Aproveitamento térmico do sistema de escape

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Responder
Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 5815
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Localização: Amadora
Contacto:

Aproveitamento térmico do sistema de escape

Mensagem por PauloAns » 07 mar 2018, 10:53

https://www.rtp.pt/play/p2936/e332213/9 ... os-ciencia
RDD chamado à recepção hó-faxa-vor
por mim, desde que seja para poupar, é tudo válido.
No audio, ele refere algo já muito debatido aqui, sobre o aproveitamento real da energia ...
Cheguem-se à frente os opinantes.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 5815
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape

Mensagem por PauloAns » 07 mar 2018, 10:54

Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

Avatar do Utilizador
voltinhas
Cidadão Virtual
Mensagens: 8593
Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995
Localização: Santa Comba Dão

Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape

Mensagem por voltinhas » 07 mar 2018, 12:05

Não consegui ver o video....
Cumps.

Avatar do Utilizador
PauloAns
Cidadão Virtual
Mensagens: 5815
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape

Mensagem por PauloAns » 07 mar 2018, 12:41

ai o mundo moderno.
Já ninguém se lembra o que é rádio...
LOLOL
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

Avatar do Utilizador
sergioadriao
Utilizador Frequente
Mensagens: 345
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015
Localização: Fontanelas

Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape

Mensagem por sergioadriao » 07 mar 2018, 21:22

Já conhecia o conceito, no vulgarmente conhecido Termopar, que se pode encontrar em objectos comuns, como esquentadores, placas de fogão, fornos ou qualquer outro aparelho que funcione com chama "escondida", que na presença da mesma consegue gerar tensão suficiente para alimentar a válvula do sistema de segurança.
Ou então o efeito inverso, como as pacas Peltier, utilizadas por exemplo para refrigeração de pequenos componentes electrónicos.
Pelo que sei, o conceito gera energia, mas com tensões muito baixas.

Num automóvel ICE, energia térmica é o que não falta, mas transforma-la em energia eléctrica de forma suficiente a alimentar o sistema eléctrico seria muito interessante.

Bom Post!
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,92Lt/100+ 0,52Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408

Audi A4 2.0Tdi (B9) 5,01Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,17Lt/100

Avatar do Utilizador
APHenriques
Cidadão Virtual
Mensagens: 791
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Aproveitamento térmico do sistema de escape

Mensagem por APHenriques » 07 mar 2018, 23:50

Aproveitar o calor dissipado para produzir energia eléctrica é uma excelente ideia, principalmente se dessa forma fosse possível produzir toda a electricidade que o veiculo precisa.
Permitiria substituir o alternador e assim também reduzindo o esforço mecânico do motor.
No entanto, qual será o aproveitamento? Ou seja, que quantidade de energia se obtém com este processo?

Nos novos hibridos 48V pode ser uma forma de optimização se for uma tecnologia de baixo custo.
Nos híbridos a sério, é suposto o motor já não trabalhar muito... aliás o meu prius às vezes liga o motor apenas para gerar calor....

Responder