[DB] Toyota C-HR Híbrido

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Moderador: rdd48856

lpway
Utilizador Junior
Registado: 23 out 2018, 09:19
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: LiquidSi by Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: C-HR
Ano: 2017
Contacto:

[DB] Toyota C-HR Híbrido

Mensagem por lpway » 20 fev 2019, 01:21

Toyota C-HR Hybrid LPG LiquidSI by Vialle

Como prometido, fica o diário de bordo (DB).

Levantei o carro no dia 9 deste mês e até agora fiz cerca de 1400km a GPL.

Capítulo 1 - Instalação

Para este capítulo nada melhor que fotos para ilustrar

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os apoios para o depóstio de V-Lube e para os cilíndros foram feitos à medida e pintados de preto (promenores...).

Os consumos têm andado nesta ordem:
Consumos.png
https://www.spritmonitor.de/en/detail/1011513.html

O comportamento do carro manteve-se salvo raras excepções. De vez em quando sinto uns coices, ainda estou a tentar conseguir enquandrar esse coices com RPM's, pode ser que tenha a ver com passagem a gasolina às 4000, mas creio que não... A gasolina entra às 4000RPM e volta a GPL às 3800RPM, Foram aconselhadas 200 RPMs de intervalo.

Tenho bolhas de ar no sistema de lubrificação... ainda algo a verificar, ainda tenho que ver se o consumo de V-Lube está perto dos 100ml por 100L, não consegui ainda averiguar.

Enfim, não tinho tido muito tempo para a monitorização em si, vou registando para analisar mais tarde, mas em termos gerais o carro está como a gasolina, à excepção do €.

O adaptador não tem válvula anti-retorno mas não tem que ser desenroscado... fica lá sempre :-D

Imagem

Imagem

Imagem

PauloAns
Cidadão Virtual
Registado: 12 abr 2005, 08:50
Viatura a GPL?: Não
Contacto:

Re: [DB] Toyota C-HR Híbrido

Mensagem por PauloAns » 20 fev 2019, 12:44

gostei de tudo, menos dos fios a tapar o logo da toyota no motor. mas imagino que não dê para arrumar de outra maneira....
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --

RicardoToyota
Utilizador
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Marca do KIT GPL: Vialle
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Mensagem por RicardoToyota » 20 fev 2019, 13:54

Sinceramente gosto da instalação só não entendi bem os consumos de gasolina e GPL.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

lobito
Cidadão Virtual
Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagem por lobito » 20 fev 2019, 23:25

Boa sorte com a máquina.

O problema de que fala os tais "coices" quando é que acontecem? na passagem às 4000 para gasolina não deve ser, será ao passar de elétrico para combustão?
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 21 fev 2019, 09:37

Pois no meu inicialmente também me parecia fazer esporadicamente uma trepidação. Consegui relacionar com a seguinte situação: viagens relativamente longas em A.E., depois o carro andava em E.V.(por exemplo numa portagem) e ao retomar, após comutação para o motor de combustão, fazia o sintoma.

Se comutasse para gasolina desaparecia imediatamente ou sempre a GPL também desaparecia passados 2 ou 3 minutos.

Nunca consegui descobrir a causa (nunca registou nenhum erro nem na ECU de gasolina nem na de GPL) e foi-se tornando cada vez mais raro.

Agora quando me lembro tomo atenção mas creio que não tenho sentido nada(o creio vem do facto de por vezes as irregularidades da estrada produzirem um sintoma parecido).

A instalação está muito boa e pode ver se consegue comprar um adaptador com válvula, assim deixa de soltar gás no abastecimento.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 21 fev 2019, 13:44

RicardoToyota Escreveu:
20 fev 2019, 13:54
Sinceramente gosto da instalação só não entendi bem os consumos de gasolina e GPL.
Viva Ricardo! Como assim? Não entendi a dúvida. Volto a deixar o mapa dos consumos:
Consumos.jpg
Consumos.jpg (59.52 KiB) Visto 1306 vezes
PauloAns Escreveu:
20 fev 2019, 12:44
gostei de tudo, menos dos fios a tapar o logo da toyota no motor. mas imagino que não dê para arrumar de outra maneira....
Também não gostei... mas ficou tudo tão bem arrumadinho que pronto, dá-se o desconto... =))
lobito Escreveu:
20 fev 2019, 23:25
O problema de que fala os tais "coices" quando é que acontecem? na passagem às 4000 para gasolina não deve ser, será ao passar de elétrico para combustão?
Ainda estou a tentar associar... normalmente só dou por eles em viagens longas, quando os sinto ainda não consegui ir a olhar para o hybrid assitant para ver, empíricamente creio que não estou em zona de comutação (GPL-> Gasolina ou vice versa)...
rdd48856 Escreveu:
21 fev 2019, 09:37
Pois no meu inicialmente também me parecia fazer esporadicamente uma trepidação. Consegui relacionar com a seguinte situação: viagens relativamente longas em A.E., depois o carro andava em E.V.(por exemplo numa portagem) e ao retomar, após comutação para o motor de combustão, fazia o sintoma.

Se comutasse para gasolina desaparecia imediatamente ou sempre a GPL também desaparecia passados 2 ou 3 minutos.
Vou estar atento a estas alturas... é que ainda não consegui mesmo decifrar um padrão...
rdd48856 Escreveu:
21 fev 2019, 09:37
A instalação está muito boa e pode ver se consegue comprar um adaptador com válvula, assim deixa de soltar gás no abastecimento.
Isso gostava eu... mas onde? O adaptador que lá está deve ser o mais curto que existe... fazem disso com válvula e rosca M10? do que andei a investigar ainda não consegui encontrar.

Lgvafonso
Utilizador Frequente
Registado: 20 abr 2018, 10:45
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Crossland X Flexfuel
Ano: 2018

Mensagem por Lgvafonso » 21 fev 2019, 14:28

lpway Escreveu:
21 fev 2019, 13:44
RicardoToyota Escreveu:
20 fev 2019, 13:54
Viva Ricardo! Como assim? Não entendi a dúvida. Volto a deixar o mapa dos consumos:

Consumos.jpg
Penso que a dúvida do Ricardo seja a minha também.
Tens a indicação dos consumos a GPL e aí não há dúvidas, tens um consumo médio de 6,7L. Mas quanto ao consumo a gasolina, aí está confuso. A indicação que dás, é que utilizaste 22 litros para percorrer 390kms, obtendo uma média de 5,5L. Isso foi um depósito que percorreste a gasolina? E como é o consumo de gasolina quando o veículo anda a GPL?

RicardoToyota
Utilizador
Registado: 20 fev 2017, 19:40
Modelo: Prius 3G Sol
Ano: 2010

Mensagem por RicardoToyota » 21 fev 2019, 14:37

Exacto talvez tenha havido um erro no lancamento dos valores, aliás o SPRITMONITOR não é muito honesto nos veiculos BI-FUEL , é que para quem lê entende que está a gastar 6,68lt de GPL mais 5,54lt de Gasolina por cada 100km e isso certamente não será verdade.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/976572.html

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 21 fev 2019, 14:42

Lgvafonso Escreveu:
21 fev 2019, 14:28
Penso que a dúvida do Ricardo seja a minha também.
Tens a indicação dos consumos a GPL e aí não há dúvidas, tens um consumo médio de 6,7L. Mas quanto ao consumo a gasolina, aí está confuso. A indicação que dás, é que utilizaste 22 litros para percorrer 390kms, obtendo uma média de 5,5L. Isso foi um depósito que percorreste a gasolina? E como é o consumo de gasolina quando o veículo anda a GPL?
Ok, penso que já vos entendi... a gasolina está lá porque na viagem de regresso de Vila do Conde passei por Espanha e atestei... os kms percorridos antes de fazer a conversão foi o que meti no sprint.

Esses consumos são referentes a carro não convertido ainda.

Actualmente o ponteiro ainda não descolou do cheio... quando descer para 3/4 irei encher novamente para poder fazer esses cálculos.

O tempo de passagem a GPL anda na ordem dos 45 a 55 segundos, se andar em modo eléctrico durante esse tempo, assim que se liga o MCI, a comutação é instantânea. O consumo de gasolina, imagino, tem sido muito desprezável.

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003
Contacto:

Mensagem por powerslave » 21 fev 2019, 18:10

Se nunca mais atestares a gasolina, o Spritmonitor não fará as contas ao consumo de gasolina e o carro ficará sempre com esse valor de “consumo a gasolina”, é uma limitação do algoritmo por não ser possível calcular uma média fidedigna (que será tanto maior quanto maior for a distância percorrida/registada a gasolina antes da conversão).
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 104321km @ 8,15 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 27 fev 2019, 15:16

Entretanto passaram-se 2000km a GPL... o tempo corre, as viagens são algumas e eu sem tempo.

Finalmente consegui relacionar os coices - têm a ver com a entrada do motor eléctrico na ajuda ao MCI, dá-me ideia que a GPL a suavidade dessa entrada perde-se porque os sitema GPL não é completamente controlado pela centralina do carro.

Vou tentar explicar o que penso que pode estar a acontecer (corrijam-me se estiver enganado):

Imagine-se que o MCI está a debitar 100 batatas, sozinho, sem ajuda do eléctrico e que, por alteração do declive ou outra qualquer razão entra ao barulho o eléctrico pa fornecer 30 dessas 100 batatas (para o MCI poder reduzir para 70) o que acontece nos coices é que essas 30 batatas do eléctrico entram quando o MCI ainda está a tirar as suas batatas, imaginemos, o eléctrico entra quando o MCI ainda está a debitar 80 batatas (e continua a readuzir pa chegar às 70) o que faz que momentaneamente hajam 110 batatas ao todo, passou-se de 100 pa 110 e no momento a seguir para 100 outra vez ao todo - coice!

Se for isto então o @rdd48856 tem razão quando diz que isto desaparece porque além de mim também a centralina do Toyota "sente" isto e eventualmente vai-se adaptar e ajustar os tempos que tiver que ajustar.

35€/1000km... 8) Sabe tão bem...

Continuo com bolhas de ar no sistema de lubrificação - tem que ser visto na revisão brevemente.

Abastecer ao final do dia ou no início da manhã tem causado discrepâncias nos meus consumos registados, podem acompanhar no Sprint Monitor.

Em 35L úteis de depósito a reserva activou aos 447 km (dois apitos do Vialle).

Eu não falo muito dos níveis de GPL através dos LEDs porque pura e simplesmente não confio... cada vez que atesto de GPL o odometro vai a 0 e sei que daí, no máximo a 500km, tenho que abastecer de novo.

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 27 fev 2019, 15:20

powerslave Escreveu:
21 fev 2019, 18:10
Se nunca mais atestares a gasolina, o Spritmonitor não fará as contas ao consumo de gasolina e o carro ficará sempre com esse valor de “consumo a gasolina”, é uma limitação do algoritmo por não ser possível calcular uma média fidedigna (que será tanto maior quanto maior for a distância percorrida/registada a gasolina antes da conversão).
A "Trip B" é para a gasolina, vou fazer as contas por aqui... 2000km depois o depósito de gasolina continua no topo, ainda não descolou... quando vir que desceu volto a atestar para ficar com o registo do cosnumo a gasolina.

powerslave
Cidadão Virtual
Registado: 10 jul 2012, 10:49
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003
Contacto:

Mensagem por powerslave » 01 mar 2019, 19:17

Deve ficar nos 0.5-0.6, mas cá espero os resultados ;)
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 104321km @ 8,15 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273

rdd48856
Moderador(a)
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC+Vialle
Modelo: Auris TS HSD by FF
Ano: 2014

Mensagem por rdd48856 » 01 mar 2019, 23:42

Menos, aposto nuns 0,4...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km

lpway
Utilizador Junior
Contacto:

Mensagem por lpway » 11 jul 2019, 15:57

Viva!

As minhas desculpas por tão longa ausência e sem novidades d C-HR!

Confirma-se... foi a melhor coisa que fiz, convertê-lo para GPL com os sitemas escolhidos e no instalador que foi!

O C-HR está agora com 43k km e não lhe tenho nada a apontar.

O consumo de gasolina, no último abastecimento que fiz cifrou-se em 0,2 sem nunca ter deixado o GPL acabar. Este consumo deve-se a algumas mais altas rotações em ultrapassagens e bateria com pouca carga quando se liga o carro o que faz disparar o MCI.

Os coices que referi anteriormente continuam a acontecer mais raramente e acontecem sempre quando o motor eléctrico começa a auxiliar o MCI. Não são violentos, sentem-se mas em nada afectam a condução.

Fiz a primeira revisão aos (cerca de) 4000km na Autogas Power em Vila do Conde onde se ajustou o consumo de óleo que estava um pouco abaixo (cerca de 90mL por 100L de GPL).

Tenho actualizado o SprintMonitor com todos os abastecimentos feitos, estou com uma média de 7L e tá confirmado faço entre 500 e 550 km com um depósito de GPL! :-D

Responder