Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Custo total do carro a GPL 18% inferior ao elétrico

Mensagem por mpsfilho » 21 nov 2019, 12:33

APHenriques Escreveu:
21 nov 2019, 10:33
mpsfilho Escreveu:
20 nov 2019, 23:44
Com apenas 4€ por cada 100 km isso até me causa azia, aviso que a dieta é muito rígida e o motor pode vir a sofrer de anorexia.
:D

Um hibrido Toyota a GPL é praticamente imbatível.
Talvez só um a GNC consiga bater esses custos.

No meu híbrido plug-in após 17229km, tenho um consumo de 7,30€/100. Sendo 6,00€ de gasolina e 1,30€ de eletricidade.
Mesmo tendo vários dias que só anda eletrico, quando sai da área de casa anda sempre a gasolina, pois como disse, os gratuitos ou estão ocupados ou avariados e os pagos não compensa.
Eu penso que o @rdd48856 não contou bem a verdade... esses 4€ será o valor das portagens a cada 100 km.

Quanto ao consumo de combustíveis ele terá algum patrocinador e guarda segredo... será algum instalador? ou alguma gasolineira? vou tentar descobrir quem é para ver se me tratam da mesma maneira :-?

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TSH GPL
Ano: 2014

Mensagem por Biju » 21 nov 2019, 12:42

@mpsfilho 4,00€ aos 100 de portagem não é em Portugal de certeza.
As portagens ficam ao dobro disso e mais um pouco.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 21 nov 2019, 22:00

A minha mulher matava-me se eu lhe disse-se que tião tão nha de usar a maquina de roupa e de secar durante a noite... esquece lá isso.
Então nesse caso dificilmente se justifica a tarifa bi-horária.
Este ano com o carro Plug in uso o carregador durante a noite de 10A, Mas até podia ser de 16 A, pois substitui os rudimentares aquecedores por ar condicionado de alta eficiência. A diferença de consumo é enorme.
Essa substituição (que eu já fiz há anos) poderia permitir baixar a potência contratada, portanto não tem nada que ver com o carregar o carro.

Mas se se passar de tarifa normal (porque não se justificava devido aos horários dos consumos praticados) para tarifa bi-horária só para carregar o carro, o custo ainda é maior do que o aumento de potência, porque nesse caso todos os consumos feitos a cheio vão aumentar o custo e esse custo extra terá que ser, obviamente, imputado ao carregamento do carro.

Aliás a questão do custo da potência contratada será um aspeto cada vez mais importante, à medida que a rede for servida cada vez mais por renováveis.

É que armazenar energia elétrica custa muito e a forma mais eficiente de o fazer em grande escala atualmente(a bombagem hidroelétrica) terá problemas à medida que as disponibilidades hídricas se forem reduzindo.

Aliás em Maio passado foi atingindo um recorde(9.999€/MWh) no preço da eletricidade no mercado ibérico: https://zap.aeiou.pt/preco-eletricidade ... aro-255952.

Assim um restaurante com uma tomada gratuita em cada lugar de estacionamento se calhar teria que pagar um bocadito mais pela potência contratada.

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 22 nov 2019, 12:13

rdd48856 Escreveu:
21 nov 2019, 22:00
A minha mulher matava-me se eu lhe disse-se que tião tão nha de usar a maquina de roupa e de secar durante a noite... esquece lá isso.
Então nesse caso dificilmente se justifica a tarifa bi-horária.
Claro que se justifica.
Grande parte do ano tenho o ar condicionado ligado a noite, especialmente. Tanto por controlo de temperatura como de humidade.
O aquecimento de água funciona sempre a noite.
E mesmo de verão, grande parte do consumo é noturno, pois havendo mais sol, os paineis solares reduzem o consumo diurno.
rdd48856 Escreveu:
21 nov 2019, 22:00
Este ano com o carro Plug in uso o carregador durante a noite de 10A, Mas até podia ser de 16 A, pois substitui os rudimentares aquecedores por ar condicionado de alta eficiência. A diferença de consumo é enorme.
Essa substituição (que eu já fiz há anos) poderia permitir baixar a potência contratada, portanto não tem nada que ver com o carregar o carro.
Claro que tem a ver com o carregamento do carro.
Com aquecedores normais, teria mesmo que aumentar a potência... não dava para tudo de certeza.
O ar condicionado aquece 3 quarto com menos energia e potencia do que gastava antes para cada um deles.
E por acaso esta casa também tinha aquecimento a gás quando vim para cá. Botijas de 45kg... ficava com um custo brutal.

Mas não te preocupes. Essa é uma situação que eu tenho bem estudada. E mesmo que não percebe-se nada do assunto, tenho um sistema re:dy que analisa isso tudo e faz gráficos e já tenho histórico de 3 anos.

Nesta casa não posso dispensar os 30A e não preciso de mais. Mas na casa do Algarve, embora seja também tudo elétrico, e também com o carregamento do carro, é mais pequena e consigo fazer tudo com 25A

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 22 nov 2019, 18:57

Com aquecedores normais, teria mesmo que aumentar a potência...
Resumindo sem carro para carregar seria possível baixar a potência...creio que a minha tese está demonstrada.

E estamos a falar de um híbrido, se fosse um EV ainda seria mais evidente.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 22 nov 2019, 22:45

Quase que te podia dar razão... mas não.
Repara que o problema da potencia, não são os consumos constantes, mas sim os picos em determinados momentos.
Na verdade tenho o carro temporizado para carregar entre a 1:00 e as 6:30 a 10A... na verdade é menos. Dos 6,9kVA ele só usa 2,13kVA.
E durante esse periodo nunca tenho mais de 3kVA para o restante... Por ai bastava-me 25A, ou seja, 5,75kVA.
Ou podia carregar um EV a 16A aproveitando as 10 horas. O que para muitos EVs dá uma carga quase completa.
So que durante o dia as atividades domésticas por vezes esgotam toda a potencia.
Por vezes tenho o carro a carregar na hora de almoço, mas o sistema re:dy desliga os não prioritários como o EV e o termo-acumulador se tiver um pico de necessidade de potencia dos equipamentos restantes. E volta a ligar assim que possível.

Por isso, no meu caso, não é o carro que esgota a potencia. Mas com 30 A dá para tudo. desde que seja bem gerido, automaticamente ou manualmente.

Naturalmente que para quem quer cargas mais rápidas em casa e se tiver um EV que carregue em trifasico então tem que aumentar a potencia.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 24 nov 2019, 17:02

Repara que o problema da potencia, não são os consumos constantes, mas sim os picos em determinados momentos.
São as duas coisas. Uma potência contratada bem calculada permite otimizar os consumos e o encargo de potência.

Quem tiver uma potência contratada bem dimensionada não consegue adicionar uma carga importante (como o carregamento de um EV) sem aumentar a potência contratada.

Pode diminuir-se o pico de potência restringindo ainda mais o horário do carregamento, mas nesse caso, por exemplo das 2 às 7 horas da manhã, então ou não se carregava tudo, ou é necessária a contratação de potência extra(e não só) para conseguir carregar naquela "janela" mais reduzida.

Aceito que num híbrido seja diferente por 2 razões: a capacidade da bateria é muito menor, e se por qualquer razão não der para carregar num dia, não vem grande mal ao mundo.
Na verdade tenho o carro temporizado para carregar entre a 1:00 e as 6:30
O mesmo pode(e deve) ser feito com um termoacumulador ou uma máquina de lavar, por exemplo.

Edito só para acrescentar que no que referi estou a considerar tarifa bi-horária, porque com tarifa simples é muito mais fácil distribuir as cargas ao longo dia, mas nesse caso o custo por kwh é maior.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 nov 2019, 11:12

rdd48856 Escreveu:
24 nov 2019, 17:02
Quem tiver uma potência contratada bem dimensionada não consegue adicionar uma carga importante (como o carregamento de um EV) sem aumentar a potência contratada.
Não é fácil argumentar contigo. :-D
Depende... há sempre intervalos de tempo em que dá para encaixar mais alguma coisa.
rdd48856 Escreveu:
24 nov 2019, 17:02
O mesmo pode(e deve) ser feito com um termoacumulador ou uma máquina de lavar, por exemplo.
Não percebo nada de roupa, mas uma coisa é certa, se metes roupa a lavar de noite para tirar de manha para o estendal, vais ter de gastar muito mais energia com o ferro de engomar. :-D

Mas de qualquer forma, a diferença de custo entre potência não é significativo.
Para 6,9kVA eu pago 165,28€/ano ou seja 13,77€/mês
Se tivesse 5,75kVA pagava 143.04€/ano ou seja 11.92€/mẽs.
Uma diferença de 1,85€/mês

Não conta nada.

Se tivesse que carregar 2 EVs aí sim... tinha que contratar uns 10,35kVA... já daria uns 19,28€/mês. Mais 5,51€/mes do que tenho agora.

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por chorao » 25 nov 2019, 11:16

APHenriques Escreveu:
25 nov 2019, 11:12
Não percebo nada de roupa, mas uma coisa é certa, se metes roupa a lavar de noite para tirar de manha para o estendal, vais ter de gastar muito mais energia com o ferro de engomar. :-D
Nada que uma máquina com temporizador ou um relógio de tomada não resolva... com um termo-acumulador a mesma coisa.
PS: aproveita para passar a ferro em horário de vazio tb. ;) A minha avó costumava-me chamar "espírito de contradição" :D mas agora parece que és tu :P

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 nov 2019, 14:28

Ok... vou dizer a minha mulher: a partir de agora só se lava roupa, seca e passa a ferro durante a noite.

(-|

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Marca do KIT GPL: Não Sei

Mensagem por chorao » 25 nov 2019, 14:36

APHenriques Escreveu:
25 nov 2019, 14:28
Ok... vou dizer a minha mulher: a partir de agora só se lava roupa, seca e passa a ferro durante a noite.

(-|
se for horário semanal consegue (o domingo é o dia todo) mas tu já deves saber isso tudo pois pareces ser uma pessoa que analisa bem antes de tomar decisões.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 nov 2019, 14:43

Pensando bem, o almoço e o jantar passarão a ser cozinhados de madrugada. :^o

:D

Eu compreendo o que estão a dizer... mas essa conversa não é para mim. :-B
Eu controlo todos os consumos que tenho em casa. Sei em cada momento o consumo exato total e de cada um dos aparelhos mais importante...
Manias... cada um com as suas.

Por isso é que eu sei que os 6,9kVA neste momento são indispensáveis... e mesmo que tivesse que carregar a 16A conseguiria fazê-lo sem aumentar potencia.

A questão aqui é: ter um EV implica ter mais de 6,9kVA de potencia?
A resposta é: não.
Se eu consigo sem usar nenhuma outra fonte de energia, a maioria das pessoas também consegue.
Mas mesmo que não seja suficiente os 6,9kVA, o escalão a cima 10,35kVA chega de certeza e só custa mais 5,51€/mês.

Não é por ai que um EV se torna mais caro.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 25 nov 2019, 14:53

chorao Escreveu:
25 nov 2019, 14:36
APHenriques Escreveu:
25 nov 2019, 14:28

(-|
se for horário semanal consegue (o domingo é o dia todo) mas tu já deves saber isso tudo pois pareces ser uma pessoa que analisa bem antes de tomar decisões.
Na casa do Algarve uso ciclo semanal por isso... Casa mais pequena, potencia de 5,75kVA, e também é mais usada de fim de semana.

Por falar nisso, este mês, em agosto no Algarve, aconteceu algo que já não via a anos.
Cheguei a ter uma tenção de 214V no principio da noite ... Como o prédio e a minha varanda fica por cima do posto transformador, pude assistir ao controlo constante dos técnicos... a rede extremamente sobrecarregada chegou a ir abaixo algumas vezes.

A carga turistica, com toda a gente a chegar da praia, tomar banho, preparar o jantar, ligar condicionado a coisa complica
A juntar a isso, um novo hotel instalou vários PCNs...
Muita gente não tem noção das cargas elétricas que isto tudo implicam...

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 25 nov 2019, 16:16

Mas mesmo que não seja suficiente os 6,9kVA, o escalão a cima 10,35kVA chega de certeza e só custa mais 5,51€/mês.
É isso que os comuns mortais com tarifa bi-horária fariam, ou então desistiam da tarifa bi-horária e distribuíam as cargas uniformemente ao longo dia.
Não é por ai que um EV se torna mais caro.
Torna-se, não se torna é significativamente mais caro, mas o consumo de gasolina dos carros a GPL também não é significativo e no entanto não deve ser ignorado...
Muita gente não tem noção das cargas elétricas que isto tudo implicam...
E a procissão ainda vai no adro...

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 25 nov 2019, 17:28

chorao Escreveu:(...) A minha avó costumava-me chamar "espírito de contradição" :D mas agora parece que és tu :P
Eu vejo isso dos dois lados da discussão. Creio que já estamos a entrar na fase "não produtiva" da argumentação ;-)

Responder