Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Mensagem por APHenriques » 20 ago 2019, 11:13

lpway Escreveu:
06 ago 2019, 13:48
rdd48856 Escreveu:
06 ago 2019, 07:05
No entanto esta primeira utilização de uso intensivo do cruise control não me seduziu (tenho carro com cruise control desde 2010). Cada vez que tinha que travar o cruise control desligava e lá tinha que o recolocar novamente. Por vezes esquecia-me e quando dava por ela já ia a mais de 140 Km/h!
No C-HR e provavelemente nos mais recentes o radar é uma benção... até em trânsito intenso acelera e trava sozinho, no meu em viagens de AE não o dispenso, a parte chata é quando apanhamos alguém mais lento à frente e ele começa a travar... (devia ultrapassar sozinho também :lol: )

Belo relato e excelente informação para quem queira repetir a façanha de ir até ao vizinho do lado! Obrigado!
O Outlander PHEV que tenho atualmente é o primeiro carro que tenho com o Cruise control adaptativo.
Todos os outros anteriores eram carros anteriores a 2010 com CC normais.

Já não dispenso o CCA... Não só porque é um incremento significativo na segurança, mas também porque me permite fazer centenas de kms de AE sem tocar nos pedais.
Tenho sempre definida a distância maior do veiculo da frente, detesto malta que se cola na traseira.
O CCA também lida muito bem com os "atrasados" maioritariamente BMW... digo "atrasados" pois andam sempre em situação de urgência. A marca deveria fornecer uns pirilampos aos seus clientes... pois até parece que gozam de algumas regalias nas vias públicas. :evil:

Quando algum destes "prioritários" ultrapassa e se mete a frente, o CCA reage progressivamente para aumentar a distância.

Por norma defino 126 kms/h o que dá exatamente 120 kms/h reais.

O sistema também funciona bem nas estradas nacionais, seguindo tranquilamente o veiculo da frente.

Sobre os limites de velocidade: fui multado uma única vez, há uns anos. A 62 kms/h quando na saída de uma zona de 50 de uma localidade ultrapasso calmamente um camião e vejo o radar móvel. Mais a frente a brigada mandou-me encostar e informou-me que ultrapassei o limite de velocidade em 2 kms já descontando a tolerância de 10. :sad:

Makinen
Utilizador Junior
Registado: 05 fev 2017, 00:33
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Nao

Mensagem por Makinen » 20 ago 2019, 11:25

Gostei dos "atrasados", já muitos palavrões disse por causa destes atrasados.
Quanto ao Cruise Control adaptativo... Quando não tinha, achava que ia gostar, agora que tenho acho que tem algumas limitações. Não falo da aproximação a um carro a menor velocidade, falo depois da ultrapassagem... Acho que quando o CCA inicia a ultrapassagem deveria aplicar potência com alguma moderação, até porque conduzo um carro híbrido do grupo Toyota. ( No meu caso o CCA também só dá para registar velocidades de 5 em 5 km/h).

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Contacto:

Mensagem por PauloAns » 20 ago 2019, 14:21

Confesso que a malta dos «atrasados» me irrita menos que a malta que, com quase 1 km de faixa de segurança para ganhar balanço depois de sairem das áreas de serviço, entram logo na faixa da rodagem normal a 70 à hora.... se há espaço para ganhar balanço, qual a necessidade de se mandar para a frente dos outros.
Quanto aos atrasados, saio da frente quando termino a ultrapassagem.
E não, eu não costumo andar a mais de 130, mas ter de travar feito doido, por causa de um fulano que não percebe o conceito de faixa de segurança, nem o uso de retrovisores, tira-me de mim,
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 20 ago 2019, 14:30

PauloAns Escreveu:
20 ago 2019, 14:21
Confesso que a malta dos «atrasados» me irrita menos que a malta que, com quase 1 km de faixa de segurança para ganhar balanço depois de sairem das áreas de serviço, entram logo na faixa da rodagem normal a 70 à hora.... se há espaço para ganhar balanço, qual a necessidade de se mandar para a frente dos outros.
Quanto aos atrasados, saio da frente quando termino a ultrapassagem.
E não, eu não costumo andar a mais de 130, mas ter de travar feito doido, por causa de um fulano que não percebe o conceito de faixa de segurança, nem o uso de retrovisores, tira-me de mim,
este não é o tópico para isto mas a faixa não é para ganhares balanço e sim para travares no fim pois não te deixam entrar...
Mas sim o ppl é mais civilizado dez anos depois pois lembro-me de existirem por aqui tópicos onde comentei essa dos atrasados que viajam sempre pela faixa da esquerda.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 20 ago 2019, 21:48

Makinen Escreveu:
20 ago 2019, 11:25
Quanto ao Cruise Control adaptativo... Quando não tinha, achava que ia gostar, agora que tenho acho que tem algumas limitações. Não falo da aproximação a um carro a menor velocidade, falo depois da ultrapassagem... Acho que quando o CCA inicia a ultrapassagem deveria aplicar potência com alguma moderação, até porque conduzo um carro híbrido do grupo Toyota. ( No meu caso o CCA também só dá para registar velocidades de 5 em 5 km/h).
O testdrive curto que fiz com o RAV4 não deu para experimentar o CCA.
Não tenho elemento para comparar, mas gosto muito do sistema do Outlander.
De inicio desconfiei um pouco, mas acho que é seguro e simples de usar.
No Outlander pode-se deferir a velocidade 1 a 1, mas segurando o botão passa de 5 em 5.
Defino a velocidade nos 120 reais (126 CCA) e por norma não altero.
Quando o CCA reduz a velocidade por causa de um veiculo mais lento, assim que se passa para a faixa a esquerda com o caminho livre, ele acelera rapidamente para voltar a velocidade definida... isto em modo NORMAL, acho a força de aceleração correta. Se tiver em modo ECO, a aceleração é muito mais suave e progressiva... em modo SPORT é demasiado forte e brusco. É toda a força aplicada nas 4 rodas... nunca experimentei este modo com o CCA.
Tenho o máximo respeito pelos camionistas... nunca ando abaixo da velocidade destes. Nada mais irritante, para quem anda longas horas ao volante de um camião de 40 toneladas, que ter que reduzir por causa de automóveis a "pastelar". Mas também não ando acima dos 130 kms/h, Salvo alguma distração. :-D
O maior problema das AEs é circular acima dos 130 e abaixo dos 90... O limite superior deveria ser limitado automaticamente nos carros, já o inferior é mais complicado fazer cumprir e não deixa de ser um fator de risco.

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 20 ago 2019, 22:37

já descontando a tolerância de 10
Outro com a tal tolerância dos 10. Tenho mesmo que ver se encontro a minha notificação.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

Renault19
Utilizador
Registado: 07 fev 2018, 18:14
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Hyundai
Modelo: GETZ
Ano: 2003

Mensagem por Renault19 » 21 ago 2019, 21:02

Abasteci 34 litros para uma distância percorrida de 473 Km, (..) correspondendo a um consumo médio de 7.2...
Consumos de 7.2 e 7.6.
Eu pergunto se vale mesmo a pena investir num híbrido, que é mais caro, e vai andar a arrastar o peso extra das baterias, quando no final a poupança no combustível face a um gpl puro não é assim tanta.

Já para não falar em termos ambientais, pois além do consumo fóssil, acresce o das pilhas.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 22 ago 2019, 11:06

Renault19 Escreveu:
21 ago 2019, 21:02
Abasteci 34 litros para uma distância percorrida de 473 Km, (..) correspondendo a um consumo médio de 7.2...
Consumos de 7.2 e 7.6.
Eu pergunto se vale mesmo a pena investir num híbrido, que é mais caro, e vai andar a arrastar o peso extra das baterias, quando no final a poupança no combustível face a um gpl puro não é assim tanta.

Já para não falar em termos ambientais, pois além do consumo fóssil, acresce o das pilhas.
No pior cenário (AE) a diferença entre um hibrido e tradicional (de caixa manual) do mesmo segmento será aproximadamente 2 litros.
Se compensa? É discutível... depende de outros fatores.

j_verne
Cidadão Virtual
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagem por j_verne » 22 ago 2019, 11:17

Não sei se não será maior...

A última vez que vi um consumo destes num carro tradicional, foi num C1 (mas posso estar distraído e haver mais).

Ainda no outro dia fiz, numa viagem mais apressada (mas apenas 130 de ponteiro), 8.2 litros aos 100 (de gasolina!!) na minha Astra 1.4... E se é injusto comparar uma Astra 1.4 (90 Cv sem turbo) com uma Auris HSD (136 Cv electrificados), mais injusto é comparar um C1 (ou semelhante).

chorao
Moderador(a)
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Não Sei
Contacto:

Mensagem por chorao » 22 ago 2019, 11:22

j_verne Escreveu:
22 ago 2019, 11:17

A última vez que vi um consumo destes num carro tradicional, foi num C1 (mas posso estar distraído e haver mais).

Ainda no outro dia fiz, numa viagem mais apressada (mas apenas 130 de ponteiro), 8.2 litros aos 100 (de gasolina!!) na minha Astra 1.4... E se é injusto comparar uma Astra 1.4 (90 Cv sem turbo) com uma Auris HSD (136 Cv electrificados), mais injusto é comparar um C1 (ou semelhante).
concordo o @APHenriques não deve estar a comparar carros no mesmo patamar pelos consumos que fala.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 23 ago 2019, 14:57

Eu pergunto se vale mesmo a pena investir num híbrido, que é mais caro
Cada vez mais acredito que sim, a menos que a quilometragem a efetuar seja mesmo baixa.

Da minha experiência pessoal:

GrandModus nas condições referidas: 10,0l/100Km

Punto: 10,5l/100Km

Acredito que carros mais potentes possam circular a essas velocidades numa rotação suficientemente baixa para se encontrarem na zona de máxima eficiência dos seus ICEs(tipicamente por volta das 2000rpm).

Isto permitiria ter consumos um pouco mais baixos(estou a especular), se calhar 9,5l/100Km.

Mas o consumo que esses carros terão em condução urbana manda completamente às malvas os ganhos(?) que conseguiriam em A.E.

Para velocidades da ordem dos 150Km/h acredito que o 1.8HSD não seja o motor indicado, aqui o 2.0HSD será mais apropriado(mas esse é de injeção direta e ainda não há kit).

De qualquer forma estou tão satisfeito que gostava, havendo €, de substituit o Módus por um Yaris HSD, ou o novo Clio híbrido (apesar de ter reservas sobre a caixa da Renault).

As bateria dos HEV são muito pequenas, a sua capacidade equivale à de uma bateria de camião.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 23 ago 2019, 22:44

chorao Escreveu:
22 ago 2019, 11:22
j_verne Escreveu:
22 ago 2019, 11:17

concordo o @APHenriques não deve estar a comparar carros no mesmo patamar pelos consumos que fala.
Obviamente que prefiro sempre o híbrido... Mas também não quis ser injusto com os outros.
Eu referi que os consumos apresentados é em AE. É onde os híbridos menos brilham. Mas brilham sempre.
Tive uma Opel Omega a GPL. Motor 2.0 de 136cv... um pouco maior e pesada que a Auris, mas fazia consumos de AE de 10 litros de GPL.
Naturalmente que fora da AE a média subia mais 2 ou 3. E no caso da Auris baixa 2 ou 3.

Hoje, fiz 320 kms seguidos de AE no Outlander PHEV em cruise control, em modo NORMAL e parti sem qualquer carga na bateria. Ou seja, como um hibrido não PHEV. Média final no CB 8,2 l/100kms... CB que já sei que é pessimista... acredito mais nos 8.0. Mas de gasolina.
Tendo em atenção a dimensão e peso do carro, o ar condicionado sempre nos 23 graus a atravessar o Alentejo e até com barras e suportes de bicicletas... acho que é muito bom.
Mas lá está... AE é o pior. Já fiz mais de 10 mil kms e estou com uma média global de 5,14 com muita AE.

APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagem por APHenriques » 23 ago 2019, 22:54

rdd48856 Escreveu:
23 ago 2019, 14:57

De qualquer forma estou tão satisfeito que gostava, havendo €, de substituit o Módus por um Yaris HSD, ou o novo Clio híbrido (apesar de ter reservas sobre a caixa da Renault).
Ainda bem que estás satisfeito. Acho que tive um pouco de culpa dessa tua escolha. :D
Não que sejas pessoa que se deixe influenciar, mas porque suponho que te despertei o interesse...

E também ficarás satisfeito com o Yaris HSD... quando testei, gostei bem mais que do Auris. A mala é pequena, mas para o condutor e passageiro é excelente. E a nível de consumos é imbatível.

Responder