Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-06-25

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

GosmaGPL
Cidadão Virtual
Registado: 01 jan 2013, 00:56
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: ASX BiFuel
Ano: 2011

Re: Portaria n.º 207-A/2013, D.R. n.º120,Série I,Supl 2013-0

Mensagem por GosmaGPL » 29 ago 2013, 09:54

Início de julho

ok_computer
Cidadão Virtual
Registado: 04 abr 2008, 12:18
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: V70 2.0T
Ano: 2002

Mensagem por ok_computer » 29 ago 2013, 10:05

ui, está bastante atrasado..

Quando meti GPL passado 10 dias recebi o novo DUA
Volvo V70 2.0T GPL

Imagem

teltras
Utilizador
Registado: 27 abr 2011, 16:58
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 850T5

Mensagem por teltras » 29 ago 2013, 23:53

Não estou nada contente com esta nova lei, o meu carro tem tudo aquilo que os carros que são posteriores a julho de 2013 montam.

Por causa de uma cambada mudaram isto apenas para encherem os bolsos á nossa conta, é o governo que temos, acabaram de descobrir uma mina.

No meu caso a minha instalação foi feita na ff e tem la tudo o que a nova lei exige apesar de ter sido montado á mais de 2 anos, apenas não tenho a treta de papeladas que exigem, tenho válvula de segurança e estaciono onde me apetece, pois tenho a consciência tranquila que não vai rebentar com nada.

Vou continuar a estacionar como sempre o fiz e se me virem num estacionamento fujam!

Para aqueles que não tem válvula de segurança, esses sim deviam ser chamados para montar o sistema com a respectiva válvula?

Não era mais simples formar a malta dos centros para verificarem quem realmente esta ilegal e se tem a valvula? Não, é mais simples proibir. E mais fácil ainda é CHULAR foi o que fizeram.

Querem estacionar, então paga. fdx pro crl.

Palhaços
"AINDA NÃO VI UM CARRO A GPL FUNCIONAR BEM!"
Dito por um mecanico ignorante...

http://images.spritmonitor.de/463164_5.png
http://www.spritmonitor.de/en/detail/463164.html

GosmaGPL
Cidadão Virtual

Mensagem por GosmaGPL » 30 ago 2013, 07:54

Como já disse anteriormente, dá impressão que o legislador o que queria seria do tipo:
-atualmente todos os carros não podem estacionar em subterrâneos
-se quiserem estacionar, têm de comprovar
-a comprovação deveria ser feita por termo de responsabilidade do instalador, ou da marca do carro
-e na primeira inspeção verificarem isso, nomeadamente a existência de válvula de segurança
-no caso de o termo não estar em ordem, daria coima para o instalador

No fim como era muito complicado, misturaram tudo, e quem quiser faz inspeção completa, obviamente, :-)

sniperpt
Utilizador Junior
Registado: 19 jun 2012, 18:55
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do Veículo: Chevrolet
Modelo: Aveo 4

Mensagem por sniperpt » 27 set 2013, 08:55

Boas a todos,

Para quem tem Chevrolet a GPL, já estão a chegar as cartas (eu já recebi) com as instruções para se poder usar a Vinheta Verde:

Basicamente será assim:

1. Com a carta deslocamos a um representante da Chevrolet.
2. Eles irão fazer uma pequena vistoria ao carro para verificarem se esta tudo ok.
2. No fim eles fornecem toda a documentação para ir a IMTT.
3. Depois é sé ir ao IMTT para altera o DUA, acho que 30 euros.
4. Depois é usar a vinheta verde
"O dinheiro é melhor do que a pobreza, ainda que apenas por razões financeiras."
Woody Allen

mariosilvaf
Utilizador Junior
Registado: 10 abr 2010, 15:03
Distrito onde reside.: Aveiro
Modelo: Spark

Mensagem por mariosilvaf » 04 out 2013, 12:00

Quanto à exigência da alteração do DUA em veiculos homologados de fábrica com o sistema GPL, é uma forma lamentável do governo 'sacar' dinheiro aos cidadãos proprietários de veiculos que utilizam GPL, porque é injustificável tecnicamente exigir algo que já está registado no DUA atual, e em caso de não o fazer, o veiculo continua a circular mas com o ‘castigo’ de expor um distico na carroçaria e limitações no estacionamento. :-x
Ou seja, sem mudar o sistema GPL em nenhum componente e pagando umas dezenas de euros, está certificado para usar vinheta e estacionar sem limitações; não pagando as dezenas de euros, mas com rigorosamente o mesmo sistema GPL que obedece às normas técnicas enumeradas na portaria, continua a utilizar o veiculo mas não pode usar vinheta e fica limitado no estacionamento. ~x(
Considero que as marcas automóveis que produzem veiculos com utilização de GPL deveriam, através das suas representações associativas, indignar-se com este absurdo perante o governo da república, porque está a prejudicar onerosamente os seus clientes, e os proprietários dos veiculos também deviam apresentar a sua indignação à respetiva tutela.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 06 out 2013, 13:26

Não concordo...

Tenho um carro a GPL há já uns anos, e acho muito bem que toda a gente que quer estacionar nos subterrâneos tenha que passar no instalador para rever o sistema e numa ipo subsequente...

Não gostaria nada de saber que qualquer chaço poderia de um dia para o outro, com um papel qualquer do instalador, estacionar em locais fechados.

Quanto ao 'castigo' der usar o autocolante, é apenas a manutenção das condições em que se anda agora, não me faz comichão nenhuma e no meu lá vai continuar.

Custa demasiado dinheiro, é certo, mas é a melhor maneira que temos de garantir a segurança de todos... Não é por nós termos os nossos carros bem mantidos e em boas condições de segurança que toda a gente faz o mesmo...

aligner
Utilizador Frequente
Registado: 20 fev 2010, 00:10
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 1.6 16V
Ano: 2000

Mensagem por aligner » 06 out 2013, 16:38

j_verne Escreveu:Não concordo...

Tenho um carro a GPL há já uns anos, e acho muito bem que toda a gente que quer estacionar nos subterrâneos tenha que passar no instalador para rever o sistema e numa ipo subsequente...

Não gostaria nada de saber que qualquer chaço poderia de um dia para o outro, com um papel qualquer do instalador, estacionar em locais fechados.

Quanto ao 'castigo' der usar o autocolante, é apenas a manutenção das condições em que se anda agora, não me faz comichão nenhuma e no meu lá vai continuar.

Custa demasiado dinheiro, é certo, mas é a melhor maneira que temos de garantir a segurança de todos... Não é por nós termos os nossos carros bem mantidos e em boas condições de segurança que toda a gente faz o mesmo...
Blá, Blá, Blá, isso é tudo muito bonito ! Mas o meu carro já pagou uma inspecção extraordinária, quanto mais aceitaria que fosse um valor parecido com o da inspecção dita normal ou então esperava-se pela altura da inspecção e aí sem custos extra, ou estava legal ou não . Não haveria meio termo, por assim dizer, os que têm mais 150 euros para gastar e os que não têm .
E já agora, já viste a fazer tal inspecção B ... dinheiro bom de ganhar! Facilidade de ganhar assim euros não está acessível a todos ...
Inspecção B da treta. :-q
Pneu usado ou achinesado pode ser arriscado!...

Podia comprar um carro novo...mas não ía ter euros para o manter.

GosmaGPL
Cidadão Virtual

Mensagem por GosmaGPL » 06 out 2013, 16:42

Tens razão, mas não podia simplesmente o instalador passar o termo de responsabilidade e quando o carro fosse à habitual inspeção que acontece de 2 em 2 anos verificar a instalação?
Claro que muitos de nós se forem inteligentes guardam a inspecção para o momento em que essa tem de ocorrer.

aligner
Utilizador Frequente
Registado: 20 fev 2010, 00:10
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 1.6 16V
Ano: 2000

Mensagem por aligner » 06 out 2013, 23:28

GosmaGPL Escreveu:Tens razão, mas não podia simplesmente o instalador passar o termo de responsabilidade e quando o carro fosse à habitual inspeção que acontece de 2 em 2 anos verificar a instalação?
Claro que muitos de nós se forem inteligentes guardam a inspecção para o momento em que essa tem de ocorrer.
Ao menos não nos roubaram essa opção !
Pneu usado ou achinesado pode ser arriscado!...

Podia comprar um carro novo...mas não ía ter euros para o manter.

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 06 out 2013, 23:38

aligner Escreveu:
j_verne Escreveu:Não concordo...

Blá, Blá, Blá, isso é tudo muito bonito ! Mas o meu carro já pagou uma inspecção extraordinária, quanto mais aceitaria que fosse um valor parecido com o da inspecção dita normal ou então esperava-se pela altura da inspecção e aí sem custos extra, ou estava legal ou não . Não haveria meio termo, por assim dizer, os que têm mais 150 euros para gastar e os que não têm .
E já agora, já viste a fazer tal inspecção B ... dinheiro bom de ganhar! Facilidade de ganhar assim euros não está acessível a todos ...
Inspecção B da treta. :-q
O meu também, e um que anda por aqui com 20 anos também terá pago na altura.

Mas ainda bem que esse tem que ir à IPO para estacionar nos subterrâneos, eu ficaria muito preocupado se não tivesse que passar por lá!
Foi o que disse há pouco, NÓS mantemos bem os nossos carros, mas nem todos o fazem...

Quanto à ipo ser uma tanga... melhore-se a ipo, mas os carros que continuem a passar por lá!

mariosilvaf
Utilizador Junior

Mensagem por mariosilvaf » 07 out 2013, 12:00

jverne admite implicitamente que a utilização de GPL é perigosa. Então, devia ser pura e simplesmente proibida a sua utilização em automóveis. Mas o GPL é mais perigoso que o gás que circula nas ruas e nos edificios (muitas vezes dentro das paredes das garagens onde estacionamos os automóveis)? Não vejo o mesmo incómodo de saber se na casa do vizinho a botija ou a instalação está bem feita... :?
Continuo a afirmar que não existe justificação técnica para tratar o GPL de maneira diferente da gasolina e gasóleo nem para exigir nova IPO e/ou alteração do DUA em veiculos anteriormente certificados dentro das especificações técnicas exigidas na nova por(c)aria.

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 07 out 2013, 12:05

mariosilvaf Escreveu:jverne admite implicitamente que a utilização de GPL é perigosa. Então, devia ser pura e simplesmente proibida a sua utilização em automóveis. Mas o GPL é mais perigoso que o gás que circula nas ruas e nos edificios (muitas vezes dentro das paredes das garagens onde estacionamos os automóveis)? Não vejo o mesmo incómodo de saber se na casa do vizinho a botija ou a instalação está bem feita... :?
Continuo a afirmar que não existe justificação técnica para tratar o GPL de maneira diferente da gasolina e gasóleo nem para exigir nova IPO e/ou alteração do DUA em veiculos anteriormente certificados dentro das especificações técnicas exigidas na nova por(c)aria.
embora concorde contigo e prefira tratamento igual para todos, todos sabemos que o português tem o condão de não se incomodar com a maioria das coisas até lhe correr mal a vida...
eu prefiro saber que existem mecanismos que assegurem que as instalações estão conforme a lei...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

j_verne
Cidadão Virtual

Mensagem por j_verne » 07 out 2013, 12:58

mariosilvaf Escreveu:jverne admite implicitamente que a utilização de GPL é perigosa. Então, devia ser pura e simplesmente proibida a sua utilização em automóveis. Mas o GPL é mais perigoso que o gás que circula nas ruas e nos edificios (muitas vezes dentro das paredes das garagens onde estacionamos os automóveis)? Não vejo o mesmo incómodo de saber se na casa do vizinho a botija ou a instalação está bem feita... :?
A justificação que existe para tratar o GPL de forma diferente é o facto de o GPL ser uma adaptação, isso é óbvio...

mariosilvaf
Utilizador Junior

Mensagem por mariosilvaf » 12 out 2013, 14:14

é tão adaptado como o gás natural que usamos em casa...

Responder