Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por APHenriques » 20 nov 2019, 12:49

mpsfilho Escreveu:
20 nov 2019, 12:42
E sim, vejo muitas pessoas carregar o telemóvel sem pagar nada, imaginei que nos carros seria quase assim :)
:D
como sabes, a quantidade de energia entre um telemóvel e um carro é um pouco diferente.

Mas ainda existem postos gratuitos... e espero que alguns se mantenham, especialmente em espaços comerciais, pois pode ser uma forma de atrair clientes.
A propósito... próximo e-mail é para o Ikea :-D

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 20 nov 2019, 13:38

Boa...vou ver se o Jumbo começa a oferecer GPL!

Ou então sempre dá para fazer como vi uma vez na SIC.

Telefona-se para o restaurante e pergunta-se se dá para carregar gratuitamente durante o jantar... a 10 Amperes!

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 20 nov 2019, 14:07

APHenriques Escreveu:
20 nov 2019, 12:49
mpsfilho Escreveu:
E sim, vejo muitas pessoas carregar o telemóvel sem pagar nada, imaginei que nos carros seria quase assim :)
como sabes, a quantidade de energia entre um telemóvel e um carro é um pouco diferente.

Mas ainda existem postos gratuitos... e espero que alguns se mantenham, especialmente em espaços comerciais, pois pode ser uma forma de atrair clientes.
A propósito... próximo e-mail é para o Ikea :-D
Desde que os espaços com postos gratuitos sejam privados, não tenho nada contra! Cada um atrai clientes como quer, desde que tal não afecte o erário público.
Última edição por Lgvafonso em 20 nov 2019, 14:12, editado 1 vez no total.

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 20 nov 2019, 14:12

mpsfilho Escreveu:
Bem, eu salvaguardei um pouco essa afirmação quando disse custo zero ou, quase... não fazia era ideia que como mais atrás as contas referiram fosse tão caro.
Sei bem que sabes a diferença entre a quantidade de energia necessária para carregar um telemóvel e um carro. Mas ainda assim, o carregar um telemóvel em qualquer lado não é um direito e toda a gente deveria questionar o proprietário do espaço dessa possibilidade antes de o efectuar. Mas lá está, quase ninguém liga a isso devido ao valor insignificante para o efeito. Agora, arranja lá um veículo eléctrico e coloca a carregar num lugar qualquer como se fosse um telemóvel e espera pela reacção do proprietário :D

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 20 nov 2019, 16:49

Sem discordar do tópico...
Podemos ajustar valores de consumos baixos de GPL e colocar altos valores de kwh....
🤔🤔🤔

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 20 nov 2019, 16:57

Lgvafonso Escreveu:
20 nov 2019, 14:07
Desde que os espaços com postos gratuitos sejam privados, não tenho nada contra! Cada um atrai clientes como quer, desde que tal não afecte o erário público.
Eu estou de acordo que todos os postos públicos em locais públicos sejam pagos.
O que está errado é as CM quererem lucrar com isso... encarecendo os preços.
As CM deveriam incentivar e não dificultar. Essa é a disputa que me tem levado ultimamente a chamar algumas entidades a razão...

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 20 nov 2019, 17:39

pcta Escreveu:
20 nov 2019, 16:49
Sem discordar do tópico...
Podemos ajustar valores de consumos baixos de GPL e colocar altos valores de kwh....
🤔🤔🤔
Em ambos os tipos de carro considerei veículos recentes e familiares na utilização normal.
Da mesma forma que os 8 litros/100 não chegam para carros a GPL mais potentes ou antigos, os 16kWh/100 também não chegam para um Tesla X.

pcta
Cidadão Virtual
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagem por pcta » 20 nov 2019, 17:44

De acordo, mas ...
Caros novos com 1.2 CC não gostam menos de 8 a GPL...
Da mesma forma que posso carregar um VE em casa a 10/15 cents por kwh, dependendo do plano energético.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 20 nov 2019, 18:05

rdd48856 Escreveu:
20 nov 2019, 13:38
Boa...vou ver se o Jumbo começa a oferecer GPL!

Ou então sempre dá para fazer como vi uma vez na SIC.

Telefona-se para o restaurante e pergunta-se se dá para carregar gratuitamente durante o jantar... a 10 Amperes!
O Jumbo não oferece GPL , mas trabalha com margens mais apertadas...
Espaços comerciais podem fazer o mesmo. Ou oferendo a energia, ou abdicando de alguma parcela de lucro.
Repara que um posto de carregamento tem uma parcela do CEME em que se paga a energia ao fornecedor da mesma e varia consoante o cartão do cliente e de descontos que tenha. Mas é a energia e alguém tem de a pagar.
E tem a parcela OPC, que é a empresa dona do posto. Que define os seus preços com base na margem de lucro pretendida e inclui todos os restantes custos. Um deles é o eventual pagamento do espaço ocupado no parque de estacionamento. Aqui depende se o dono do parque cobra ou não o espaço ocupado.

Imagina 2 restaurantes na mesma região. Tens um carro elétrico e precisas almoçar. Um dos restaurante tem carregador e o outro não. Qual escolhes, não havendo preferência de pratos ou preços?
O restaurante pode ter tomadas para ligação dos clientes. Mesmo que fiques lá 2 horas não terá um custo superior a 0,90€ a 10A.
O restaurante não pode cobrar essa energia, mas vende mais almoços certamente.
Esses 4,6 kwh no meu carro, que gasta mais que um EV pequeno, dá 16kms... pode ser o suficiente para voltar para casa sem gastar gasolina...

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 20 nov 2019, 18:18

pcta Escreveu:
20 nov 2019, 17:44
De acordo, mas ...
Da mesma forma que posso carregar um VE em casa a 10/15 cents por kwh, dependendo do plano energético.
Certo, mas se for um híbrido gasta menos.

Repara que eu disse apenas carregamentos públicos pagos. Pois quem pode carregar em casa e apenas em casa, o preço do EV é imbatível.

Eu só carrego o meu em casa ou em PCN públicos ainda gratuitos. Porque os pagos não me compensa.
Uma carga do meu Plug-in dá +/-40 kms. Custa-me 1 euro por noite.
Mas a gasolina, se já não tiver bateria, gasto de 3,50€ a 4.00€ no máximo.
Nos PCN ou PCR pagos dificilmente custará menos de 3.00€. Muito dificilmente.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 20 nov 2019, 22:48

Neste momento estou a fazer 4€/100Km já com gasolina e com muita A.E. e percursos curtos de 6Km.

Como já referi várias vezes carregar um E.V. em casa, para quem tem tarifa bi-horária, implica um aumento da potência contratada, porque será precisamente em vazio que se vai ligar tudo (máquina de lavar roupa e loiça, máquina de secar, ar condicionado para aquecimento, termoacumulador).

Se não for necessário aumentar a potência contratada então é porque esta é exagerada, e sem EV podia reduzir-se e pagar menos.

De qualquer forma o custo não aumenta muito, mas é a mesma coisa que não contar com o consumo de gasolina nos carros a GPL.

Seria ótimo termos mais tempo para fazer a transição, de modo a que a tecnologia de fornecimento/armazenamento de energia elétrica amadurecesse ...

Mas com a aceleração do aquecimento global vejo a coisa cada vez mais complicada...

Edito só para acrescentar um link para um programa que foi retransmitido pela Antena1 na passada segunda-feira. Embora tenha umas simplificações um pouco grosseiras dá uma boa ideia do que está em causa: https://www.rtp.pt/play/p2063/e342304/ponto-de-partida

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003

Mensagem por powerslave » 20 nov 2019, 22:59

Lgvafonso Escreveu:
20 nov 2019, 14:12
mpsfilho Escreveu:
Bem, eu salvaguardei um pouco essa afirmação quando disse custo zero ou, quase... não fazia era ideia que como mais atrás as contas referiram fosse tão caro.
Sei bem que sabes a diferença entre a quantidade de energia necessária para carregar um telemóvel e um carro. Mas ainda assim, o carregar um telemóvel em qualquer lado não é um direito e toda a gente deveria questionar o proprietário do espaço dessa possibilidade antes de o efectuar. Mas lá está, quase ninguém liga a isso devido ao valor insignificante para o efeito. Agora, arranja lá um veículo eléctrico e coloca a carregar num lugar qualquer como se fosse um telemóvel e espera pela reacção do proprietário :D
Eles estão a salvar o planeta, energia grátis é um direito que lhes assiste! 😂
https://www.thedrive.com/news/29164/flo ... lectricity
pcta Escreveu:
20 nov 2019, 17:44
De acordo, mas ...
Da maneira como os conduzem, sempre a carregar num pedal, é natural que gastem mais que isso 😂

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 20 nov 2019, 23:44

rdd48856 Escreveu:
20 nov 2019, 22:48
Neste momento estou a fazer 4€/100Km já com gasolina e com muita A.E. e percursos curtos de 6Km.

Como já referi várias vezes carregar um E.V. em casa, para quem tem tarifa bi-horária, implica um aumento da potência contratada, porque será precisamente em vazio que se vai ligar tudo (máquina de lavar roupa e loiça, máquina de secar, ar condicionado para aquecimento, termoacumulador).

Se não for necessário aumentar a potência contratada então é porque esta é exagerada, e sem EV podia reduzir-se e pagar menos.

De qualquer forma o custo não aumenta muito, mas é a mesma coisa que não contar com o consumo de gasolina nos carros a GPL.

Seria ótimo termos mais tempo para fazer a transição, de modo a que a tecnologia de fornecimento/armazenamento de energia elétrica amadurecesse ...

Mas com a aceleração do aquecimento global vejo a coisa cada vez mais complicada...

Edito só para acrescentar um link para um programa que foi retransmitido pela Antena1 na passada segunda-feira. Embora tenha umas simplificações um pouco grosseiras dá uma boa ideia do que está em causa: https://www.rtp.pt/play/p2063/e342304/ponto-de-partida
Com apenas 4€ por cada 100 km isso até me causa azia, aviso que a dieta é muito rígida e o motor pode vir a sofrer de anorexia.

Relativamente ao aquecimento global de que tanto ouço falar neste momento eu estou a gelar, vou correndo para a minha lareira que não produz o calor ideal mas, dá um aquecimento parcial e dará para descongelar :D

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 20 nov 2019, 23:57

rdd48856 Escreveu:
20 nov 2019, 22:48

Pode não ser bem assim. :)
A minha mulher matava-me se eu lhe disse-se que tinha de usar a maquina de roupa e de secar durante a noite... esquece lá isso.
Normalmente só a de loiça.
Já tive noutra casa a necessidade de contratar 45 A, devido ao sistema de aquecimento que tinha.
Mas nesta, sempre tive 30 A com tudo elétrico. Só que de inverno usava bi horário e de verão tarifa normal. Isto porque tinha aquecedores simples nos quartos... que gastam muita energia.
Este ano com o carro Plug in uso o carregador durante a noite de 10A, Mas até podia ser de 16 A, pois substitui os rudimentares aquecedores por ar condicionado de alta eficiência. A diferença de consumo é enorme.
Quando faço cargas de dia na hora de almoço, o sistema Re:dy desliga temporariamente a carga do carro se houver mais necessidades energéticas na cozinha.
Mas mesmo que tivesse um EV e necessidade de cargas com mais potencia, o custo de aumento de potencia não é significativo.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 21 nov 2019, 10:33

mpsfilho Escreveu:
20 nov 2019, 23:44
Com apenas 4€ por cada 100 km isso até me causa azia, aviso que a dieta é muito rígida e o motor pode vir a sofrer de anorexia.

Um hibrido Toyota a GPL é praticamente imbatível.
Talvez só um a GNC consiga bater esses custos.

No meu híbrido plug-in após 17229km, tenho um consumo de 7,30€/100. Sendo 6,00€ de gasolina e 1,30€ de eletricidade.
Mesmo tendo vários dias que só anda eletrico, quando sai da área de casa anda sempre a gasolina, pois como disse, os gratuitos ou estão ocupados ou avariados e os pagos não compensa.

Responder