rdd48856 Escreveu: ↑21 nov 2019, 22:00
A minha mulher matava-me se eu lhe disse-se que tião tão nha de usar a maquina de roupa e de secar durante a noite... esquece lá isso.
Então nesse caso dificilmente se justifica a tarifa bi-horária.
Claro que se justifica.
Grande parte do ano tenho o ar condicionado ligado a noite, especialmente. Tanto por controlo de temperatura como de humidade.
O aquecimento de água funciona sempre a noite.
E mesmo de verão, grande parte do consumo é noturno, pois havendo mais sol, os paineis solares reduzem o consumo diurno.
rdd48856 Escreveu: ↑21 nov 2019, 22:00
Este ano com o carro Plug in uso o carregador durante a noite de 10A, Mas até podia ser de 16 A, pois substitui os rudimentares aquecedores por ar condicionado de alta eficiência. A diferença de consumo é enorme.
Essa substituição (que eu já fiz há anos) poderia permitir baixar a potência contratada, portanto não tem nada que ver com o carregar o carro.
Claro que tem a ver com o carregamento do carro.
Com aquecedores normais, teria mesmo que aumentar a potência... não dava para tudo de certeza.
O ar condicionado aquece 3 quarto com menos energia e potencia do que gastava antes para cada um deles.
E por acaso esta casa também tinha aquecimento a gás quando vim para cá. Botijas de 45kg... ficava com um custo brutal.
Mas não te preocupes. Essa é uma situação que eu tenho bem estudada. E mesmo que não percebe-se nada do assunto, tenho um sistema re:dy que analisa isso tudo e faz gráficos e já tenho histórico de 3 anos.
Nesta casa não posso dispensar os 30A e não preciso de mais. Mas na casa do Algarve, embora seja também tudo elétrico, e também com o carregamento do carro, é mais pequena e consigo fazer tudo com 25A