Ás vezes consegues ser muito enigmático.... :? não percebi.rdd48856 Escreveu: ↑25 nov 2019, 16:16É isso que os comuns mortais com tarifa bi-horária fariam, ou então desistiam da tarifa bi-horária e distribuíam as cargas uniformemente ao longo dia.Mas mesmo que não seja suficiente os 6,9kVA, o escalão a cima 10,35kVA chega de certeza e só custa mais 5,51€/mês.
O que torna os EVs mais economicos a nivel de consumo energético é exatamente os carregamentos em casa. Pelo menos até o Governo arranjar forma de distinguir a energia usada no EV da restante energia doméstica... Mas quando a receita do ISP começar a cair, vão ter de cobrar um extra qualquer aos EVs.
Mas vou te dizer o que torna os EVs mais caros (na verdade já disse mais acima) E noutro fórum criei um tópico sobre isto. Pois tenho analisado o assunto e estou empenhado em falar com as pessoas certas no sentido de minimizar o problema.
O problema está nos carregamentos em postos públicos. Sejam PCR ou PCN todos serão pagos. E o Governo fez asneira ao criar demasiados intervenientes no processo. Cada Posto tem sempre 4 intervenientes principais: o dono do espaço, o OPC, o CEME e o Estado. O resultado é que todos querem ganhar dinheiro... o que torna os preços para os consumidores muito elevados.
Só como exemplo, posso dizer que no meu carro, tendo eu a Possibilidade de andar a Eletricidade ou a Gasolina, é mais barato andar a gasolina do que carregar a bateria num PCR que já esteja em pagamento.... O mesmo se passa com a maioria dos PCNs.
Curiosamente na tua região há dois PCR que compensa carregar, mas porque estranhamente só é cobrada a Energia pelo CEME e os impostos pelo Estado.... ainda não percebi o que ganha o OPC com isso. talvez seja algum erro de informação.
Para já os Tesla escapam a isto, desde que usem os seus postos, pois a marca contornará este sistema e assumiu o compromisso (veremos) de não ganhar dinheiro com a energia.... resta saber até quando.
Quem compra um EV deve considerar o carregamento doméstico... fora disso, só excecionalmente.
A minha região tinha esse problema até a 20 anos atrás. Mas depois fizeram umas plantações de aerogeradores e para já está resolvido.
Mas é bom que se tenha noção que pequenas aldeias ou bairros são alimentados por transformadores de média tensão de 250kVA ou menos... quando se pede uma ligação para a zona de um PCN 2x22kW, implica de imediato uma carga de 50kVA. Se for um PCR dos mais fracos mas com simultaneadade AC/DC implica 100kVA.... claro que os transformadores podem ser alterados e alguns estão a ser... mas pesa na rede.
Depois, mesmo em povoações como a minha onde só há moradias, quando em cada uma tiver um carro eletrico a carregar durante a noite.... o vazio deixa de ser assim tão vazio.