Conversao hibrido para GPL

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
coiote
Recém-chegado
Registado: 26 mai 2018, 22:39
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 206 plus
Ano: 2009

Conversao hibrido para GPL

Mensagem por coiote » 19 mar 2019, 22:54

Boa noite. Gostaria que os gurus deste forum me ajudassem num pequeno/grande dilema. Sou um leigo neste assunto e gostaria que me informassem ou elucidassem sobre a vantagem de converter um carro hibrido a gás e se efetivamente compensa essa alteração face ao que irei expor.

Estou a pensar adquirir uma Toyota Auris Touring sports Hibrida (não encontro a gasolina) pois faço cerca de 10000km a 12000km por ano. As viagens que eu faço no meu dia a dia de semana são muito curtas: 5km para o trabalho de manhã depois 2km à hora de almoço para casa dos meus pais e mais 2 km de regresso para o trabalho. Ao final do dia vou buscar os meus filhos à escola e faço mais 2km até um e posteriormente mais 3km até à escola do outro. Levo-os a casa da avó mais 2Km e regresso a casa mais 5km. Posto isto faço em média (tirando o fim de semana) cerca de 20 a 25km/dia tudo isto sem transito, pois sou de Gondomar. A minha questão prende-se no facto se vale a pena converter uma carrinha hibrida ou a gasolina para GPL atendendo aos minipercursos que faço.
O que acham?

Saudações

Ernesto

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Conversao hibrido para GPL

Mensagem por rdd48856 » 19 mar 2019, 23:53

Bem-vindo, @coiote.

O retorno mais rápido é atingido com um kit gasoso. Pela minha experiência nesse tipo de percursos vai gastar uns 5,5 litros/100Km de gasolina.

Quando tiver a carrinha veja quanto gasta por mês em gasolina, depois é fácil calcular o tempo de retorno do investimento.

Se fosse eu convertia, porque fico com os carros sempre o tempo mais do suficiente para recuperar o investimento.

coiote
Recém-chegado

Mensagem por coiote » 26 mar 2019, 22:06

Obrigado rdd48856, mas com a constante procura de soluções para combate às emissões de CO2, e que se lê quase diariamente que o futuro passará pelas células a hidrogénio, até tenho receio de adquirir a carrinha e depois pensar que fiz um péssimo investimento, visto que gastarei cerca de 17000€ na aquisição da carrinha e mais 1900€ para a instalação do KIT gasoso, certo? Alguém aqui do fórum já tem alguma toyota hibrida convertida para gás?

Saudações e obrigado pelos vossos contributos!!!

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagem por PauloAns » 27 mar 2019, 08:27

Não temos um carro híbrido convertido para gás, temos uma secção inteira sobre carros híbridos convertidos a gás. :)
Na mesma secção onde estás a escrever.
tens aqui N tópicos para descascar
E acho que estás a depositar demasiadas esperanças na cena das células de hidrogénio.... mas eu tenho mau feitio, não me ligues.

Biju
Utilizador Frequente
Registado: 09 abr 2012, 15:35
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Auris TSH GPL

Mensagem por Biju » 27 mar 2019, 08:56

Os Híbridos + GPL são o mais económico que há de momento.
Quanto às conversões dessa carrinha no forum podes começar pela do @rdd
A minha para já continua a gasolina. Espero antes do verão ja estar a GPL.

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagem por APHenriques » 27 mar 2019, 21:41

coiote Escreveu:
19 mar 2019, 22:54
Boa noite. Gostaria que os gurus deste forum me ajudassem num pequeno/grande dilema. Sou um leigo neste assunto e gostaria que me informassem ou elucidassem sobre a vantagem de converter um carro hibrido a gás e se efetivamente compensa essa alteração face ao que irei expor.

Estou a pensar adquirir uma Toyota Auris Touring sports Hibrida (não encontro a gasolina) pois faço cerca de 10000km a 12000km por ano. As viagens que eu faço no meu dia a dia de semana são muito curtas: 5km para o trabalho de manhã depois 2km à hora de almoço para casa dos meus pais e mais 2 km de regresso para o trabalho. Ao final do dia vou buscar os meus filhos à escola e faço mais 2km até um e posteriormente mais 3km até à escola do outro. Levo-os a casa da avó mais 2Km e regresso a casa mais 5km. Posto isto faço em média (tirando o fim de semana) cerca de 20 a 25km/dia tudo isto sem transito, pois sou de Gondomar. A minha questão prende-se no facto se vale a pena converter uma carrinha hibrida ou a gasolina para GPL atendendo aos minipercursos que faço.
O que acham?
Não sendo eu um "guru", apenas um leigo só um pouco mais experiente, atrevo-me a alertar para algumas contas:
Eu tenho um Prius 2G de 2007... comprei a pensar em converter mas acabei por não o fazer... e faço 25 mil kms por ano.
Faço percursos também curtos com consumos de gasolina de 5,2... a GPL deveria dar no máximo 6,5.
Considerando estes consumos, a preços atuais, dá uma poupança de 34,80€ em cada 1000 kms... para amortizar os 1900€ da instalação são necessários 54600kms... para mim são 2 anos. Mas para quem faça apenas 12 mil por ano, são necessários 4 anos e meio. :shock:
Será que compensa?
Existe o argumento que no final desses anos começamos realmente a poupar e que se quisermos vender o carro ele vale mais com o kit GPL do que sem o kit... mas talvez não seja bem assim. Pelo menos para mim, prefiro comprar um carro usado e montar um kit novo do que comprar já com o kit GPL se tiver que pagar mais por isso.
No caso do meu... continua a gasolina. e só agora (2 anos) é que começaria a poupar... só que em breve vou colocar a venda e não me parece que valesse mais se tivesse a GPL.
Naturalmente que se tivéssemos a falar de um carro com consumos de 8 l/100, já a amortização seria bem mais rápida.
Todos nós, aqui, somos a favor do GPL. Mas convém fazer bem as contas.
Os híbridos Toyota são os mais económicos. Para quem faz muitos kms a conversão para GPL é a opção mais económica....

Mas o nosso principal "guru" :D @rdd48856, é a pessoa certa para esclarecer tudo. Também porque tem um carro desses a GPL.
:ymhug:

bbrjto
Utilizador Frequente
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagem por bbrjto » 28 mar 2019, 13:33

Com viagens tão curtas arriscaria dizer que um kit gasoso é muito penalizador pois a percentagem de tempo em ciclo de aquecimento vai ser muito grande, seria preferível injecção liquida mas a conversão fica mais cara.

Pelas minhas contas no meu caso com kit gasoso a recuperação do investimento é perto dos 40.000km, nesse caso seriam precisos mais alguns...

É uma questão de fazer contas e pensar se vale mesmo a pena.

Para quem como eu faz muitos km todas as semanas, é indiscutivelmente vantajoso converter!

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF

Mensagem por rdd48856 » 28 mar 2019, 14:35

Caro @coiote,

Confesso que começo a ficar baralhado. Do seu post inicial presumi que necessitasse de comprar um carro agora (ou brevemente) e não daqui a 10 anos. Sendo uma carrinha também deduzi que para além dos percursos que faz habitualmente também faria anualmente mais algumas deslocações maiores fora da cidade (caso contrário não faria sentido comprar uma carrinha). Quanto ao preço a questão é simples. Por menos de 20000€ (a minha fasquia para a aquisição de um carro, mas cada um sabe de si) consegue ter um carro que fará, nas condições que refere, pouco mais de 3€/100Km.

Quanto ao preço do kit a injeção líquida é pouco mais do que esse valor, mas há kits gasosos por pouco mais de 1600€(já com doseador).

Pergunte, por exemplo, ao @joaof quanto é que ele pagou.

coiote
Recém-chegado

Mensagem por coiote » 23 mar 2021, 16:36

Boa tarde a tod@s...
estive um pouco ausente do fórum pois acabei por comprar o ano passado uma carrinha Toyota Auris 1.2T 118CV a gasolina de injeção direta e abandonei a ideia da carrinha hibrida. Vou ver quanto custa instalar um KIT nestas viaturas, mas pelo que já andei a pesquisar e a sondar rondam os 2000 e muitos euros. Há quem aconselhe a não instalar KIT´s em carros com injecao direta, é verdade?
Obrigado a todos
Cumprimentos

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 25 mar 2021, 09:59

A injeção direta pode complicar de facto a instalação de GPL. Mas varia de motor para motor, tem que se consultar os instaladores.

Boa sorte

Responder