Toyota C-HR Híbrido

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

Responder
lpway
Utilizador Junior
Registado: 23 out 2018, 09:19
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LiquidSi by Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: C-HR
Ano: 2017

Toyota C-HR Híbrido

Mensagem por lpway » 23 out 2018, 09:34

Bom dia!

Tenho recorrido muitas vezes aqui ao forum para ler opiniões e acompanhar a evolução do GPL em Portugal (pelas palavras de quem realmente percebe de GPL - os condutores).

Tenho um ... e com 130k km feitos a GPL, enfim, confirmo tudo o que de bom se diz sobre o GPL e que NUNCA façam uma instalação sem o líquido lubrificante de válvulas (qualquer que seja a marca)! :wink:

Posto isto, estou a ponderar a conversão de um Toyota C-HR Híbrido para GPL e aqui surgem-me algumas dúvidas...

A manutenção pode continuar a ser feita na marca? Eu sei que a garantia vai à vida mas... trata-se de um Toyota e já fez 30k a gasolina sem problemas.

Marcas de kits e consequentemente os melhores instaladores dessas marcas? Vi relatos sobre a Prins e master gas, serão os únicos com historial de híbridos toyota? é mesmo a melhor marca (e instalador) actualmente? Há por aí alguém com um híbrido com kits de outras marcas que possa dizer de sua justiça?

Peço desde já desculpa porque sei que muitas, se não todas, estas perguntas estão respondidas algures no forum.

Obrigado a todos!
Última edição por lpway em 22 fev 2019, 14:34, editado 1 vez no total.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Re: Toyota C-HR Híbrido

Mensagem por rdd48856 » 23 out 2018, 11:56

Se calhar basta ler alguns D.B.s da secção de híbridos e ficará com todas essas questões resolvidas, assim de repente:

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17687

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17142

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17667

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=16721

https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17159

A Mastergas tem de facto muita experiência na conversão de híbridos e o sistema de doseamaento de aditivo (Valvecare) da Prins também é muito bom...tem a desvantagem de ser um sistema de injeção gasosa em que nos híbridos no inverno em longas filas acaba por consumir gasolina.

A garantia, desde que a avaria nada tenha que ver com GPL, mantém-se.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

bbrjto
Utilizador Frequente
Registado: 18 jun 2016, 07:06
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Prins
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagem por bbrjto » 26 out 2018, 08:37

Essa conversão a ser concretizada vai ser muito interessante de seguir.
Este carro tem o mesmo sistema híbrido do Prius 4 e será o primeiro do fórum!
Não terá grandes diferenças em termos de conversão mas os consumos devem melhorar ainda mais em relação aos outros híbridos

lpway
Utilizador Junior

Mensagem por lpway » 28 nov 2018, 18:21

rdd48856 Escreveu:
23 out 2018, 11:56
Se calhar basta ler alguns D.B.s da secção de híbridos e ficará com todas essas questões resolvidas
De facto já tinha lido com mais ou menos atenção todos esses DBs, relembro que na mensagem original disse:
lpway Escreveu:
23 out 2018, 09:34
Peço desde já desculpa porque sei que muitas, se não todas, estas perguntas estão respondidas algures no forum.
rdd48856 Escreveu:
23 out 2018, 11:56
sistema de injeção gasosa em que nos híbridos no inverno em longas filas acaba por consumir gasolina.
Não entendi a afirmação, é por ligarem e desligarem conforme o nível das baterias?
bbrjto Escreveu:
26 out 2018, 08:37
Essa conversão a ser concretizada vai ser muito interessante de seguir.
Este carro tem o mesmo sistema híbrido do Prius 4 e será o primeiro do fórum!
Não terá grandes diferenças em termos de conversão mas os consumos devem melhorar ainda mais em relação aos outros híbridos
Esperemos que tenha razão! :D

Estive a falar com um instalador que me diz que ser líquido ou gasoso é a mesma coisa em termos de consumos, gasta sempre mais 10 a 20% que a gasolina, a vantagem do líquido seriam as revisões de 50k em 50k e mesmo assim estas seriam mais caras. Há também a questão do carro responder melhor em baixas rotações com o líquido. Aqui entra a tal questão do consumir gasolina em longas filas.

Fiquei baralhado, tenho lido bastante bem sobre o sistema liquido da Vialle e no entanto fui alertado para, por exemplo, dificuldades no abastecimento quando a temperatura exterior passa dos 30º (nunca me aconteceu em 8 anos de GPL gasoso).

Em suma, estava inclinado para o líquido, mas se por 500€ não me faz melhor que o gasoso não vale apena.

Neste momento é :?: quanto ao kit a instalar... o BRC que tenho no meu em +130k nunca me deu problemas.

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003

Mensagem por powerslave » 29 nov 2018, 19:53

O aumento de consumo será mais para os 20%-30% do que para os 10%, valores assim tão baixos são propícios a dar maus resultados ao nível da mecânica (há por cá um tópico onde apresentaram os cálculos).
Sobre os problemas de abastecimento, nunca tive problema algum dessa natureza fosse a que temperatura fosse.
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 108562km @ 8,16 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 29 nov 2018, 21:38

Não entendi a afirmação, é por ligarem e desligarem conforme o nível das baterias?
Veja as coisas desta perspetiva. O calor é um subproduto do processo de produção de energia mecânica, assim quanto mais eficiente for um conjunto motriz menos calor é gerado.

Ora os sistemas de injeção gasosa utilizam esse calor(normalmente um subproduto) para fazerem a vaporização do GPL. No Inverno esse calor é também utilizado para aquecer o habitáculo.

Em filas os HSD desligam o motor de combustão, isto enquanto continuam a aquecer o habitáculo, logo a temperatura do motor desce rapidamente, como o sistema de GPL apenas pode funcionar com temperaturas mínimas do líquido de refrigeração acaba por arrancar novamente a gasolina.

Além disso o sistema HSD procura minimizar as emissões poluentes mantendo a temperatura do catalisador e à custa de maior consumo de combustível, portanto se estamos a retirar calor ao motor em situações em que ele é escasso acabamos por aumentar o consumo de combustível(o que é ainda pior se for de gasolina).

Por último a instalação de sistemas gasosos implica alterar o sistema de refrigeração, que nos híbridos precisamente pelas razões que disse anteriormente está calculado ao milímetro.

Resumindo os 500€ de diferença(embora esta diferença também dependa de instalador para instalador) dão que pensar, mas eu até ao momento não estou arrependido, o sistema comuta para GPL em 30/40s, mesmo no inverno e assim permanece até desligar a ignição. Estou a fazer consumos de gasolina inferiores a 0,5l/100Km e isto porque tenho a injeção de gasolina anti-VSR e a comutação para gasolina a partir da 3900rpm ativada.

Outro conselho: instale um bom lubrificador eletrónico, não fique com a lubrificação só por gasolina.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por PauloAns » 30 nov 2018, 09:45

Não te esqueças de enriquecer isto com fotos, quando tiveres tudo prontinho.
Já agora, o que achas do desempenho do carro?
Acho-o lindo, mas para transportar crianças atrás, parece que vão presas numa carrinha celular hahahah
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

lpway
Utilizador Junior

Mensagem por lpway » 11 dez 2018, 14:43

Obrigado pela explicação!
rdd48856 Escreveu:
29 nov 2018, 21:38
Outro conselho: instale um bom lubrificador eletrónico, não fique com a lubrificação só por gasolina.
Em relação a isto, também em conversa com o instalador, foi-me dito que os sistemas electrónicos costumam falhar frequentemente e que por isso um manual seria mais indicado (preferivel andar com alguma lubrificação do que sem lubrificação de todo por avaria do sistema de lubrificação). Isto intrigou-me e fui investigar, deparei-me com a substituição do "Electronic Valve Saver" da Flashlube por um manual, apenas com avisador luminoso de falta de óleo (eu tenho o eletrónico instalado no meu actual carro). Para mim isto é indicação (da marca) que a aposta correu mal e que os electrónicos não funcionam bem.

O que acham?
PauloAns Escreveu:
30 nov 2018, 09:45
Não te esqueças de enriquecer isto com fotos, quando tiveres tudo prontinho.
Já agora, o que achas do desempenho do carro?
Acho-o lindo, mas para transportar crianças atrás, parece que vão presas numa carrinha celular hahahah
As fotos virão, o tempo/disponibilidade tem sido pouco mas está para avançar tudo isto e as fotos também :-D

A nível de desempenho é fantástico para o tamanho de carro que é: 3,9 em cidade 4,7 em AE, disponível quando preciso... tenho também que enriquecer isto com Hybrid assistant :wink:

As crianças precisam de uma cadeirinha bem alta para ver a paisagem :lol:

APHenriques
Cidadão Virtual
Registado: 29 out 2012, 14:47
Viatura a GPL?: Não

Mensagem por APHenriques » 11 dez 2018, 20:06

lpway Escreveu:
28 nov 2018, 18:21
Há também a questão do carro responder melhor em baixas rotações com o líquido.
Como se compreende isto não se aplica ao carro em questão. :-D

Pelas razões já explicadas pelo @rdd48856, o sistema liquido é sempre melhor num HSD... o meu liga com alguma frequência apenas para produzir calor.

A propósito do carro, recentemente tive possibilidade de experimentar, e a habitabilidade foi uma desilusão. Nesse aspeto até o Yaris é surpreendentemente melhor... mas isso é para mim. Mas o estilo do C-HR é o melhor da Toyota atualmente. Pelo menos até a chegada do novo RAV4.

Parabéns pela escolha...

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 11 dez 2018, 21:54

os sistemas electrónicos costumam falhar frequentemente e que por isso um manual seria mais indicado
Bom que os sistemas manuais falham é um dado adquirido, entopem, precisam de regulações constantes, umas vezes deitam aditivo de mais(o que é mau para catalisadores e sondas lambda) outras de menos(gasta-se dinheiro para não proteger nada).

Quanto aos dispositivos eletrónicos eu devo ser um sortudo: tenho um com 120000Km que nunca falhou(FlashLube) e tenho outro V-lube que tirando uns pequenos problemas iniciais com o reservatório(nada de eletrónico) funciona bem (tal como o FlashLube tem bomba eletrónica).

Aliás se mudasse alguma coisa no meu doseador iria para um ainda mais complexo com doseamento sequencial.

Uma amiga instalou num carro dela um V-lube no verão passado e está a funcionar bem.

O @striker54 também tem um V-lube eletrónico(embora sem bomba, e por isso teve alguns problemas a acertar o débito).

A Prins instala obrigatoriamente o Valvecare nos HSD (que é um dos sistemas eletrónicos mais avançados, alguns já avariaram mas é muito raro).

Resumindo, sistema electrónico adequado, bem instalado, com a bomba o mais afastada possível dos pontos mais quentes do compartimento do motor.

Sistemas eletrónicos, como aqui já apareceram, que gastam um frasco em 400Km não podem ter sido bem instalados!

lpway
Utilizador Junior

Mensagem por lpway » 12 dez 2018, 23:47

APHenriques Escreveu:
11 dez 2018, 20:06
A propósito do carro, recentemente tive possibilidade de experimentar, e a habitabilidade foi uma desilusão. Nesse aspeto até o Yaris é surpreendentemente melhor... mas isso é para mim. Mas o estilo do C-HR é o melhor da Toyota atualmente. Pelo menos até a chegada do novo RAV4.

Parabéns pela escolha...
A habitabilidade é excelente nos bancos da frente e péssima para quem gosta de paisagens atrás, reconheço, mas o conforto verifica-se em qualquer lugar. Não tive oportunidade de experimentar o Yaris porque também não era o segmento que procurava mas acredito na palavra de quem experimentou @APHenriques. Carrinhas station nunca foi coisa que me agradasse apesar de reconhecer que são extremamente eficazes naquilo a que se propõem: espaço.

Nunca esteve em causa a colocação ou não de lubrificação, já vi demasiados motores de tripas abertas e com segmentos e válvulas em muito mau estado devido a poupanças por não se ter lubrificação com a instalação do GPL, sejam eles de que marca forem, para mim GPL sem lubrificação é garantia de despesas e dores de cabeça.
rdd48856 Escreveu:
11 dez 2018, 21:54
Aliás se mudasse alguma coisa no meu doseador iria para um ainda mais complexo com doseamento sequencial.
Destes nem sabia da existência, obrigado rdd48856. Fica o manual (fiquei rendido por tudo e mais alguma coisa).
electronic_valve_saver_sequent_plus_EN.pdf
https://www.gasshop24.de/V-LUBE-Electro ... aver-Pumpe

Sendo que qualidade, preço e tempo são 3 variáveis que nunca andam de mãos dadas tenho que escolher o instalador que prime pela primeira. Tenho lido opiniões acerca de instaladores aqui no forum e é como tudo... para uns corre às mil maravilhas, para outros nem por isso.

Então vamos a caderno de encargos:

Kit GPL Vialle LiquidSI
Kit de lubrificação electrónica V-Lube sequent Valve + (plus) com bomba e distribuição em aranha (os DBs do fórum são uma grande inpiração)!

Experiência e preço são factores determinantes sendo que a expirência vem de todos vós aqui no fórum, o preço virá dos instaladores que eu contactar ou me contactarem aqui através do fórum por mensagem privada.

O caderno de encargos poderá vir a sofrer alterações consoante se verifique o preço muito acima do previsto ou funções desnecessárias, conto com a opinião de todos para auferir destes aspectos. :wink:

O meu sincero Obrigado a todos os que me ajudam nesta escolha! :clap: :-D
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 13 dez 2018, 11:21

Ainda bem que está a correr tudo bem.
Esse carro é mesmo muito bonito, gosto bastante e por isso mesmo, fosse eu moderador e não permitia mais posts teus sem as devidas fotos :mrgreen:

striker54
Utilizador
Registado: 23 abr 2018, 23:32
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSI
Modelo: Auris TS Hybrid

Mensagem por striker54 » 13 dez 2018, 11:41

lpway Escreveu:
12 dez 2018, 23:47

Então vamos a caderno de encargos:

Kit GPL Vialle LiquidSI
Kit de lubrificação electrónica V-Lube sequent Valve + (plus) com bomba e distribuição em aranha (os DBs do fórum são uma grande inpiração)!
Antes de mais, parabéns pela compra.
Com esse sistema de V-lube não precisas da distribuição em aranha, pois a bomba tem 4 saídas (uma saída para cada injector de gás).
Toyota Auris TS HSD 2014
DB: https://www.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17667
Consumo: https://www.spritmonitor.de/en/detail/896321.html

lpway
Utilizador Junior

Mensagem por lpway » 13 dez 2018, 13:13

striker54 Escreveu:
13 dez 2018, 11:41
Com esse sistema de V-lube não precisas da distribuição em aranha, pois a bomba tem 4 saídas (uma saída para cada injector de gás).
Não ligues, foi do jantar mais regado e do adiantado da hora ontem i-) Provavelmente o que queria dizer com aranha era que a própria bomba teria distribuição em aranha.
Lgvafonso Escreveu:
13 dez 2018, 11:21
Ainda bem que está a correr tudo bem.
Esse carro é mesmo muito bonito, gosto bastante e por isso mesmo, fosse eu moderador e não permitia mais posts teus sem as devidas fotos :mrgreen:
Não quero correr esse risco! :))
IMG_20181208_155202__01.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

rdd48856
Moderador(a)

Mensagem por rdd48856 » 13 dez 2018, 18:08

A minha mulher está farta de me chatear com o C-HR, mas eu só posso comprar usados com uns 3 ou 4 anos e não queria esperar tanto tempo antes de entrar no mundo dos híbridos.

Responder