Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9094
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por rdd48856 » 24 mar 2019, 23:01

Essa é a informação que tenho...mas não custa nada confirmar.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 26 mar 2019, 13:18

Ok está confirmado este modelo de motor não contempla ajuste de folga nas válvulas uma vez que são comandadas hidraulicamente e assim sendo menos um trabalho a ter ;)
Deixo aqui um link ( http://australiancar.reviews/2ZR-FXE-engine.php ) onde explica bem as vantagens deste bloco que a toyota incorporou na 3a geração do prius e penso que pode deixar sossegado os utilizadores dos prius e outras como o auris quanto á questão da lubrificação adicional das válvulas.
Grande abraço.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9094
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por rdd48856 » 26 mar 2019, 15:20

Atenção que válvulas de afinação hidráulica não garantem que não haja desgaste, embora neste caso, em conjunto com o ciclo Atkison, seja mais reduzido do que em motores Toyota Otto.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 10 abr 2019, 11:24

Prontos revisão feita........ Novamente pronto para mais 10.000km se não houver contratempos ;)

Entretanto cheiro a gás uns dias antes da revisão e decidi ir ao Instalador Sr Carlos da Passilauto que verificou que estava um ponto desapertado junto na entrada da válvula de segurança instalada na zona do motor. Ficou resolvido, novamente fui bem atendido de forma rápida e eficiente e....simpática!
Continuo a achar que a Passilauto foi a melhor opção das que eu tinha aqui na zona de Lisboa, recomendo!

Já me esquecia, já tenho o manual da vialle devidamente carimbado ........

Quanto ao funcionamento propriamente dito do kit de GPL mantem-se os bons consumos ( embora eu tenho andado com o pé pesado e no proximo abastecimento isso vai -se notar..... ) e boa performance nos andamentos. Continuo a poupar km após KM.

Abraço,
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 12 jun 2019, 10:32

Ora depois de uns tempos sem tempo nenhum para dar noticias eis que venho fazer nova actualização. Uns dias de férias e aproveitei para ir a Madrid e tambem conhecer o parque de diversoes Warner. Saida de deposito cheio no Jumbo a 0,58€ e lá fui eu.....Cruise controle nos 130km/h, 3 pessoas a bordo, malas e ar condicionado ligado. Passados 300 e picos kms abastecimento já do lado de lá e média real de 7.0 lt. Abasteci então a 0,72€ na CEPSA e na esperança que o butano presente rendesse para mais uns kms.... por lá andei 3 dias e vi muitos taxis Prius e alguns a GPL.
Antes de voltar para Portugal voltei a abastecer desta vez no centro de Madrid na REPSOL numa bomba exclusivamente de GPL a 0,73€ ... novamente cruise control a 130 km/h e fiz uma directa a Portugal estiquei o mais que pude mas sinceramente depois de lancados os valores no Spritmonitor cheguei a conclusão que o GPL em espanha não compensa nem em rendimento nem em kms percorridos. Acabado o GPL ainda andei uns KMS a gasolina até chegar á estação de serviço de Palmela - Galp onde meti meia duzia de Euros de GPL só para chegar a Lisboa.
Nestes 50/60 kms a gasolina aproveitei para esticar um pouco mais e inicialmente veio um cheiro a gasolina mas depois passou e penso até que fez bem fazer ao circuito de alimentação da gasolina trabalhar um pouco mais acho que já estava adormecido ...ehhehe....
Média final do passeio é que não ficou nada caro o passeio em combustiveis e aconselho a quem faça este percurso a planear as distancias entre bombas com GPL para aproveitar na totalidade.

Abraço,
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9094
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por rdd48856 » 12 jun 2019, 23:21

conhecer o parque de diversoes Warner
Valeu a pena? Onde foi a dormida? Estou a pensar fazer o mesmo, mas vou por Sevilha para não pagar portagem.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5078
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por lobito » 13 jun 2019, 10:19

Se puderes passar por Valencia é um desvio que vale a pena.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 13 jun 2019, 10:23

Sim valeu a pena fiquei alojado no centro de madrid no hostel victoria que tem uma excelente relação qualidade preço e o parque de diversões fica a meia hora de caminho, assim conheci madrid e o parque no dia seguinte. Não paguei portagens em Espanha apenas em Portugal.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

Gasado
Utilizador Frequente
Mensagens: 456
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por Gasado » 14 jun 2019, 15:00

lobito Escreveu:
13 jun 2019, 10:19
Se puderes passar por Valencia é um desvio que vale a pena.
A cidade das ciências vale bem a pena!
Levar farnel light e água, pois vai ser o dia todo lá dentro...

Sorry pelo off topic... :D
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=14646

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 21 jun 2019, 11:38

De algum tempo para cá o indicador de nivel de GPL deixou de marcar como marcava e apresentou duas novas caracteristicas;

1- Deixou de indicar a luz vermelha de entrada na reserva e consequentemente o aviso sonoro,

2- Apresenta desde o atestar e ficar cheio até acabar o GPL no deósito 5 leds verdes quando inicialmente em atestado apenas apresentava 4 LEDS verdes.

Alguma coisa se passa mas não sei o quê......daqui a uma ou duas semanas tenho de arranjar tempo para passar no instalador mas até o que acham que possa ser?


Obrigado e um abraço.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

rdd48856
Moderador(a)
Mensagens: 9094
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014
Localização: Algarve

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por rdd48856 » 21 jun 2019, 23:24

Pode ser desde o comutador até à boia do depósito, mas ele gasta o GPL até ao fim na mesma?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 24 jun 2019, 07:47

Ao fim de 500/550 kms já tem passado para gasolina mas não sei se acaba mesmo o GPL no depósito....
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
Mensagens: 5078
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005
Localização: MAIA

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por lobito » 24 jun 2019, 09:49

Deve ser mesmo do indicador, possivelmente é preciso trocar. Fale nisso ao instalador que ele pode tentar pedir com antecedência o sensor para quando for lá. Da boia não deve ser porque senão notava ao atestar que metia mais do que o normal ou muito pouco.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

Avatar do Utilizador
RicardoToyota
Utilizador
Mensagens: 163
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Re: Diário de Bordo Toyota Prius 3G 2010

Mensagem por RicardoToyota » 24 jun 2019, 09:51

Obrigado assim farei.

Abraço
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

Responder