UE reconhece GPL como combustível alternativo

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: UE reconhece GPL como combustível alternativo

Mensagem por rdd48856 » 11 dez 2019, 00:06

não pode haver qualquer emissão de gases.
Então vamos parar de respirar e soltar gases...em Portugal, e com exceção de algumas ruas de Lisboa e do Porto não existem casos de poluição que não possam ser resolvidos sem a necessidade de proibir os motores de combustão.
A China está anos a nossa frente nesta matéria:
A última vez que vi dados o ar em Pequim era bastante pior do que em Lisboa ou será que subitamente já melhorou?

E o que se passa na China rural não conta?
Naturalmente que estás a referir-te aos custos...
Claro que está...trata-se de custo de oportunidade, com aquele mesmo dinheiro se calhar podia fazer-se mais em prol da saúde.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 11 dez 2019, 10:24

rdd48856 Escreveu:
11 dez 2019, 00:06
não pode haver qualquer emissão de gases.
Então vamos parar de respirar e soltar gases...em Portugal, e com exceção de algumas ruas de Lisboa e do Porto não existem casos de poluição que não possam ser resolvidos sem a necessidade de proibir os motores de combustão.
Sabes bem que eu não sou 100% pelas elétricos a bateria... principalmente estas baterias.
Mas nas grandes cidades qualquer veiculo a queimar o que quer que seja, está mais.
Em Lisboa circulam diariamente muito mais veículos do que deviam. E por causa dos veículos particulares, os autocarros demoram muito mais tempo nos seus circuitos. É urgente reduzir a circulação de veículos ligeiro... taxi's e TVDE's incluídos. Mas os que ficam tem que ser sem ruído e sem fumo.
Está-se a esgotar o tempo das medidas da treta.... se tivermos a contar com o civismo, nada muda.

Já tive esperanças que o novo regulamento viesse limpar muita sucata das estradas... mas não vai acontecer.
Ainda nem saiu e já à malta com esquemas para o contornar.
Então se não conseguem fiscalizar os infratores, qual é a solução?
Pessoalmente, o ar de Lisboa afeta-me pouco. Vou lá uma vez por mês e não fico mais de uma hora.
Mas já afetou muito nos anos 90...
rdd48856 Escreveu:
A China está anos a nossa frente nesta matéria:
A última vez que vi dados o ar em Pequim era bastante pior do que em Lisboa ou será que subitamente já melhorou?
E o que se passa na China rural não conta?
Claro que conta, Mas nas grandes cidades está a ser feito alguma coisa... E é ai que vivem mais pessoas.
rdd48856 Escreveu:
Naturalmente que estás a referir-te aos custos...
Claro que está...trata-se de custo de oportunidade, com aquele mesmo dinheiro se calhar podia fazer-se mais em prol da saúde.
Claro que podia.... vamos todos fazer fumo, e usamos esse dinheiro para reforçar os serviços de urgência para tratar de problemas respiratórios :twisted:

Hoje, vai a qualquer serviço de urgência de qualquer hospital de Lisboa e vais ver de que se queixam as pessoas que lá estão.
Tive ontem na urgência pediátrico de um hospital da região de Lisboa .... cheio até a porta...

Queres mais dinheiro para a saúde, é fácil, mete mais 20 cêntimos em cada litro de combustível fóssil.

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 11 dez 2019, 11:43

@APHenriques, é muito importante retirar parte da poluição das grandes cidades, evitar grandes concentrações de emissões nocivas à saúde. Eu nem sempre vivi num grande cidade e tenho enorme respeito por quem vive em centros pequenos. Vi uma reportagem sobre Sines e quem vive por ali perto, os lenções brancos (assim como outra roupa mas não se notará tanto) estendidos a secar por vezes ficam com pintinhas negras.
O ultimo relatório sobre Portugal e a energia que consome em termos ambientais é muito claro ao afirmar que as energias renováveis como hidráulica e eólica, não chegam para as necessidades nas horas de maior consumo, praticamente todos os dias do ano durante as horas laborais. Portanto qualquer aumento de consumo de energia elétrica é à custa de energia fóssil, o resto é demagogia. ora esse energia é produzida em centrais térmicas a carvão (como no querido exemplo que nos querem enfiar da Alemanha vanguardista), fuel ou gás natural. E quem mora perto destas centrais paga com a sua saúde para que, hipoteticamente, a malta das grandes cidades possa respirar melhor.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 11 dez 2019, 16:24

Em Lisboa todos os dias se passares um pano branco num vidro exterior, tens sempre fuligem...
Sines é um problema.... a 20 anos, na minha primeira passagem por lá, fiquei impressionado com o cheiro a gás nas ruas.
Mas essas centrais já deviam ter sido fechadas...
Toda a costa alentejana e mais abaixo até Sagres tem vento para dar e vender.
Se 50 aerogeradores não chegam metam 200... em terra e no mar. Qual é o problema?

A minha região, também de costa, mais acima, tinha muitos problemas elétricos... tudo isso acabou com a instalação de muitos aerogeradores.
Mas o mar ainda não tem nenhum.... estão a espera de quê? Possivelmente estão a espera que haja necessidade disso, uma vez que aqui, por incrível que pareça, em carregadores de VE's, ainda é um deserto.

Renault19
Utilizador Frequente
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 11 dez 2019, 16:46

Ora dia 11, HOJE, conforme anunciado cá está o Plano Verde da UE - o Green Deal:

https://ec.europa.eu/info/sites/info/fi ... ion_en.pdf

Prevê a neutralidade climática até 2050. Ou seja, não emitir poluição mais do que a natureza consegue processar....

Relativamente ao combustível, na parte que para este fórum interessa, apesar de grande enfoque na mobilidade eletrica, ainda assim, refere-se neste relatório:

The EU should in parallel ramp-up the production and deployment of sustainable
alternative transport fuels.
[A UE deve paralelamente acelerar a produção e disponibilização de recursos sustentáveis
de combustíveis alternativos de transporte].

The Commission will also propose to revise by June 2021 the legislation on CO2 emission performance standards for cars and vans,
to ensure a clear pathway from 2025 onwards towards zero-emission mobility
[A Comissão também proporá rever
até junho de 2021, a legislação sobre os padrões de desempenho das emissões de CO2 para carros e vans,
garantindo a partir de 2025 o caminho a seguir na direção da "mobilidade de emissão zero"]

Ora, conforme se colocou no primeiro Post deste tópico, a UE já considerou o GPL como combustível alternativo: Ainda que se pugne pelas emissões zero até 2050, não é possível para já tê-lo em veículos a preços acessíveis a todos. Pelo que para usados e carros novos o GPL continua a ser uma forma válida de reduzir as emissões de CO2 exigidas neste Plano Verde da UE.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 11 dez 2019, 18:39

Obrigado pela partilha
Eu destaco todo este ponto:

"O transporte deve se tornar drasticamente menos poluente, especialmente nas cidades. Uma combinação de medidas deve abordar as emissões, o congestionamento urbano e o transporte público aprimorado. A Comissão proporá normas de emissão de poluentes atmosféricos mais rigorosas para os veículos a motor de combustão. A Comissão também proporá revisar até junho de 2021 a legislação sobre os padrões de desempenho das emissões de CO2 para carros e vans, para garantir um caminho claro a partir de 2025 em direção à mobilidade com zero emissões. Paralelamente, considerará a aplicação do comércio de emissões europeu ao transporte rodoviário, como um complemento aos padrões de desempenho de emissões de CO2 existentes e futuros para veículos. Tomará medidas em relação ao transporte marítimo, inclusive para regular o acesso dos navios mais poluentes aos portos da UE e obrigar os navios ancorados a usar eletricidade na costa. Da mesma forma, a qualidade do ar deve ser melhorada perto dos aeroportos, combatendo as emissões de poluentes por aviões e operações aeroportuárias."

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por toze23 » 11 dez 2019, 19:27

0 emissões de CO2 em 2025 parece-me tão ridículo para Portugal :D
Até estou a imaginar construir 2 centrais nucleares por cá e toda a gente começa a comprar carros novos em 2024 para chegar aos 0 de emissões :D

De resto acho engraçado que queiram reduzir o congestionamento urbano quando o plano deveria ser o contrário. Quanto pior o transporte individual maior é o uso de transporte colectivo. Reduzir congestionamento nas cidades leva sempre a um aumento de veículos na cidade que não me parece grande ideia... ou se calhar a solução deles é impedir os carros de aceder às cidades e assim o problema fica resolvido :D

Eu por cá, gostava é que acabassem com o imposto na compra de veículos novos não gasóleo. Acho que a poluição iria reduzir brutalmente.
Podia ser que tivéssemos um parque automóvel com padrões de emissões de 5 anos em vez de 10 anos.

Renault19
Utilizador Frequente

Mensagem por Renault19 » 12 dez 2019, 08:53

As emissões "0" são objetivo em 2050. A falada "neutralidade carbónica".

De 2025 até lá, há que encontrar alternativas, onde me parece que o GPL como combustível auto, faz todo o sentido.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 12 dez 2019, 15:46

toze23 Escreveu:
11 dez 2019, 19:27
Eu por cá, gostava é que acabassem com o imposto na compra de veículos novos não gasóleo. Acho que a poluição iria reduzir brutalmente.
Podia ser que tivéssemos um parque automóvel com padrões de emissões de 5 anos em vez de 10 anos.
Os veículos elétricos já não pagam impostos para além do IVA.

Os de gasóleo, deveriam os impostos triplicar, ou melhor seria proibir mesmo a venda, pois todos eles acabarão mais tarde ou mais cedo alterados para libertar todos os gases, mesmo que de origem não o façam... Já não acredito que exista forma de evitar isso. A única forma é impedir a circulação dos carros diesel.

Os de ciclo otto deveria o imposto ser calculado com base nas emissões e não na cilindrada como ainda acontece.
Com algum desconto para GPL e GN.

Os diesel tem ainda a agravante de ser importados usados, a baixo preço, com problemas dos filtros. Depois em Portugal, passam por oficinas que se dedicam a remover/anular os filtros de partículas e são postos a venda em centenas de stand de usados pelo país...

toze23
Utilizador Junior
Registado: 05 ago 2019, 18:01
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por toze23 » 12 dez 2019, 18:49

APHenriques Escreveu:
12 dez 2019, 15:46
toze23 Escreveu:
11 dez 2019, 19:27
Os veículos elétricos já não pagam impostos para além do IVA.
Eu abro mais o espectro a todos os carros pois é sabido que tem havido muita evolução em emissões nos últimos anos por isso mesmo a gasóleo um carro novo é melhor que um velho.
APHenriques Escreveu:
12 dez 2019, 15:46
Os de gasóleo, deveriam os impostos triplicar, ou melhor seria proibir mesmo a venda, pois todos eles acabarão mais tarde ou mais cedo alterados para libertar todos os gases, mesmo que de origem não o façam... Já não acredito que exista forma de evitar isso. A única forma é impedir a circulação dos carros diesel.

Os de ciclo otto deveria o imposto ser calculado com base nas emissões e não na cilindrada como ainda acontece.
Com algum desconto para GPL e GN.

Os diesel tem ainda a agravante de ser importados usados, a baixo preço, com problemas dos filtros. Depois em Portugal, passam por oficinas que se dedicam a remover/anular os filtros de partículas e são postos a venda em centenas de stand de usados pelo país...
Percebo a reação contudo não gosto muito da punição a todos por crimes de alguns ou muitos.
Umas operações STOP por aí, em especial onde há problemas de poluição, e umas fiscalizações a oficinas e centros de inspecção resolvem muita coisa.
Em Portugal há muita lei que é só papel porque fiscalização nunca se vê. Quando se fala no assunto houve-se sempre o comentário de "mas não há meios para fiscalizar tudo" que acho uma ideia errada.
A fiscalização ter impacto não é necessário apanhar muita gente, apenas que não cumpre pense que pode ser apanhado e o crime não compensar.

É um bocado contra o hábito português mas preferia que se fosse por aí primeiro... se não for suficiente, enfim, que se tome outras medidas.

Renault19
Utilizador Frequente

Mensagem por Renault19 » 12 dez 2019, 20:11

E se os motores Diesel funcionassem com gás?
O ciclo diesel continua ser o mais eficiente. É colocar os Diesel a GAS. Não há já motores a funcionar assim...

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 13 dez 2019, 11:14

toze23 Escreveu:
12 dez 2019, 18:49
A fiscalização ter impacto não é necessário apanhar muita gente, apenas que não cumpre pense que pode ser apanhado e o crime não compensar.

É um bocado contra o hábito português mas preferia que se fosse por aí primeiro... se não for suficiente, enfim, que se tome outras medidas.
A questão é que se foi exatamente por ai.... e o resultado está a vista.
Há um regulamento para os novos procedimentos de inspeção que ainda nem está em prática... aparentemente nem terminado... e já existem truques estudados para o contornar.

Todos os diesel novos hoje, serão carros adulterados dentro de 3 a 4 anos. Ou menos.
Depois tens centenas de carros usados diesel nos stands de usados prontinhos para sair para a estrada a escape livre...

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 13 dez 2019, 12:47

APHenriques Escreveu:
13 dez 2019, 11:14

Há um regulamento para os novos procedimentos de inspeção que ainda nem está em prática... aparentemente nem terminado... e já existem truques estudados para o contornar.
As inspecções só servem para "mamar euros" tenho um furgão Mercedes a gasóleo já com uns bons anos e desde nova sempre deitou uma boa quantidade de fumo pelo escape, isto apesar de não consumir óleo, sempre passou com zero problemas nas inspecções, excepto por duas vezes.

E quais foram estas em que implicaram? uma por causa de um pequeno autocolante no vidro traseiro e a outra apenas porque a lampada de um pisca-pisca estava a descascar um pouco a tinta laranja.

Já tenho ido em estrada atrás de determinadas carros que, sou obrigado a ultrapassar porque o fumo e o cheiro é tanto que é insuportável e no entanto se andam nas estradas é porque passam nas inspecções, e o pior é que na maioria isso acontece em carros relativamente novos e de marcas conceituadas.

jlmf1
Utilizador Junior
Registado: 29 mar 2016, 09:21

Mensagem por jlmf1 » 16 dez 2019, 20:31

Benefício fiscal para carros a GPL desaparece em 2020
https://www.dinheirovivo.pt/economia/be ... e-em-2020/

Em termos práticos isto quer dizer que a tributação vai atirar os preços do GPL para cima?
Será ou não contraditório com o título deste tópico?

Renault19
Utilizador Frequente

Mensagem por Renault19 » 16 dez 2019, 21:19

Triste noticia... vem em contra ciclo.

Confesso que desconhecia o beneficio. Mas ao que parece era dado a empresas e profissionais liberais em termos fiscais.

Agora onde é que se baseiam para dizer que a UE desaconselha o GPL?

Responder