Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Mensagem por lobito » 26 jan 2019, 00:39

Converter para GPL perde garantia do sistema hibrido? Isso é mesmo má fé de quem está a vender ou pura e dura ignorância. O GPL não passa nem na bateria nos motores elétricos nem na centralina de gestão do carro.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

milasevic
Utilizador Junior
Registado: 03 nov 2013, 21:47
Distrito onde reside.: Vila Real
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Polo 16v
Ano: 1996

Mensagem por milasevic » 26 jan 2019, 00:41

lobito Escreveu:
26 jan 2019, 00:39
Converter para GPL perde garantia do sistema hibrido? Isso é mesmo má fé de quem está a vender ou pura e dura ignorância. O GPL não passa nem na bateria nos motores elétricos nem na centralina de gestão do carro.
Se o vendedor me tivesse dito que perdia a garantia do motor térmico, ainda vá... mas o sistema híbrido...
Vw Polo 16v - 8,9 l/100 km

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 26 jan 2019, 00:54

No mínimo ridículo, não quer vender...
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 26 jan 2019, 14:53

Da minha experiência para fazer A.E. a velocidades moderadas 120/140Km de velocímetro os HSD continuam a ter vantagem sobre os motores convencionais, para velocidades superiores a vantagem diminui consideravelmente porque começa a haver muita energia transferida por via elétrica.

De qualquer forma é uma boa alternativa (até porque podem ser convertidos com kits baratos).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 19 abr 2019, 21:52

E mais uma entrada no D.B. do Journey para relatar a derradeira viagem ao Hospital Pediátrico de Coimbra.

Ida com paragem intermédia e dormida em Lisboa.

Banda sonora a cargo dos Queen, Greatest Hits 1, 2 & 3 em Shuffle (ainda a ressaca de Bohemian Rhapsody).

Tempo frio e chuvoso a coincidir com o estado de espírito…a viagem decorreu sem incidentes, tendo chegado a Lisboa com 6,4 de C.B., o que para as velocidades praticadas e meteorologia não foi mau. Fui abastecer na Galp de Telheiras, com o desconto de 14 cêntimos do talão Continente ficou a 0,53€/l. O consumo real de GPL foi de 7,2l/100Km. Isto significa que o depósito de GPL não deverá ter ficado completamente cheio.

Depois de uma noite de descanso, partida para Coimbra.

A consulta seria às 12H30. Sendo um Hospital Pediátrico poderia ter a certeza que jamais a minha filha ali voltaria a ser tratada. O peso no estômago o mesmo que da primeira vez. Nada podendo fazer nada em relação ao inevitável e tendo uma longa viagem pela frente queria sair dali o mais rapidamente possível.

Almoço rápido com a minha filha e partida por volta das 14H30.

Durante a viagem muito tempo livre para pensar, retrospetivando as inúmeras viagens feitas nos últimos 18 anos …

A primeira, em Abril de 2001, cheio de esperança, por um lado, mas de algum receio por outro.

6 meses depois, na ressaca do 11 de setembro, lembro-me de ter conversado na viagem com a minha mulher sobre como foi possível os pivots das televisões continuarem a falar em “acidente”, mesmo depois do 2º avião embater. Então, como agora, uma noção mínima de ciência básica e de probabilidades parece por vezes completamente ausente.

Saudades também do conforto dessas viagens no Xsara Picasso de que nem o Auris se aproxima.

Recordo, salvo erro na 4ª viagem (dia do atentado de 11 de Março em Madrid), da discussão na rádio sobre de quem seria a autoria.

Os anos e as viagens foram passando, à esperança sucedeu a apreensão, à apreensão a revisão das expetativas, depois a aceitação, finalmente a resignação.

Acabei a lutar por migalhas, o célebre chavão a ressoar: “poderia ser pior”.

A meio dos pensamentos dou por mim na ponte Salgueiro Maia(um dos poucos que da lei da morte se libertou), em Santarém, ao som de “The Show Must Go On”:

“Inside my heart is breaking(…) But my smile still stays on(…)Whatever happens, I'll leave it all to chance(…)The show must go on”.

A música que faltou em “ Bohemian Rhapsody”, afinal a morte não é sexy…

16H45, altura de uma breve paragem na área de serviço de Grândola, para ir à casa de banho.

Cheguei a casa cerca das 18H30.

Lisboa-->Coimbra-->Algarve. Média de C.B.: 6,10, média real 7,6 GPL, fica confirmado que o depósito não ficou completamente cheio no abastecimento anterior. Custo: 27,35€.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 20 abr 2019, 22:40

@rdd48856 18 anos a caminhar para o HP são muitas viagens, se a cadencia tiver sido semestral foram 36 vezes e com esta distancia, meu Deus.... desconhecia que com essa bonita idade da tua filha ainda as consultas pudessem ser em Pediatria.

Sobre a músicas em grandes viagens ajuda a passar o tempo, eu também gosto.

Relativamente ao 11 de Setembro poderias ter evitado falar neste assunto... muita gente sofreu com este acontecimento, alguns pagaram com a própria vida e outros financeiramente, até eu mesmo estando tão longe me causou estragos irreparáveis, (mas estás desculpado)

O Journey lá teve o seu momento de atenção, já não era sem tempo :clap: sobre o conforto, os franceses uma grande parte deles são de fato distintos, até o meu Duster goza dessa comodidade, faz longas viagens sem cansaço para os seus ocupantes, maravilha.

Quanto aos consumos são muito bons e és abençoado com uma boa economia híbrida, pena as despesas das AE não serem também "híbridas"

Desejo que continues com essa "esperança" sempre viva e com a força de vontade que por aqui tens demonstrado em ajudar.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 24 abr 2019, 19:03

Obrigado, @mpsfilho...confesso que aqui o fórum(e o GPL em geral) acabam por funcionar como uma terapia, para não estar sempre a pensar no mesmo.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 06 ago 2019, 07:05

Bom e vou tirar um pouco do pó aqui ao D.B. do Journey para relatar a viagem ao parque Warner em Madrid.

Para lá o trajeto seria o da imagem abaixo, Sevilha, Mérida, Madrid.
Itinerário.jpg
Partida cerca das 7H00 com o depósito de GPL atestado de véspera ( o depósito de gasolina estava pouco mais de meio, pelo que tinha uma autonomia total combinada de mais de 1100Km), cinco pessoas e respetiva tralha, pneus com a pressão indicada para A.E.(2.3 bar).

Fiz o troço da A22 até à fronteira a cerca de 140/150 Km/h de velocímetro e depois de entrar em território espanhol coloquei o cruise control a 135Km/h, uma vez que, ao contrário do que sucede em Portugal, onde a tolerância é de 10 Km/h independentemente da velocidade, em Espanha nas Autoestradas a tolerância é de 7% nos radares móveis(não assinalados) e de 5% nos fixos(anunciados), ou seja a partir de 128, ou de 126 Km/h, respetivamente, habilitamo-nos a um brinde de 100€ (mais 40€ do que em Portugal). Como o erro de velocímetro do Journey a estas velocidades são uns generosos 10Km/h (comprovado por GPS), estaria seguro.

No entanto esta primeira utilização de uso intensivo do cruise control não me seduziu (tenho carro com cruise control desde 2010). Cada vez que tinha que travar o cruise control desligava e lá tinha que o recolocar novamente. Por vezes esquecia-me e quando dava por ela já ia a mais de 140 Km/h!

Um pouco antes das 9H30 (ou 10H30, hora espanhola) comecei à procura de uma área de serviço para trocar de condutor e verter águas. Reparei que, ao contrário do que acontece em Portugal, em que existem áreas de serviço convenientemente distribuídas, no caso das Autovías a situação é bem diferente. A maior parte dos sinais que indicam área de serviço na prática apontam para nós de saída da Autovía, estando a estação de serviço fora da Autoestrada, assim acabei por fazer uma paragem de 5 minutos na localidade de Santa Ollala del Cala.

Tinha planeado também fazer uma paragem em Mérida para almoçar e reabastecer, mas como ainda era cedo acabei por adiá-la. Para identificar áreas de serviço com GPL utilizei, ainda em casa, o site: https://gaslicuado.org/autogas/donde-repostar/ e instalei depois a aplicação https://play.google.com/store/apps/deta ... mv.aoglp20. Utilizando esta aplicação verifiquei que a área de serviço da CEPSA de El Trujillo tinha GPL. Será que, tendo em consideração a menor pressão das bombas em Espanha e o facto de estar a utilizar um kit de injeção líquida, conseguiria abastecer? A meu favor tinha a temperatura ambiente relativamente baixa (26ºC) e a pausa para almoço, que me permitira baixar um pouco a temperatura do depósito antes de abastecer. Tinha outra estratégia à disposição (comutar para gasolina uns 10 ou 20Km antes de parar), mas para já não a iria utilizar.

Parei por volta das 11H45. Aproveitei para inspecionar o reservatório de GPL da bomba. O manómetro indicava 8,5 bar, o que a 26ºC corresponde a propano e não a mistura propano-butano. Isto poderia confirmar as informações oficiosas que se vão sabendo e que indicam que também em Espanha, e com exceção da REPSOL, as gasolineiras começam cada vez mais a utilizar propano puro. Isto por um lado facilita o abastecimento (embora a pressão máxima das bombas espanholas seja ainda assim inferior à utilizada em Portugal), mas por outro pode dificultá-lo, caso uma bomba apresente mistura em vez de propano puro, com temperaturas elevadas.

Não tive quaisquer problemas no abastecimento. Abasteci 34 litros para uma distância percorrida de 473 Km, a um preço de 0,704€/l, correspondendo a um consumo médio de 7,2L/100km (6.3 de C.B.).

Próxima paragem: Madrid.

Tive que resolver de véspera um problema inesperado. A casa que aluguei fica nos limites da zona de circulação restrita de “Madrid Central”, em que apenas carros pouco poluentes podem circular. Contactei o atendimento on-line do Ayuntamiento de Madrid (https://www.madrid.es/portal/site/munimadrid) e explicaram-me que o Journey, por ser híbrido, poderia ter acesso a “Madrid Central” caso tivesse matrícula espanhola e autocolante da DGT a certificar baixas emissões. Tendo matrícula portuguesa nada feito.

Isto é um caso de discriminação penalizado pelas regras da União Europeia (nada que em Portugal não se faça aos carros espanhóis nas portagens das SCUT). Assim tive que arranjar um parque de estacionamento fora da zona de “Madrid Central”. Depois de quase uma tarde inteira, lá consegui encontrar (e reservar) um parque próximo da estação de Atocha, sem ser necessário deixar a chave (porque nesses nunca sabemos por onde os nossos carros vão passear). O Journey ficou em boa companhia, um Toyota Corolla Touring Sports Hybrid. Aliás em Madrid híbridos é o que não falta.

A estadia em Madrid decorreu sem incidentes. Referência positiva apenas para a forma como os cidadãos com deficiência são tratados, quer nos transportes públicos, quer no Parque Warner.

No regresso aproveitámos para visitar Toledo e optámos (erradamente, como veremos) pelo trajeto Toledo, Córdoba, Sevilha.
Itinerário regresso.jpg
A viagem coincidiu com uma das famosas ondas de calor a que Portugal escapou. Embriagado pelo sucesso do primeiro abastecimento descurei o segundo, e em vez de o concretizar na véspera ou de manhã deixei-o para a viagem.

Próximo de La Carolina o Journey entrou na reserva e decidi que era hora de reabastecer. O funcionário premiu o botão e…nada. Estavam 43ºC, os depósitos eram exteriores e sem arrefecimento por jato de água. Eram 19H00 (hora espanhola) e a minha esperança era a de que a circulação a gasolina, associada ao diminuir da temperatura ambiente, me permitisse finalmente abastecer.

Em compensação estava a fazer médias muito baixas tendo em atenção as velocidades praticadas (5,6 de C.B.), a que não podiam deixar de ser estranhas o calor e a altitude da meseta ibérica, que diminuindo a densidade do ar baixavam o atrito aerodinâmico.

Fiz mais 2 tentativas sem sucesso. Estava a entrar na reserva também a gasolina e aproveitei a pausa para o jantar em Sevilha para reabastecer de gasolina (a um preço de 1,199€/l), resumindo os cerca de 200Km que fiz a gasolina acabaram por não sair assim tão caro!

Seguidamente, e quando já havia perdido a esperança, consegui finalmente reabastecer de GPL. A temperatura era de 23ºC, cerca das 21H30 e o carro já não trabalhava a GPL há umas 2 horas.

O consumo registado acabou por não ter qualquer significado (3,9l).

Cheguei a casa ainda antes das 23h00(hora portuguesa).
Resumindo, em Espanha abasteçam de noite ou de manhã, mas nunca de tarde com temperaturas elevadas.

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003
Contacto:

Mensagem por powerslave » 06 ago 2019, 08:38

Valente volta e boa história para partilhar (com pormenores que são sempre importantes de saber).
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 101313km @ 8,13 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

mpsfilho
Cidadão Virtual
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagem por mpsfilho » 06 ago 2019, 10:01

Afinal em Espanha, além da dificuldade em abastecer, os preços do GPL não são nada atractivos, e se algumas marcas estão a comercializar este sem a % de butano ainda pior, a vantagem competitiva dos preços na gasolina e no gasóleo não se verifica no GPL.

Bom relato @rdd48856 :)

lpway
Utilizador Junior
Registado: 23 out 2018, 09:19
Marca do KIT GPL: LiquidSi by Vialle
Modelo: C-HR
Ano: 2017
Contacto:

Mensagem por lpway » 06 ago 2019, 13:48

rdd48856 Escreveu:
06 ago 2019, 07:05
No entanto esta primeira utilização de uso intensivo do cruise control não me seduziu (tenho carro com cruise control desde 2010). Cada vez que tinha que travar o cruise control desligava e lá tinha que o recolocar novamente. Por vezes esquecia-me e quando dava por ela já ia a mais de 140 Km/h!
No C-HR e provavelemente nos mais recentes o radar é uma benção... até em trânsito intenso acelera e trava sozinho, no meu em viagens de AE não o dispenso, a parte chata é quando apanhamos alguém mais lento à frente e ele começa a travar... (devia ultrapassar sozinho também :lol: )

Belo relato e excelente informação para quem queira repetir a façanha de ir até ao vizinho do lado! Obrigado!
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

Gasado
Utilizador Frequente
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Mensagem por Gasado » 06 ago 2019, 18:45

rdd48856 Escreveu:
06 ago 2019, 07:05
ao contrário do que sucede em Portugal, onde a tolerância é de 10 Km/h independentemente da velocidade
Boas.

Só para chamar a atenção para isto, que não é correcto - em relação a Espanha, não faço ideia.
Cada cinemómetro-radar é homologado com uma tolerância / taxa erro (para cima ou para baixo), não há um valor fixo.
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 06 ago 2019, 22:38

Já fui, infelizmente, autuado duas vezes por excesso de velocidade.

Uma, aquando da célebre "tolerância 0" do Armando Vara, em Boliqueime. Abrandei para atravessar a localidade e já à vista da placa de final de localidade voltei a acelerar(de forma mecânica, confesso). O radar estava mesmo depois da bomba de gasolina(a tal que já pertenceu ao pai do Cavaco Silva).

Seguia a 63 Km/h e o polícia explicou-me que a dedução de 10 km/h ao valor lido decorre da lei.

A segunda foi mais recente, aquando do corte dos subsídios na função pública jurei que seria capaz de ir do Algarve até Góis sem pagar portagem.

Entre Tomar e Espinhal há uma estrada nacional mais ou menos paralela à atual A13, cheia de localidades e consequentes limitações de velocidade.

Ainda hoje não sei exatamente onde é que fui multado, pois a notificação chegou por correio.

Mas na notificação dizia exatamente a mesma coisa, que o valor lido era X, ao qual, de acordo com a lei, eram deduzidos 10Km/h, dando o valor Y.

Para além da minha experiência pessoal já li a mesma coisa(mas não me lembro onde).

Ranger
Utilizador Junior
Registado: 25 jun 2008, 19:55

Mensagem por Ranger » 07 ago 2019, 06:51

Deve estar a fazer confusão com qualquer coisa, deve aparecer é qualquer coisa como deduzido o "erro máximo admissível".
A título de exemplo, até 100km é retirado 5km, e quanto maior for a velocidade maior é o desconto, se lhe tiraram 10km deve ter sido controlado entre 180 a 200km/h.
Portanto o erro máximo admissível anda à volta de 5%.
Mas isso é uma tabela qualquer que eles teem.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 07 ago 2019, 10:31

A essas velocidades é impossível ter sido controlado porque nunca as pratiquei.

Vou ver se encontro a notificação da última multa...

Responder