Mais um ponto para a zagolina

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Contacto:

Mais um ponto para a zagolina

Mensagem por PauloAns » 10 fev 2017, 16:59

Audi anuncia E-benzin a gasolina sintética sem uso de petróleo
A Audi anunciou ter já produzido, em parceria com a Global Bioenergies, o primeiro lote de gasolina sintética (E-benzin), um combustível neutro que não conta com a adição de petróleo ou dos seus derivados.

Com um índice de 100 octanas, este é um produto de elevada qualidade que, segundo o fabricante germânico, pode ser utilizado em motores com altas taxas de compressão, melhorando a sua eficiência.

A Audi revela que este é um produto totalmente sustentável, já que é produzido apenas à base de água, hidrogénio, CO2 e energia solar.

Reiner Mangold, chefe de produto e desenvolvimento sustentável da Audi, garante que o processo é um grande passo na estratégia de combustível.

“A Audi já está produzindo quantidades maiores de E-gas (metano sintético) em escala industrial para os clientes e temos outros projetos de investigação como o e-etanol, o e-diesel e o e-benzin”, revelou Reiner Mangold.

O futuro da indústria automóvel

A empresa alemã Audi quer ir mais longe e pretende melhorar a gasolina sintética, ao eliminar toda a sua biomassa. Para isso, a marca trabalha para utilizar apenas água, hidrogénio, dióxido de carbono e luz solar em seu novo combustível.

Em tempos nos quais precisamos pensar cada vez mais em alternativas que causem menos impactos no meio ambiente, esta tecnologia representa um avanço para o futuro dos automóveis.

Fonte: http://www.portal-energia.com/audi-anun ... -petroleo/
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Mais um ponto para a zagolina

Mensagem por j_verne » 10 fev 2017, 18:34

Todas as soluções são bem vindas!
Pessoalmente acho o conceito dos motores CI algo arcaico (tal como das centrais térmicas, fogões a gás, etc), mas se for sustentável venha ele! ;-)

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 12 fev 2017, 11:56

Pois, tal como este http://blog.bio-ressources.com/energies ... deau-dair/
Continuamos encalhados num motor que deita fora entre 60% e 70% de energia :(
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

timfusion
Cidadão Virtual
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: VECTRA 2.2
Ano: 2003

Mensagem por timfusion » 12 fev 2017, 22:41

Paulo, até olhei a data para ver se não era primeiro de Abril. :lol:

Imagina produzindo isso em escala global? Não depender dos senhores do ouro negro seria algo de maravilhoso.
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 13 fev 2017, 12:03

Os motores de combustão, tanto interna como externa, não podem ter eficiências próximas de 100% porque convertem energia transferida com alta entropia(calor), em energia transferida com menor entropia(trabalho).

Mas devolvem essa baixa eficiência com a flexibilidade da utilização de uma panóplia de fontes de energia, particularmente combustíveis de alta densidade energética.

É a eficiência do conjunto (motor+depósito+combustível+veículo) que deve ser analisada e não a do motor individualmente.

Se calhar é por isso que a Força Aérea do Estados Unidos tem neste momento um gigantesco projeto de certificação de combustíveis sintéticos para utilização nos seus veículos e aeronaves.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 13 fev 2017, 13:06

Hoje em dia é possível certificar tudo e mais alguma coisa, inclusivamente um colete salva-vidas em betão ...
Mesmo sendo o conjunto completo na eficiência, não deixa de ser má, ganha-se flexibilidade à custa de muita poluição...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 13 fev 2017, 15:26

Sim, creio que esse ponto de vista é muito difícil de defender...

A eficiência do conjunto até pode ser boa, mas continua a ser um 'método pré-histórico'...desenvolvido ao máximo com tecnologia do Séc XXI ;-)

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 13 fev 2017, 16:32

Poluição vai sempre haver...a questão, como em relação à eficiência, é a maneira de a minimizar de forma global, desde a produção até ao final da utilização.

Sabendo sempre que a forma de a evitar completamente é andar a pé.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

timfusion
Cidadão Virtual
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: VECTRA 2.2
Ano: 2003

Mensagem por timfusion » 14 fev 2017, 10:21

...e evitar soltar metano :lol:
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA

voltinhas
Cidadão Virtual
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagem por voltinhas » 14 fev 2017, 13:37

pcta Escreveu:(...)
Mesmo sendo o conjunto completo na eficiência, não deixa de ser má, ganha-se flexibilidade à custa de muita poluição...
Quando falamos de poluíção, é lógico que a mesma nunca vai desaparecer... até pelo contrário terá sempre tendência a aumentar (apesar dos esforços em contrário)...
Lembremo-nos dos fogos no Verão... ardem as florestas (menos árvores a produzir oxigénio e mais fumo para a atmosfera) e quando se fala de poluíção atmosférica vem sempre à mente das pessoas os gases dos automóveis... Os aquecimentos das casas (lareiras, caldeiras a gás, lenha, hzóleo) também poluem... e entretanto, ninguém pensa nisso.
Como no caso dos carros eléctricos... zero de poluíção.... ... para mim está errado... porque uma parte da energia eléctrica é produzida com recurso a gás, queima de biomassa, etc, por isso nunca é zero... mas é mais soft dizer que é zero...
Por isto... tudo que seja de combustão... será sinónimo de poluíção... temos é que a reduzir gradualmente.

Este tema terá muito mais "pano para conversa", por isso... fico por aqui...

:ymhug: a todos
Cumps.

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 14 fev 2017, 14:11

voltinhas Escreveu:Os aquecimentos das casas (lareiras, caldeiras a gás, lenha, hzóleo) também poluem... e entretanto, ninguém pensa nisso.
Enganas-te eu pensei nisso mas o que venceu foi mesmo o preço da lenha e o custo de instalação (recuperador em ferro fundido a ar)... a cinza ainda serve para adubar a terra. Quanto se polui para fazer uma bomba de calor?
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 14 fev 2017, 14:48

O verdadeiro caso encoberto no que toca a poluição é a criação de gado.
Entre ovelhas e vacas, o metano é criminoso.
"Livestock are responsible for 18 per cent of the greenhouse gases that cause global warming, more than cars, planes and all other forms of transport put together."
fonte:
http://www.independent.co.uk/environmen ... 27843.html

Fala-se de muita coisa, mas bastava cada um de nós reduzir (já nem digo não comer carne de vaca) o consumo de carnes vermelhas que o impacto seria brutal.
Eu faço o que posso, e dos 3 Rs o primeiro é realmente o mais importante.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagem por APHenriques » 14 fev 2017, 15:47

chorao Escreveu:
voltinhas Escreveu:Os aquecimentos das casas (lareiras, caldeiras a gás, lenha, hzóleo) também poluem... e entretanto, ninguém pensa nisso.
Enganas-te eu pensei nisso mas o que venceu foi mesmo o preço da lenha e o custo de instalação (recuperador em ferro fundido a ar)... a cinza ainda serve para adubar a terra. Quanto se polui para fazer uma bomba de calor?
Neste ponto tenho de discordar. :smile:
Sou absolutamente contra as lareiras... e sou do campo, nasci numa quinta e até moro numa casa que tem lareira... mas não uso. Aqui é tudo eléctrico.
Mas infelizmente tenho que levar com o fumo das lareiras das moradias vizinhas... o que à noite, com a humidade marítima é fantástico para os brônquios... saio de casa para ir despejar o lixo de máscara. :ymdevil:

Quanto à electricidade... embora não seja o que está indicado na minha factura julgo que a origem deverá ser totalmente eolica e solar.
Mas é claro que não é assim em todo o lado.

Quanto ao aquecimento global... não foi a obsessão pela contenção de CO2 que levou a disseminação dos diesel na Europa?

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 14 fev 2017, 15:57

PauloAns Escreveu:O verdadeiro caso encoberto no que toca a poluição é a criação de gado.
Entre ovelhas e vacas, o metano é criminoso.
.
Não sejas tão radical!!! :-D
Como disse em cima, nasci numa quinta e entre outras coisas tinhamos criação de gado e produção de leite :-D
Na época não se fala disso... mas se fosse hoje, quem sabe não se aproveitava esse metano ... já que uma das grandes despesas que tínhamos também era consumo de gás propano para aquecimento de aviários....

Não queiras meter a malta a pão e ervas... :-o

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 14 fev 2017, 16:18

Agora deu-me vontade de rir... reparei no meu avatar e no que escrevi antes. :D

Esta questão de criação de gado, ambientalistas, vegetarianos, etc...
No meu avatar está o meu Prius estacionado, a frente de um portão... não é fácil, mas alguém reconhece o local?

Responder