DB Auris TSH
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DB Auris TSH
Ora vamos lá dar a conhecer a Auris Híbrida Touring Sport.
A carrinha é de Novembro de 2014 com 138.686Kms. Foi importada e por essa razão já não estava abrangida pela garantia da Toyota (3 anos). Assim cheguei a acordo com o stand para fazer a revisão na Toyota e ser passado o certificado para a bateria híbrida. Caso a bateria não passasse no teste era substituída ao abrigo da garantia do stand o que não chegou a acontecer. Assim veio com a revisão feita (óleo 5W30) e respectivo certificado para o sistema híbrido por mais um ano ou 15.000 kms.
Chegou no reboque dia 1 de fevereiro a Odivelas e lá fui buscá-la. Foi ajustar o banco, os retrovisores... e ponteiro da gasolina na reserva. Como tinha que ir trabalhar e não seria mais de 10kms até casa, lá vim com ela na reserva.
Entretanto fui abastecer (e toma lá mais de 50,00€ pela gasolina). Levou 38,44L. Não me consegui entender com o computador de bordo e só consegui fazer o reset ao kms parciais. A média de consumo ficou igual. Tive que ir ler o manual.
Aí ficam algumas fotos:
A carrinha é de Novembro de 2014 com 138.686Kms. Foi importada e por essa razão já não estava abrangida pela garantia da Toyota (3 anos). Assim cheguei a acordo com o stand para fazer a revisão na Toyota e ser passado o certificado para a bateria híbrida. Caso a bateria não passasse no teste era substituída ao abrigo da garantia do stand o que não chegou a acontecer. Assim veio com a revisão feita (óleo 5W30) e respectivo certificado para o sistema híbrido por mais um ano ou 15.000 kms.
Chegou no reboque dia 1 de fevereiro a Odivelas e lá fui buscá-la. Foi ajustar o banco, os retrovisores... e ponteiro da gasolina na reserva. Como tinha que ir trabalhar e não seria mais de 10kms até casa, lá vim com ela na reserva.
Entretanto fui abastecer (e toma lá mais de 50,00€ pela gasolina). Levou 38,44L. Não me consegui entender com o computador de bordo e só consegui fazer o reset ao kms parciais. A média de consumo ficou igual. Tive que ir ler o manual.
Aí ficam algumas fotos:
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Última edição por Biju em 11 set 2019, 10:51, editado 3 vezes no total.
- Biju
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Re: DB Auris TSH
Um dos motivos que me levou a escolher esta:
E as jantes que são de 16 polegadas:
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- Biju
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Re: DB Auris TSH
Depois de andar por aqui nas voltinhas e de a ter algum tempo na garagem em modo ready para fazer actualizações (umas das vezes esteve 1 hora e 10 minutos na garagem a actualizar... contando que o MCI teve que ligar duas vezes para dar carga à bateria), fiz o reset ao consumo depois de 125kms.
Para primeira viagem a sério decidi fazer Lisboa - Castelo Branco, passagem na aldeia e regresso a Lisboa.
Queria fazer a condução semelhante à que fazia na 207 SW para tentar fazer uma comparação de consumos.
Resumindo:
depois de 496kms a primeira média de CB Ao chegar a casa e para os últimos 210Kms: A velocidade média no CB foi de 70kms/h. Na AE foi a 120 e na nacional (onde podia) foi próximo dos 100.
Na ida de Lisboa - Castelo Branco em Ponte de Sôr, consegui fazer em modo eléctrico quase 3kms (aproveitando que entre as duas primeiras rotundas é a descer).
Entretanto hoje fui abastecer. Fiz 631kms e gastei 29,56 litros o que perfez uma média real de 4,68L/100
Por hoje chega. Amanhã mais umas coisitas sobre as rotações do motor.
Para primeira viagem a sério decidi fazer Lisboa - Castelo Branco, passagem na aldeia e regresso a Lisboa.
Queria fazer a condução semelhante à que fazia na 207 SW para tentar fazer uma comparação de consumos.
Resumindo:
depois de 496kms a primeira média de CB Ao chegar a casa e para os últimos 210Kms: A velocidade média no CB foi de 70kms/h. Na AE foi a 120 e na nacional (onde podia) foi próximo dos 100.
Na ida de Lisboa - Castelo Branco em Ponte de Sôr, consegui fazer em modo eléctrico quase 3kms (aproveitando que entre as duas primeiras rotundas é a descer).
Entretanto hoje fui abastecer. Fiz 631kms e gastei 29,56 litros o que perfez uma média real de 4,68L/100
Por hoje chega. Amanhã mais umas coisitas sobre as rotações do motor.
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Última edição por Biju em 11 fev 2019, 14:32, editado 1 vez no total.
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Re: DB Auris TSH
É um irmão do Journey...infelizmente o meu tem as jantes de 17". Em termos de consumos é isso mesmo: uma mudança radical.
É somar mais 0,3 aos valores de C.B. e dá o consumo real!
É somar mais 0,3 aos valores de C.B. e dá o consumo real!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
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Re: DB Auris TSH
Pois a diferença entre os dois irmãos são as jantes e no meu caso o tecto panorâmico, mas o teu tem menos kms.rdd48856 Escreveu:É um irmão do Journey...infelizmente o meu tem as jantes de 17". Em termos de consumos é isso mesmo: uma mudança radical.
É somar mais 0,3 aos valores de C.B. e dá o consumo real!
No dia que a fui ver ao stand, já no regresso a Lisboa (fiz as viagens de autocarro que já tinha vendido a 207 SW) enviaram-me fotos de uma branca, mas era de 2013. É pá, ficava com a branca, mas ter de fazer mais duas viagens só para a ir ver...
Por caricato... tinha tentado negociar uma branca de 2015 com um particular, mas depois de 25 minutos ao telefone tive a sensação que eu a queria comprar e ele não a queria vender...
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Última edição por Biju em 10 fev 2019, 23:26, editado 2 vezes no total.
- Biju
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Re: DB Auris TSH
Pois quanto à média...
São menos 2 L/100 em relação à 207 SW, que também tinha um erro de 0,3.
Enviado do
através do Tapatalk
São menos 2 L/100 em relação à 207 SW, que também tinha um erro de 0,3.
Enviado do

- Biju
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Re: DB Auris TSH
Obrigado @pcta.pcta Escreveu:Boa sorte com a Toyota.
No sábado, depois de fazer quase 500kms, apanhei um grande susto quase à porta de casa: ao sair da segunda circular (curva 360°) vem um tipo em contra mão mesmo ao sair da curva. Por sorte conseguimos os dois ainda desviar a tempo. Nao ganhei para o susto.
Enviado do

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Re: DB Auris TSH
Parabéns e boa sorte com a maquina.
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Re: DB Auris TSH
Não vale a pena desejar boa sorte, é um toyota.
;)
Agora a sério, que possas usufruir dela muitos anos.
;)
Agora a sério, que possas usufruir dela muitos anos.
Cumps
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--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --
Paulo Ans
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Re: DB Auris TSH
Obrigado @hard.
Obrigado @PauloAns. Espero que sejam mesmo muitos anos e de preferência a GPL.
Obrigado @PauloAns. Espero que sejam mesmo muitos anos e de preferência a GPL.
- Biju
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Re: DB Auris TSH
Continuando:
Queria usar o Hybrid Assistant desde o início. Contudo o leitor de Obd que usava no Peugeot não consegue funcionar bem na Auris. Só consegui fazer uma vez a ligação ao Torque e com o Hybrid Assistant só funcionou durante 3 minutos. Não consegui que voltasse a ligar a qualquer um deles. Assim, o sacrificado foi o Autool X50 Pro que usava sempre na 207 SW. E funciona perfeitamente.
A nível de temperatura: sempre que o MCI funciona a temperatura sobe aos 90º. A puxar um pouco por ele vai aos 93º. quando desliga o MCI lá se ai vendo a temperatura a descer lentamente... estavam 12º e a circular não há maneira de alterar isso.
A nível de velocidade: a diferença que me sai pelo OBD é de 10kms/h quando o velocímetro do carro marca 100kms/h. nessa altura pelo OBD marca 90. Isto pode não ser bem assim, porque nas definições do Autool dá para acertar este valor.
A nível de voltagem: quando esta é gerida pelo conversor acho a voltagem bastante elevada. Marca o voltímetro 14,7V e penso que marca a menos 0,2V pelo que a voltagem andará quase na casa dos 15V. Havia relatos nos foruns que estas viaturas queimavam muitas lâmpadas. Penso que se pode dever a isto.
Queria usar o Hybrid Assistant desde o início. Contudo o leitor de Obd que usava no Peugeot não consegue funcionar bem na Auris. Só consegui fazer uma vez a ligação ao Torque e com o Hybrid Assistant só funcionou durante 3 minutos. Não consegui que voltasse a ligar a qualquer um deles. Assim, o sacrificado foi o Autool X50 Pro que usava sempre na 207 SW. E funciona perfeitamente.
A nível de temperatura: sempre que o MCI funciona a temperatura sobe aos 90º. A puxar um pouco por ele vai aos 93º. quando desliga o MCI lá se ai vendo a temperatura a descer lentamente... estavam 12º e a circular não há maneira de alterar isso.
A nível de velocidade: a diferença que me sai pelo OBD é de 10kms/h quando o velocímetro do carro marca 100kms/h. nessa altura pelo OBD marca 90. Isto pode não ser bem assim, porque nas definições do Autool dá para acertar este valor.
A nível de voltagem: quando esta é gerida pelo conversor acho a voltagem bastante elevada. Marca o voltímetro 14,7V e penso que marca a menos 0,2V pelo que a voltagem andará quase na casa dos 15V. Havia relatos nos foruns que estas viaturas queimavam muitas lâmpadas. Penso que se pode dever a isto.
- Biju
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Re: DB Auris TSH
O que me surpreendeu imenso foi ao nível de rotações do motor.
O primeiro arranque do MCI é efectuado a 1300 rpms. Na 207 ia tendo ciclos de +10 -10. Aqui não desmarca. Fica ali nas 1300 e não mexe.
Em estrada... nem queria acreditar nas rpm: a velocidade constante de 100kms/h vai a 980/1000 rpm. a velocidade constante de 120kms/h vai a cerca de 1550 rpm. A 207 SW aos 98kms/h ia a 3000 rpm.
Na subida da AE antes do Fratel (sentido Lisboa - Castelo Branco) forcei-a a manter os 120kms/h. Nada de mais: subiu até às 2960 rpm.
Então qual foi o máximo de rpms que atingiu nesta viagem? 3100 rpms na subida da Barragem do Fratel (sentido CB - Lisboa). Tem uma curva apertada já na subida depois da barragem (para fazer a +- 40kms/h), depois da curva é sempre a subir até que se atinja a velocidade de cruzeiro. Mesmo a estas rpms consegui a tingir a velocidade máxima mais rápido que na 207 SW.
E dá gosto ultrapassar: Não utilizei ainda o modo ECO nem o modo POWER... sinceramente carrego no acelerador e ela responde, por isso nem me estou a ver a usar o POWER. Quanto ao ECO, esse sim... quero ver quanto consigo espremer.
Estou mesmo muito satisfeito.
A nível de ruído nada a apontar. Dá-me a impressão que por vezes só sentia o vento e o rádio.
O primeiro arranque do MCI é efectuado a 1300 rpms. Na 207 ia tendo ciclos de +10 -10. Aqui não desmarca. Fica ali nas 1300 e não mexe.
Em estrada... nem queria acreditar nas rpm: a velocidade constante de 100kms/h vai a 980/1000 rpm. a velocidade constante de 120kms/h vai a cerca de 1550 rpm. A 207 SW aos 98kms/h ia a 3000 rpm.
Na subida da AE antes do Fratel (sentido Lisboa - Castelo Branco) forcei-a a manter os 120kms/h. Nada de mais: subiu até às 2960 rpm.
Então qual foi o máximo de rpms que atingiu nesta viagem? 3100 rpms na subida da Barragem do Fratel (sentido CB - Lisboa). Tem uma curva apertada já na subida depois da barragem (para fazer a +- 40kms/h), depois da curva é sempre a subir até que se atinja a velocidade de cruzeiro. Mesmo a estas rpms consegui a tingir a velocidade máxima mais rápido que na 207 SW.
E dá gosto ultrapassar: Não utilizei ainda o modo ECO nem o modo POWER... sinceramente carrego no acelerador e ela responde, por isso nem me estou a ver a usar o POWER. Quanto ao ECO, esse sim... quero ver quanto consigo espremer.
Estou mesmo muito satisfeito.
A nível de ruído nada a apontar. Dá-me a impressão que por vezes só sentia o vento e o rádio.
Última edição por Biju em 11 fev 2019, 21:27, editado 3 vezes no total.
- RicardoToyota
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Re: DB Auris TSH

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https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html
- Biju
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Re: DB Auris TSH
É mesmo @RicardoToyotaRicardoToyota Escreveu:máquina....
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Para já o único senão é que quase todos os manipulos funcionam ao contrário dos da 207 SW:
Cruise control era à esquerda, agora é à direita.
Comandos do rádio eram à direita agora são à esquerda.
Luzes e limpa para-brisas rodam no sentido contrário dos da 207 SW.
Ponto positivo também para os máximos automáticos. Ainda eu "ando à procura" do manípulo e já ela meteu os médios no cruzamento com os outros carros.
Menos positivo (ou sou eu que estou a fazer alguma coisa de errado) a climatização liga sempre com o AC em ON. Na viagem de regresso a Maria pediu para ligar o aquecimento para os pés. Carrego na ventoinha e ponho 21 para mim e 24 para ela. Só quase 100 kms depois é que reparei que o AC também estava ligado. Ao chegar aqui carrego na ventoinha para desligar e continua igual. Vista de olhos rápida nos comandos e tem botão OFF.
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