmo em modo eléctrico não é mais silencioso que o meu Duster.

Ou seja, no duster 1,2 na versão gasolina/GPL, não se houve o motor mais que o rodar dos pneus e, pneus continuam a ter os elétricos e com isso o ruido da rodagem dos mesmos :-D mas, talvez que o meu duster seja uma das raras excepções :D

chorao
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por chorao » 28 jan 2020, 12:25

mpsfilho Escreveu:
28 jan 2020, 10:30
j_verne Escreveu:
27 jan 2020, 23:04
Sim, mas uma coisa é silêncio fora do carro, outra completamente diferente é silêncio a bordo... :-D
Isso também depende do carro, eu já conduzi um toyota Hibrid e mesmo em modo eléctrico não é mais silencioso que o meu Duster.

Ou seja, no duster 1,2 na versão gasolina/GPL, não se houve o motor mais que o rodar dos pneus e, pneus continuam a ter os elétricos e com isso o ruido da rodagem dos mesmos :-D mas, talvez que o meu duster seja uma das raras excepções :D
Existem pneus que fazem mais ruído que outros. é uma questão de ir testando.

j_verne
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por j_verne » 28 jan 2020, 12:47

mpsfilho Escreveu:
j_verne Escreveu:
27 jan 2020, 23:04
Sim, mas uma coisa é silêncio fora do carro, outra completamente diferente é silêncio a bordo... :-D
Isso também depende do carro, eu já conduzi um toyota Hibrid e mesmo em modo eléctrico não é mais silencioso que o meu Duster.
(...)
A questão não é essa... É esta:
Silêncio fora do carro -> mau (por causa dos peões apenas, porque de resto também é bom);
Silêncio dentro do carro -> bom (seja eléctrico ou não)
;-)

mpsfilho
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por mpsfilho » 28 jan 2020, 13:10

Exactamente companheiro! foi isso que eu disse... no meu anterior comentário a comparação foi relativa ao interior das duas viaturas nele referidas.

@chorao, também é verdade isso dos pneus...

APHenriques
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 28 jan 2020, 19:07

mpsfilho Escreveu:
27 jan 2020, 21:45
APHenriques Escreveu:
27 jan 2020, 20:55
mas não ter que ouvir o matraquear irritante do MCI compensa tudo. #:-s
8)
Até neste pormenor o consenso não é unânime companheiro! já vi criticas e vontades em alguns Países em querer dotar estes com algum sistema sonoro, alegando a perigosidade para peões, ciclistas e até animais, devido ao perigo do seu silencio, o que não deixa também de ser uma evidencia. :-?
Uma coisa não implica a outra...
Eu já tive todo o tipo de carros... alguns bem barulhentos. Mas quando nos habituamos a andar em silêncio dificilmente queremos voltar aos outros.
O meu é um Plug in, o que implica que o motor por vezes liga... embora seja bastante silencioso, por vezes nem dou por ligar, prefiro quando anda apenas a eletricidade.

Sobre o som dos elétricos, julgo que já é obrigatório.
O meu faz um som que não incomoda nada os peões mas houvesse bem á distancia... uma frequência bem estudada.
Com o meu antigo Prius era um problema nas ruas com peões... com este não.

jlmf1
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por jlmf1 » 22 jul 2020, 10:32

Mais um artigo que menciona o desperdício por vezes enorme de energia devido ao rendimento miserável do carregador.
O consumo de um VE deve ser medido pela quantidade de energia consumida a rolar mais a quantidade de energia necessária para o carregamento e quando o Renault zoe perde no carregador 20.5 kWh para fazer uma carga completa em tomada clássica há que adicionar a energia para rolar á energia perdida a carregar.
O consumo do carregador não afeta a autonomia mas tudo somado, de facto a energia que passa no contador lá de casa dividida pelos quilómetros realizados leva a que o consumo aos 100 km seja de 24.7 KWh, enorme mas há ainda pior como o Audi e-tron e melhores como a Tesla ou ainda melhores, a Hyundai ou Kia.

https://www.automobile-magazine.fr/voit ... os-mesures

O consumo de um VE mede-se aos 100 kms pela energia necessária para carregar e não pela energia que entra na bateria e há diferenças enormes entre veículos e tipos de carregamento sendo que alguns veículos conseguem ser muito eficazes com todo o tipo de carregamentos e outros como o Renault Zoe um fiasco em termos de eficácia de carregamento em tomada clássica.

É como se abastecendo um GPL 1/3 do gás se escapasse para a atmosfera e fizéssemos o consumo aos 100 apenas pelo gás que entrou mas na fatura a pagar está lá também o que se escapou.

pcta
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por pcta » 22 jul 2020, 10:41

Não li o artigo em FR .... há aí qq coisa que não bate certo, mas pronto.
O consumo teria de ser do poço à roda ... os elétricos são claramente mais eficientes, o único senão neste momento é a tecnologia do lírio.

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por Uber2021 » 30 mar 2021, 09:24

Bom dia a todos

Nao li o topico todo, mas estou em via de...

Um dacia duster bi-fuel seria boa opção para fazer TVDE ?

Km anuais 100.000km
Consumo actual 5l/100km diesel ou 6.30€/100km

Quantos km teria de autonomia em bi-fuel ?

Em termos de revisões na renault bi-fuel sao mais caras ?

Obrigado

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por HelGPL » 03 abr 2021, 10:45

O artigo em si menciona que o que faz o VE "não compensar" é o custo elevado de aquisição. Já tive um debate com outro utilizador noutro tópico acerca disto da manutenção e custos etc... Á poucos dias li um artigo da exame informática onde referia todas as tipologias de combustível e o ideal para cada usuário. Aconselho a lerem pois consegui decifrar algumas duvidas que ainda não estão assim tão divulgadas no mercado.
Nos VE caba-se por falar sempre das baterias e custo e das quebras ao longo dos anos. Mas algo que é pouco referido tambem é o custo de manutenção e revisões. Têm ideia por exemplo ao longo de 10 anos quanto têm de custo de revisões de motor? (Óleo,velas,bateria de carro combustão, etc..)
O que acabará por ser certo é a descida dos preços do VE e o custo das baterias...

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por Renault19 » 08 jun 2021, 16:11

Também não é contabilizado em $$$ o custo de espera do carregamento do elétrico, a indisponibilidade do carro, a falta de autonomia.

Não tenho dúvida que o elétrico será o futuro. Por enquanto vejo a opção pelo elétrico como um segundo carro, de cidade.
Os eletricos são muitos confortáveis e divertidos de conduzir. Mas as baterias têm de evoluir.

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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por toze23 » 08 jun 2021, 22:23

Renault19 Escreveu:
08 jun 2021, 16:11
Também não é contabilizado em $$$ o custo de espera do carregamento do elétrico, a indisponibilidade do carro, a falta de autonomia.

Não tenho dúvida que o elétrico será o futuro. Por enquanto vejo a opção pelo elétrico como um segundo carro, de cidade.
Os eletricos são muitos confortáveis e divertidos de conduzir. Mas as baterias têm de evoluir.
Por acaso quanto mais vejo mais acho que os carros elétricos de bateria podem ser uma "moda" passageira.

O motor elétrico acho que é garantido ser o futuro por genericamente serem melhores em tudo (menos peso, peças, não precisa de caixa, etc.).
As vantagens relacionados a motor elétrico ficaram claras para mim ao ouvir sobre as vantagens da pickup da Ford, o F150 Lightning. Se trabalham em construção civil então aconselho a informarem-se porque vão querer um (não faço ideia se vai chegar cá).

Contudo fico com a impressão que carros elétricos de depósito de hidrogénio serão melhores.
A bateria de um carro elétrico é um consumível tal como a correia de distribuição. E um consumível que representa, vah, 30% do preço de um carro em novo é um problema. Mesmo que este custo chegue a 5% do preço de um carro novo no máximo deverá ser o mesmo do custo do sistema de geração de energia a partir de hidrogénio.
Acho que as baterias de hidrogénio tem outra vantagem que é terem mais aplicações e menos dependente de países produtores dos tais materiais raros.
Por exemplo as energias renováveis podem ser usadas para produzir encher as "batérias de hidrogénio" quando não há consumo na rede e depois podem ser usadas para injetar energia na rede ou vender o hidrogénio para veículos. E estes veículos podem ser basicamente qualquer tipo de veículo - comboios, camiões, máquinas industriais, etc. Porque o custo da bateria de hidrogénio não deve crescer em proporção tanto cresce uma bateria de lítio por kilowatt.

Enfim, uma divagação que não percebo assim tanto do assunto.

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