Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
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Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
De acordo com o PORTAL das ENERGIAS RENOVÁVEIS, o custo total dos carros a GPL é inferior em 18% a um carro elétrico e emitem menos 14 %de CO2 que os carros a gasolina.
O custo total (ou o denominado TCO - Total Cost Ownership), é o custo que inclui o valor da aquisição e manutenção tendo em conta os primeiros 10 anos e uma média de 20.000 km percorridos por ano.
A reportagem encontra-se disponível ao público aqui:
https://www.portal-energia.com/custo-to ... -eletrico/
O custo total (ou o denominado TCO - Total Cost Ownership), é o custo que inclui o valor da aquisição e manutenção tendo em conta os primeiros 10 anos e uma média de 20.000 km percorridos por ano.
A reportagem encontra-se disponível ao público aqui:
https://www.portal-energia.com/custo-to ... -eletrico/
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
No meu caso tenho calculado uma coisa muito parecida com este TCO. para um Chevrolet Spark de 2012 vou com 15000 km anual e tco = 25000 eur
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Se o TCO de um veículo a GPL é 12% inferior ao do uso a gasolina, pq converter?
Por outro lado, se avançarem + 5 anos, muito provavelmente nenhum eléctrico resiste à troca de baterias (carro novo).
Por outro lado, se avançarem + 5 anos, muito provavelmente nenhum eléctrico resiste à troca de baterias (carro novo).
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Mais um artigo cheio de baboseiras e asneiras.
Dá para rir e mais nada.
P.S.: essa das baterias do eléctrico não aguentar 5 anos é a piada do dia


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Dá para rir e mais nada.
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Note que a reportagem baseia-se num estudo realizado em Espanha, onde pode comprar gasolina, hoje, a 1,079 o litro, e onde um carro é quase sempre mais barato que em Portugal. Em Portugal não será apenas 12% para gasolina.
Já os 18% para os elétricos é plausível, face aos valores idênticos do elétrico e do preço do gpl.
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
E faltam aí os híbridos a GPL.
Eu, com bastantes viagens em A.E. a 120/140, estou neste momento com um custo aos 100Km de 4€(já com gasolina), o que daria nos 200000Km/10 anos (com os preços atuais de combustíveis) 8000€.
Depois nestes estudos de TGO acho que o melhor é cada um fazer o seu próprio estudo, mas uma coisa que tem que ser tida em conta é o valor residual de mercado(e atenção que para efeitos contabilísticos é um e para efeitos reais é outro).
Por exemplo o último carro que vendi foi um Xsara Picasso com 10 anos, Comprei-o com 1 ano por 20000€ e recebi 5000€. Desvalorização nos 9 anos: 15000€, e é este o valor que deve ser tido em conta.
Assumir que um carro com 10 anos vale 0 não é correto.
Outra coisa importante é o custo de manutenção necessário para manter o carro em condições mais ou menos idênticas à de novo. Por exemplo no caso do elétrico, se a degradação da bateria for considerável, ou o carro passa a valer praticamente 0, ou o custo da bateria terá que ser equacionado, obviamente.
Não haverá(mais uma vez à semelhança do Prius) um Taxi Leaf com mais de 1 milhão de quilómetros sem trocar a bateria?
Eu, com bastantes viagens em A.E. a 120/140, estou neste momento com um custo aos 100Km de 4€(já com gasolina), o que daria nos 200000Km/10 anos (com os preços atuais de combustíveis) 8000€.
Depois nestes estudos de TGO acho que o melhor é cada um fazer o seu próprio estudo, mas uma coisa que tem que ser tida em conta é o valor residual de mercado(e atenção que para efeitos contabilísticos é um e para efeitos reais é outro).
Por exemplo o último carro que vendi foi um Xsara Picasso com 10 anos, Comprei-o com 1 ano por 20000€ e recebi 5000€. Desvalorização nos 9 anos: 15000€, e é este o valor que deve ser tido em conta.
Assumir que um carro com 10 anos vale 0 não é correto.
Outra coisa importante é o custo de manutenção necessário para manter o carro em condições mais ou menos idênticas à de novo. Por exemplo no caso do elétrico, se a degradação da bateria for considerável, ou o carro passa a valer praticamente 0, ou o custo da bateria terá que ser equacionado, obviamente.
Apesar de não ter sido isso que foi dito presumo, @sem2006, que à semelhança do que se passava com as baterias dos híbridos Toyota também no caso dos Nissan Leaf não conhece nenhum caso de baterias (no plural) substituídas em garantia (portanto antes dos 5 anos)?essa das baterias do eléctrico não aguentar 5 anos é a piada do dia
Não haverá(mais uma vez à semelhança do Prius) um Taxi Leaf com mais de 1 milhão de quilómetros sem trocar a bateria?
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Não tem 1 milhão de km, mas sendo um Leaf de 1ª geração em que as baterias eram as piores, não está nada mau:
https://forococheselectricos.com/2018/1 ... dolid.html
Mas isto é o pior exemplo. Não faltam por aí Teslas taxi com mais de 500000km
https://forococheselectricos.com/2018/1 ... dolid.html
Mas isto é o pior exemplo. Não faltam por aí Teslas taxi com mais de 500000km
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Até fui buscar os óculos para ver se estava a ler bem.
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Se estamos a falar de soluções técnicas, não vejo qual é o problema na associação leaf / Tesla.
Não sei é porque é que se está a falar novamente neste assunto aqui no fórum. Já todos sabemos que estudos há para todos os gostos, até a dizer que fumar faz bem à saúde...
Não sei é porque é que se está a falar novamente neste assunto aqui no fórum. Já todos sabemos que estudos há para todos os gostos, até a dizer que fumar faz bem à saúde...
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Pois eu acho que o problema da associação tem a ver com o tamanho e autonomia das baterias. Só isso
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Exatamente, @BijuPois eu acho que o problema da associação tem a ver com o tamanho e autonomia das baterias. Só isso
Tem razão, @j_verne, mas o reflexo pavloviano do user @sem2006 cada vez que se fala de algo tão óbvio como o facto de todas as baterias atualmente em comercialização se degradarem (obviamente quanto maior a capacidade da bateria maior será a sua vida útil, mas também o preço) e a sua substituição ser cara, não me deixou outra possibilidade.Não sei é porque é que se está a falar novamente neste assunto aqui no fórum. Já todos sabemos que estudos há para todos os gostos, até a dizer que fumar faz bem à saúde...
Ainda há umas semanas fui ao concessionário Renault da minha zona para saber o preço de uma consola para o Modus (partiu a mola da tampa) antes de tentar comprar usada. Aproveitei e estive à conversa (creio que com o chefe do pós-venda) sobre os Clios e Dácias a GPL e veio à conversa os Leafs. Segundo ele: “trocámos várias baterias”. Ora sendo um concessionário pequeno, está tudo dito.
Apesar de tudo saúdo a melhoria da atitude do @sem2006, há uns anitos atrás se alguém se atrevesse a fazer a minha primeira pergunta seria vergastado em hasta pública.
Quanto à 2ª pergunta, pelo vistos não percebeu. Não duvido da veracidade da história do Táxi Prius, mas como já tinha tido oportunidade de escrever, não se podem extrapolar casos esporádicos nem num sentido nem noutro, sob pena de se retirarem conclusões completamente erradas. Pelo menos não os devemos utilizar para dar conselhos, dormindo descansados sobre os mesmos.
Mas se uma coisa ficou evidente, basta ler o artigo todo do link, é que o desgraçado do Taxista teve de andar trabalhar com umas autonomias de 50 ou 60 Kms para evitar pagar os 7000€ da bateria (não sei se ainda é, porque a Nissan acaba de aumentar o preço das baterias de substituição).
E não, não é o pior caso….há casos de Leafs com 60000Km que trocaram a bateria em garantia(e não vale a pena arranjar links porque todos sabem que isso foi assim).
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Adoro as histórias do concessionário que me disse que trocaram n baterias a Leafs =)) =))
Especialmente um concessionário Renault, e as dos chefs pós-vendas =)) =))
Não tenho mais nada a acrescentar, a quem se acha dono da razão com base no ouvi dizer que o outro disse e zero experiência no assunto :ymdevil:
Especialmente um concessionário Renault, e as dos chefs pós-vendas =)) =))
Não tenho mais nada a acrescentar, a quem se acha dono da razão com base no ouvi dizer que o outro disse e zero experiência no assunto :ymdevil:
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Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico
Acho mesmo melhor não acrescentar nada porque se há aqui alguém mentiroso, dissimulado, chico-esperto e fanático esse alguém é o senhor.
Ao contrário de si, e já lhe provei isso noutras ocasiões, não minto nem vou arranjar muletas a outros lados para responder às questões.
O concessionário em causa é Renault, Nissan e Dácia. Mas é agora que vai levar com todas.
Vamos ver então o tipo de calibre do @sem2006.
Para que todos possam perceber melhor o que quero dizer com "fanático", vamos analisar o que se passou neste tópico do fórum motorguia (editado para substituir autohoje por motorguia) :
http://forum.autohoje.com/boxes/132580- ... oi-se.html.
Para resumir, um user queixa-se (em 2014) que “a bateria do sistema hibrido do Prius II de 2007 e com 150.000km da família deu o prego. Viatura sempre assistida na marca, sempre indicaram que a bateria estava em condições, mesmo na última revisão há 4 meses”. Diz ainda que “Na marca disseram-me que as substituições são mais frequentes que o publicitado.”
E o que faz o @sem2006 perante isto? Como não gosta da mensagem atira-se ao mensageiro:
Mas, como diria o @sem2006 mais adiante,
Mais adiante:
E acrescenta isto, gozando o prato:
Mas há mais.
Aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... 7&start=15 atrevi-me a dizer que a Toyota não tinha sido a "inventora" do princípio de funcionamento dos seus híbridos e que também a GM tinha patentes semelhantes.
E então, sua excelência, depois de recorrer às suas muletas, regressa com:
Aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... a&start=30 foi avisado pelo @RicardoToyota e por mim, de que as baterias de arranque não eram apropriadas para híbridos (e já agora para E.V.s).
Como sua excelência doutor professor mestre bambo das baterias (de forma análoga a que uma vez escreveu sobre mim em relação a baterias, pode ter um doutoramento em informática mas de química não percebe nada) achou que sabia tudo e insistiu.
Resultado: a bateria nem 2 anos durou.
Mas de cada vez que cá aparece, é à campeão. Pois bem. Acabou. De cada vez que se armar em "campeão da verdade" vai levar com isto.
Ao contrário de si, e já lhe provei isso noutras ocasiões, não minto nem vou arranjar muletas a outros lados para responder às questões.
O concessionário em causa é Renault, Nissan e Dácia. Mas é agora que vai levar com todas.
Vamos ver então o tipo de calibre do @sem2006.
Para que todos possam perceber melhor o que quero dizer com "fanático", vamos analisar o que se passou neste tópico do fórum motorguia (editado para substituir autohoje por motorguia) :
http://forum.autohoje.com/boxes/132580- ... oi-se.html.
Para resumir, um user queixa-se (em 2014) que “a bateria do sistema hibrido do Prius II de 2007 e com 150.000km da família deu o prego. Viatura sempre assistida na marca, sempre indicaram que a bateria estava em condições, mesmo na última revisão há 4 meses”. Diz ainda que “Na marca disseram-me que as substituições são mais frequentes que o publicitado.”
E o que faz o @sem2006 perante isto? Como não gosta da mensagem atira-se ao mensageiro:
eJá agora, tens de me dizer em que concessionária é que te disseram isso, para eu lhes fazer umas perguntas sobre as estatísticas deles...
Nota1: Para colocar as coisas em contexto, em 2011 uma única oficina independente, na Califórnia (o lugar do planeta com maior concentração de híbridos), especializada em híbridos, já tinha substituído dezenas de baterias a Prius da 1ªgeração (vendidos até 2003).Mas ele estava tão aflito e de repente já lhe passou a aflição, que começo a pensar outras coisas....
Mas, como diria o @sem2006 mais adiante,
Aparentemente este, e todos os outros que já substituíram baterias, são impostores.dado que tenho valores reais...
Mais adiante:
Nota2: O teste é este , como podem observar, perfeitamente qualitativo, isto é, não há valores. Portanto não há forma de saber com este teste se a bateria está “prestes a entregar a alma ao criador” ou se está para durar. É perfeitamente possível sair do teste e uma semana depois estragar-se, como aliás já sucedeu algo de parecido. A razão do teste é outra.Dizes que quando perguntavas pelas baterias, te diziam que estava tudo bem..mas alguma vez te deram/mostraram o papel com os resultados do teste, ou diziam-te só isso de boca? É que só te diziam isso de boca, tudo aponta para na verdade nunca fizeram esse teste (e ainda demora uma boa meia-hora a efectuarem esse teste).
E acrescenta isto, gozando o prato:
Pelo meio ainda há a habitual acusação de ignorância sobre baterias (isto vindo de alguém cuja formação académica é toda no domínio da informática).Por isso, siga para a frente e se queres que te diga, és uma pessoa com sorte. Sabes porquê? Porque dentro da garantia do sistema híbrido, quase no final (já não é final, porque dos 8 passou para os 10), recebes umas baterias novas!
Mas há mais.
Aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... 7&start=15 atrevi-me a dizer que a Toyota não tinha sido a "inventora" do princípio de funcionamento dos seus híbridos e que também a GM tinha patentes semelhantes.
E então, sua excelência, depois de recorrer às suas muletas, regressa com:
Leiam o link para verem o resto, mas não acaba aqui.Eu não me quis pronunciar até ter certezas, mas como seria óbvio para mim, tala é falso:
Aqui: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic. ... a&start=30 foi avisado pelo @RicardoToyota e por mim, de que as baterias de arranque não eram apropriadas para híbridos (e já agora para E.V.s).
Como sua excelência doutor professor mestre bambo das baterias (de forma análoga a que uma vez escreveu sobre mim em relação a baterias, pode ter um doutoramento em informática mas de química não percebe nada) achou que sabia tudo e insistiu.
Resultado: a bateria nem 2 anos durou.
Mas de cada vez que cá aparece, é à campeão. Pois bem. Acabou. De cada vez que se armar em "campeão da verdade" vai levar com isto.
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